SóProvas



Questões de Comunicação na Administração Pública


ID
6541
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A unificação da informática com a comunicação oportunizaram o uso de internet no setor público. Indique se as frases a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V) e assinale a opção correta.

I. Através da internet, a administração pública disponibiliza dados e relatórios, dando possibilidade aos cidadãos de decidirem sobre ações do governo.

II. A internet possibilita a divulgação de informações para os cidadãos sobre campanhas, procedimentos administrativos, entre outros.

III. O uso eficiente da internet possibilita a modernização dos órgãos públicos, promovendo maior profissionalismo.

IV. Através da internet, o setor público pode ofertar serviços ao cidadão e disponibilizar dados que permitem o controle externo.

Selecione a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questao é muito inteligente, porem o candidato respondia tal questoa com atualidade
  • I - Absurdo. Os cidadãos podem acompanhar as políticas públicas através da internet, mas não podem decidí-las.

    III - A internet moderniza uma repartição pública, mas não aumenta o profissionalismo, o que deveria deveria ser feito através de políticas de gestão de RH (ou "pessoas", como se diz atualmente)

    Corretas: II e IV - Alternativa B
  • A afirmativa IV é MUITO imprecisa. Controle INTERNO é o realizado dentro de cada poder; controle EXTERNO é exercido pelo CN com auxílio do TCU; a população exerce o controle SOCIAL.
  • I - correta:
    cidadãos podem decidir por meio do Orçamento Participativo Digital (OP), ferramenta que já é utilizada há muitos anos na qual a população vota em qual projeto / obra deseja que seja realizado(a) pelo poder público.
    Em 2006, quando a questão foi realizada, já existia o OP em muitas cidadades brasileiras, então, a questão não está desatualizada, somente errada.
  • Qual o gabarito oficial desta questao?
    No livro do Augustinho Paludo diz que somente a II e a IV estao corretas. Aqui no site, no entanto, está dizendo que a II, a III e IV estao corretas...
  • Inicialmente a banca deu como certa a letra B, mas houve alteração do gabarito para letra D
  • A questão pediu a certa e não a errada. 


    Como lidar?

  • d) Somente a I é falsa.

  • Letra D - Somente a I está Errada



    I. Através da internet, a administração pública disponibiliza dados e relatórios, dando possibilidade aos cidadãos de decidirem sobre ações do governo.


    A questão ERRA ao dizer que os cidadãos tem a possibilidade de DECIDIR  sobre ações do governo.
  • pega ratão, ia responder que a ll,  lll e lV estavam certas, nao vi tres opcoes nas respostas marquei b...
    :(

  • Apesar de marcar a reposta certa, não concordo, o cidadão pode sim decidir sobre ações do governo, votar em qual obra o governo deve investir seus recursos é uma ação de decisão do cidadão.

  • Seguem minhas observações:

    I. Através da internet, a administração pública disponibiliza dados e relatórios, dando possibilidade aos cidadãos de decidirem sobre ações do governo.

    RESPOSTA: a informação recebia da administração pública não oferece meios diretos de os cidadãos decidirem sobre atos de governo. O cidadão conhecedor da informação pode exercer controle social perante a administração, mas decidir sobre ações do governo, não. Por exemplo, se um relatório de gestão está errado, eu, como cidadã, não tenho o direito de ir na sede da prefeitura e suspender o prefeito (dei um exemplo bem grosseiro, mas entendi por aí).

    II. A internet possibilita a divulgação de informações para os cidadãos sobre campanhas, procedimentos administrativos, entre outros.

    RESPOSTA: Correto. O portal da transparência é um exemplo disso. www.transparencia.gov.br. Lá são divulgadas as receitas, despesas, convênios firmados entre União e entes federados, etc.

    III. O uso eficiente da internet possibilita a modernização dos órgãos públicos, promovendo maior profissionalismo.

    RESPOSTA: Correto. Um órgão público que utiliza eficazmente a internet para divulgação de seu serviço pode ser considerado como um órgão que utiliza uma boa prática. Profissionalismo é uma característica ligada ao avanço dos órgãos públicos para atenderem a demanda atual da sociedade; hoje a comunicação é muito fluida, o uso da Internet é corriqueiro, portanto, um órgão alinhado a isso está sendo, sim, mais profissional.

    IV. Através da internet, o setor público pode ofertar serviços ao cidadão e disponibilizar dados que permitem o controle externo.

    RESPOSTA: O controle exercido pelos cidadãos é o controle social. o externo é feito pelo TCU, TCM.


  • " A primeira frase está errada. A internet ainda não tem possibilitado o que poderíamos chamar de democracia direta, ou seja, a deliberação de
    temas pelos cidadãos e a decisão direta, sem a participação dos representantes eleitos (senadores, deputados etc.). Portanto, a internet tem possibilitado muito mais a informação do cidadão do que uma efetiva participação."  Rodrigo Rennó

  • A III possui problema. No lugar de 'modernização', deveria ser 'agilização'. A modernização estaria relacionada com existência ou não do acesso à rede! E ainda deveríamos considerar que a 'eficácia' determinaria um maior "profissionalismo"! Poderia ter sido eficiente mas ineficaz, e não resolveria nada! Lamentável este item!

  • Pessoal, uma dica que me ajudou nesta questão:

     

    Quando a questão pergunta se a internet possibilita algo, ela não está perguntando se aquilo realmente está acontecendo. Logo, tirando a opção I que é absurda, as demais opções (II, III e IV) são possibilitadas pela internet sim, portanto estão certas. Se tais situações estão ocorrendo na prática, já são outros quinhentos.

     

    Um exemplo que inventei (desculpem se viajei demais):

    - O uso da internet possibilita a uma pessoa emagracer? Sim. Se seguir conselhos de nutrição adequada, praticar ginásticas seguindo vídeos no youtube, seguindo receitas de pratos light, usando aplicativos de monitoramento de atividade física, etc.

    - Agora... o uso da internet provocou o emagrecimento da população? Aí a resposta vai depender de estudos, dados reais. 

     

    Temos que prestar bem atenção no modo como interpretamos as questões. 

  • I. Através da internet, a administração pública disponibiliza dados e relatórios, dando possibilidade aos cidadãos de decidirem sobre ações do governo.

    Errado. É só lembrar do governo golpista do  temer, dos deputados e senadores.

  • O povo discute uma questão sobre comunicação pela Internet aplicada em 2006. Insano.


ID
80620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com base nos conceitos da administração pública e na legislação
e experiência brasileiras nessa área, julgue os itens de

A comunicação no serviço público está sujeita a algumas falhas caracterizadas pelos autores como distorção, quando, por exemplo, as chefias não transmitem a orientação necessária à realização das tarefas atribuídas ao servidor, ou, então, como omissão, quando a quantidade de informações transmitidas excede a capacidade do destinatário de processá-las adequadamente.

Alternativas
Comentários
  • se fez a comunicaçao, nao seria o caso de omissao
  • Os conceitos estão trocados. Leia-se omissão na definição da distorção e vice-versa. O cespe faz muito este tipo de questão, com inversão de 2 conceitos.
  • MINHA ETERNA DICA DO CESPE:

    Sempre que existir VERBOS nas questões, ANALISE-OS, busque os SIGNIFICADOS e os SINÔNIMOS.

    São esses tipos de questões que te tira de um concurso PÚBLICO.

     

    OMISSÃO = Ocultar, esconder, negar

    Logo, a afirmação se contradiz ao dizer que tem EXCESSO DE INFORMAÇÕES!

     

    Exemplo: Omissão de socorro!

  • Eu acho que quando a questão aborda "comunicação pública" ela não se refere à comunicação de um superior ao seu subordinado, à qualidade essa comunicação ou como ela se dá. Acredito que o conceito de de comunicação pública tem a ver, a grosso modo, com a maneira pela qual a Administração Pública cumpre com seu dever de transparência, quais são e como se desenvolvem os canais de comunicação entre ela e os administrados/sociedade/cidadãos, e por aí vai...
  • 1.Omissão: exclusão de dados ou informações comprometendo a totalidade ou a significância do processo de comunicação.Segundo Chiavenato (2008, p.80) “certos aspectos ou partes importantes da comunicação são omitidos, cancelados ou cortados por alguma razão, fazendo com que a comunicação não seja completa ou com que seu significado perca alguma substância”.

    2.Distorção: a partir da percepção individual a comunicação poderá ser distorcida.“Quando a mensagem sofre alteração, deturpação, modificação, afetando e modificando seu conteúdo e significado”. (CHIAVENATO, 2008, p.81)

    3.Sobrecarga: aumento de mensagens afetando o entendimento. “Quando a quantidadede comunicação é muito grande e ultrapassa a capacidade pessoal do destinatário de processar as informações, perdendo parte delas ou distorcendo seu conteúdo”.(CHIAVENATO, 2008, p.81)

  • Leonardo Gouveia, penso que vc quis se referir à troca por "omissão" e " sobrecarga".

  • "as chefias não transmitem a orientação necessária à realização..." - Omissão 

    "quando a quantidade de informações transmitidas excede a capacidade do destinatário de processá-las adequadamente" Sobrecarga

  •  " O Cespe, nesta questão, trocou os conceitos. Quando ocorre uma omissão na comunição, as informações ou orientações não são transmitidas. Já o excesso de comunicações é uma distorção, e não uma omissão. O gabarito é questão errada."

    Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos.

  • Os tipos de barreiras à comunicação são os seguintes:

     

    > omissão: ocorre quando há supressão de informações do conteúdo da mensagem transmitida.

    > distorção: ocorre quando há uma alteração no conteúdo da mensagem transmitida.

    > sobrecarga: ocorre quando a quantidade de informações excede a capacidade do canal, fazendo com elas cheguem ao receptor distorcidas ou, em parte, omitidas.

     

    GABARITO: ERRADO.

  • Barreiras à Comunicação

    1. Barreiras mecânicas ou físicas = Aparelho de transmissão, como o barulho, ambiente e equipamentos inadequados. A comunicação é bloqueada por fatores físicos.

    2. Barreiras fisiológicas = Dizem respeito aos problemas genéticos ou de má-formação dos órgãos vitais da fala.

    3. Barreiras semânticas = São as que decorrem do uso inadequado de linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados.

    4. Barreiras psicológicas = São os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada.

    5. Barreiras pessoais = As pessoas podem facilitar ou dificultar a comunicação. Tudo dependerá da personalidade de cada um, do estado de espírito, das emoções, dos valores etc.

    6. Barreiras administrativas/burocráticas = Decorrem das formas como as organizações atuam e processam as informações.

    Além das barreiras acima o processo de comunicação pode sofrer com outras barreiras organizacionais, interpessoais ou individuais que afetam sua eficácia. São elas:

    a) Filtragem. É a manipulação da informação pelo emissor, para que seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.

    b) Percepção seletiva. Ocorre quando emissor, receptor, ou ambos veem e escutam seletivamente com base em suas próprias necessidades, motivações, interesses e experiências.

    c) Sobrecarga de informação. Ocorre quando o volume ou quantidade de informação ultrapassa os limites de processamento do destinatário, ocasionando perda de informação ou distorção do conteúdo.

    d) Distorção. Ocorre quando a mensagem sofre alteração, deturpação ou modificação, alterando seu conteúdo original.

    e) Omissão. Ocorre quando aspectos importantes da comunicação cortados ou cancelados, seja pela fonte ou pelo destinatário, ocasionando que o conteúdo da comunicação perca substância.

    As barreiras podem ocorrer simultaneamente ocasionando que a mensagem seja filtrada, bloqueada ou distorcida.

    Fonte: Prof. Heron Lemos  - Apostila de Administração – Tiradentes Online

  • O enunciado errou nos conceitos. A não transmissão de informações é chamada de omissão, e não distorção. Além disso, o excesso de informações acima da capacidade do destinatário é chamado de sobrecarga de informações, e não omissão.

    Gabarito: E

  • O enunciado traz alguns exemplos de barreiras à comunicação, contudo, comete alguns deslizes nos conceitos, vejamos:

    “Quando as chefias não transmitem a orientação necessária” temos uma omissão e não uma distorção.

    “Quando a quantidade de informações transmitidas excede a capacidade do destinatário” temos uma sobrecarga de informação e não uma omissão.

    Gabarito: ERRADO


ID
211243
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação ao processo organizacional, julgue os seguintes itens.

Um dos obstáculos à comunicação no processo organizacional é a avaliação prematura da mensagem pelo receptor.

Alternativas
Comentários
  • Chiavenato* cita as seguintes barreiras à comunicação (fontes de ruídos):

    Preconceitos pessoais; Interpretações pessoais equivocadas; Inabilidade de comunicação; Dificuldade com o idioma; Pressa ou urgência; Desatenção ou negligência; Desinteresse; Emoção ou conflito; Superficialidade; Baixa motivação.

    (*) CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 2ª Ed. Editora Campus, 2004. (pg. 529)

  • Questão correta. A avaliação prematura leva ao chamado Ruído da comunicação por viés do receptor. Tal fato não só prejudica o feedback desse com o emissor como também propaga a comunicação de forma errada quando o receptor passa a ser emissor da informação recebida.
  • GABARITO: Certo.
    Diferentes obstáculos e barreiras podem surgir para atrapalhar o processo de comunicação entre as pessoas. Neste tipo de questão, o mais importante é estar atento para saber se faz sentido o que é dito. Neste caso especifico, percebe-se que uma avaliação prematura (ou preconceito) sobre a mensagem realmente pode causar um obstáculo à boa comunicação. Por isso a questão está correta!


  • De acordo com Gil (2001, p. 74-75), há vários fatores que impedem a eficácia de uma mensagem.

    Os ruídos decorrentes do receptor, ou melhor, os obstáculos à comunicação, segundo Gil (2001, p. 75-77) são os seguintes:

    - Audição seletiva: As pessoas concentram-se basicamente no que julgam importantes. Assim, palavras consideradas sem importância costumam ser desprezadas.

    - Desinteresse: Os assuntos abordados nas conversas nem sempre são interessantes e tendem a desligar-se quando alguém está falando de um assunto desinteressante.

    - Avaliação prematura: Uma pessoa ouve atentamente o início de uma mensagem e acredita estar em condições de avaliá-la globalmente. Pode ocorrer, entretanto, que ao longo de seu desenvolvimento o sentido da mensagem se altere sensivelmente.

    - Preocupação com a resposta: Por estarem mais preocupadas com a própria resposta, deixam de prestar atenção a certas partes da mensagem e retém parcialmente o conteúdo.

    - Crenças e atitudes: Quando crenças mais enraizadas são objeto de crítica, podem sentir-se ofendidos e mesmo ameaçados.

    - Reação ao emissor: A reação à pessoa que fala também contribui para que se ouça menos do que foi dito. Nem sempre se é capaz de ouvir tudo o que as pessoas dizem.

    - Preconceitos e estereótipos: Preconceitos impedem a outra pessoa a oportunidade de falar. Antecipa-se o que ela pode ter a dizer ou simplesmente a descarta. Muitas vezes, supõe-se que tais pessoas não têm qualquer coisa importante para dizer.

    - Experiências anteriores: Aquilo que se ouve ou entende quando alguém fala é, em grande parte, resultado de experiências próprias, necessidades ou formação.


    Fonte: https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/download/4078/3496


ID
314797
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Para reduzir as dificuldades de comunicação nas organizações públicas derivadas do padrão burocrático de gestão é recomendável

Alternativas
Comentários
  • A Comunicação lateral ocorre entre níveis hierárquicos com a mesma posição no organograma - constituem importante maneira de sistematização e uniformização de idéias e informações.

