SóProvas


ID
1397140
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A expressão “política indigenista" foi utilizada por muito tempo como sinônimo de toda e qualquer ação política governamental que tivesse as populações indígenas como objeto. As diversas mudanças no campo do indigenismo nos últimos anos, no entanto, exigem que estabeleçamos uma definição mais precisa e menos ambígua do que seja a política indigenista.

Primeiramente temos como agentes principais os próprios povos indígenas, seus representantes e organizações. O amadurecimento progressivo do movimento indígena desde a década de 1970, e o consequente crescimento no número e diversidade de organizações nativas, dirigidas pelos próprios índios, sugere uma primeira distinção no campo indigenista: a “política indígena", aquela protagonizada pelos próprios índios, não se confunde com a política indigenista e nem a ela está submetida. Entretanto, boa parte das organizações e lideranças indígenas vêm aumentando sua participação na formulação e execução das políticas para os povos indígenas.

Numa segunda distinção, encontramos outros segmentos que interagem com os povos indígenas e que também, como eles, têm aumentado sua participação na formulação e execução de políticas indigenistas, antes atribuídas exclusivamente ao Estado brasileiro. Nesse conjunto encontramos principalmente as organizações não governamentais. Somam-se a este universo de agentes não indígenas as organizações religiosas que se relacionam com os povos indígenas em diversos campos de atuação.

Contemporaneamente, portanto, temos um quadro complexo no qual a política indigenista oficial (formulada e executada pelo Estado) tem sido formulada e implementada a partir de parcerias formais estabelecidas entre setores governamentais, organizações indígenas, organizações não governamentais e missões religiosas.

                                       (Disponível em: pib.socioambiental.org. Acesso em 03/10/14. Com adaptações)





Mantendo-se a correção e o sentido, sem que nenhuma outra modificação seja feita na frase, substitui-se corretamente

Alternativas
Comentários
  • Letra B - Certa - No entanto; todavia: Adversativas
    Entretanto: Adversativa x Embora: Concessiva
    Portanto: conclusiva x Por certo: Locução = com certeza

    cujo: não pode vir precedido de artigo "cuja a política"  correto: cuja política

    A partir de: a partir de um ponto. X acerca de: a respeito de algo

     

  • adversativas= mas, porém , todavia, contudo, se não, no entanto, entretanto, não obstante

    EMBORA= CONCESSIVAS.

    CRIEI UM POEMA AJUDAR GRAVAR AS CONCESSIVAS..


    Embora eu te ame, conquanto que não me deixes ainda que, se bem que, mesmo que irei te amar, apesar dos pesares

    (embora, conquanto, ainda que, se bem que, mesmo que, apesar de..)


     

  • b-

    Quando conjunções adversativas puderem separar por virgula, serao equivalentes. e.g.: Porem/todavia/entretanto/ainda assim, é necessario revisar o topico.