SóProvas


ID
139735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-TO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a relação do auditor com a entidade auditada, distinguem-se as auditorias interna e externa. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • NBC T-12

    12.1.1.1 – A auditoria interna constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da Entidade.

    12.3.1 – O relatório é o instrumento técnico pelo qual o auditor interno comunica os trabalhos realizados, suas conclusões, recomendações e as providências a serem tomadas pela administração.

  • Segundo Ricardo J. Ferreira em sua obra "Manual de Auditoria":

    "Em uma grande empresa, os administradores não podem estar presentes em todos os setores. Em virtude das limitações decorrentes do porte da empresa, eles são obrigados a delegar funções. Mas normalmente estabelecem controles internos que garantam um bom desempenho na gestão dos negócios e um sistema contábil que produza informações adequadas sobre o patrimônio e suas mutações. Cabe à auditoria interna verificar se o sistema contábil e de controles internos, estabelecido pela administração, está funcionando conforme o previsto e se precisa ser aperfeiçoado. A auditoria interna funciona como órgão de assessoria da administração."

    •  a) O vínculo de emprego do auditor interno lhe retira a independência profissional desejável para atuar nos termos das normas vigentes.
    •  b) As empresas, de um modo geral, independentemente de seu porte e da relação custo-benefício, devem dispor de auditoria interna permanente.
    •  c) A auditoria interna não tem como objetivo precípuo a emissão de parecer sobre as demonstrações contábeis, sendo executada mais para fins administrativos internos do que para prestação de contas a terceiros.
    •  d) A auditoria externa deve prescindir do concurso da auditoria interna, sob pena de ser induzida em seus exames e perder a desejável independência.
    •  e) A auditoria externa deve atuar permanentemente e continuamente, exercendo um controle prévio, concomitante e consequente.
  • A resposta correta é a letra C ,porque a Auditoria externa tem por objetivo emitir parecer sobre a adequação das demonstrações contábeis, já a Auditoria Interna tem como objetivo apoiar a administração da entidade no cumprimento dos seus objetivos.

  • Qual o erro da letra E?

  • Igor Fonseca, o erro na letra "e" é que a Auditoria Externa não atua de forma permanente e contínua, pois a Auditoria Externa é exercida por uma empresa de auditoria contratada pela entidade auditada. Portanto, possui caráter eventual.

  • RESOLUÇÃO: Item A: apesar de o auditor interno ser empregado da entidade, essa característica não interfere em sua independência. INCORRETO

    Item B: As empresas devem levar em conta a relação custo-benefício para dispor de uma auditoria interna permanente. Se o custo da auditoria interna for mais que os seus benefícios, a entidade pode optar por não executar os trabalhos de auditoria de forma permanente. INCORRETO

    Item C: é objetivo da Auditoria Independente a emissão do parecer sobre as demonstrações contábeis. CORRETO

    Item D: tema ainda a ser abordado em momento oportuno, mas de antemão ressalto que a auditoria independente pode utilizar os trabalhos da auditoria interna. A palavra prescindir é sinônimo de dispensar. INCORRETO

    Item E: é a auditoria interna que deve atuar permanentemente. INCORRETO

  • a)     Incorreta. De fato, o auditor interno é empregado da empresa e tem com ela um vínculo realizado por contrato de trabalho. No entanto, se a auditoria interna for vinculada ao conselho de administração e houver acesso do Auditor Geral ao conselho, estão cumpridas as condições de independência. Ou seja, a independência da auditoria interna não depende do vínculo empregatício do auditor interno.

    b)     Incorreta. Vimos em aula que não é assim. Manter uma estrutura de auditoria interna custa recursos e nem sempre compensa para as organizações de menor porte ter essa auditoria interna própria. Tudo depende da relação custo-benefício.

    c)      Correto. Perfeito. Quem tem como objetivo emitir opinião sobre as demonstrações contábeis é a auditoria independente. A auditoria interna tem como foco agregar valor e melhorar as operações da organização. Ela possui um foco bem mais administrativo, enquanto que a auditoria independente possui foco contábil.

    d)     Incorreta. “concurso” aqui não é concurso público! Hahaha Mas sim o “auxílio” que a auditoria interna pode prestar a auditoria independente. Como vimos em aula, o auditor independente pode, sem problema nenhum, aproveitar algum trabalho da auditoria interna ou mesmo solicitar ajuda medianta assistência direta.

    Nessas situações, o auditor independente não perderá sua independência e nem será induzido em seus exames. Até porque a responsabilidade pela avaliação das demonstrações contábeis ainda permanece sendo dele.

    e)     Incorreta. A auditoria externa tem caráter PERIÓDICO (de 3 em 3 meses e anualmente). Quem possui caráter contínuo é a auditoria interna.

    Resposta: C