SóProvas


ID
1399555
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A busca pela recompensa financeira não é mais vista como única motivação para fazer um trabalho bem feito. Algumas necessidades auxiliam na motivação do trabalhador:

- Necessidades Fisiológicas - vitais do indivíduo, algumas destas, em relação à alimentação e proteção contra perigos.

- Necessidades Psicológicas - exclusivas do ser huma- no, e raramente satisfeitas totalmente. - Necessidade de Auto-realização

- satisfações maiores, vindas de metas próprias alcançadas.

Essas necessidades estão relacionadas na Teoria

Alternativas
Comentários
  • A) — 

    Para o autor, as necessidades dos seres humanos seguem uma hierarquia, uma escala de valores a serem transpostos. Ou seja, após o indivíduo realizar uma necessidade, surge outra, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. A ideia de hierarquia surge porque, segundo a teoria, o indivíduo não vai se sentir estimulado a suprir uma necessidade se a necessidade anterior não for satisfeita.

    Segundo Maslow, as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em hierarquia de importância que formam uma pirâmide. Na sua base estão as necessidades mais básicas (necessidades fisiológicas e segurança) e, no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de autorrealização).


    Fonte: RIBAS, Andreia; SALIM, Cassiano.

  • Há várias teorias administrativas.

    Dentro da Teoria das Relações Humana( focada nas pessoas)  está a teoria da motivação de Maslow. 

    Vale a pena dar uma olhada : http://escoladegestores.mec.gov.br/site/4-sala_politica_gestao_escolar/pdf/saibamais_5.pdf

  • obrigado DAY

  • Prezados, 

    A Teoria da qual a questão  se refere faz parte da TRH (1932) realmente! Porém, apesar de ser parecida, NÃO se trata da Hierarquia das necessidades de Maslow, pois esta, faz parte da Teoria Comportamental da Administração (1957). 

    A teoria da questão se trata da Teoria das Necessidades Humanas básicas, que teve Elton Mayo como prepulsor do estudo das necessidades e o comportamento em grupo. 

     

    **CUIDADO.

     

    Fonte: TGA - Chiavenato; 8º edição - pg 113.