-
O que significa uma questão dessa..
Dá vontade de parar, como que uma pessoa me faz uma afirmação em uma prova para concorrer a um cargo público de nível superior, da seguinte forma: "
-
Carlos Alfredo, a questão não tem problema algum.
Algumas características do canal rico: é muito mais pessoal que o pobre, é um canal de mão dupla pois temos uma resposta mais rápida do receptor e o feedback é instantâneo.
O "rico" não refere-se à quantidade de recursos.
A conversa face a face possibilita lidar com múltiplos canais ao mesmo tempo. Somente nela é possível analisar vários aspectos como a fala, postura, expressão facial, tudo ao mesmo tempo.
Gabarito: Alternativa A
-
Também não vi erro algum na alternativa E, ela esta perfeita.
"Para Daft, quanto mais informação o canal consegue transmitir mais rico ele é." Hierarquia da riqueza dos canais de comunicação = Conversa -> Telefone -> e-mail/intranet ->memorando/cartas-> Relatório formal/boletim.
(Cespe – TNS/MC/2013) Mecanismos
mais ricos de comunicação nas organizações são aqueles em que as informações
são transmitidas por telefone ou conversas face-a-face, pois permitem feedback
rápido.
Gabarito: CERTO.
-
As barreiras são obstáculos que atrapalham a comunicação e inibem a sua propagação, pois geram os ruídos que anulam o efeito e a transparência da comunicação. As barreiras podem ser mecânicas ou físicas que se relacionam com o meio ambiente onde ocorre a comunicação, sendo que elas acontecem quando o ambiente possui equipamentos inadequados para a transmissão da comunicação; Fisiológicas estão ligadas a distúrbios na fala e mal formação de palavras; Semânticas são as que derivam do uso de uma linguagem diferente da que o receptor consegue identificar e então compreender as informações contidas naquela forma de comunicação e Psicológicas estão ligadas a crendices, idéias mal concebidas e experiências anteriores já vivenciadas, que se relacionam diretamente com a cultura das pessoas.
As barreiras pessoais acontecem de acordo com a personalidade de cada pessoa, relacionam-se com seus valores sentidos, percepções em que cada pessoa pode ter um comportamento em um ambiente organizacional. (Kunsch, 2003, pág.75).
As barreiras administrativas/burocráticas acontecem de acordo com o trâmite de informações geradas pela organização, como a distância entre uma empresa e a outra, a diferença mediante a diferença de poder na organização; Excesso de informações também é considerado uma barreira, por meio do uso de várias ferramentas como, murais, comunicados oficiais, jornal interno, reuniões informais, que saturam o ambiente em que está inserido o receptor; Comunicações incompletas ou parciais constituem informações quebradas, alteradas ou dominadas por imprecisões em dados não comunicados ou ocultados.
http://www.webartigos.com/artigos/comunicacao-no-setor-publico-a-eficacia-das-ferramentas-de-comunicacao-interna-para-o-cumprimento-do-acordo-de-resultados-na-visao-dos-servidores-da-setop/88167/
-
nao entendi o erro da a?
-
Para mim alternativa "B" está incorreta, pois se a empresa processa suas informações levando em conta a distância física, grupos com diferentes culturas, relações de poder etc, ela obviamente está reduzindo as barreiras uma vez que pode adaptar a comunicação aos diferentes públicos. A barreira surgiria se ela não considerasse esses elementos. Alguém pode me ajudar nessa dúvida?
-
a )A presença de grupos multidisciplinares que trabalham as informações nas organizações é uma barreira para a gestão da comunicação interna.
Erro da letra A
Umas equipe multidisciplinar é um conjunto de especialistas, em diversas áreas, trabalhando em equipe, em busca de um objetivo comum.Dizer que é uma barreira para comunicação interna e incorreto.A comunicação em torno de um projeto é muito mais eficiente do que seria individualmente.Imaginem uma administração pública construindo um planejamento estratégico de forma individual,ou seja,cada especialista no seu setor fazendo sua parte.É lógico que um projeto como esses teria falhas,tendo a ausência de discussões em torno do trabalho.Portanto,a presença de grupos multidisciplinares não são uma barreira para comunicação interna,e sim,a melhor solução para atingir objetivos.