    Fluxo Lateral é muito estratégico para efeitos de programas de ajuste e integração de propósitos com vistas á consecução de metas.

    O acabamento da informação tem a ver com a competitividade e emulação entre níveis gerenciais. Quem trabalha de maneira mais aberta tem menos problema de comunicação.
  • A comunicação lateral ou horizontal consiste na comunicação entre membros de diferentes departamentos, entre membros de um determinado grupo de trabalho interdepartamental, entre os membros de diferentes grupos de trabalho ou entre os órgãos de linha e os de staff. Um tipo de comunicação lateral é a comunicação informal a qual pode cruzar qualquer nível organizacional e em qualquer direcção, não dependendo das normas e regras estabelecidas pela organização formal
    Gabarito: Letra d.
  • Então, dado que a alternativa A está incorreta, podemos dizer que para reduzir as dificuldades de comunicação nas organizações públicas derivadas do padrão burocrático de gestão NÃO é recomendável investir em novas Tecnologias da Informação. É isso mesmo?
  • O FLUXO HORIZONTAL NÃO É O FLUXO QUE RESOLVE AS DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES DO PADRÃO BUROCRÁTICO.
    O FLUXO QUE AJUDARIA A RESOLVER ESTE PROBLEMA SERIA O FLUXO TRANSVERSAL (FLUXO DE INFORMAÇÕES EM TODAS AS DIREÇÕES)
    O FLUXO HORIZONTAL OCORRE APENAS NO MESMO NÍVEL DE HIERARQUIA, COMO ELE PODE, POR EXEMPLO, AJUDAR NAS DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO ENTRE SUBORDINADOS E SUPERIORES?
    A RESPOSTA ESTÁ ERRADA E NÃO HÁ RESPOSTA CORRETA, POIS A CORRETA SERIA "FLUXO TRANSVERSAL".
    TEM UM ARTIGO BASTANTE INTERESSANTE NA NET http://ovigillante.wordpress.com/2010/04/14/fluxos-de-comunicacao-na-empresa/
  • Olá pessoal!!
    A correta é a letra "D" de Dragão!!
    Existem vários tipos de comunicação, quais sejam:

    * ascendente (dos subordinados a o chefe);
    * descendente (dos chefes aos subordinados);
    * lateral (horizontal – entre equipes e grupos);
    * transversal (presente em organizações mais flexíveis, se dá em todas as direções) e
    * circular (abrange todos os níveis possíveis, não se preocupando com as direções tradicionais, podendo o seu conteúdo ser amplo à medida que aumenta o grau de aproximação das relações interpessoais entre os indivíduos).
    Forte abraço a todos e ótimos estudos!!
  • Quanto à alternativa A: A tecnologia é apenas ferramenta. A boa comunicação depende da atitude das pessoas. De nada adianta investir em novas tecnologias se as pessoas não estão dispostas a utilizá-las ou não sabem usufruir dessa ferramenta.
  • Banca não especificou quem é o emissor e quem é receptor. Desde modo a mais correta seria letra A. 

  • não fala quem é emissor e receptor da comunicação, logo é uma questão de adivinha!

  • Comunicação horizontal/lateral: é a comunicação que se dá entre membros de um mesmo grupo, de grupos do mesmo nível, de gestores do mesmo nível ou qualquer pessoa que esteja no mesmo nível dentro da organização. Em geral, são comunicações informais que economizam o tempo que seria gasto em comunicações formais e seguindo a hierarquia. Apesar disso, ela também pode ocorrer de forma formalizada. Em alguns casos, a comunicação lateral pode gerar conflitos disfuncionais, como quando um chefe mais controlador descobre junto aos seus colegas que as coisas estão sendo feitas na organização sem o seu prévio conhecimento.




    Comunicação vertical: é a comunicação que se dá entre pessoas de diferentes níveis da organização, podendo ser ascendente ou descendente.  




    Comunicação vertical descendente: é a comunicação que flui dos níveis organizacionais mais elevados para os mais baixos. Os gestores utilizam esse tipo de comunicação para passar novas tarefas para os seus subordinados, dar feedback sobre o desempenho, etc. Geralmente é uma comunicação formal.




    Comunicação vertical ascendente: é a comunicação utilizada para que os funcionários de nível “inferior” passem informações para os seus gestores/funcionários de nível “superior”. Alguns exemplos disso são o feedback passado pelos funcionários aos gestores e as informações passadas sobre o dia-a-dia do trabalho, para facilitar o gerenciamento.



    Fonte: Carlos Xavier, Estratégia.




  • Para responder tem que lembrar o modus operandi da adminstração burocrática.

    A administração burocrática tem como uma das suas características a verticalização da informação, pois trata-se de estilo de administração onde existe uma acentuada hierarquização dos procedimentos. Logo, em virtude desta hierarquização, a comunicação horizontal(entre setores de níveis iguais/entre servidores) torna-se dificultosa. Pois, em função da necessidade de reportar a informação ao superior para a tomada de decisões(verticalização administrativa), a circulação de informações de maneira horizontal torna-se prejudicada. Justamente, em função da pouca autonomia dos setores e competência dos servidores para a solução de problemas. Então, torna-se necessário fortalecer os fuxos horizontais(comunicação entre setores hierárquicamente iguais / servidores) para amenizar as deficiências na comunicação da organização como um todo(comunicação interna integrada).

    Bons estudos...

  • Nota-se que teoria na prática é outra coisa. Sou servidor público e o que mais existe é a tal comunicação horizontal/lateral. Mas para a prova marque assim, afinal o objetivo é ser aprovado e não descrever a realidade.

  • A) ERRADA. Investimento em tecnologia da informação não garante que os públicos saibam ter comunicação eficaz.

    B) ERRADA. Fluxo descendente é aquele que parte da cúpula para os subordinados. O problema de incentiva este fluxo é que cada interlocutor vai recebe a informação de modo diverso, de acordo com a sua cultura, "dada à heterogeneidade cultural dos interlocutores. Outro problema comum é a retenção de informações pela gerência para usa-las como "moeda de troca" por poder" (ESTRATEGIA CONCURSOS).

    C) ERRADA. Concentrar na comunicação interna através da intranet não viabiliza reduzir as dificuldades, até porque não pode se limitar a comunicação interna a apenas esta "concentração" deste canal. Como ficariam o "chão de fábrica" para acesso a este canal?

    D) CERTO. "São as comunicações num mesmo nível hierárquico, ou, pelo menos, similares. Concentra grande parte da comunicação nas organizações e tende a ser feita na rede informal. É essencial para a coordenação e desenvolvimento das tarefas". (ESTRATEGIA CONCURSOS).

    De acordo com Torquarto:

    Fluxo por direções laterais internas: através desse fluxo, dados de diferentes setores são comparados para sistematizar e uniformizar ideias e informações. [Assim, uniformizando a informação tende a reduzir as dificuldade de comunicação.]

    E) ERRADA. Se eliminar a rede informal (que é justamente entre pessoas da mesma classe/hierarquia), aí, sim,contribuirá para reforçar a dificuldade de comunicação dentre da organização. Contraditória a opção "e".


ID
332263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considerando a importância do processo de comunicação na gestão pública e na gestão de redes organizacionais, julgue o   item  que se  segue.


A problemática da transformação do espaço público, nacional e internacional tende a ocupar lugar de destaque nas abordagens críticas inspiradas pela sociologia, pela ciência política e pela economia política.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    Em todas as latitudes, a problemática da transformação do espaço público, nacional e internacional, tende, aliás, a ocupar lugar de destaque nas abordagens críticas inspiradas pelasociologia, pela ciência política e pela economia política [Quéré, 1982; Garnham, 1990; Keane, 1990; Miège, 1989, 1990; Schlesinger]

    Fonte: História das teorias da comunicação - ARMAND e  MICHELE MATTELART

  • Questão genérica. Desde o advento dos pressupostos gerenciais na Administração pública com o consequente fortalecimento dos conceitos de accountability, transparência e controle social percebemos que vem ganhando destaque nas diferentes ciências o debate sobre as ações governamentais, por isso o enunciado foi considerado correto.

    Gabarito: Certo


ID
332266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considerando a importância do processo de comunicação na gestão pública e na gestão de redes organizacionais, julgue o   item  que se  segue.


O gestor público, na função de comunicador, não deve responder por um conjunto de comportamentos, mas monitorar a comunicação agrupada nas categorias interpessoal, informacional e de decisão.

Alternativas
Comentários
  • O gestor, atuando na função de comunicação, deve responder por um conjunto de comportamentos adequados, agrupados em três categorias: interpessoal, informacional e de decisão (HENRY MINTZBERG, 1973)

     

    Na categoria interpessoal, a gestão do processo de comunicação no âmbito público, situa o gestor em uma posição única para obter informações organizacionais: representação (cerimoniais, receber e fazer visitas, atender solicitações e estar presente nos eventos); líder (motivar, dirigir pessoas, responsável pelo desenvolvimento de competências etc.); relação (manter ligações interna e externa à organização).

     

    Quanto à categoria informacional, refere-se às condições de monitor (procurar e receber grande variedade de informações especiais e atuais e elabora relatórios); disseminador (transmite a informação recebida de assessores para demais membros da organização) e porta-voz (transmite ao meio externo informações, políticas, planos e ações da organização).

     

    Na categoria decisão, existem situações próprias de administração: empreendedor (iniciar mudanças e projetos de melhoria); gestor de problemas (responsável por atitudes corretivas frente aos problemas inesperados); gestor de recursos (responsável por administrar e alocar recursos organizacionais, programas,etc.); negociador (responsabilidade de representar a organização nas principais negociações) (HENRY MINTZBERG, 1973)

     

    Gabarito: Errado.

  • Questão formulada a partir dos papéis do administrador, segundo Mintzberg.

    O enunciado mistura os papéis de comunicador (disseminador) e de monitor/coletor. A atividade de monitorar a comunicação é característica do papel de monitor/coleto e não de disseminador, por isso o enunciado está errado.

    Vamos relembrar os tipos de papéis informacionais:

    2.Papéis INFORMACIONAIS: Nessa categoria estão os papéis realizados pelo administrador para disseminar, coletar e produzir informações.

    a. Monitor/Coletor: Nesse papel o administrador utiliza sua rede de contatos (constituída no âmbito do papel de elemento de ligação) para obter informações tanto do ambiente interno quanto externo.

    b. Disseminador: Esse papel é o de disseminar as informações para dentro da unidade ou organização. É especialmente relevante para transmitir as estratégias e táticas da alta cúpula até o “chão de fábrica”.

    Gabarito: ERRADO

  • Questão formulada a partir dos papéis do administrador, segundo Mintzberg.

    O enunciado mistura os papéis de comunicador (disseminador) e de monitor/coletor. A atividade de monitorar a comunicação é característica do papel de monitor/coleto e não de disseminador, por isso o enunciado está errado.

    Vamos relembrar os tipos de papéis informacionais:

    2.Papéis INFORMACIONAIS: Nessa categoria estão os papéis realizados pelo administrador para disseminar, coletar e produzir informações.

    a. Monitor/Coletor: Nesse papel o administrador utiliza sua rede de contatos (constituída no âmbito do papel de elemento de ligação) para obter informações tanto do ambiente interno quanto externo.

    b. Disseminador: Esse papel é o de disseminar as informações para dentro da unidade ou organização. É especialmente relevante para transmitir as estratégias e táticas da alta cúpula até o “chão de fábrica”.

    Gabarito: ERRADO

    Fonte: Marcelo Soares| Direção Concursos

  • achei essa questão confusa.

  • A questão mistura os papéis do administrador, segundo Mintzberg.

    Corrigindo:

    O gestor público (administrador) deve responder por um conjunto de comportamentos, agrupados nas categorias interpessoal, informacional e de decisão.

    ou

    O gestor público, na função de comunicador (informacional segundo classificação de Mintzberg) deve responder por um conjunto de papéis: de monitor, disseminador e porta-voz.

    Olha a teoria retirada do Estratégia Concursos professor Stefan Fantini:

    Os 10 Papeis do administrador segundo Henry Mintzberg:

    Papéis interpessoais: são aqueles que se relacionam às relações pessoais do administrador com

    seus subordinados, chefes e clientes. Dividem-se em:

    1-Símbolo / Representação: O administrador é a “cara” da organização a que pertence. É ele

    quem representa a organização.

    2-Liderança: É o administrador que tem o importante papel de orientar, influenciar e motivar

    as pessoas.

    3- Elemento de Ligação: Ele é o “contato” da organização. O administrador desenvolve uma

    rede de contatos e de relações,

    Papéis informacionais: Dizem respeito à coleta, ao processamento, à disseminação e à produção

    de informações.

    4- Monitor: O administrador é o coletor da informação. Ele coleta e analisa informações

    relacionadas à organização e ao ambiente que a organização está inserida.

    5-Disseminador: O administrador compartilha as informações com seus subordinados

    6-Porta-voz: É o administrador que repassa, para o meio externo, informações relativas à

    organização.

    Papéis decisórios: É a forma como os administradores utilizam as informações que possuem em

    suas decisões.

    7-Empreendedor: O administrador identifica novas ideias e oportunidades para a melhoria da

    organização.

    8- Solucionador de conflitos: O nome já diz tudo. O administrador é o responsável por

    solucionar os conflitos internos

    9- Alocador de Recursos: Ele é o responsável por administrar os recursos (equipamentos,

    pessoal, dinheiro, etc.) disponíveis.

    10- Negociador: É o administrador que representa os interesses da organização durante as

    negociações (com sindicatos, com clientes, com outras empresas, etc.).

  • Questão formulada a partir dos papéis do administrador, segundo Mintzberg.

    O enunciado mistura os papéis de comunicador (disseminador) e de monitor/coletor. A atividade de monitorar a comunicação é característica do papel de monitor/coleto e não de disseminador, por isso o enunciado está errado.

    Vamos relembrar os tipos de papéis informacionais:

    2.Papéis INFORMACIONAIS: Nessa categoria estão os papéis realizados pelo administrador para disseminar, coletar e produzir informações.

    a. Monitor/Coletor: Nesse papel o administrador utiliza sua rede de contatos (constituída no âmbito do papel de elemento de ligação) para obter informações tanto do ambiente interno quanto externo.

    b. Disseminador: Esse papel é o de disseminar as informações para dentro da unidade ou organização. É especialmente relevante para transmitir as estratégias e táticas da alta cúpula até o “chão de fábrica”.

    Gabarito: ERRADO

    Marcelo Soares| Direção Concursos


ID
332269
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considerando a importância do processo de comunicação na gestão pública e na gestão de redes organizacionais, julgue o   item  que se  segue.


A conversão de dados em informações demonstra a necessidade de se centrar o processo de comunicação no emissor.

Alternativas
Comentários
  • GAB. ERRADO

     

    Na verdade quem converte dados em informações é o RECEPTOR e não o EMISSOR, como afirma a questão. Veja: 

     

    EMISSOR / FONTE =>  é a pessoa que, desejando se comunicar, emite a mensagem para a outra parte;

     

    RECEPTOR => É o sujeito a quem a mensagem se dirige. Antes que a mensagem seja recebida, os símbolos dela precisam ser traduzidos de forma a ser compreendida pelo receptor. Isso é a decodificação da mensagem.

     

    Fonte: Chiavenato

  • Complementando: a comunicação é via de mão DUPLA: NÃO há como centrar o processo de comunicação no emissor ...

  • A conversão de dados em informações é realizada pelo receptor de dados e não pelo emissor. Além disso, grande parte do processo de comunicação deve considerar as características do receptor.

