SóProvas


ID
1397572
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Considerando os temas inquérito policial e ação penal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O CPP em seu art. 17 é claro: A autoridade policial não poderá mandar arquivar autos de inquérito.

    Avante!!!

  • CPP - Art. 10. O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela.


    Art. 42. O Ministério Público não poderá desistir da ação penal.


    Art. 46. O prazo para oferecimento da denúncia, estando o réu preso, será de 5 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial, e de 15 dias, se o réu estiver solto ou afiançado.

  • Letra A
    Compete ao autoridade judiciária a decisão quanto ao arquivamento.

  • Uma das características do inquérito policial, qual seja, da indisponibilidade (art. 17, CPP). 

  • Gabarito letra A, Delegado não pode mandar arquivar autos de inquérito NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA, NEVER... viu essa afirmativa na sua prova?  nem precisa ler as demais é marcar certa e correr pro abraço. 

     

    O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão.

     

    O Ministério Público NÃO poderá desistir da ação penal. SABE QUANDO MP PODE DESISTIR? NUNCA, NUNQUINHA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA, NEVER.

     

    O prazo para oferecimento da denúncia, estando o réu preso, será de 5 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial.

  • GABARITO A.

     

    É UMA DAS CARACTERÍSTICA DO INQUÉRITO POLICIAL:  INDISPONIBILIDADE.

     

    AVANTE!!! " VOCÊ É O QUE VOCÊ PENSA, É O SR DO SEU DESTINO."

  • GABARITO A

     

    Descomplicando nossa vida:

     

    PRAZO PARA TÉRMINO DO INQUÉRITO POLICIAL

     

    Indiciado preso --> 10 dias

    Indiciado solto -->  30 dias

     

    PRAZO PARA OFERECIMENTO DA DENÚNCIA

     

    Réu preso -->  5 dias

    Réu solto ou afiançado --> 15 dias

     

     

    bons estudos

  • Resposta Alternativa (A)

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    A) A autoridade policial não poderá mandar arquivar autos de inquérito.. CORRETO, quem arquiva é o JUIZ!

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    B) O inquérito deverá terminar no prazo de 30 dias (10 dias), se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    C) O Ministério Público poderá desistir da ação penal. (MP não pode desistir da ação)

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    D) O prazo para oferecimento da denúncia, estando o réu preso, será de 30 dias (10 dias), contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial (executar a ordem de prisão).

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Quanto ao prazo para conclusão do Inquérito, segue MACETE do Prof. Rilu: DEPRÊ TRISOL

    DEz dias -> PREso

    TRInta dias -> SOLto

  • LETRA A CORRETA

    CPP

    Art. 17.  A autoridade policial não poderá mandar arquivar autos de inquérito.

  • Art. 17.  A autoridade policial não poderá mandar arquivar autos de inquérito.

    GAB - A

  • A presente questão versa sobre temáticas relacionadas ao inquérito policial e sobre ação penal, além de fazer uma abordagem voltada para a literalidade da lei. Vejamos.

    A) Correta. Aduz a assertiva que a autoridade policial não poderá mandar arquivar autos de inquérito, afirmativa esta que é corroborada pelo art. 17 do CPP.

    Art. 17 do CPP.  A autoridade policial não poderá mandar arquivar autos de inquérito.

    B) Incorreta. O inquérito deverá terminar no prazo de 30 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão. Os prazos apontados contrariam a regra processual.

    Art. 10 do CPP. O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela.

    A título de complemento, é válido mencionar exemplos de prazos divergentes dos estabelecidos no art. 10 do CPP.

    Lei nº 11.343/06, art. 51 (lei de drogas): estabelece o prazo de 30 dias para conclusão do inquérito, em caso de indiciado preso e 90 dias para conclusão em caso de indiciado solto.

    Art. 51. O inquérito policial será concluído no prazo de 30 (trinta) dias, se o indiciado estiver preso, e de 90 (noventa) dias, quando solto.

    Lei nº 5010/66, art. 66 (organiza a Justiça Federal de primeira instância): estabelece o prazo de 15 dias para conclusão do inquérito em caso de indiciado preso, sujeito a prorrogação por igual período, se necessário.

    Art. 66. O prazo para conclusão do inquérito policial Justiça Federal será de 15 dias, quando o indiciado estiver preso, podendo ser prorrogado por mais 15 dias, a pedido, devidamente fundamentado da autoridade policial e deferido pelo Juiz a que competir o conhecimento do processo.
    Parágrafo único. Ao requerer a prorrogação do prazo para conclusão do inquérito, a autoridade policial deverá apresentar o preso ao Juiz.

    Lei nº 1521/51, art. 10, §1º (dos crimes contra a economia popular): estabelece o prazo de 10 dias
    para conclusão do inquérito policial, esteja o indiciado preso ou solto, possuindo o promotor apenas 2 dias para oferecer denúncia.

    Art. 10, § 1º. Os atos policiais (inquérito ou processo iniciado por portaria) deverão terminar no prazo de 10 (dez) dias.
    § 2.º O prazo para oferecimento da denúncia de 2 (dois) dias, esteja ou não o réu preso.

    Código de Processo Penal Militar, art. 20: estabelece o prazo de 20 dias para conclusão do inquérito policial em caso de indiciado preso, e 40 dias em caso de indiciado solto.

    Art. 20. O inquérito deverá terminar dentro em vinte dias, se o indiciado estiver preso, contado esse
    prazo a partir do dia em que se executar a ordem de prisão; ou no prazo de quarenta dias, quando o indiciado estiver solto, contados a partir da data em que se instaurar o inquérito.
    § 1º. Este último prazo poderá ser prorrogado por mais vinte dias pela autoridade militar superior, desde que não estejam concluídos exames ou perícias já iniciados, ou haja necessidade de diligência, indispensáveis à elucidação do fato. O pedido de prorrogação deve ser feito em tempo oportuno, de modo a ser atendido antes da terminação do prazo.

    C) Incorreta. Dispõe que o Ministério Público poderá desistir da ação penal, mas a regra processual veda a desistência.

    Art. 42 do CPP. O Ministério Público não poderá desistir da ação penal.

    D) Incorreta. Infere a assertiva que o prazo para oferecimento da denúncia, estando o réu preso, será de 30 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial, contudo, a lei processual dispõe sobre o prazo de 5 dias.

    Art. 46. O prazo para oferecimento da denúncia, estando o réu preso, será de 5 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial, e de 15 dias, se o réu estiver solto ou afiançado.

    Gabarito do professor: alternativa A.