SóProvas


ID
1398565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a finanças e políticas públicas.

Uma condição básica para elaboração e execução de políticas públicas é o aparelhamento do estado, com capacidade técnica e governabilidade.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Éextremamente razoável se dizer que aparelhar o Estado com capacidade técnicae governabilidade é uma condição básica para a elaboração e execução depolíticas públicas. De fato, se me permitem a analogia engraçadinha, é comodizer que saber dirigir bem é condição básica para uma boa viagem. Paraqualquer atividade que se for executar a capacidade técnica é imprescindível. Ea governabilidade consiste na facilidade com que o Poder Executivo consegueimpor sua agenda, considerando a atuação dos outros Poderes. Para bemelaborar e executar as políticas públicas é preciso ter governabilidade.

    Prof. Bruno Magalhães D’Abadia  - Ponto dos Concursos.

  • A governabilidade refere-se ao poder político em si, que deve ser legítimo e contar com o apoio da população e de seus representantes. No dizer de Bresser-Pereira (1998), significa capacidade política de governar, “governabilidade é uma capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade”.


    Livro: Administração Pública - Paludo

  • Aparelhamento do Estado e burocracia não são ruins - são os meios que encontramos para organizar o funcionamento do Estado. O ruim é o excesso deles.

    Resposta Certo.

  • Questão interpretativa, mas lógica. Para elaborar políticas públicas é necessário uma estrutura apropriada, ou seja, servidores qualificados e infraestrutura adequada para a formulação das políticas. Além disso, é indispensável que o governo possua um mínimo de legitimidade política para conseguir implantar essas medidas.

    Gabarito: CERTO

  • Quando falou em execução de politicas pensei logo que fosse governança.

  • Lembre -se que Guedes quer destruir o estado e não fazer políticas públicas