    Imagine se eu desconsiderasse as características das pessoas que se preparam para concursos e os objetivos pelos quais optaram por estudar Administração. Certamente a mensagem (aula) não atenderia a seu principal propósito que é a aprovação dos alunos. Em resumo o processo de comunicação não pode ser centrado no emissor.

    Gabarito: ERRADO


ID
665638
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A comunicação nas organizações públicas, além da necessidade de prezar pela transparência, como determinação geral da Administração Pública, é um fundamental instrumento de liderança. Nesse sentido, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Uma retroação mais eficaz e eficiente é a obtida nosmenores subprocessos possíveis.
    Letra A
  • Retroação significa linhas abertas de comunicação com o subordinado para responder questões e proporcionar orientação, mas sem exercer
    controle. A retroação dá ao subordinado a pista certa, e as linhas abertas de comunicação aumentam a autoconfiança.

    Fonte: http://www.garraconcursos.com.br/videoblog/wp-content/uploads/2011/03/Gest%C3%A3o.pdf
  • Alguém poderia explicar a alternativa "E" ? 

    "Os documentos formais de comunicação da organização são aqueles definidos entre o líder e o seu grupo."

    Obrigado
  • O processo de comunicação requer o desenvolvimento de uma habilidade chamada percepção. As pessoas emitem a todo instante sinais que podem (e devem) ser decifrados pelo emissor. É o que chamamos de retroação. "Retroação é o processo pelo qual o destinatário recebe e assimila a comunicação e retorna o que ele percebe a respeito da mensagem desejada. A retroação ocorre quando o destinatário responde à fonte com uma mensagem de retorno" Idalberto Chiavenato.
    A retroação pode ser obtida em qualquer canal utilizado pela organização, não importando a hirarquia dos processos.
    O erro da letra (C) é que ela fala que a informação produzida pelo grupo sempre serão divulgadas pelo líder. Não confere, haja vista a existência de canais informais que, às vezes, não são sequer do conhecimento dele (do líder).
    Sobre a alternativa (E), creio que se torna errado quando diz que os documentos formais são definidos entre o líder e o seu grupo. Ao meu ver, documentos formais de organizações públicas são definidos em lei, cabe aos agente públicos agir e fazer uso desses conforme ela.
  • A) CORRETA.

     

    B) ERRADA. Existe a liderança liberal. Que permite que o grupo dite as diretrizes.

     

    C) ERRADA. Na liderança liberal o grupo pode divulgar as informações.

     

    D) ERRADA. O tipo de liderança depende da característica do grupo.

     

    E) ERRADA. Os processos formais são os emgessados ou rígidos na empresa, já possuem pre definição e apenas o líder poderia defini-lo.

     

  • Retroação = Feedback. O retorno do destino confirmando o sucesso ou não do processo de comunicação. :)


ID
726163
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A busca de informações, a realização de contratos e a burocracia são alguns dos custos necessários para

Alternativas
Comentários
  • GAB- B

    efetivar trocas comerciais e interações entre indivíduos e agentes econômicos.


ID
778099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue o item a seguir, que versa acerca de noções de administração pública.

A carta de serviços, documento elaborado por uma organização pública com vistas a informar os cidadãos sobre os serviços por ela prestados, sobre a forma de acesso a esses serviços e sobre os compromissos de atendimento estabelecidos, tem sido adotada pela gestão pública como ferramenta auxiliar na mudança para o paradigma do cliente.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    Carta de Serviços é um documento elaborado por uma organização pública que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados por ela, como acessar e obter essesserviços e quais são os compromissos com o atendimento e os padrões de atendimento estabelecidos.

    A sua prática implica para a organização um processo de transformação sustentada em princípios fundamentais – participação e comprometimento, informação e transparência, aprendizagem e participação do cidadão. Esses princípios têm como premissas o foco no cidadão e a indução do controle social.
    fonte : 
    http://www.gespublica.gov.br/ferramentas/pasta.2010-04-26.4809412060

    S
    egue link de um exemplo de Carta de Serviços :http://www.fazenda.gov.br/carta/

  • Fiquei na dúvida quando a questão falou em cliente. O correto não seria cidadão-cliente? 
    Vide questão  Q90235
  • Não precisa que a questão fale em cidadão-cliente. O cliente para a administração pública é o cidadão.
  • Pesquisando achei um material muito interessante sobre o tema. Conforme o professor Rodrigo Renno:
    Consumerism
    É  o  início  do  que chamamos  de  “paradigma  do  cliente” na  administração  pública.  A preocupação  deixa  somente  de  ser  com  custos  e  produtividade para  ser voltada  a  “fazer  melhor”  –  entregar  serviços  de  qualidade  para  a sociedade.
    As  principais  críticas direcionadas  ao  Consumerism  vieram exatamente  do  problema  de  se  considerar  o  cidadão  um  simples cliente,  pois  apesar  de ser  uma  evolução  do  que  existia  antigamente, não  se  adapta  ao  real  relacionamento  que  deve  existir  entre  o  Estado  e seus cidadãos. O  termo cliente  traz  a  noção  de  tratamento  diferenciado  aos  que realmente  utilizam  os  serviços  públicos,  enquanto  o  Estado  deve  ser isonômico!
    Pelo modo que ele coloca, a questão estaria errada. 
  • Para melhor tratamento isonômico a Nova adm pública começou a chamar os clientes de cidadãos.
    Fonte:Adm Publica Augustinho Vicente Paludo.
    A Cespe faz o que ela quer e vamos nessa, esta tudo certo....(não cabe recurso) srsrrs
    FORÇA!!
  • A banca, no aposto presente na assertiva que explica o que é a “carta de serviços”, baseou-se na definição legal de Carta de Serviços ao Cidadão presente no DECRETO Nº 6.932, DE 11 DE AGOSTO DE 2009, que dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma em documentos produzidos no Brasil, institui a “Carta de Serviços ao Cidadão” e dá outras providências.
     
    Art. 11, § 1o:A Carta de Serviços ao Cidadão tem por objetivo informar o cidadão dos serviços prestados pelo órgão ou entidade, das formas de acesso a esses serviços e dos respectivos compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público.
     
    Espero ter contribuído, galera.
     
    Bons estudos e muito sucesso!
  • Apenas para complementar, uma outra questão ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - ANTT - Analista Administrativo Disciplina: Administração Pública | Assuntos: GESPÚBLICA; 

    Uma das ferramentas propostas pelo programa GESPÚBLICA foi a divulgação, pelos órgãos pertencentes à administração pública, da Carta de Serviços ao Cidadão, que tem por objetivos facilitar e ampliar o acesso do cidadão aos seus serviços e estimular a sua participação no monitoramento do setor público, induzindo-o ao controle social e promovendo a melhoria da qualidade do atendimento prestado.

    GABARITO: CERTA.

  • Gabarito: CORRETA.

     

    A sua prática implica para a organização um processo de transformação sustentada em princípios fundamentais - participação e comprometimento, informação e transparência, aprendizagem e participação do cidadão. Esses princípios têm como premissas o foco no cidadão e a indução do controle social.

  • "mudança para o paradigma do cliente".

     

    Se viesse errada por não ser cliente, não restariam defensores aqui.

    Questão coringa....

     

  • Na administração pública gerencial, que é a  focada em resultados, o cidadão é considerado cliente. Em muitas questões da Cespe usa- se a palavra cliente no lugar de cidadão. 

  • Paradigma do cliente ou do cidadão ? É o tipo de enunciado que pode ser considerado certo ou errado. Totalmente coringa mesmo como disse o colega Tony Focax.


ID
958774
Banca
CEPERJ
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Uma das primeiras medidas do governo Lula foi a criação de um órgão de consulta da presidência à sociedade civil, instrumen­to igualmente útil como canal de negociação de pactos entre diferentes atores da sociedade. Esse órgão denominou-se:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) foi criado pela Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, que estabelece que "ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social compete assessorar o Presidente da República na formulação de políticas e diretrizes específicas, e apreciar propostas de políticas públicas, de reformas estruturais e de desenvolvimento econômico e social que lhe sejam submetidas pelo Presidente da República, com vistas na articulação das relações de governo com representantes da sociedade".

    A criação do CDES alargou de forma inédita a interlocução entre o Governo e a sociedade e a capacidade de definir, de forma compartilhada, os grandes rumos do País. O diálogo plural exercitado pelo CDES qualifica e viabiliza um projeto de desenvolvimento de longo prazo, como expressão da síntese possível dos valores e interesses predominantes, orientadores das ações de Governo e assumidos pela sociedade


ID
1104814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

acerca da comunicação na gestão pública e da gestão de redes organizacionais.

Nas organizações públicas, a comunicação interna implica na melhoria das relações de trabalho e na busca do equilíbrio entre fluxos descendentes e ascendentes.

Alternativas
Comentários
  • Errei pelo "implica na". Várias questões de GP que escrevem desta forma "determinante" estão erradas. Alguém tem um bom comentário aí?

  • Gabarito: CERTO

    -

    Comunicação Ascendente: Em relação à comunicação ascendente, que acontece do funcionário para a empresa, a TIM possui reuniões dinâmicas como as entre o diretor, seus gestores e equipe, para abordar diversos temas. Ocorrendo com as equipes mescladas, abordando e discutindo esses temas, para que, no final, repassem publicamente, as reclamações e sugestões de cada tema, para os gestores e o diretor, e um membro do RH. Além disso, a empresa possui pesquisas de satisfação, assim, disponibilizando um meio dos funcionários expressarem sua opinião. E por fim, através da Intranet tem uma website Fale Conosco para comunicados relevantes sobre a organização.

    -

    Comunicação Descendente: Está acontece da empresa para o funcionário. A TIM conta com campanhas e comunicados via e-mail marketing, TV Corporativa interna, e intranet. Como por exemplo, um material institucional com dados sobre a companhia que está disponível na intranet com informações sobre os cenários globais e de telecomunicações, além de dados gerais, operacionais e financeiros da companhia. A empresa também possui reuniões como as de demonstração de resultado do trimestre, e com outros comunicados e temas importantes. Por fim, conta, também, com comunicados mais informais, porém, em roda, nos andares da área feitos pelo diretor de Chief Marketing Officer, por exemplo.

    -

    Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/17423703/campanha-de-comunicacao-interna-tim/4

    -

    -

    Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas - Eclesiastes 7:8

  • Lembrando que ainda existe a comunicação colateral.

  • GAB. CERTO

     

    COMUNICAÇÃO  (Paludo - Adm. Pública) 

     

    COMUNICAÇÃO => comunicação “é um processo de compartilhamento e construção de sentidos”, elemento de interação social – essencial em qualquer organização.

     

    COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA => é responsável pela circulação das informações em uma organização. É um instrumento de coerência e coesão organizacional, que se encontra presente tanto nas instituições públicas quanto nas empresas privadas.

     

    COMUNICAÇÃO INTERNA => (ou administrativa) percorre todas as áreas e ajuda a construir a própria cultura e a identidade organizacional, além de facilitar o relacionamento, a interação e a flexibilidade. Dissemina os objetivos organizacionais, facilita a troca de informações, contribui para que haja um clima propício e favorável no ambiente de trabalho, reforça a confiança, fortalece o comprometimento das pessoas, e informa os programas e ações a serem executados.

     

    COMUNICAÇÃO EXTERNA => é a que torna a empresa conhecida perante o mercado, as instituições e a sociedade. A comunicação institucional (interna ou externa) é a responsável pela formação da imagem pública das organizações e ocorre mediante a divulgação de sua missão, visão, valores e crenças e filosofias etc.

  • COMPLEMENTANDO:

     

    (CESPE – TJ-AC / TÉCNICO – 2012)

    Existem duas formas de comunicação organizacional: a oral e a escrita, que podem ser auxiliadas por recursos visuais, e podem ocorrer de cima para baixo, de baixo para cima e lateralmente.

    GABARITO: CERTA.

     

     

  • Quando bem realizado, o processo de comunicação, seja em organizações públicas ou privadas, permite uma melhoria nas relações de trabalho. Para que isso ocorra é importante que haja um equilíbrio entre fluxos descendentes (superiores para os subordinados) e os fluxos ascendentes (subordinados para superiores).

    Gabarito: CERTO

  • Fluxo descendente ou vertical – É o processo de informações da cúpula diretiva da organização para os subalternos, isto é, a comunicação de cima para baixo.

    Fluxo ascendenteÉ o processo contrário. São as pessoas situadas na posição inferior da estrutura organizacional que enviam à cúpula suas informações.

  • A comunicação apresenta diversos fluxos:

    horizontal – realizada entre unidades organizacionais diferentes, mas de mesmo nível hierárquico;

    vertical – realizada entre níveis diferentes dentro da mesma organização, ou em unidades organizacionais em que uma seja superior à outra (matriz x filial);

    diagonal/transversal – realizado entre unidades organizacionais e níveis diferentes;

    lateral - ocorre entre funcionários/equipes/departamentos distintos;

    ascendente – ocorre de baixo para cima;

    descendente – ocorre de cima para baixo.

    Atenção → Há divergências entre os conceitos de comunicação lateral e horizontal, e muitos os

    apresentam como sinônimos. Para alguns autores, a horizontal pode também ocorrer intra/entre departamentos e/ou unidades organizacionais de mesmo nível hierárquico. (Paludo 2015)

  • A comunicação apresenta diversos fluxos:

    horizontal – realizada entre unidades organizacionais diferentes, mas de mesmo nível hierárquico;

    vertical – realizada entre níveis diferentes dentro da mesma organização, ou em unidades organizacionais em que uma seja superior à outra (matriz x filial);

    diagonal/transversal – realizado entre unidades organizacionais e níveis diferentes;

    lateral - ocorre entre funcionários/equipes/departamentos distintos;

    ascendente – ocorre de baixo para cima;

    descendente – ocorre de cima para baixo.

    Atenção → Há divergências entre os conceitos de comunicação lateral e horizontal, e muitos os

    apresentam como sinônimos. Para alguns autores, a horizontal pode também ocorrer intra/entre departamentos e/ou unidades organizacionais de mesmo nível hierárquico. (Paludo 2015)


ID
1108201
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão pública.

Em uma organização, as comunicações informais não influenciam os resultados organizacionais e o gestor dessa organização deve acompanhar e prever apenas o fluxo das comunicações formais

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    As comunicações informais (horizontais) influenciam nos resultados organizacionais e devem receber especial atenção dos gestores.

    http://www.tecconcursos.com.br/artigos/comentarios-da-prova-da-suframa-recursos-apu

  • E como fica a fofoca?

  • ERRADO

     

    As comunicações informais também influenciam os resultados organizacionais. 

  • Tanto as comunicações formais quanto as informais influenciam nos resultados organizações e devem ser consideradas pelo gestor.

    Gabarito: ERRADO

  • Trabalhei na produção de uma empresa e tinha uma funcionária que era líder do grupo de funcionários, advinha qual sua "poderosa arma", a fofoca. O dono dá empresa já estava comendo na mão dela. Mantenha uma certa distância de pessoas assim ou você se dá mal. Isso é o que a comunicação informal é capaz de fazer.


ID
1311508
Banca
CETRO
Órgão
FCP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Um exemplo de _________________ são as reuniões com a população para se discutir as prioridades do orçamento municipal.

Alternativas
Comentários
  • Pois se referem a comunicação que tem como foco o debate de temas de relevancia coletiva e  a um processo que coloca o cidadao em foco.

  • Q870217 - A Comunicação Pública é um processo centrado no cidadão, garantindo não só acesso à informação, mas também pelo incentivo ao diálogo e à participação do público em vários estágios deste processo, tornando-o também responsável por decisões, como inclusão de temas e pautas ou aumento de investimentos, por exemplo. 

