-
LETRA D
Percebam que as alternativas são bem similares
com os conceitos entendidos por Gestão de Processos.
-
Comentando as alternativas:
I. Enfatiza a gestão participativa, com base em uma estrutura horizontal e descentralizada e na prática de trabalho em equipe.
Correto. Esse é um dos pontos chaves da Qualidade Total, sendo inclusive um dos 14 princípios de Deming (Eliminar barreiras entre as áreas e o meio).
II. Valoriza a centralização das competências e da autoridade, associada à canalização das informações com base no princípio da hierarquização.
Errado. Vai no sentido contrário ao que é afirmado na primeira alternativa; na Qualidade Total, as equipes têm autonomia e o processo, dinamismo.
III. Focaliza a não aceitação do erro, especialmente em processos que não agreguem valor ao serviço e comprometam a qualidade do trabalho.
Correto. A filosofia "kaizen", de melhoria contínua, tem como premissa o 'fazer certo desde a primeira vez', aperfeiçoando sempre que possível o processo de trabalho. Além disso, os estudiosos da Qualidade Total asseveram que os processos improdutivos e que não agregam valor ao resultado final devem ser revistos ou eliminados, pois estes são gargalos na produção.
IV. Valoriza a parceria entre usuários e prestador do serviço visando a garantia da qualidade e a melhoria contínua do processo.
Correto. Valorizar, reforçar e aprimorar a cadeia produtiva é uma das premissas da Gestão da Qualidade Total. Um bom relacionamento com fornecedores, além da constante avaliação de seu fornecimento, são fatores determinantes para o êxito do processo produtivo.
V. Não se preocupa com a prevenção de problemas, procurando corrigir, quando necessário, processos deficientes, priorizando a velocidade no atendimento.
Errado. A melhoria contínua da Qualidade Total significa: fazer certo desde a primeira vez. Sendo assim, faz-se necessário realizar treinamentos, aperfeiçoamentos e aprimoramentos constantes no processo e nos seus realizadores. Além disso, a prevenção é necessária para se evitar a temida "inspeção em massa", tão criticada pelos defensores da TQM.
-
``II. Valoriza a centralização das competências e da autoridade, associada à canalização das informações com base no princípio da hierarquização.´´
so por essa alternativa já da para matar a questão,pois uma gestão de qualidade deve DESCENTRALIZAR suas compentencias,visando um leque maior de efetividade nos seus serviços..
-
Comentário do Profº Hebert Almeida.
I. correto: a gestão deve ser participativa, ou seja, com o envolvimento de todos os membros da organização, em todos os níveis. O trabalho em equipe deve ser continuamente incentivado;
II. errado: o item está errado, pois na gestão da qualidade deve ocorrer a delegação de autoridade e as informações devem fluir da melhor forma possível;
III. correto: este item ficou um pouco duvidoso, mas foi considerado correto. Devemos entender, portanto, que, até mesmo naqueles processos que não agregam valor ao serviço, o erro não deve ser tolerado;
IV. correto: na qualidade total as parcerias devem ser realizadas de forma a se obter benefícios mútuos entre os envolvidos, aumentando a capacidade de ambos em agregar valor;
V. errado: um dos mandamentos da qualidade total é a não aceitação de erros. Além disso, a melhoria contínua é um de seus princípios. Assim, os erros devem ser evitados e a organização deve se aperfeiçoar continuamente.
-
III-) Focaliza a não aceitação do erro, especialmente em processos que não agreguem valor ao serviço e comprometam a qualidade do trabalho.
Esse item foi o mais confuso, mas percebam, o entendimento é simples. Existem vários subprocessos que juntos formam o produto ou serviço final. Nesta cadeia de processos , existem os processos que agregam valor ( ganho de qualidade) e os que não agregam (simplesmente operacionais, mas não aumentam a qualidade do produto final, as vezes necessários, mas não agregam nada). Qual dos processos você acha que não pode de jeito nenhum ter erros ? Lógicoooooooooooooooooo que não podemos perder tempo com os processos que não agregam valor algum, nestes o erro deve ser zero. Imaginem só perder tempo com processos que não agregam valor nenhum. A preocupação maior deve ser com os processos que agregam valor, o ideal é que seja "zero" também o índice de erros nos processos que agregam valor, mas, se tivermos que perder tempo, perderemos com os processos que aumentam a qualidade do produto ou serviço final. O mesmo racíocino vale para os processos que comprometem a qualidade do trabalho. O trabalho não pode parar, pode ???? Nãoooooooo , o trabalho não pode parar, sendo assim, qualquer processo que comprometa a qualidade do trabalho, deve ter erro "zero".
-
focar a não aceitação do erro ESPECIALMENTE em processos que não agreguem valor ao produto/serviço??????????????? hãããããã?
Item III errado, pra mim. OBVIAMENTE errado.
Item IV tenho duvidas: a gestão de aualidade não foca na prevenção de problemas, mas sim na velocidade da produção e correção de processos???????????? isso é qualidade???????
materiazinha do DEMO.
-
I - Certa, II - Errada >>>Questão respondida por simples eliminação.