-
O termo "grupos disciplinares" se refere às equipes multidisciplinares que trabalham em um projeto em uma determinada empresa, por exemplo. A presença desses grupos (ou equipes) multidisciplinares não constitui uma barreira à comunicação; pelo contrário, esses grupos facilitam a comunicação organizacional. É certo que os desafios são maiores, pois há uma diversidade de profissionais com funções distintas, mas não podemos afirmar que é uma barreira. Não encontrei nenhuma afirmação a respeito sobre o tema. Esta é a minha opinião.
-
Não entendi o erro da b. Alguém tem alguma dica?
-
Esses grupos multidisciplinares podem atuar em projetos. A diversidade de conhecimento favorece a comunicação intergrupal.
-
Vamos fazer uma analise de todas as questões, lembrando que o enunciado pediu o INOCORRETO.
a) A presença de grupos multidisciplinares que trabalham as informações nas organizações é uma barreira para a gestão da comunicação interna. Falsa
Essa alternativa é falsa pelo seguintes motivos. Existe uma diferença gritante entre grupos e equipes. Os grupos são definidos pela estrutura de cargos da empresa já a equipe é um grupo de pessoas com habilidades complementares que trabalham em conjunto para alcançar um próposito comum.
Os grupos são dividos em grupos formais e informais.
As equipes são dividias em: Equipes de soluções de problemas, Equipes Multifuncionais também conhecida como Multidisciplinares ou cross-funcional, Equipes autogerenciadas e equipes virtuais.
O segundo motivo para a questão está errada é que as equipes para terem sucesso elas precisam de algumas habilidades como comunicação.
b) As barreiras administrativas ocorrem quando a empresa processa suas informações considerando a distância física, grupos com diferentes culturas, relações de poder etc. Verdadeiro.
A questão é verdadeira pelo seguinte motivo. A frase está se referindo a escolha do canal de comunicação e não a eliminação da barreira. Segundo Robbins no livro comportamento organizacional traz o seguinte.
"A escolha de um canal depende de a mensagem ser rotineira ou não. As mensagens rotineiras costumam ser diretas e apresentar um nível mínimo
de ambiguidade, e os canais pobres podem transmiti-las eficientemente.As não rotineiras tendem a ser mais complicadas e podem levar a um erro
de entendimento. Os gestores podem comunicá-las de modo eficiente apenas se escolherem os canais ricos."
"As evidências indicam que os gestores de alto desempenho costuam ter maior sensibilidade para a escolha do canal de comuniação do que os
de baixo desempenho"
c) As barreiras pessoais referem-se à personalidade de cada comunicador, seu estado de espírito, suas emoções, seus valores e na forma como se comporta dentro de determinado contexto. Verdadeiro.
Essa barreira tem um nome que se chama Percepção Seletiva. As pessas recebem a mensagem e interpretam com base nas suas necessidades, experiências, motivações e outras características pessoais.
d) A sobrecarga de informações caracteriza uma barreira na comunicação, uma vez que há um limite de atenção cerebral. Verdadeiro
Uma das barreiras da comunicação é o excesso de informações, porque nós temos uma capacidade finita de processar as informações, quando essa capacidade é superada tendemos a esquecer de informações.
e) O meio mais rico de comunicação é o face a face, caracterizado pela riqueza das expressões adicionais. Verdadero
A conversa Cara a Cara é a mais alta riqueza de canal comunicativo, pesquisas revelam que apenas 7% da comunicação interpessoal pode ser traduzida em palavras, 38% provêm da inflexão da voz enquanto os 55% restante vem da expressão facial e linguagem corporal.
Fonte: Rennó no seu Livro Administração Geral (2013)
-
Valmir Oissa,
não tem erro na B, a questão pede a alternativa incorreta, a única alternativa incorreta é a A.
-
Rodrigo Rennó é triste nas explicações!!!...não indico de modo algum!
-
Pelo que eu entendi, como a alternativa A fala de grupos multidisciplinares que TRABALHAM AS INFORMAÇÕES, a tendência é de se reduzirem as barreiras, visto que a multidisciplinaridade vai ajudar a elaborar informações de forma que seja facilmente recebida por todos. Se disesse que grupos multidisciplinares RECEBEM AS INFORMAÇÕES, aí sim, poderíamos ter um caso de barreira para a gestão da informação.
-
Explicando o erro da letra "B", grande dúvida de todos.