     

    Comunicação Empresarial

    " Finalmente, podemos concluir que a comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica de planejamento que aplica a comunicação interna e a comunicação externa para melhorar o fluxo de informações e o relacionamento organizacional, com o objetivo de garantir sua sustentabilidade no mercado.  "

     

    Comunicação Mercadológica

    A comunicação mercadológica tem o objetivo de vender ou melhorar a imagem dos produtos ou serviços da corporação. Marketing e venda são os principais setores responsáveis por esse processo dentro de uma empresa.

  • GABARITO: LETRA A

    Pierre Zemor (2009) entende que a comunicação pública “é troca e compartilhamento de informações de utilidade pública ou de compromissos de interesses gerais”.A comunicação pública compreende não somente a comunicação praticada pelos entes públicos, mas principalmente a que ocorre em espaços públicos comuns, envolvendo governos, seus órgãos, entidades paraestatais e não governamentais, e a sociedade em geral, e que de alguma forma envolve o interesse público.

    Para Maria Oliveira (2004), o papel da comunicação pública é servir de interlocutora entre estes diferentes entes sociais. Os meios de comunicação serão os elos entre as instituições públicas e os demais atores participantes. O interesse público permeia toda a comunicação pública, que utiliza os mais variados canais para informar, ser informada, debater e tomar decisões de interesse público. No aspecto social, busca aproximar setores diferentes da sociedade, conscientizar e educar a população sobre seus direitos e deveres, e sobre a importância de sua participação no meio público. A comunicação pública pode ser vista como “um bem público”, assim, a informação e o conhecimento devem ser acessíveis a toda a sociedade. A comunicação pública acontece no “espaço público” onde a cidadania se fortalece. 

    FONTE: VANESSA IPD QC


ID
1311517
Banca
CETRO
Órgão
FCP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação à comunicação pública, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(  ) Esclarecimento dos cidadãos sobre temas de interesse público, para deliberação informada sobre questões da coletividade.

(  ) A comunicação pública implica uma prática comprometida com a democracia e a construção da cidadania e é, portanto, um conceito que supõe um posicionamento político.

(  ) A comunicação pública não é o espaço da diversidade, pluralidade e do exercício do direito à comunicação, meio de afirmação da soberania nacional e também não é o instrumento estratégico para a construção de uma cidadania participativa

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. 


    Pierre Zemor (2009) entende que a comunicação pública “é troca e compartilhamento de informações de utilidade pública ou de compromissos de interesses gerais”.A comunicação pública compreende não somente a comunicação praticada pelos entes públicos, mas principalmente a que ocorre em espaços públicos comuns, envolvendo governos, seus órgãos, entidades paraestatais e não governamentais, e a sociedade em geral, e que de alguma forma envolve o interesse público. Para Maria Oliveira (2004), o papel da comunicação pública é servir de interlocutora entre estes diferentes entes sociais. Os meios de comunicação serão os elos entre as instituições públicas e os demais atores participantes. O interesse público permeia toda a comunicação pública, que utiliza os mais variados canais para informar, ser informada, debater e tomar decisões de interesse público. No aspecto social, busca aproximar setores diferentes da sociedade, conscientizar e educar a população sobre seus direitos e deveres, e sobre a importância de sua participação no meio público.  A comunicação pública pode ser vista como “um bem público”, assim, a informação e o conhecimento devem ser acessíveis a toda a sociedade. A comunicação pública acontece no “espaço público” onde a cidadania se fortalece. 


ID
1397221
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Sobre as barreiras da Comunicação Interna é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O que significa uma questão dessa..

    Dá vontade de parar, como que uma pessoa me faz uma afirmação em uma prova para concorrer a um cargo público de nível superior, da seguinte forma: "

  • Carlos Alfredo, a questão não tem problema algum.

    Algumas características do canal rico: é muito mais pessoal que o pobre, é um canal de mão dupla pois temos uma resposta mais rápida do receptor e o feedback é instantâneo.

    O "rico" não refere-se à quantidade de recursos.

    A conversa face a face possibilita lidar com múltiplos canais ao mesmo tempo. Somente nela é possível analisar vários aspectos como a fala, postura, expressão facial, tudo ao mesmo tempo.


    Gabarito: Alternativa A

  • Também não vi erro algum na alternativa E, ela esta perfeita.

    "Para Daft, quanto mais informação o canal consegue transmitir mais rico ele é." Hierarquia  da riqueza dos canais de comunicação = Conversa -> Telefone -> e-mail/intranet ->memorando/cartas-> Relatório formal/boletim.

    (Cespe – TNS/MC/2013) Mecanismos mais ricos de comunicação nas organizações são aqueles em que as informações são transmitidas por telefone ou conversas face-a-face, pois permitem feedback rápido. 

    Gabarito: CERTO.
  • As barreiras são obstáculos que atrapalham a comunicação e inibem a sua propagação, pois geram os ruídos que anulam o efeito e a transparência da comunicação. As barreiras podem ser mecânicas ou físicas que se relacionam com o meio ambiente onde ocorre a comunicação, sendo que elas acontecem quando o ambiente possui equipamentos inadequados para a transmissão da comunicação; Fisiológicas estão ligadas a distúrbios na fala e mal formação de palavras; Semânticas são as que derivam do uso de uma linguagem diferente da que o receptor consegue identificar e então compreender as informações contidas naquela forma de comunicação e Psicológicas estão ligadas a crendices, idéias mal concebidas e experiências anteriores já vivenciadas, que se relacionam diretamente com a cultura das pessoas.

    As barreiras pessoais acontecem de acordo com a personalidade de cada pessoa, relacionam-se com seus valores sentidos, percepções em que cada pessoa pode ter um comportamento em um ambiente organizacional. (Kunsch, 2003, pág.75).

    As barreiras administrativas/burocráticas acontecem de acordo com o trâmite de informações geradas pela organização, como a distância entre uma empresa e a outra, a diferença mediante a diferença de poder na organização; Excesso de informações também é considerado uma barreira, por meio do uso de várias ferramentas como, murais, comunicados oficiais, jornal interno, reuniões informais, que saturam o ambiente em que está inserido o receptor; Comunicações incompletas ou parciais constituem informações quebradas, alteradas ou dominadas por imprecisões em dados não comunicados ou ocultados.



    http://www.webartigos.com/artigos/comunicacao-no-setor-publico-a-eficacia-das-ferramentas-de-comunicacao-interna-para-o-cumprimento-do-acordo-de-resultados-na-visao-dos-servidores-da-setop/88167/

  • nao entendi o erro da a?

  • Para mim alternativa "B" está incorreta, pois se a empresa processa suas informações levando em conta a distância física, grupos com diferentes culturas, relações de poder etc, ela obviamente está reduzindo as barreiras uma vez que pode adaptar a comunicação aos diferentes públicos. A barreira surgiria se ela não considerasse esses elementos. Alguém pode me ajudar nessa dúvida?

  • a )A presença de grupos multidisciplinares que trabalham as informações nas organizações é uma barreira para a gestão da comunicação interna.

    Erro da letra A

    Umas equipe multidisciplinar é um conjunto de especialistas, em diversas áreas, trabalhando em equipe, em busca de um objetivo comum.Dizer que é uma barreira para comunicação interna e incorreto.A comunicação em torno de um projeto é muito mais eficiente do que seria individualmente.Imaginem uma administração pública construindo um planejamento estratégico de forma individual,ou seja,cada especialista no seu setor fazendo sua parte.É lógico que um projeto como esses teria falhas,tendo a ausência de discussões em torno do trabalho.Portanto,a presença de grupos multidisciplinares não são uma barreira para comunicação interna,e sim,a melhor solução para atingir objetivos.

  • O termo "grupos disciplinares" se refere às equipes multidisciplinares que trabalham em um projeto em uma determinada empresa, por exemplo. A presença desses grupos (ou equipes) multidisciplinares não constitui uma barreira à comunicação; pelo contrário, esses grupos facilitam a comunicação organizacional. É certo que os desafios são maiores, pois há uma diversidade de profissionais com funções distintas, mas não podemos afirmar que é uma barreira. Não encontrei nenhuma afirmação a respeito sobre o tema. Esta é a minha opinião. 

  • Não entendi o erro da b. Alguém tem alguma dica?

  • Esses grupos multidisciplinares podem atuar em projetos. A diversidade de conhecimento favorece a comunicação intergrupal.
  • Vamos fazer uma analise de todas as questões, lembrando que o enunciado pediu o INOCORRETO.

     a) A presença de grupos multidisciplinares que trabalham as informações nas organizações é uma barreira para a gestão da comunicação interna. Falsa

    Essa alternativa é falsa pelo seguintes motivos. Existe uma diferença gritante entre grupos e equipes. Os grupos são definidos pela estrutura de cargos da empresa já a equipe é um grupo de pessoas com habilidades complementares que trabalham em conjunto para alcançar um próposito comum.

    Os grupos são dividos em grupos formais e informais.

    As equipes são dividias em: Equipes de soluções de problemas, Equipes Multifuncionais também conhecida como Multidisciplinares ou cross-funcional, Equipes autogerenciadas e equipes virtuais.

    O segundo motivo para a questão está errada é que as equipes para terem sucesso elas precisam de algumas habilidades como comunicação.

     b) As barreiras administrativas ocorrem quando a empresa processa suas informações considerando a distância física, grupos com diferentes culturas, relações de poder etc. Verdadeiro.

    A questão é verdadeira pelo seguinte motivo. A frase está se referindo a escolha do canal de comunicação e não a eliminação da barreira. Segundo Robbins no livro comportamento organizacional traz o seguinte.

    "A escolha de um canal depende de a mensagem ser rotineira ou não. As mensagens rotineiras costumam ser diretas e apresentar um nível mínimo
    de ambiguidade, e os canais pobres podem transmiti-las eficientemente.As não rotineiras tendem a ser mais complicadas e podem levar a um erro
    de entendimento. Os gestores podem comunicá-las de modo eficiente apenas se escolherem os canais ricos."

    "As evidências indicam que os gestores de alto desempenho costuam ter maior sensibilidade para a escolha do canal de comuniação do que os 
    de baixo desempenho"

     c) As barreiras pessoais referem-se à personalidade de cada comunicador, seu estado de espírito, suas emoções, seus valores e na forma como se comporta dentro de determinado contexto. Verdadeiro.

    Essa barreira tem um nome que se chama Percepção Seletiva. As pessas recebem a mensagem e interpretam com base nas suas necessidades, experiências, motivações e outras características pessoais.

     d) A sobrecarga de informações caracteriza uma barreira na comunicação, uma vez que há um limite de atenção cerebral. Verdadeiro

    Uma das barreiras da comunicação é o excesso de informações, porque nós temos uma capacidade finita de processar as informações, quando essa capacidade é superada tendemos a esquecer de informações.

     e) O meio mais rico de comunicação é o face a face, caracterizado pela riqueza das expressões adicionais. Verdadero

    A conversa Cara a Cara é a mais alta riqueza de canal comunicativo, pesquisas revelam que apenas 7% da comunicação interpessoal pode ser traduzida em palavras, 38% provêm da inflexão da voz enquanto os 55% restante vem da expressão facial e linguagem corporal.

    Fonte: Rennó no seu Livro Administração Geral (2013)

  • Valmir Oissa,

    não tem erro na B, a questão pede a alternativa incorreta, a única alternativa incorreta é a A.

  • Rodrigo Rennó é triste nas explicações!!!...não indico de modo algum!

  • Pelo que eu entendi, como a alternativa A fala de grupos multidisciplinares que TRABALHAM AS INFORMAÇÕES, a tendência é de se reduzirem as barreiras, visto que a multidisciplinaridade vai ajudar a elaborar informações de forma que seja facilmente recebida por todos. Se disesse que grupos multidisciplinares RECEBEM AS INFORMAÇÕES, aí sim, poderíamos ter um caso de barreira para a gestão da informação.

  • Explicando o erro da letra "B", grande dúvida de todos.

    Vamos lá então. Para Robbins, uma das principais barreiras à comunicação é a Filtragem, ou seja, manipulação da mensagem pela pessoa que envia, para que seja vista favoravelmente pelo recebedor. Imaginem só, como seria, para uma grande empresa no Brasil, enviar mensagens,segundo os costumes e hábitos de cada região no Brasil. ISSO SERIA UMA LOUCURA, o Brasil é rico e cada Estado possui a sua própria cultura. Dessa forma, isso seria uma imensa barreira para a comunicação interna dessa empresa. Por fim, resta esclarecer que a manipulação das mensagens para agradar quem irá recebê-las não é garantia de sucesso, visto que cada um possui suas próprias percepções, ou seja, seria impossível a manipulação de uma mesma mensagem para diversas pessoas diferentes.

     

  • Resumindo:

    (A) INCORRETA. Um grupo de profissionais de diferentes áreas pode enriquecer, melhorar, otimizar o processamento de informações, não sendo, portanto, uma barreira.

    (B) CORRETA. Se as empresas sempre levassem em consideração a distância, diferentes culturas e relações de poder, as informações seriam sempre interpretadas da mesma maneira. Por isso se preza, em geral, pela linguagem formal e não a informal. Imagine uma organização na qual as pessoas redigem documentos usando o vocabulário corriqueiro, informal? Haveria enorme dificuldade para os receptores interpretarem expressões que não conhecessem, dificultando o processamento da mensagem e atrasando, assim, uma resposta, um feedback.

    (C) CORRETA. Se uma pessoa está de mau humor, por exemplo, certamente que pode intermetrar mal ou inclusive nem se dar ao trabalho de interpretar uma informação, ou passá-la adiante, ou dar uma resposta, etc.

    (D) CORRETA. Muita informação pode mais prejudicar do que contribuir para algo, tal como pouca informação. Daí a necessidade de se filtrá-las, analisá-las de modo a identificar se possuem ou não relevância.

    (E) CORRETA. É muito melhor, é mais fácil passar uma informação pessoalmente do que por email, por exemplo. Na comunicação face a face há mais possibilidades de se passar a mensagem desejada, além de permitir que o receptor possa tirar qualquer dúvida no momento em que a recebe, proporcionando melhor e imediato entendimento.

    Como se pediu a opção incorreta, gabarito letra "A".

  • Pra mim a alternativa C também está errada. A barreira pessoal é colocada pelo receptor da mensagem que vai decifrá-la, segundo seu estado de espírito, emoções e seus valores. Como que um comunicador, que faz a mensagem, vai criar uma barreira. Barreiras de comunicação ocorrem na interpretação da mensagem.

    Me ajudem se estou errada.....

  • Quem foi que inventou essa bosta de assunto?

  • A) ERRADO. É evidente que grupos multidisciplinares que se empenham em
    trabalhar as informações não podem se constituir como barreiras à comunicação.

  • Grupos multidisciplinares que trabalham a informação facilitam a comunicação.

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acercas das principais barreiras da comunicação interna nas organizações.

    Vejamos as alternativas:

    A) A presença de grupos multidisciplinares que trabalham as informações nas organizações é uma barreira para a gestão da comunicação interna.

    Incorreta. A presença de grupos multidisciplinares otimiza o processo dinâmico através do qual as organizações se relacionam com o meio ambiente e por meio do qual as divisões da organização se conectam entre si, não sendo portanto uma barreira.

    B) As barreiras administrativas ocorrem quando a empresa processa suas informações considerando a distância física, grupos com diferentes culturas, relações de poder etc.

    Correta. As barreiras administrativas decorrem das formas como as organizações atuam e processam suas informações.

