-
FCC copiou e colou daqui, parece...
http://www.latec.ufrj.br/desenvolvimentopessoal/index.php/artigos/57-inteligencia-emocional-social-e-interpessoal.html
Em seu artigo de 2000, John Mayer e seus colaboradores apresentam quatro tipos de habilidades envolvidas com a Inteligência Emocional:
habilidade para a percepção das emoções; habilidade no uso das emoções; habilidade no entendimento das emoções; habilidade de controle e transformação das emoções
-
GAB:C
Segundo Daniel Goleman, a habilitade tecnica não é mais o diferencial competitivo no mercado de trabalho, e sim a inteligência emocional. Antigamente se dava muito peso ao quoeficiente de inteligência(QI), hoje mais importante é o domínio emocional e a capacidade de trabalhar em grupo.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL = COMPETÊNCIA INTERPESSOAL + COMPETÊNCIA INTRAPESSOAL.
Detém inteligência emocional quem consegue ter competência nos relacionamentos interpessoais(ter empatia, conviver com a diversidade, saber relacionar-se) ao mesmo tempo que consegue lidar com seus próprios sentimentos e se aceitar sem conflitos internos(competência intrapessoal)
-
Agora eu vou "liderar" as minhas emoções? Não faz o menor sentido! Logo, essa questão se mata por lógica mesmo!
-
Ou seja, Paulo Rocha, não importa muito o que o indivíduo sabe (conhecimentos), mas como ele se comporta diante do grupo emocionalmente! Ótimo. isso é por as militâncias ideológicas que se afloram cada dia mais nesse mundão de Deus aí a fora!
-
Liderar as emoções?! Nunca nem vi
-
de liderança das emoções.
-
GABARITO C
Salovey e Mayer definiram inteligência emocional como:
"...a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros." (Salovey & Mayer, 2000).
Dividiram-na em quatro domínios:
Percepção das emoções - inclui habilidades envolvidas na identificação de sentimentos por estímulos, como a voz ou a expressão facial, por exemplo. A pessoa que possui essa habilidade identifica a variação e mudança no estado emocional de outra.
Uso das emoções – implica na capacidade de empregar as informações emocionais para facilitar o pensamento e o raciocínio.
Entender emoções - é a habilidade de captar variações emocionais nem sempre evidentes;
Controlo (e transformação) da emoção - constitui o aspecto mais facilmente reconhecido da inteligência emocional – é a aptidão para lidar com os próprios sentimentos.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_emocional
-
eu acertei o gabraito, então vou criticar a vontade: mais uma questão nonsense desta matéria, específica demais.
"liderança das emoções" é uma expresaão muito vaga (aliás, como quase toda a matéria "administração geral"), dá pra encaixar conteúdo nela que faça sentido e combine com inteligencia emocional: liderar é conduzir...vc pode conduzir suas emoções a determinados resultados ou comportamentos, por meio de atividades X ou Y bla bla bla.
Ou seja, acerta a questão quem, como eu, achou estranha a expressão no meio das outras, quem chutou, quem conhece a fundo o trabalhao do tal Mayer ou quem leu o tal artigo específico que o examinador escolheu arbitrariamente pra criar a questão. PHODA.
-
Não estudei isso, acertei usando bom senso, como muitos aqui fizeram. Matéria chata, perdoem-me os fãs dessa matéria, se existir algum, mas subjetividade não é comigo. Sou fã de exatas, coisas objetivas, coisas que não se discutem, que não há divergências, inúmeras teorias blá blá blá kkkkk
-
essa porcaria é administração geral ou psicologia
-
Colegas, por gentileza, peçam o comentário da questão.
-
Não sou adepto das reclamações constantes em comentários, mas nesta prova em específico a FCC deveria ter disponibilizado uma bibliografia específica no conteúdo programático do edital, porque não tem a mínima condição!
-
Gente, pelo menos eu, em administração tive matéria de psicologia...liderar é a palavra que tem menos haver com emoções...