SóProvas


ID
1398964
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

0 inadimplemento é capaz de gerar conseqüências ao devedor. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Quanto as demais assertivas:

    a)A cláusula penal, ou multa contratual, é uma obrigação acessória, facultativa, que estipula condenação para uma ou ambas as partes signatárias do contrato, em caso de inadimplemento total ou parcial das prestações devidas. Código Civil "Art. 408. Incorre de pleno direito o devedor na cláusula penal, desde que, culposamente,  deixe de cumprir a obrigação ou se constitua em mora." Desta feita, afere-se que não é apenas sobre a mora que incide a Clausula Penal.
    b) A purgação da mora pode ser requerida tanto pelo credor quanto devedor o que nem sempre será pedido de remissão.

    Art. 401. Purga-se a mora: 

    I - por parte do devedor, oferecendo este a prestação mais a importância dos prejuízos decorrentes do dia da oferta;

    II - por parte do credor, oferecendo-se este a receber o pagamento e sujeitando-se aos efeitos da mora até a mesma data.


    c) Art. 406. Quando os juros moratórios não forem convencionados, ou o forem sem taxa estipulada, ou quando provierem de determinação da lei, serão fixados segundo a taxa que estiver em vigor para a mora do pagamento de impostos devidos à Fazenda Nacional. Portanto não sendo convencionados estes  subsistirão.

    e)As arras ou sinal são reguladas pelos artigos 417 a 420 do Código Civil: "

    Art. 417. Se, por ocasião da conclusão do contrato, uma parte der à outra, a título de arras, dinheiro ou outro bem móvel, deverão as arras, em caso de execução, ser restituídas ou computadas na prestação devida, se do mesmo gênero da principal."

  • Art. 393. O devedor não responde pelos prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior, se expressamente não se houver por eles responsabilizado.

  • O devedor não responde pelos prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior, se expressamente não se houver por eles responsabilizado