Vamos lá então. Para Robbins, uma das principais barreiras à comunicação é a Filtragem, ou seja, manipulação da mensagem pela pessoa que envia, para que seja vista favoravelmente pelo recebedor. Imaginem só, como seria, para uma grande empresa no Brasil, enviar mensagens,segundo os costumes e hábitos de cada região no Brasil. ISSO SERIA UMA LOUCURA, o Brasil é rico e cada Estado possui a sua própria cultura. Dessa forma, isso seria uma imensa barreira para a comunicação interna dessa empresa. Por fim, resta esclarecer que a manipulação das mensagens para agradar quem irá recebê-las não é garantia de sucesso, visto que cada um possui suas próprias percepções, ou seja, seria impossível a manipulação de uma mesma mensagem para diversas pessoas diferentes.
-
Resumindo:
(A) INCORRETA. Um grupo de profissionais de diferentes áreas pode enriquecer, melhorar, otimizar o processamento de informações, não sendo, portanto, uma barreira.
(B) CORRETA. Se as empresas sempre levassem em consideração a distância, diferentes culturas e relações de poder, as informações seriam sempre interpretadas da mesma maneira. Por isso se preza, em geral, pela linguagem formal e não a informal. Imagine uma organização na qual as pessoas redigem documentos usando o vocabulário corriqueiro, informal? Haveria enorme dificuldade para os receptores interpretarem expressões que não conhecessem, dificultando o processamento da mensagem e atrasando, assim, uma resposta, um feedback.
(C) CORRETA. Se uma pessoa está de mau humor, por exemplo, certamente que pode intermetrar mal ou inclusive nem se dar ao trabalho de interpretar uma informação, ou passá-la adiante, ou dar uma resposta, etc.
(D) CORRETA. Muita informação pode mais prejudicar do que contribuir para algo, tal como pouca informação. Daí a necessidade de se filtrá-las, analisá-las de modo a identificar se possuem ou não relevância.
(E) CORRETA. É muito melhor, é mais fácil passar uma informação pessoalmente do que por email, por exemplo. Na comunicação face a face há mais possibilidades de se passar a mensagem desejada, além de permitir que o receptor possa tirar qualquer dúvida no momento em que a recebe, proporcionando melhor e imediato entendimento.
Como se pediu a opção incorreta, gabarito letra "A".
-
Pra mim a alternativa C também está errada. A barreira pessoal é colocada pelo receptor da mensagem que vai decifrá-la, segundo seu estado de espírito, emoções e seus valores. Como que um comunicador, que faz a mensagem, vai criar uma barreira. Barreiras de comunicação ocorrem na interpretação da mensagem.
Me ajudem se estou errada.....
-
Quem foi que inventou essa bosta de assunto?
-
A) ERRADO. É evidente que grupos multidisciplinares que se empenham em
trabalhar as informações não podem se constituir como barreiras à comunicação.
-
Grupos multidisciplinares que trabalham a informação facilitam a comunicação.
-
De acordo com o enunciado, o candidato deve
demonstrar conhecimento acercas das principais barreiras da comunicação interna
nas organizações.
Vejamos as alternativas:
A) A presença de grupos
multidisciplinares que trabalham as informações nas organizações é uma barreira
para a gestão da comunicação interna.
Incorreta. A presença de grupos multidisciplinares otimiza o
processo dinâmico através do qual as organizações se relacionam com o meio
ambiente e por meio do qual as divisões da organização se conectam entre si,
não sendo portanto uma barreira.
B) As barreiras administrativas
ocorrem quando a empresa processa suas informações considerando a distância
física, grupos com diferentes culturas, relações de poder etc.
Correta. As barreiras administrativas decorrem das formas
como as organizações atuam e processam suas informações.
C) As barreiras pessoais
referem-se à personalidade de cada comunicador, seu estado de espírito, suas
emoções, seus valores e na forma como se comporta dentro de determinado
contexto.
Correta. As barreiras pessoais estão relacionadas à
maneira com as pessoas facilitam ou dificultam as comunicações. Desta forma,
depende da personalidade de cada um, do estado de espírito, das emoções e dos
valores.
D) A sobrecarga de informações
caracteriza uma barreira na comunicação, uma vez que há um limite de atenção
cerebral.
Correta. O excesso de informações de toda ordem e nas mais
variadas formas confundem o público ao invés de propiciar uma comunicação
eficaz.
E) O meio mais rico de comunicação
é o face a face, caracterizado pela riqueza das expressões adicionais.
Correta. Segundo
Gross (2013), a comunicação pessoal direta tem a capacidade de agregar um
conjunto de informações verbais e não-verbais que beneficiam a troca de
mensagens. Quando não exercemos esse tipo de diálogo, nos privamos dessa
experiência que enriquece as relações entre as pessoas.
Gabarito do Professor: Letra A.