-
Se houve a desvalorização do terreno para R$ 600,00, o novo valor contábil do terreno a ser apresentação no Balanço Patrimonial da entidade é 400,00 (a norma CPC 01 indica a necessidade de realização de ajuste de valor recuperável).
Como o ajuste não foi realizado, aparentemente o ativo ficou com "melhor aparência" e está superavaliado (com valor acima do real), o que indica um valor superior à atual capacidade de realização dos ativos (quando o ativo for "realizado, vendido", gerará uma entrada de caixa de 400,00, e não de 1000,00).
GABARITO: D.
-
A experiência tem demonstrado que é mais prático dirigir os testes principais de SUPERAVALIAÇÃO para CONTAS DEVEDORAS (normalmente, as contas do ativo e despesas) e os de SUBAVALIAÇÃO para CONTAS CREDORAS (geralmente, contas do passivo e receitas. Quando se testam as contas devedoras para superavaliação, as contas credoras também estão sendo testadas indiretamente nessa mesma direção. Da mesma forma, quando se testam as contas credoras para subavaliação, as contas devedoras estão sendo testadas secundariamnete nessa mesma direção.
Auditoria: um curso moderno e completo
Marcelo Cavalcanti Almeida
-
:
Ao deixar de fazer a desvalorização do bem, este apresenta-se superavaliado. O valor ultrapassa o valor realizável. Consistente com D.
Na letra E, temos ainda a incorreção da aplicação da Contagem física, já que se trata de um imóvel. As demais alternativas indicam a subavaliação, portanto sumariamente descartamos.
Resposta: D
-
GABARITO: D
Superavaliação do ativo, indicando um valor superior à atual capacidade de realização dos ativos.