-
Deixa eu ver se entendi: V. A ausência do gerenciamento da convergência de esforços estimula a competição.
Não deveria ser o contrário, FCC?
-
Gabarito: c) III e IV.
A afirmativa I é uma colcha de retalhos. De qualquer forma, a gestão contemporânea não combina com gestão de desempenho "do indivíduo para a equipe", mas sim "da equipe para o indivíduo". O resto da frase está bem confuso, mas só por isso já dá pra matar a questão.
"I. O foco da gestão do desempenho atual desloca-se da mensuração contínua do desempenho para os aspectos instrumentais, dos fatores genéricos e burocráticos para a sustentação do processo, do indivíduo para a equipe. "
-
Vanessa, eu entendo que a afirmativa está correta. Se não há gerenciamento da convergência de esforços cada um vai tentar brigar por seu espaço, desse modo, acirrando a competição dentro da organização. Espero ter ajudado.
-
Entendi dessa maneira Vanessa IPD: onde não há gerenciamento da "força" (convergência) de esforços (em suma: alguém tomando frente) haverá multiplas lideranças, logo estimula a competição.
-
A a primeira está errada por causa da palavra burocrático ?
-
Meus caros, continuo sem entender. Reitero: fazer questões dessa banca é brincar com a sorte.
-
Acredito que o erra da primeira alternativa seja afirmar que " O foco da gestão do desempenho atual desloca-se da mensuração contínua do desempenho para os aspectos instrumentais" .
-
O gerenciamento da convergência ajuda na únião das partes, "convergir". Se a equipe trabalha junto para um objetivo comum, não há competição, mas colaboração. Se não há convergência, há competição. A primeira está errada por inverter os conceitos, antes que era genérico e burocrático, agora foca-se na mensuração contínua, acompanhando as técnicas de gestão do desempenho moderna (tem no GESPUBLICA).
-
Análise das assertivas
I. O foco da gestão do desempenho atual desloca-se da mensuração contínua do desempenho para os aspectos instrumentais, dos fatores genéricos e burocráticos para a sustentação do processo, do indivíduo para a equipe.
O erro desse item está em dizer que o foco desloca-se da "mensuração contínua do desempenho para aspectos instrumentais", quando, na verdade é o contrário. Quem trabalha na área financeira, por exemplo, sabe que o desempenho são medidos quase que em tempo real, ao contrário do passado quando existiam apenas índices e indicadores de desempenho periódicos. (ERRADO)
II. O desempenho não é o aspecto crítico central na tomada de decisão vinculada ao gerenciamento de pessoas.
Não há dúvidas. O desempenho é um aspecto crítico central. Vendedores, por exemplo, são promovidos por seu desempenho nas vendas (ERRADO)
III. O diagnóstico da situação atual constitui-se numa fonte de informação relevante à definição de objetivos, resultados e metas, permitindo identificar os problemas de desempenho vigente.
Se a instituição não conhece sua situação atual, como vai traçar suas estratégias para o futuro (CERTO)
IV. A ausência do gerenciamento da convergência de esforços estimula a competição.
Se os esforços não são direcionados para um único objetivo, cada um fará o que bem entende para alcançar o melhor pra si. (CERTO)
-
(I) INCORRETA. É justamente pela mensuração contínua do desempenho que se pode identificar falhas processuais, burocráticas, instrumentais e etc.
(II) INCORRETA. Se o desempenho não é aspecto crítico na tomada de decisão acerca de pessoas... O que seria?
(III) CORRETA. Sem conhecer a situação atual, como definir objetivos, metas e resultados desejados no futuro?
(IV) CORRETA. Convergir --> contribui para interesses coletivos. Divergir --> contribui para competição, interesses individuais.
Gabarito letra "C".
-
Quanto à IV, entendi que a falta de liderança para que todos trabalhem em conjunto para um mesmo propósito, leva à competição.
-
Aí tu erra a questão por não saber o significado de convergir e divergir kkkk pqp
-
A ausência do gerenciamento da convergência de esforços estimula a competição???
Isso foi considerado como correto???
Vai entender...
-