SóProvas


ID
1399141
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O autor do fragmento a seguir relata uma experiência de sala de aula que envolveu o manuseio, pelos alunos, do material utilizado na produção do papiro.

“Os escritos dos papiros são hoje conhecidos como ‘hieróglifos’, palavra de origem grega que define qualquer texto considerado sagrado pelas civilizações antigas. Mas os próprios egípcios chamavam sua escrita de Medu Neter, ‘palavras dos deuses’. Uma dica para os professores interessados é levar para a sala de aula a planta que gerou os papiros – facilmente encontrável no Brasil, usada como adorno em muitas casas. (...) O toque nas fibras unidas e entrelaçadas provoca o questionamento de como é possível termos herdado esse conhecimento de era tão remota. (...) Colocar a chamada História Antiga em contato com o cotidiano dos alunos é uma das melhores maneiras de torná-los mais receptivos ao tema e às possibilidades de analogias em relação ao papiro – o ancestral de nossos livros, revistas e jornais.”

(FERREIRA, Lucas dos Santos. “Milênios na palma da mão” in Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 9, n. 99, p. 80-83, dez. 2013.)

Nessa aula, o professor apresentou, além do papiro, alguns textos religiosos, tratados cirúrgicos, problemas matemáticos e histórias populares, como documentos da história egípcia, produzidos há alguns milhares de anos.
As opções a seguir apresentam possíveis objetivos desse trabalho com diferentes linguagens no ensino de História, à exceção de uma.

Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • "Processo evolucionista" remete ao darwinismo, que faz parte das ciências biológicas. Era a alternativa que menos fazia sentido, comparada às anteriores, que tinham mais a ver com história e sociologia. A propósito, o papel foi uma invenção egípcia, chinesa ou surgiu quase simultaneamente em várias civilizações?

  • Apesar do termo realmente parecer anacronico, é possivel interpretarmos-o como uma evolução dos materiais da escrita.
    Em contrapartida, trazer textos antigos em suas trasncrições originais não me parece uma linguagem acessivel.

  • Respondendo sua pergunta Alice Borges, as formas mais antigas feitas com fibras vegetais trançadas começaram no egito com casca de junco, mas também há indícios de produção a partir de outras arvores em diversas localidades, como na america Colombiana a partir de casca de figueira, Japão e China a partir de bambu e amoreira e no Oriente Médio a partir de linho e canhamo.
    O papel como conhecemos hoje tem a criação atribuida aos chineses durante a dinastia HAN entre 206 a.C .- 220 d.C. 


    http://oficinadohistoriador.blogspot.com.br/2011/05/breve-historia-do-surgimeno-do-papel.html

    Fica Na Paz
  • Totalmente incorreta a questão c, dado o contexto da pergunta. Em que circustância o processo de fabricação, do suporte da escrita, no caso em Papiro, tem alguma relação com o processo linguístico do Egito?  O suporte da escrita não tem relação direta com o  carácter linguístico, necessáriamente, tanto que os babilônios usavem argila...

  • "Tratados cirúrgicos" e "problemas Matemáticos", garantem a C. Sendo prático, sobra a E como exceção. Também acho que EVOLUCIONISTA está ligado a seres vivos e papiro não é ser vivo...

  • O termo EVOLUCIONISTA é usado nas ciências sociais para designar um processo geralmente linear, retilínio, com etapas sucessivas e necessárias rumo a "algo melhor", mais EVOLUÍDO. O caráter evolucionista de ciência moderna pode ser notado em muitos dos grandes pensadores modernos como Comte, Marx, dentre outros.

  • Respondi pelo termo "processo evolucionista", meio que refere-se as civilizações como atrasadas, visto que esse olhar preconceituoso não é usado nas ciências humanas.