    C) As barreiras pessoais referem-se à personalidade de cada comunicador, seu estado de espírito, suas emoções, seus valores e na forma como se comporta dentro de determinado contexto.

    Correta. As barreiras pessoais estão relacionadas à maneira com as pessoas facilitam ou dificultam as comunicações. Desta forma, depende da personalidade de cada um, do estado de espírito, das emoções e dos valores.

    D) A sobrecarga de informações caracteriza uma barreira na comunicação, uma vez que há um limite de atenção cerebral.

    Correta. O excesso de informações de toda ordem e nas mais variadas formas confundem o público ao invés de propiciar uma comunicação eficaz.

    E) O meio mais rico de comunicação é o face a face, caracterizado pela riqueza das expressões adicionais.

    Correta. Segundo Gross (2013), a comunicação pessoal direta tem a capacidade de agregar um conjunto de informações verbais e não-verbais que beneficiam a troca de mensagens. Quando não exercemos esse tipo de diálogo, nos privamos dessa experiência que enriquece as relações entre as pessoas.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
1509331
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

    “É o documento que expressa a opinião do Órgão ou Unidade de Controle Interno do Poder Executivo Federal, que é destinado a dar ciência ao gestor/administrador da área examinada, no decorrer dos exames, das impropriedades ou irregularidades constatadas ou apuradas no desenvolvimento dos trabalhos".

O texto acima refere-se à(ao)

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Nota: documento destinado a dar ciência ao gestor/administrador da área examinada, no decorrer dos exames, das impropriedades ou irregularidades constatadas ou apuradas no desenvolvimento dos trabalhos. Tem a finalidade de obter a manifestação dos agentes sobre fatos que resultaram em prejuízo ou de situações que necessitem de esclarecimentos formais




ID
1558219
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Seguindo uma tendência internacional de sucesso em diversos países, a Carta de Serviços recebeu inicialmente no Brasil o nome de Padrões de Qualidade de Atendimento ao Cidadão, conforme denominação dada pela redação do Decreto Federal nº. 3.507 de 13 de junho de 2000. Em 2005, tal projeto recebeu novo arranjo e passou a denominar-se Carta de Serviços. Assinale a alternativa que apresenta o que vem a ser a Carta de Serviços.

Alternativas
Comentários
  • A Carta de Serviços ao Cidadão é um documento elaborado por uma organização pública que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados por ela, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos com o atendimento e os padrões de atendimento estabelecidos.

     

     

    Fonte: http://www.gespublica.gov.br/carta-de-servi%C3%A7os

  • Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos para esta questão, temos a esclarecer que a mesma será anulada, tendo em vista que O Decreto Federal nº 3.507 de 13 de junho de 2000 foi revogado pelo Decreto nº 6.932, de 11 de agosto de 2009 e, embora esteja em conformidade com o conteúdo programático em seu item 1 Qualidade no atendimento ao público. Comunicabilidade, apresentação, atenção, cortesia, interesse, presteza, eficiência, tolerância, discrição, conduta e objetividade, a revogação do mencionado decreto pode provocar confusão na escolha da resposta correta. Portanto, recurso deferido.


ID
2136001
Banca
COMPERVE
Órgão
UFERSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em relação ao padrão de atendimento aos cidadãos previsto em uma Carta de Serviços, o servidor público deve ser capaz de

Alternativas
Comentários
  • a

     

  • ART. 11 § 3º - DECRETO 6.932/09

  • Gabarito letra a)tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público.

     

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

     

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    e) tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público;

  • Letra A

    § 1o  A Carta de Serviços ao Cidadão tem por objetivo informar o cidadão dos serviços prestados pelo órgão ou entidade, das formas de acesso a esses serviços e dos respectivos compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público. 

    § 2o  A Carta de Serviços ao Cidadão deverá trazer informações claras e precisas em relação a cada um dos serviços prestados, em especial as relacionadas com:

    I - o serviço oferecido;

    II - os requisitos, documentos e informações necessários para acessar o serviço;

    III - as principais etapas para processamento do serviço;

    IV - o prazo máximo para a prestação do serviço;

    V - a forma de prestação do serviço;

    VI - a forma de comunicação com o solicitante do serviço; e

    VII - os locais e formas de acessar o serviço. 

    § 3o  Além das informações descritas no § 2o, a Carta de Serviços ao Cidadão deverá detalhar os padrões de qualidade do atendimento relativos aos seguintes aspectos:

    I - prioridades de atendimento;

    II - tempo de espera para atendimento;

    III - prazos para a realização dos serviços;

    IV - mecanismos de comunicação com os usuários;

    V - procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações;

    VI - fornecimento de informações acerca das etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização dos serviços, inclusive estimativas de prazos;

    VII - mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca das etapas, cumpridas e pendentes, para a realização do serviço solicitado;

    VIII - tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento;

    IX - requisitos básicos para o sistema de sinalização visual das unidades de atendimento;

    X - condições mínimas a serem observadas pelas unidades de atendimento, em especial no que se refere a acessibilidade, limpeza e conforto;

    XI - procedimentos alternativos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível; e

    XII - outras informações julgadas de interesse dos usuários. 

  • O Decreto mais atual é este: 9094/2017

    CAPÍTULO II

    DA CARTA DE SERVIÇOS AO USUÁRIO

    Art. 11.  Os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal que prestam atendimento aos usuários dos serviços públicos, direta ou indiretamente, deverão elaborar e divulgar Carta de Serviços ao Usuário, no âmbito de sua esfera de competência.

    § 1º  A Carta de Serviços ao Usuário tem por objetivo informar aos usuários dos serviços prestados pelo órgão ou pela entidade do Poder Executivo federal as formas de acesso a esses serviços e os compromissos e padrões de qualidade do atendimento ao público.

    § 2º  Da Carta de Serviços ao Usuário, deverão constar informações claras e precisas sobre cada um dos serviços prestados, especialmente as relativas:

    I - ao serviço oferecido;

    II - aos requisitos e aos documentos necessários para acessar o serviço;

    III - às etapas para processamento do serviço;

    IV - ao prazo para a prestação do serviço;

    V - à forma de prestação do serviço;

    VI - à forma de comunicação com o solicitante do serviço; e

    VII - aos locais e às formas de acessar o serviço. 

    § 3º  Além das informações referidas no § 2º, a Carta de Serviços ao Usuário deverá, para detalhar o padrão de qualidade do atendimento, estabelecer:

    I - os usuários que farão jus à prioridade no atendimento;

    II - o tempo de espera para o atendimento;

    III - o prazo para a realização dos serviços;

    IV - os mecanismos de comunicação com os usuários;

    V - os procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações;

    VI - as etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização dos serviços, incluídas a estimativas de prazos;

    VII - os mecanismos para a consulta pelos usuários acerca das etapas, cumpridas e pendentes, para a realização do serviço solicitado;

    VIII - o tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento;

    IX - os elementos básicos para o sistema de sinalização visual das unidades de atendimento;

    X - as condições mínimas a serem observadas pelas unidades de atendimento, em especial no que se refere à acessibilidade, à limpeza e ao conforto;

    XI - os procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível; e

    XII - outras informações julgadas de interesse dos usuários. 

  • GABARITO LETRA A

     

    DECRETO Nº 1171/1994 (DECRETO Nº 1171-1994 (APROVA O CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO CIVIL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL - DOS PRINCIPAIS DEVERES DO SERVIDOR PÚBLICO)

     

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

     

    e) tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público;

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre o Decreto n.º 1.171/94.

    Vamos à análise das alternativas.

    A) CERTA. O Decreto n.º 1.171/94, seção II, traz “tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público." como um dos principais deveres do servidor público.

    B) ERRADA. Passar uma informação imprecisa a um cidadão para evitar aborrecê-lo.

    C) ERRADA. A administração pública é regida pelo princípio constitucional da igualdade, trazendo em seu texto que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.". Logo, alterar a qualidade do atendimento em detrimento das características do cidadão fere o referido princípio.

    D) ERRADA. O Decreto n.º 1.171/94 traz que é um dever do servidor público “ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral.". Portanto, a não observância e a transmissão da informação de qualquer forma é um erro.


    Fontes:

    BRASIL. Decreto n.º 1.171 de 22 de junho de 1994.

    BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2245585
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Carta de Serviço ao Cidadão é um documento que estabelece o compromisso de qualidade na prestação do serviço por parte do ente público e possui um caráter educativo e informativo para facilitar o uso do serviço público. Dadas as finalidades desse tipo de documento,

I. Estimular o controle social.

II. Propiciar a avaliação contínua da gestão.

III. Divulgar amplamente os serviços prestados pelos órgãos.

IV. Fortalecer a confiança e a credibilidade da sociedade na administração pública.

verifica-se que estão corretas

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 6.932, DE 11 DE AGOSTO DE 2009.

    --> Dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma em documentos produzidos no Brasil, institui a “Carta de Serviços ao Cidadão” e dá outras providências. 

    Art. 1o  Os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal observarão as seguintes diretrizes nas relações entre si e com o cidadão:

    I - presunção de boa-fé;

    II - compartilhamento de informações, nos termos da lei;

    III - atuação integrada e sistêmica na expedição de atestados, certidões e documentos comprobatórios de regularidade;

    IV - racionalização de métodos e procedimentos de controle;

    V - eliminação de formalidades e exigências cujo custo econômico ou social seja superior ao risco envolvido;

    VI - aplicação de soluções tecnológicas que visem a simplificar processos e procedimentos de atendimento ao cidadão e a propiciar melhores condições para o compartilhamento das informações;

    VII - utilização de linguagem simples e compreensível, evitando o uso de siglas, jargões e estrangeirismos; e

    VIII - articulação com Estados, Distrito Federal, Municípios e outros poderes para a integração, racionalização, disponibilização e simplificação de serviços públicos prestados ao cidadão. 

  • Apenas complementando:

    Carta de Serviços

    A Carta de Serviços ao Cidadão é um documento elaborado por uma organização pública que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados por ela, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos com o atendimento e os padrões de atendimento estabelecidos.

    A sua prática implica para a organização um processo de transformação sustentada em princípios fundamentais – participação e comprometimento, informação e transparência, aprendizagem e participação do cidadão. Esses princípios têm como premissas o foco no cidadão e a indução do controle social.

    http://www.gespublica.gov.br/carta-de-servi%C3%A7os

  • Finalidade da Carta de Serviços ao Cidadão:

    a) Estabelecer compromissos públicos com padrões de qualidade [...]

    b) Estimular o controle social [...]

    c) Garantir o direito do cidadão de receber serviços em conformidade com padrões de qualidade estabelecidos na Carta [...]

    d) Propiciar a avaliação contínua da gestão [...]

    e) Divulgar amplamente os serviços prestados pelos órgãos [...]

    f) Fortalecer a confiança e a credibilidade da sociedade na administração pública [...]

    Fonte; Brasil. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão Pública. Programa GESPÚBLICA - Carta de Serviços ao Cidadão: Guia Metodológico; Brasília; MP, SEGEP, 2014. Versão 3/2014.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre a Carta de Serviços ao Cidadão.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A Secretaria de Gestão Pública – SEGEP do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG, atuando como coordenadora do Programa GESPÚBLICA, apresentou o projeto, Carta de Serviços ao Cidadão.

    A Carta de Serviços ao Cidadão é um documento voltado para a organização pública e possui como objetivo principal fornecer informação aos cidadãos. Essas informações contêm os serviços prestados, como acessar e obter serviços e quais são os compromissos de atendimento estabelecidos.

    Ante o exposto, a alterna correta é a letra E, uma vez que traz as finalidades elencadas na Carta de Serviços ao Cidadão, são elas:

    - Estabelecer compromissos públicos com padrões de qualidade na realização de atividades públicas;

    Estimular o controle social mediante a adoção de mecanismos que possibilitem a manifestação e a participação efetiva dos usuários na definição e avaliação de padrões de atendimento dos serviços públicos;

    - Garantir o direito do cidadão de receber serviços em conformidade com padrões de qualidade estabelecidos na Carta;

    Propiciar a avaliação contínua da gestão e o monitoramento interno e externo do desempenho institucional;

    Divulgar amplamente os serviços prestados pelos órgãos e entidades públicas com os seus compromissos de atendimento para que sejam conhecidos pela sociedade;

    Fortalecer a confiança e a credibilidade da sociedade na administração pública, relativamente à sua competência de bem atender às necessidades fundamentais ordenadas na Constituição Federal.


    Fonte:

    Programa GESPÚBLICA - Carta de Serviços ao Cidadão: Guia Metodológico; Brasília; MP, SEGEP, 2014. Versão 3/2014.


    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
2304625
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Um dos deveres fundamentais do servidor público é: tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público. Quanto ao processo de comunicação, analise as seguintes afirmativas.

I. Para ter valor, a informação precisa ser seletiva.

II. A comunicação não deve ser direcionada como se houvesse um único público. Portanto, há que se evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos.

III. A diversidade de opiniões é saudável no processo de comunicação.

IV. A uniformidade na comunicação não significa que haja unanimidade na interpretação.

V. A comunicação pode possibilitar divergência de opiniões, mas a mensagem deve ser clara e precisa.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Também gostaria de comentários... 

  • I - “Para ter valor, a informação precisa ser seletiva. Senão, acabaremos vidiotas ou internéscios.”  Herodoto Barbeiro, ‎Paulo Rodolfo de Lima

    II -

    A comunicação é restrita; são poucos os signos em comum.

    Exemplo: Conversa entre um inglês eu um estudante brasileiro de 1º grau que estuda inglês há um ano.

     

    III - Uma organização terá uma boa comunicação interna, quando dispõe também de uma cultura de comunicação. Se ela está consolidada, isso significa que todas as pessoas que integram a organização estão comprometidas com a circulação e a partilha de informações, participam do processo de tomada de decisões, suas opiniões são levadas em conta e a diversidade, o pluralismo e a divergência são assumidos como oportunidades, não como ameaças.

     

    IV -  Seu modo de funcionamento é regido pela regra da unanimidade e suas posições ... constitui a principal fraqueza do dispositivo, pois ele não pode garantir a uniformidade

     

    V - Como instrumento da comunicação social, as línguas . se conectam a outros por meio de ligações hipertextuais, possibilitando: ... mensagens e opiniões, está na multiplicidade de temas que podem ser  associado à necessidade de designar 'algo', de uma forma clara e precisa

     

  • Informação seletiva? Isso não seria o mesmo que usar uma informação restrita a determinados grupos?

  • Rafael, li seu comentário e compreendo a sua explicação. Contudo, no contexto abordado, concordo com Midiane, onde fico sem compreender adequadamente. Ambígua essa conextualização, ao meu ver inadequada e mal formulada.

     

  • O gabarito é a letra A. 

     

    Mas acho a I mto estranha e concordo com os comentários abaixo! 

  • Ao que me parece, as afirmativas I e II são excludentes, ou seja, se uma estiver certa, então a outra deve estar errada.

     

    Concordo com a I, pois, de fato, para ter valor, a informação deve ser seletiva.

    Exemplo: Qual é o valor da informação "as flores do jardim do STF precisam ser aguadas com mais frequência" para o tecnico administrativo do STJ? NENHUM!

     

    Já á II diz que " há que se evitar o uso de uma linguagem restrita", dando a idéia de quem sempre deve ser evitada a linguagem restrita. Oras, e se a comunicação for sobre um edital específico para dentistas e eu tiver que delimitar os conteúdos que serão cobrados? Obviamente precisarei utilizar linguagem restrita aos graduados no assunto!

     

    Como sempre, essa banca peca muito e peca FEIO na elaboração das questões!

