Como tratar meu cliente interno? Entenda que seu funcionário faz parte do capital humano de sua empresa. Agregue valor a ele (seja em benefícios, plano de carreira ou mesmo abertura para o diálogo), e ele devolverá este investimento com bons resultados.
Clientes finais são os destinatários finais dos bens ou serviços produzidos. O grupo principal dos clientes finais é formado pelas pessoas ou pelas unidades familiares, porém, empresas e governo também são clientes finais, quando fazem aquisição de produtos para o próprio uso.
Clientes Finais: que consomem/utilizam o produto.
Clientes Intermediários: Os que adquirem um determinado produto, para fins de revendas, transformações e/ou distribuição gratuita.
Clientes Internos: Funcionários/Colaboradores que participam do processo de transformação/venda de um determinado produto.
Clientes Individuais: Aquele cujas necessidades e desejos podem ser identificados ou atendidos individualmente pode ser uma pessoa ou um grupo de pessoa. Exemplos: Pessoas quando buscam atendimento hospitalar na rede pública ou quando utilizam de serviços de organizações não governamentais que prestam serviços individuais m como é o caso das “APAE’s, AA (Alcoólicos anônimos) e etc.
Clientes coletivos: São aqueles cujas necessidades, ainda que também individuais, são atendidas de forma coletiva, não havendo possibilidade de se definir com clareza o quanto cada integrante do grupo é beneficiado pelo atendimento coletivo, Exemplo: Polícias (militar, civil, Federal e etc’s),
https://administracaojovem.wordpress.com/tag/tipos-de-clientes/