SóProvas


ID
1397695
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Súmula Vinculante no 21, editada pelo STF, dispõe que É inconstitucional a exigência de depósito ou arrolamento prévios de dinheiro ou bens para admissibilidade de recurso administrativo.
Se fosse aprovada uma lei ordinária pelo Congresso Nacional, contrariando o disposto na referida súmula, seria cabível ajuizar a seguinte ação junto ao STF:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA E. Cabe Reclamacao ao STF somente de ATO ADMINISTRATIVO e DECISÃO JUDICIAL. 
    "CF/88 Art. 103-A, § 3º Do ato administrativo ou decisão judicial que contrariar a súmula aplicável ou que indevidamente a aplicar, caberá reclamação ao Supremo Tribunal Federal que, julgando-a procedente, anulará o ato administrativo ou cassará a decisão judicial reclamada, e determinará que outra seja proferida com ou sem a aplicação da súmula, conforme o caso. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)."
    "Art. 102 Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe: I - processar e julgar, originariamente:a) a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 3, de 1993)"
  • De acordo com o art. 103-A, da CF/88, a súmula vinculante aprovada pelo STF, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei. Portanto, o efeito da súmula vincula o poder executivo e os outros órgãos do poder judiciário, mas não vincula o poder legislativo na sua função típica de legislar. De toda forma, o mecanismo apropriado para contestar lei ordinária é a ação direta de inconstitucionalidade, nos moldes do art. 102, I, "a", da CF/88. Portanto, correta a alternativa E.

    RESPOSTA: Letra E


     
  • Letra "e": Ação Direta de Incnstitucionalidade

    Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI): Ação que tem por finalidade declarar que uma lei ou parte dela é inconstitucional, ou seja, contraria a Constituição Federal. A ADI é um dos instrumentos daquilo que os juristas chamam de “controle concentrado de constitucionalidade das leis”. Em outras palavras, é a contestação direta da própria norma em tese. 


  • ADin - Letra E

    Mas acredito que poderia ser uma uma ADC também.