  • claro uma seletiva tem mais valor... mas não torna as demais informações sem valor.
    Qualquer informação tem seu valor sim!


    mas enfim...

  • Na minha percepção, questão muito mal elaborada.

  • ao menos a I e II parecem nitidamente erradas!! Aguardando comentario do professor. Por favor cliquem em INDICAR PARA COMETARIO

  • Questão lixo quando exige contagem de alternativas corretas. Assim abre margem para pessoas que erram acertarem o gabarito.
  • O item II versa sobre o evite de regionalismos ou coloquialismos na comunicação, o que é bastante discorrido nas literaturas recentes sobre o tema;

    O item I está ligado à temática da transparência, o qual refere-se à informação transparente como sendo àquela que de fato é útil ou esclarece ou atende a procura de seu cliente, no caso da gestão pública, o cidadão em si. Ou seja, para ser transparente, a informação deve estar disponível e ser seletiva.

     

  • I. Para ter valor, a informação precisa ser seletiva. Ambiguidade, né? Deixou a alternativa com cara de errada.

    II. A comunicação não deve ser direcionada como se houvesse um único público. Portanto, há que se evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Certa

    III. A diversidade de opiniões é saudável no processo de comunicação. Sinceramente, fiquei na dúvida. Mas marquei certo.

    IV. A uniformidade na comunicação não significa que haja unanimidade na interpretação. Certa

    V. A comunicação pode possibilitar divergência de opiniões, mas a mensagem deve ser clara e precisa. Certa

  • O QUE SERIA INFORMAÇÃO SELETIVA?

    ALGUEM PODERIA RESPONDER?

  • GABARITO A

     

    A afirmação que pode nos trazer uma certa dúvida é a primeira.

    Informação seletiva: segundo minha opinião seria a seleção de informações coerentes com ambito do trabalho.

     

    Bons Estudos

  • Como é que a divergência de opiniões (III) se torna saudável para a comunicação ser clara e precisa (V)? A alternativa III anula a V. Essa banca ama inventar.

  • Essa banca é ruim demais!

  • A I e III estão erradas.

  • QUESTÃO NESSE FORMATO DEVERIA SER PROIBIDO..DA MARGEM PRA MUITA COISA, INCLUSIVE FRAUDE NO CONCURSO !

  • Para ficar ruim ,essa banca precisa melhorar muito.


ID
2375383
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Os sistemas de informação e comunicação estão vinculados à oferta de serviços e de informações, que podem ser apresentadas em cinco níveis: institucional, transacional, colaborativo, integrado e personalizado. Assim como a maioria dos países, o Brasil se encontra entre o nível transacional e colaborativo. Para avançar nessa classificação, o país deve estabelecer

Alternativas
Comentários
  • Padrões de interoperabilidade, de avaliação de eficiência e de eficácia de serviços eletrônicos.


ID
2404891
Banca
FEPESE
Órgão
JUCESC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Pessoas que usam o telefone, embora seja um instrumento corriqueiro no ambiente de trabalho, ainda cometem muitos erros. Suponha que você trabalhe numa grande corporação e seja o secretário do Sr. Waldemar, um alto funcionário.

Suponha também que você está prestes a atender a um telefonema na sua mesa. Assinale a alternativa que indica a maneira correta de atender a tal ligação.

Alternativas
Comentários
  • KKKKKKKKKKKKK

  • GAB. LETRA E

  • fala , dona maria

  • choraaaaaaaaaaaaaa... kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Alô, Judite? Judite!! kkkkkkkk


ID
2416009
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que tange ao princípio fundamental do texto empresarial, Gold aponta que a comunicação empresarial, diferentemente do texto jornalístico e do literário, por exemplo, tem como seu princípio fundamental:

Alternativas
Comentários
  • GAb: D) gerar uma resposta objetiva àquilo que é transmitido.

  • Alguém entendeu?
  • Priscila, Não. Não entendi.

  • acredito que na comunicação empresarial "tempo é dinheiro", ou seja, uma comunicação mais objetiva leva a decições mais rápidas, texto literário e jornalístico são ricos de informações e isso pode tornar a comunicação mais lenta/demorada.

    eu entendi assim e por isso marquei a alternativa D.

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca do entendimento da autora Miriam Gold em relação ao princípio fundamental do texto empresarial.

    O livro Redação Empresarial, escrito pela referida autora, é uma relevante fonte de consulta para que a questão seja respondida.

    Vejamos as alternativas:

    A) Usar corretamente a língua do texto.

    Errada. O uso correto da língua do texto não é um princípio fundamental do texto empresarial, e sim, de quaisquer tipos de textos, como por exemplo, o jornalístico e o literário.

    B) Fazer a revisão com ênfase na pontuação para informar exatamente o necessário.

    Errada. A ênfase na pontuação não é um princípio fundamental do texto empresarial e não garante que seja informado somente o necessário.

    C) Caracterizar a estrutura do texto de acordo com o receptor.

    Errada. No texto empresarial  a estrutura deve refletir as características da organização visando uma resposta adequada do receptor.

    D) Gerar uma resposta objetiva àquilo que é transmitido.

    Certa. Segundo a autora Miriam Gold, o princípio fundamental do texto empresarial, diferentemente do texto jornalístico e do literário, é gerar uma resposta objetivo àquilo que é transmitido pela organização, ou seja, gerar uma ação.

    E) Emitir a mensagem sem juízo de valor em relação à informação.

    Errada. A comunicação empresarial tem objetivo de gerar uma ação. Os textos jornalísticos e literários visam levar informação  e causar emoção, respectivamente.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Sinceramente, pensei que fosse a letra C...


ID
2657950
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O conceito de rede pode ser visto como uma forma ampliada da teoria de sistemas, em que as relações incluem entidades públicas, organizações privadas, fornecedores, usuários de serviços, e onde a atuação de um participante influencia a atuação dos demais. O modelo de network é uma das formas mais abertas que uma rede pode ter e pode-se identificar, entre os seus agentes, os denominados “nodos” que são 

Alternativas
Comentários
  • Os dispositivos que originam uma rede de computadores que roteiam e terminam os dados, são denominados de “nós” de rede (ponto de conexão). Os “nós” podem incluir hosts, como computadores pessoais, telefones, servidores, e também hardware de rede. Dois desses dispositivos podem ser ditos em “rede” quando um dispositivo é capaz de trocar informações com o outro dispositivo, quer eles tenham ou não uma conexão direta uns com os outros.

    Fonte: http://www.cursou.com.br/informatica/conceitos-rede-computadores/#ixzz5IDYafyvU

  • GAB C

    No edital o assunto é: Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.

     

    O modelo network é a forma mais aberta que uma rede pode ter. Trata-se de uma teia repleta de participantes autônomos, independente da localização geográfica. Destacam-se as seguintes características das network, segundo o Professor José Carvalho (2007):

    ·         descentralização: cooperação descentralizada e pouca dependência do todo;

    ·         policefalia: muitas cabeças, muitos líderes;

    ·         nodos e elos: se uma pessoa é fonte ou receptora de informações, é um nodo – se também é portadora de informações, fazendo conexões, além de nodo passa a ser também um elo. Geralmente as pessoas são nodos e elos;

    ·         valor: é o elemento aglutinador;

    ·         níveis: os contatos e as parcerias são caracterizados por níveis, em função do número de participantes e do volume de informações dos envolvidos: quanto maior a quantidade, maior o nível.

    Augustinho Paludo - Administração Pública - 3° Ed 2013

  • NODOS e ELOS:

     

      -> NODO: quando uma pessoa é fonte ou receptora de informações

     

     

      -> ELO: a pessoa é fonte ou receptora de informações e também é PORTADORA DE INFORMAÇÕES, fazendo conexões.

                   além de nodo passa a ser também um elo.

     

      -> Geralmente as pessoas são nodos e elos;

  • Linha dos nodos é a linha que representa a interseção dos dois planos (o plano da órbita e o plano de referência). Nodo orbital é um dos dois pontos onde a órbita cruza o plano de referência

  • Uma viagem!

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais, sendo mais especificamente cobrado o modelo de network.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Network é uma palavra em inglês que significa a capacidade de criação de uma rede de contatos e tem como característica ser uma forma de rede mais ampla, bem como é uma das formas mais abertas que uma rede pode ter e pode-se identificar.

    Outras características dessa teia repleta de participantes autônomos são a descentralização (baixa dependência do todo), a policefalia (vários líderes), nodos (fontes ou receptores de informações) e elos, valor (elemento aglutinador) e níveis (estabelecidos pela quantidade de participantes e volume de informações).

    Neste contexto, em relação aos nodos, Paludo (2013) afirma que “se uma pessoa é fonte ou receptora de informações, é um nodo – se também é portadora de informações, fazendo conexões, além de nodo passa a ser também um elo. Geralmente as pessoas são nodos e elos". (Paludo, 2013, p. 152).

    Ante o exposto, tem-se que entre os seus agentes, os denominados “nodos" são fontes ou receptores de informações.


    Fonte:

    PALUDO, Augustinho Vicente. Administração Pública. 3ª ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
2657953
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A comunicação organizacional pode ser definida como um sistema que compreende o fluxo de informações entre a organização e seu ambiente interno e externo, comportando duas perspectivas, a saber:

Alternativas
Comentários
  • Nunca nem vi...

  • https://books.google.com.br/books?id=gKOoQghSLzYC&lpg=PA186&ots=jJTt2cit0j&dq=comunica%C3%A7%C3%A3o%20organizacional%20instrumental%20e%20participativa&hl=pt-BR&pg=PA186#v=onepage&q=comunica%C3%A7%C3%A3o%20organizacional%20instrumental%20e%20participativa&f=false

  • A comunicação organizacional comporta duas perspectivas: instrumental e participativa.

    Na perspectiva instrumental, a comunicação é vista como um instrumento cujo objetivo maior consiste gerar obediência às ordens. A perspectiva Instrumental visa informar e divulgar. Nesse enfoque, os instrumentos de transmissão (meios) são mais determinantes para uma boa comunicação , deixando para segundo plano o autor e demais atores. Portanto, os meios são mais importantes que os próprios autores/atores da comunicação.

    Na perspectiva participativa ou de interação, a comunicação é construída por os envolvidos, e seu significado resulta da interação entre atores, seus meios e suas particularidades. Nessa visão, a comunicação é um processo que reconhece a importância de cada ator.

  • Tem no livro de Paludo pág. 207 sendo a 6 edição. Está como o Paulo Cesar falou.

     

     

  • Que dia foi isso? kkkkkk

  • Se vc  estudar só pelo livro do Paludo vc fecha a fcc. A banca força a transformação de uma matéria c aplicação conceitual e abstrata em algo concreto e objetivo, simplesmente transcrevendo o exato trecho do livro, às vezes até fora de contexto. Decepcionado como a fcc aborda essa disciplina

  • Aí dentro!

  • A resposta é a letra E.

     

    Paludo (2016)[1] apresenta duas perspectivas principais da comunicação: a instrumental e a participativa.

     

    Na perspectiva instrumental, a comunicação possui foco no meio, deixando num segundo plano os atores envolvidos. Assim, essa perspectiva considera a comunicação um instrumento para gerar obediência e conformidade ás regras e procedimentos estabelecidos. Sua finalidade, portanto, é informar e divulgar.

     

    Na perspectiva participativa (ou de interação), a comunicação reconhece a importância de cada ator. O seu significado, portanto, resulta da interação entre atores, seus meios e suas particularidades. Há diálogos, argumentações, divergências, propostas e opiniões.

     

    Das outras alternativas, apenas a Comunicação Institucional (letra B) se apresenta como uma classificação da comunicação. Vejamos.

     

    A Prof. Dra. Margarida Maria Krohling Kunsch, referência nacional e internacional nas áreas de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, destaca 4 (quatro) conceitos que compõem a “Comunicação Organizacional Integrada”:

    Comunicação Institucional: busca melhorar a imagem da organização perante a sociedade, os consumidores e os investidores. Ela é a responsável, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção de uma imagem e identidade corporativa de uma organização.

     

    Comunicação Mercadológica: objetiva vender ou melhorar a imagem dos produtos ou serviços da organização. Marketing e venda são os principais setores responsáveis por esse processo.

     

    Comunicação Administrativa: é o processo responsável por transmitir os dados do âmbito administrativos de uma organização para todos os setores nos quais esses dados se mostram pertinentes. Esse é o conceito que vincula todas as funções administrativas, organizando o fluxo de informações das ações de planejar, organizar, dirigir e controlar.

     

    Comunicação Interna: busca viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. É uma forma de compatibilizar os interesses de gestores e colaboradores por meio do diálogo, da troca de informações e de experiências e a participação de todos os níveis. Está vinculada à difusão da visão, da missão e dos valores da organização.

     

    Comentário Professor Adriel Sá.

  • Ansiedade, excesso de teoria e imediatismo é o que faz grande parte errar... gente, a chave de 2019 é interpretação... calma! as pessoas estão robóticas querendo jogar mnemônico em tudo. Não é por aí... sem estratégia e empatia, colocando-se no lugar do examinador, você não chega nunca.

  • a B tá invertida.

  • A questão em análise nos apresenta conceitos relacionados à Comunicação Organizacional. Primeiramente, vamos conceitua-la: comunicação organizacional pode ser entendida como um sistema de fluxo de informações entre a organização e o seu ambiente interno ou externo para fazer com que ela funcione de forma eficaz e integrada.

    Ademais, segundo Chiavenato (2020), a comunicação possui dois propósitos principais: “proporcionar informações e compreensão necessárias para que as pessoas possam conduzir suas tarefas; e proporcionar atitudes necessárias que promovam a motivação, cooperação e satisfação nos cargos". Nesse contexto, segundo Paludo (2013), a comunicação organizacional apresenta duas perspectivas principais:

    Perspectiva Instrumental – “a comunicação é vista como um instrumento cujo objetivo maior consiste em gerar obediência às ordens e conformidade às diretrizes e regras estabelecidas pela alta direção organizacional". Os meios são mais importantes que os próprios autores da comunicação;

    Perspectiva Participativa ou de Integração – “a comunicação é constituída por todos os envolvidos, e seu significado resulta da interação entre atores, seus meios e suas particularidades". A comunicação é um processo que reconhece a importância de cada ator.

    Em face do exposto, a alternativa que apresenta esses conceitos de forma consistente é a letra “E".

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “E".

    FONTES:
    PALUDO, Augustinho. Administração Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 10.ed. – São Paulo: Atlas, 2020.

ID
2830351
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 10ª Região (SC)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue o item.


A comunicação apresenta-se como forma de transmissão e recuperação de informações.

Alternativas
Comentários
  • CERTO


    "Comunicação é a troca de informações entre pessoas. Significa tornar comum uma mensagem ou informação. Constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social."


    Introdução à Teoria Geral da Administração - Idalberto Chiavenato

  • Recuperação.... ?

  • Comunicação: informação e compreensão (feedback/recuperação). Não basta apenas informar, é preciso saber se a mensagem foi compreendida, isto é, se houve retorno.

  • Recuperar informações soou como algum recurso na informática!

    Acho que a forma mais adequada de expressar seria transmitir e ter feedback (retorno) - interação.

  • CERTO.

    A comunicação é a forma de transmissão entre pessoas.

  • CERTO

    PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

    ·       A fonte – inicia a mensagem codificando uma informação.

    ·       O transmissor – é o meio que codifica a mensagem, o produto da codificação da fonte.

    ·       O canal – é o meio que a fonte escolhe para enviar a mensagem.

    ·       O receptor – é o modo ou instrumento que decodifica a mensagem.

