A proposta  do Programa  Nacional  de  Informática  Educativa  do Ministério da  Educação  é  utilizar o computador na escola  com  o  objetivo  de  criar  um  ambiente  de  aprendizagem.  Sobre  os  diversos  tipos  de  softwares  usados  na educação julgue os  itens a seguir:
I.  Aplicativos caracterizam-se por transmitir informações pedagogicamente organizadas, como se fossem um  livro animado,  um vídeo interativo ou um professor eletrônico. A informação é apresentada ao aprendiz seguindo uma seqüência, e pode-  se escolhera  informação que desejar. A informação que está disponível para o aluno é definida e organizada previamente,  assim o computador assume o papel de uma máquina de ensinar. A interação entre o aprendiz e o computador consiste  na  leitura da tela ou escuta da  informação fornecida.  Esse programa só permite ao “agente de aprendizagem” verificar o  produto  final  e não os  processos  utilizados  para  alcançá-lo. A sua  limitação se encontra  justamente em  não possibilitar  a verificação se a  informação processada passou  a ser conhecimento agregado aos esquemas mentais.  Já os Tutoriais  enfatizam a apresentação das  lições ou exercícios, a ação do aprendiz se restringe a virar a página de um  livro eletrônico  ou  realizar exercícios, cujo resultado pode ser avaliado pelo próprio computador. As atividades exigem apenas o fazer, o  memorizar informação,  não  importando a compreensão do que se está fazendo.
II.  No  que  tange  à  programação,  esses  softwares  permitem  que  professores  ou  alunos  criem  seus  próprios  protótipos  de  programas,  sem  que  tenham  que  possuir conhecimentos  avançados  de  programação. Ao  programar o  computador  utilizando conceitos estratégias,  este pode ser visto como uma  ferramenta para  resolver problemas. A realização de um  programa  exige  que  o  aprendiz  processe  a  informação,  transformando-a  em  conhecimento. A programação  permite  a  realização do ciclo descrição - execução - reflexão - depuração - descrição. O programa representa a  ideia do aprendiz e  existe uma correspondência direta entre cada comando e o comportamento do computador. As características disponíveis  no processo de programação ajudam o aprendiz a encontrar seus erros, e ao professor compreender o processo pelo qual  o aprendiz construiu conceitos e estratégias envolvidas no programa.
III.  No que tange à simulação e modelagem, tem-se que constituem o ponto forte do computador na escola, pois possibilitam  a vivência de situações difíceis de serem  reproduzidas em aula,  permitem desde a  realização de experiências químicas  até a  criação de  planetas e viagens  na  história.  Para que um  fenômeno possa  ser simulado  no computador,  basta  que  um modelo desse fenômeno seja  implementado no computador. Assim, a escolha do fenômeno a ser desenvolvido é feito  a  priori  e  fornecido  ao aprendiz.  Na  programação  o aprendiz  pode  implementar o  fenômeno  que  desejar,  dependendo  somente da  linguagem de programação que for utilizada. Na modelagem, a descrição é limitada pelo sistema fornecido e  pode-se restringir a uma série de fenômenos de um mesmo tipo. Na simulação aberta, o fenômeno pode estar definido e  o aprendiz deverá  implementar as  leis e definir os parâmetros envolvidos.  Na simulação fechada, a descrição se  limita a  definição dos valores de alguns parâmetros do fenômeno.
É correto o que se afirma nos  itens: