SóProvas


ID
1397290
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os líderes podem compensar as limitações motivacionais e de capacitação de seus seguidores e agindo de acordo com a maturidade da equipe. Essa visão caracteriza o estilo de liderança denominado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.  Preconiza RIBAS e SALIM (2013): 

    Teoria da liderança situacional – Hersey e Blanchard

    Segundo Paul Hersey e Kenneth Blanchard, “liderança é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para a realização de um objetivo, em determinada situação”.

    Necessita-se, então, de um método, pelo qual se consiga resultados predefinidos, com e por meio de pessoas.

    Hersey e Blanchard desenvolveram um modelo situacional de análise da liderança com ênfase nos liderados, introduzindo uma variável muito importante: a maturidade dos subordinados. Para os autores, a eficácia da liderança depende da adequação do estilo de liderança ao grau de maturidade dos subordinados.

    • Maturidade: é a capacidade e a vontade das pessoas assumirem a responsabilidade pela orientação do próprio comportamento, e pode ser dividida em: maturidade no trabalho e maturidade psicológica.

    • Maturidade no trabalho: refere-se à capacidade de conhecimento e treino necessários para desempenhar o trabalho, e é avaliada numa escala de quatro intervalos: 1. pouca maturidade; 2. alguma maturidade; 3. bastante maturidade; e 4. muita maturidade.

    • Maturidade psicológica: refere-se ao querer ou à vontade, o que pressupõe autoconfiança e dedicação, e é também avaliada numa escala de quatro intervalos: 1. raramente; 2. às vezes; 3. frequentemente; e 4. geralmente.

  • Estilo de liderança SITUACIONAL. Abrangendo dentre outras teorias, os 4 Níveis de Maturidade (1-Diretivo, 2-Persuasivo, 3-Participativo e 4-Delegador) de Hersey e Blanchard.


    Gabarito: C

  • Vanessa, excelente contribuição!

    Parabéns e obrigada por nos ajudar!


  • A abordagem de Hersey e Blanchard se apoia no relacionamento entre a maturidade dos empregados e o comportamento do líder em relação ao relacionamento e à tarefa.

    De acordo com os autores, os empregados variam muito em seu nível de maturidade - habilidade de fazer seu trabalho de forma independente, de assumir responsabilidade e de desejar o sucesso. 

    De acordo com este “ciclo de vida”, os autores então criaram quatro estilos de liderança adequados a estes níveis de maturidade dos empregados: 

    Direção – Quando os empregados são incapazes e indispostos a trabalhar, o estilo ideal seria focado nas tarefas. Nesta situação, o chefe manda, determina o que deve ser feito, quando deve ser feito e como deve ser feito. É o que se chama de comportamento de alta tarefa e baixo relacionamento; 

    Persuasão– Nesta situação, o empregado já tem um nível de prontidão moderado, tem um pouco de experiência e/ou segurança no 

    que faz, permitindo que o líder se comporte de modo a focar não só na tarefa, mas no relacionamento com o empregado. É o que se chama de comportamento de alta tarefa e alto relacionamento; 

    Participação – Nesta situação, o empregado já tem mais habilidades no trabalho e o papel do líder seria o de ajudá-lo e guiá-lo em seu trabalho, mas de modo participativo. Seria um líder mais focado no relacionamento do que nas tarefas. É o que se chama de comportamento de baixa tarefa e alto relacionamento; 

    Delegação– Nesta situação, os empregados já têm um alto nível de habilidades, de segurança e iniciativa, possibilitando ao líder utilizar o estilo de delegação. Caberia ao líder dar uma meta e a autoridade correspondente ao empregado para que esse possa fazer seu trabalho com maior autonomia. É o que se chama de comportamento de baixa tarefa e baixo relacionamento.


    Estratégia Concursos - Prof Rodrigo Rennó

  • Mapas Mentais de Administração para Concurso: Liderança

    http://admparaconcurso.blogspot.com.br/2015/07/gestao-de-pessoas-lideranca.html

  •  

    Teoria Situacional de Hersey e Blanchard: situacional de análise da liderança com ênfase nos liderados, introduzindo uma variável importante: a maturidade dos subordinados. A eficácia da liderança depende da adequação do estilo de liderança ao grau de maturidade (capacidade e motivação) dos subordinados.

    - Maturidade 1: motivação e capacidade baixas. Líder deve: Orientar, Determinar, Dirigir.

    - Maturidade 2: baixa capacidade e alta motivação. Líder deve: Persuadir, convencer e apoiar o desenvolvolvimento.

    - Maturidade 3: alta capacidade e baixa motivação. Líder deve: Participar e Motivar.

    - Maturidade 4: alta capacidade e alta motivação. Líder deve: Maior liberdade e Menor Controle.

  •  

     

    (OUTRA QUESTÃO FCC) Segundo Paul Hersey e Kenneth Blanchard, liderança é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para a realização de um objetivo, em determinada situação. Referidos autores desenvolveram um modelo situacional de análise da liderança com ênfase:

     

    e) na maturidade dos liderados, ao que deve adequar-se o estilo de liderança adotado, que pode ser: dirigir, persuadir, participar ou delegar.

     

    >> DICA: Falou em liderança Situacional ou Contingencial de Fiedler pense em análise do ambiente + maturidade

     

     

     

     

    GABARITO LETRA E

  • SITUACIONAL = MATURIDADE + SITUAÇÃO

     

    SITUACIONAL = CONTINGÊNCIA = AMBIENTE

  • 2017

    A Teoria da Liderança Situacional, sustentada por Paul Hersey e Kenneth Blanchard, preconiza um modelo de análise da liderança com ênfase  

     a) nos liderados, levando em conta o grau de maturidade destes para escolher o estilo de liderança adequado.

     b) no ambiente externo, ponderando, para a escolha do líder ideal, as ameaças e desafios apresentados.

     c) no líder, notadamente nos traços de personalidade apresentados, que devem ser aderentes ao perfil da empresa.

     d) no comportamento do líder, classificado em diretivo ou persuasivo, e que deve ser cotejado com a situação apresentada.

     e) nas variáveis endógenas e exógenas da organização e como elas impactam o comportamento do líder.

     

  • Liderança situacional: o líder age de acordo com o grau de maturidade da equipe, ou seja, de acordo com a contingência; 

  • (...) agindo de acordo com a maturidade da equipe, ou seja, de acordo com a situação da equipe.

     

    ----> liderança situacional