    ·       O destino – é a pessoa que deve receber a mensagem.

    ·       O ruído – representa as barreiras de comunicação que distorcem o sentido da mensagem.

    o  Barreiras pessoais: são interferências que decorrem de limitações, emoções e valores humanos de cada pessoa.

    o  Barreiras físicas: são as interferências que ocorrem no ambiente em que decorre o processo de comunicação.

    o  Barreiras semânticas: são as limitações ou distorções decorrentes dos SÍMBOLOS por meio dos quais a comunicação é feita. < TRANSMISSÃO

    A retroação – é o retorno do destino confirmando o sucesso ou não do processo de comunicação. < RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO

  • Segundo Ribas (2015), a comunicação “é o processo pelo qual as pessoas transmitem umas às outras informações a respeito de ideias, sentimentos e emoções. Ela faz parte de todas as interações sociais". Assim, podemos entender que a forma como transmitimos e como recebemos uma informação deve se levada em consideração, pois o público a quem a informação é destinada precisa recebê-la em linguagem adequada e completa. Além disso, a resposta que esse público retornará, ou seja, a recuperação da informação, também deve precisa ser adequada para que o ciclo de comunicação seja completo. Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está correta.

    GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO".

    FONTE:
    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.

ID
2870539
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Prefeito, entusiasmado com a criação de uma Controladoria Geral do Município durante sua gestão, decide fazer a divulgação da novidade por meio de outdoors espalhados pelo centro da cidade.

Em relação à conduta do Prefeito, considerando a perspectiva dos elementos da comunicação, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra C:


    Canais de Comunicação Impessoal: são dois canais que conduzem mensagens sem contato ou interação pessoal. Incluem a mídia, atmosferas e eventos, veículos impressos(jornais, revistas e mala direta), de difusão (rádio e televisão) de divulgação eletrônica (audioteipe, videoteipe, dvd, disquete e cd-rom) e de exposição pública (placas luminosas, cartazes, pôsteres e outdoor).


    Canais de Comunicação Pessoal: envolvem duas ou mais pessoas comunicando-se diretamente entre si. Elas podem comunicar-se face a face, corpo a corpo com a audiência, por telefone ou pelo correio. Os canais de comunicação pessoal são considerados eficazes pelas oportunidades que têm de individualizar a apresentação e o feedback


    Emissor: chamado também de locutor ou falante, o emissor é aquele que emite a mensagem para um ou mais receptores, por exemplo, uma pessoa, um grupo de indivíduos, uma empresa, dentre outros.


    Receptor: denominado de interlocutor ou ouvinte, o receptor é quem recebe a mensagem emitida pelo emissor.


    Mensagem: é o objeto utilizado na comunicação, de forma que representa o conteúdo, o conjunto de informações transmitidas pelo locutor, por isso.


    Código: representa o conjunto de signos que serão utilizados na mensagem


    Canal de Comunicação: corresponde ao local (meio) onde a mensagem será transmitida, por exemplo, jornal, livro, revista, televisão, telefone, dentre outros.


    Contexto: Também chamado de referente, trata-se da situação comunicativa em que estão inseridos o emissor e receptor.


    Ruído na Comunicação: ele ocorre quando a mensagem não é decodificada de forma correta pelo interlocutor, por exemplo, o código utilizado pelo locutor, desconhecido pelo interlocutor; barulho do local; voz baixa; dentre outros.

  • Pequeno complemento no bom comentário da "Babi Estudando"


    Algumas doutrinas apontam:


    Receptor = Modo ou instrumento que decodifica a mensagem recebida. (antônimo de Transmissor)


    Destinatário/Destino = Pessoa que deve receber a mensagem. (antônimo de Emissor)


    Então, se a questão não fizer nenhuma referência, Receptor e Destinatário são sinônimos.

    Mas se apontar Receptor como de Instrumento/máquina de decodificação e Destinatário como pessoa também estará certo.



  • questão mal feita da poha

  • Questão estranha.

  • Questão estranha.

  • Como não possui interação social?

  • Esquesita mesmo!
  • questao esquisita !

  • Importante:

    -> O Ruído nunca é eliminado totalmente na comunicação.

  • Esse pessoal da FGV tem sérios problemas.

  • COMUNICAÇÃO PESSOAL = destinatário pré-determinado (correio, telefone)

    COMUNICAÇÃO IMPESSOAL= destinatários indeterminados.

  • nada a ver o material da aula com a resolução nem com o gabarito....alguém souber explicar, agradeço...

  • O canal é o meio que a fonte escolhe para enviar a mensagem, neste caso, o outdoor é impessoal pois a interação social refere-se a todas as ações recíprocas entre dois ou mais indivíduos.

  • O que isso tem a ver com Administração Pública?

  • Alternativa A. Errado. Comunicações de todos os tipos, inclusive as visuais, estão sujeitas a ruídos.

    Alternativa B. Errado. O código utilizado foram as imagens e a língua portuguesa.

    Alternativa C. Correto. Em um outdoor, de fato, não existe interação social de modo que se trata de um meio impessoal de divulgação.

    Alternativa D. Errado. Na verdade, o outdoor é um canal de comunicação e não um “tipo de emissão”.

    Alternativa E. Errado. Em um outdoor não temos um feedback imediato do receptor. Além disso, a decodificação (compreensão da língua portuguesa no exemplo) continua sendo necessária.

    Gabarito: C

  • É uma questão de português disfarçada de Adm. Pública.


ID
2879158
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Quanto à evolução da Administração Pública e à gestão de pessoas, julgue o item a seguir.


Em qualquer comunicação, o codificador é constituído pelo mecanismo responsável pela exteriorização da mensagem que se quer comunicar.

Alternativas
Comentários
  • – o emissor: é a pessoa que tem algo, uma ideia, uma mensagem, para transmitir, ou que deseja comunicar;

    – o codificador: o tipo, ou a forma que o emissor irá exteriorizar;

    – a mensagem: é a expressão da ideia que o emissor deseja comunicar;

    – o canal: é o meio pelo qual a mensagem seja conduzida;

    – o decodificador: é o mecanismo responsável pela decifração da mensagem pelo receptor; e

    – o receptor: o destinatário final da mensagem, ideia etc.

  • Vamos ver a seguir os principais elementos do processo de comunicação. Ambas as perspectivas tem validade na hora da prova.

    Perspectiva Moderna

    1. Fonte - É o emissor ou comunicador da mensagem. Inicia a comunicação através da codificação de uma mensagem.

    2. Codificação - Para ser transmitida a mensagem precisa ser codificada adequadamente, isto é, seus símbolos precisam ser traduzidos de forma que se tornem inteligíveis através do canal que escolhemos.

    3. Canal - É o veículo ou mídia através do qual a mensagem é encaminhada. É um meio existente fora do comunicador e é escolhido por ele. Pode ser percebido por todos.

    4. Decodificação - É o processo de tradução dos símbolos utilizados na mensagem na mente do receptor. Quando a imagem decodificada corresponde à imagem transmitida houve sucesso na comunicação.

    5. Receptor - É o sujeito final da mensagem. É o destinatário da comunicação.

    6. Retroação - É a verificação do sucesso da comunicação. É o feedback enviado pelo receptor ao emissor sobre a compreensão da mensagem (ou não).

    7. Ruído - São os fatores que podem distorcer uma mensagem. São perturbações indesejáveis que tendem a alterar, distorcer ou alterar, de maneira imprevisível, a mensagem transmitida.

    Pode ocorrer em qualquer etapa do processo de comunicação

    Perspectiva Antiga

    1. Fonte Inicia a mensagem codificando uma informação.

    2. Transmissor É o meio que codifica a mensagem, o produto da codificação da fonte.

    3. Canal É o meio que a fonte escolhe para enviar a mensagem.

    4. Receptor É o modo ou instrumento que decodifica a mensagem.

    5. Destino É a pessoa que deve receber a mensagem.

    6. Retroação É o retorno do destino confirmando o sucesso ou não do processo de comunicação.

    7. Ruído Representa as barreiras de comunicação que distorcem o sentido da mensagem.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

    De acordo com Kotler (1998), tem nove elementos fundamentais para desenvolvimento de uma Comunicação eficiente:

    ▪ Emissor – quem emite a mensagem para a outra parte;

    ▪ Codificação – o processo de transformar o pensamento em forma simbólica;

    ▪ Mensagem – o conjunto de símbolos que o emissor transmite;

    ▪ Mídia – os canais de Comunicação através dos quais a mensagem passa do emissor ao receptor;

    ▪ Decodificação – o processo pelo qual o receptor confere significado aos símbolos transmitidos pelo emissor;

    ▪ Receptor – a parte que recebe a mensagem emitida pela outra parte;

    ▪ Resposta – as reações do receptor após ter sido exposto à mensagem;

    ▪ Feedback – a parte da resposta do receptor que retorna ao emissor;

    ▪ Ruído – distorção ou estática não planejada durante o processo de Comunicação, que resulta em uma mensagem chegando ao receptor diferentemente da forma como foi enviada pelo emissor.

    Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime

  • Gab.: C

    Eu marquei errada por achar que isso é conceito de Canal

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento do processo de comunicação, sendo mais especificamente cobrado a etapa de codificação.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A comunicação pode ser entendida como um processo de compartilhamento de informações entre duas pessoas. Contudo, para que a informação seja eficaz é necessário que o receptor consiga entende-la. Neste caso, é só imaginar um americano conversando em inglês com um brasileiro, se o brasileiro não souber inglês, a comunicação não será eficaz.

    Nesta esteira, descrevemos abaixo as etapas ou componentes do processo de comunicação, segundo Paludo (2013):

    • Emissor/Fonte: é a pessoa que, desejando se comunicar, emite a mensagem para a outra parte.

    • Mensagem: é o conjunto de símbolos, é a ideia que o emissor quer transmitir.

    • Codificador: é o meio ou equipamento utilizado para converter a mensagem em código passível de ser transmitido.

    • Transmissor: é o meio ou aparelho utilizado para transportar a mensagem do emissor/fonte ao canal.

    • Canal: é o meio de transmissão da mensagem entre a fonte e o destino.

    • Decodificador: é o meio ou aparelho que decodifica a mensagem e a torna compreensível.

    • Receptor/Destino: é a pessoa para quem a mensagem foi enviada. É o destinatário da mensagem, que deve recebê-la e compreendê-la.

    • Feedback: é a parte da resposta do receptor que retorna ao emissor, e permite confirmar se a mensagem foi corretamente compreendida.

    • Ruído: é toda interferência estranha à mensagem que torna a comunicação menos eficaz: pode ser barulho, informação ambígua, canal inadequado, aparelho com defeito etc. (Paludo, 2013, p. 147).


    Ante o exposto, a questão está correta ao afirmar que em qualquer comunicação o codificador é constituído pelo mecanismo responsável pela exteriorização da mensagem que se quer comunicar, dado que o codificador emite uma mensagem ao decodificador através de um canal.
    Deste modo, o código é a maneira pela qual a mensagem se organiza e pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, código Morse, sons etc; os quais exteriorizarão a mensagem que o emissor quer comunicar.


    Gabarito do Professor: Certo


    Fonte:
    Paludo, Augustinho. Administração geral e pública para AFRF e AFT . 2. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
  • o código é a maneira pela qual a mensagem se organiza, os quais exteriorizarão a mensagem que o emissor quer comunicar


ID
2890660
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação à administração geral e pública, julgue o item

Segundo o Ministério Público do Trabalho, a maioria dos acidentes do trabalho são hoje notificados, em atendimento à legislação trabalhista, e tais notificações estão caindo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Texto que ajuda a responder a questão: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-03/mpt-cada-quatro-horas-e-meia-uma-pessoa-morre-vitima-de-acidente-no-brasil

  • ""Segundo o Ministério Público do Trabalho, a maioria dos acidentes do trabalho são hoje NÃO SÃO notificados, em atendimento à legislação trabalhista, e tais notificações estão caindo."""

    GABARITO: ERRADO

    FONTE:

  • Segundo o Ministério Público do Trabalho, a maioria dos acidentes do trabalho são hoje notificados, em atendimento à legislação trabalhista, e tais notificações estão caindo. Resposta: Errado.

    Thami S., vamos auxiliar a galera que não é assinante! Difundir conhecimento é ser sábio todos os dias.

    O procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, enfatizou que os índices de acidentes laborais e de adoecimentos em função do trabalho são extremamente preocupantes. Fleury ainda comentou que a maioria dos acidentes não são notificados, contrariando a legislação trabalhista.

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-03/mpt-cada-quatro-horas-e-meia-uma-pessoa-morre-vitima-de-acidente-no-brasil

  • Em sua maioria, os acidentes de trabalho não são registrados. Confirmando o informado, segundo o Ministério Público do Trabalho no Estado de Sergipe, para cada acidente registrado, sete outros deixam de ser notificados. Nesse sentido, afirma o procurador do MPT/SE, Ricardo José das Mercês Carneiro:


    Dados oficiais são dados de acidente de trabalho, mas nós vivemos um boom de queda no emprego formal e de incentivo ao empreendedorismo. Muitos dados que não são oficiais são de acidentes no trabalho, mas que não são acidentes típicos porque as vítimas não são empregados formais e essas pessoas estão igualmente vitimizadas e sequer têm o benefício oficial do governo, oriundo da previdência. Essa situação é ainda mais grave porque são pessoas que vão se tornando uma espécie de proletariado e em algum momento a sociedade vai pagar essa conta".


    Referências:

    Abril Verde: MPT diz que para cada acidente de trabalho, sete não são notificados. Site da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.


    Gabarito do Professor: ERRADO


  • Gabarito:"Errado"

    Impossível!

    O Brasil é um dos recordistas mundiais em acidentes de trabalho(4º lugar) com vítimas fatais e/ou redução de capacidade laborativa, muitas das vezes sequer notificados às autoridades públicas.

    Anualmente temos mais de 500 mil requerimentos de benefícios, quer sejam: a) auxílio-doença acidentário(B31) e/ou b) auxílio acidente(B91), por incapacidades, permanentes e temporárias.

    De acordo com o último documento do ODSST, de final de abril passado, entre 2012 e 2018 morreram 17.200 pessoas no Brasil como resultado de acidentes ou doenças relacionadas com sua atividade de trabalho.

  • Isso não é questao de respaldo jurídico, era pra estar em atualidades e não em processo do trabalho.

  • essa quadrix é uma piada, acertei a questão mas que banca lixo

  • Certa - vejam o da "A Concurseira", muito bom também.


ID
3191830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As conferências de políticas públicas são um formato utilizado para aperfeiçoar as relações entre Estado e sociedade civil e para cumprir o princípio da participação, que compõe o texto constitucional. Nesse sentido, determinado município do estado de Rondônia convocou uma conferência para discutir aspectos da política educacional municipal. Para facilitar o diálogo e permitir a apresentação de propostas como resultado do evento, a administração local deve implantar mecanismos e estabelecer procedimentos.

Considerando essa situação hipotética, julgue se os procedimentos listados nos itens a seguir, que poderão ser estabelecidos pela administração local, refletem boas práticas para uma gestão que promova a participação na administração pública.

I Escolher delegados para o evento a partir das prioridades da administração municipal, sem que se considere a diversidade do setor.

II Excluir do temário questões relativas ao orçamento da educação local.

III Convidar para mediar os grupos de discussão servidores técnicos com elevada experiência em mediação de processos semelhantes.

IV Construir uma plataforma digital para consulta e validação das propostas apresentadas.

V Organizar os participantes por ordem alfabética e, seguindo essa ordem, dividi-los em vários grupos para discussão dos temas propostos.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Letra D - III e IV

    I Escolher delegados para o evento a partir das prioridades da administração municipal, considerando a diversidade do setor.

    II Incluir no temário questões relativas ao orçamento da educação local.

    III Convidar para mediar os grupos de discussão servidores técnicos com elevada experiência em mediação de processos semelhantes. CERTO

    IV Construir uma plataforma digital para consulta e validação das propostas apresentadas. CERTO

    V Organizar os participantes por ordem alfabética e, seguindo essa ordem, dividi-los em vários grupos para discussão dos temas propostos. (não tem efetividade na prática)

  • A questão em análise aborda a participação social no processo de gestão de políticas públicas. Segundo o BRESSER-PEREIRA (2004):

    “A democracia brasileira vai deixando de ser uma democracia de elites para se transformar em uma democracia de opinião pública na qual já podem ser percebidas características da democracia participativa ou republicana, na medida em que se multiplicam os processos participativos oriundos de organizações da sociedade civil, sejam elas públicas não estatais, de controle e advocacia social, ou corporativas, como associações representativas de interesses e sindicatos".


    Além disso, boas práticas de gestão, são aquelas atitudes que apresentam respostas a determinados problemas, são mais eficazes e criativas para novos problemas ou novas para velhos problemas. Em face do exposto, vamos analisar os itens da questão:


    Item “I": a escolha de um delegado para coordenar determinado evento precisa levar em consideração a diversidade do setor, uma vez que a afinidade com a temática em questão é fundamental para conduzir determinado assunto. Portanto, o item “I" está errado;


    Item “II": a abordagem de qualquer política pública necessariamente envolve aspectos orçamentários. Portanto, a abordagem de uma política educacional municipal consequentemente envolve aspectos orçamentários. Portanto, o item “II", também, está errado;


    Dica: Já eliminamos dois itens, isso faz com que eliminemos as letras “A, B e C".


    Item “III": a condução de grupos de discussão por servidores especializados no tema é fundamental promover uma melhor interação entre a sociedade e a administração pública. Portanto, item correto;


    Item “IV": a interação digital, o uso da tecnologia da informação, é essencial e fundamental para promover uma melhor interação com a sociedade. Portanto, essa utilização de plataforma digital facilita e contribui para a validade de propostas da sociedade. Sendo assim, item correto;


    Item “V": dividir os participantes por ordem alfabética pode dificultar a participação da sociedade e a condução do mediador, pois, essa medida não leva em consideração o conhecimento e as experiências dos participantes. Caso essa divisão fosse realizada por assunto, talvez os resultados dos trabalhos sejam melhores. Portanto, item errado.


    Assim, estão corretos os itens “III" e “IV". Sendo assim, a alternativa correta é a letra “D".




    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “D".




    FONTE:

    BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Reforma da gestão e avanço social em uma economia semiestagnada. Revista de Administração Pública, v. 38. 2004.

  • Basta analisar o que seria mais eficaz e efetivo para a situação apresentada .

    item D

  • LETRA D

  • Essa foi quase uma questão de interpretação de texto.

ID
3295087
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O manual administrativo é um instrumento que se destina a regulamentar uma instituição, um sistema ou uma atividade, de forma a servir como guia para os agentes integrantes do processo, seja na condição de executores ou na condição de clientes ou usuários. Um manual é vantajoso quando cumpre sua tarefa básica de comunicar as diferentes formas de trabalho, como fazê-lo, por que, quando, quem, onde etc. Assinale uma DESVANTAGEM descrita por Oliveira (2001) para o uso de manuais.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

  • GAB [D] AOS NÃO ASSINANTES .

    #ESTABILIDADE SIM !

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !

  • gab- D

    Incluem somente os aspectos formais da instituição, deixando de lado os aspectos informais, cuja vigência e importância para o dia a dia da instituição é muito grande.

  • LETRA D

  • [ALERTA! CONTÉM SARCASMO.] Nossa gente! Os comentários de vocês contribuiram de forma bastante positiva para os meus conhecimentos. Continuem assim. Obrigado.

  • a) ERRADO: improvisação é bom, mas que seja adequada, não inadequada.

    b) ERRADO: contém uma vantagem

    c) ERRADO: contém uma vantagem

    d) GABARITO


ID
3304057
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Assinale, dentre as opções abaixo, a que não corresponde à organização dos processos de trabalho na administração pública em ambientes administrativos.

Alternativas
Comentários
  • D gbt

    layout de ambientes de trabalho é organizado a partir de normas e resoluções federais.

  •  Fluxograma de Análises de Processo - FAP Fluxograma é a representação gráfica que apresenta a seqüência de um trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou unidades organizacionais envolvidas no processo. (OLIVEIRA, 2002: 257)

    Vantagens de um fluxograma:

    - padronizar a representação dos métodos e os procedimentos administrativos

    - maior rapidez na descrição dos métodos administrativos

    - facilitar a leitura e o entendimento

    - facilitar a localização e a identificação dos aspectos mais importantes

    - maior flexibilidade

    - melhor grau de análise.

    Tipos de fluxograma: fluxograma vertical; fluxograma parcial ou descritivo; fluxograma global ou de coluna. 

  • Letra D

    Layout nada mais é do que organizar o espaço físico da empresa, seja do estoque ou da loja, para aproveitá-lo da melhor maneira possível.

  • Quais normas ou resoluções federais organizam ou mencionam sobre layout? alguém poderia me indicar algum material que embasa esse gabarito?

  • Qual o erro da letra C?

  • Lucas, a questão pedia a que *não* corresponde à organização dos processos. Bons estudos.

ID
3315217
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que se refere às características das redes de comunicação de Leavitt, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Roda: Neste tipo de comunicação em roda os membros comunicam por de um único membro,ocupando este a posição central. A comunicação neste tipo de rede é mais rápida, é centralizada e o rigor é bom, tem emergência de liderança. A satisfação neste tipo de cadeia é reduzida.

    Em Y: Na rede em Y a comunicação faz-se nos dois sentidos aos diversos níveis da hierarquia. Tem como característica de ser lenta, ao rigor é razoável, é centralizada de forma moderada e tem emergência de liderança.  A satisfação é reduzida.

    Cadeia: Na rede de comunicação em cadeia, cada indivíduo comunica apenas com o que o antecede e o precede. A velocidade é lenta,o rigor é razoável e a satisfação é reduzida, a centralização é moderada , e tem emergência de liderança.

    Círculo: a comunicação em círculo, o último indivíduo comunica com o primeiro. A velocidade é média , o rigor é bom,a satisfação é elevada , não é centralizada e não tem emergência de liderança.

    Interligação total: todos os membros comunicam com todos, a velocidade é lenta e o rigor é reduzido , e a satisfação é elevada, a emergência de liderança não há, e não ocorre a centralização.

    FONTE: MINHAS ANOTAÇÕES

  • A) Uma rede de comunicação em roda (estrela) tende a resolver os problemas com menor rapidez e com menos clareza. (círculo)

    B) As redes em círculo funcionam mais bem em atividades que envolvam velocidade e clareza de organização e de tarefa. (em estrela)

    C) Se os critérios de eficiência envolvem aspectos mais efêmeros, como criatividade, inovação e flexibilidade no trato com novos problemas, as redes em roda (estrela) funcionam mais bem. (círculo)

    D)Se os critérios de eficiência envolvem aspectos mais efêmeros, como criatividade, inovação e flexibilidade no trato com novos problemas, as redes em cadeia funcionam mais bem. (círculo)

    Gabarito: E

  • LETRA E

  • "funciona mais bem"? Alguém sabe dizer se está correto? Sei que a questão não é de português, mas achei estranha essa redação.


ID
3548152
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Campos Novos - SC
Ano
2018
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo.

1. Na relação com os colegas, no ambiente de trabalho, devemos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados. 
2. As pessoas que procuram o serviço público querem ser reconhecidas e respeitadas em sua individualidade. Dar atenção e procurar resolver às suas demandas é obrigação precípua do servidor público. 
3. Para bem atender ao Munícipe basta tratar a todos com cordialidade. 
4. O servidor público é um agente do Estado a serviço da sociedade, responsável pelo atendimento direto e pessoal ao cidadão.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

Alternativas
Comentários
  • correto: Item C.

    Para quem ficou com dúvida no item III, é simples. Não basta ser cordial. Imagine que eu trate bem os munícipes e seja preguiçoso ou desleixado ao resolver suas demandas. Isso não seria atender apropriadamente.

  • Você pode ser um baita cortês , sendo bem fdp ,mas cortês. Entendeu !?

  • De acordo com o enunciado, o  candidato precisa demonstrar conhecimento acerca das responsabilidades, atribuições e tarefas dos servidores públicos.

    Vejamos as afirmativas:

    1. Na relação com os colegas, no ambiente de trabalho, devemos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados. 

    Certo. Convém discutir com os colegas as rotinas de trabalho visando otimizá-las. O trabalho em equipe e um ambiente de trabalho salutar aumentam a efetividade dos serviços públicos.

    2. As pessoas que procuram o serviço público querem ser reconhecidas e respeitadas em sua individualidade. Dar atenção e procurar resolver às suas demandas é obrigação precípua do servidor público. 

    Certo. O servidor público deve dar atendimento direto e pessoal ao cidadão, pois é nesse contato face a face que se materializa simbolicamente a principal razão de existir do Estado.

    3. Para bem atender ao Munícipe basta tratar a todos com cordialidade. 

    Errado. O servidor público oferece um bom atendimento ao cidadão quando soluciona a demanda e evita retornos desnecessários, pois sabe prever problemas que podem eventualmente acontecer em uma etapa seguinte à análise do pedido.

    4. O servidor público é um agente do Estado a serviço da sociedade, responsável pelo atendimento direto e pessoal ao cidadão.

    Certo. Desde o atendimento individual ao cidadão até as decisões tomadas pela alta administração, o objetivo comum é garantir a satisfação do usuário do serviço público, ou seja, o cidadão.


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
3625222
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2015
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Comunicação Governamental referente ao Estado de ser compreendida como: 


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B


ID
5415037
Banca
HCRP
Órgão
HCRP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Analise as definições abaixo e responda:
I. O princípio que norteia a gestão pública em que, qualquer atividade pública deve ser dirigida a todos os cidadãos, sem a determinação de pessoa ou discriminação de qualquer natureza, é o princípio da impessoalidade.
II. A gestão pública em toda a sua atividade está presa aos mandamentos da lei, deles não podendo se afastar, sob pena de invalidade de seus atos e responsabilização de seus eventuais autores. A determinação corresponde ao disposto pelo princípio da legalidade.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    As duas definições estão corretas.

    Princípio da impessoalidade: aliado a esse princípio está o da isonomia, isto é, igualdade no tratamento ou tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual, na medida de suas desigualdades. Subjacente a este princípio está a dificuldade de se fixar os parâmetros corretos. O princípio da impessoalidade impõe à Administração Pública a obrigação de tratamento sem determinação de pessoa ou discriminação de qualquer natureza. Wolgran Junqueira Ferreira, citado por GASPARINI (Idem, p. 63), afirma que: “a impessoalidade, isto é, o ato administrativo, não deve ser elaborado tendo como objetivo a pessoa de alguém. Não pode ser dirigida com o intuito de beneficiar esta ou aquela pessoa, esta ou aquela empresa”.

    FONTE: JUS BRASIL.

    O princípio da Legalidade tem aplicação diversa para a Administração e para os Administrados. Aquela só pode fazer o que a lei determine ou autorize; estes podem fazer tudo que a lei não proiba.

    Segundo Bandeira de Melo o princípio da legalidade consagra a ideia de que a Administração pública só pode ser exercida conforme a lei, sendo atividade administrativa, por conseguinte sublegal ou infra legal, devendo restringir-se à expedição de comandos que assegurem a execução da lei.

    FONTE: QC

  • A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre os princípios da administração pública. Neste caso, deve ser marcada a alternativa que apresenta corretamente o julgamento das afirmativas apresentadas.

    Como observado, esta questão trata de dois princípios constitucionais da administração pública, sendo eles detalhados a seguir:

    Princípio da Impessoalidade: Objetiva a igualdade de tratamento que a Administração deve dispensar aos administrados que se encontrem em situação idêntica. A impessoalidade é uma norma jurídica de obediência obrigatória a em toda a administração pública, seja direta ou indireta, em qualquer dos poderes. Segundo Alexandre de Moraes (2015, apud Paludo, 2020), esse princípio faz com que o administrador público seja um executor do ato, que serve de veículo de manifestação da vontade do estatal. Sendo, portanto, as realizações administrativo-governamentais atribuídas à entidade pública, em nome da qual atuou.

    Princípio da Legalidade: Significa que toda e qualquer atividade administrativa deve ser autorizada pela lei. Para esse princípio, a Administração Pública está presa aos preceitos legais, deles não podendo se afastar, sob pena de ter seus atos invalidados e seu autor devidamente responsabilizados pelos danos ou prejuízos causados. Dessa forma, toda a ação estatal deve ser regulada por lei, caso contrário, será injurídica e sujeita à invalidação. Cabe ao administrador público fazer somente o que a lei permite ou autoriza.

    Tendo visto em que consiste cada um dos princípios, concluímos que:

    • I. correta. O princípio que norteia a gestão pública em que, qualquer atividade pública deve ser dirigida a todos os cidadãos, sem a determinação de pessoa ou discriminação de qualquer natureza, é o princípio da impessoalidade.

    • II. correta. A gestão pública em toda a sua atividade está presa aos mandamentos da lei, deles não podendo se afastar, sob pena de invalidade de seus atos e responsabilização de seus eventuais autores. A determinação corresponde ao disposto pelo princípio da legalidade.

    Sendo, portanto, a alternativa "C" a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    PALUDO, A. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre os princípios constitucionais da administração pública.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CRFB/88), traz em seu art. 37 os cinco princípios constitucionais que deverão orientar toda a administração pública direta e indireta.

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência."

    Posto isso, vamos à análise das definições.

    I) CORRETA. A alternativa traz a definição de impessoalidade, pois os atos administrativos devem ser imparciais, impedindo quaisquer tipos de privilégios, interesses e discriminações e assegurando a defesa do interesse público sobre o privado.

    II) CORRETA. Helly Lopes Meirelles (1998) explica que “a legalidade, como princípio de administração significa que o administrador público está em toda sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei, e as exigências do bem comum, e deles não se pode afastar ou desviar, sob pena de pratica ato inválido e expor-se a responsabilidade disciplinar, civil e criminal.".


    Fontes:

    BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1998.

    MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. São Paulo: Malheiros,1998.


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
5619892
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Guatambú - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde à atividade típica do setor de protocolo em organização pública. 

Alternativas
Comentários
  • O protocolo trata-se do registro e controle dos documentos que transitam entre setores, empresas ou órgãos. Ele serve para tornar possível o acesso às informações de fluxo de documentos que foram expedidos ou recebidos dentro de uma instituição.

    Fonte: https://dicionariodireito.com.br/protocolo

    Gab. D

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o setor de protocolo. Neste caso, marquemos a alternativa que atende ao comando da questão.

    Conforme a lição do professor George Melo Rodrigues (2019), citando o Dicionário de Terminologia Arquivística (DTA), protocolo pode ser definido como "serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos". O protocolo compreende um conjunto de operações que viabilizam o controle do fluxo documental no órgão, possibilitando a sua recuperação e acesso à informação.

    Concluímos que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    MELO, G. R. Arquivologia para os concursos de técnico e analista dos tribunais e outros órgãos. 7. ed. Salvador: Juspodivm, 2019.