SóProvas


ID
140065
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um processo seletivo que se orienta pela gestão de competências deve visar a seleção de

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me explicar porque a letra A está errada?
    Obrigada!

  • Pelo que estudei sobre gestão por competências. A G.C. trabalha no desenvolvimento do colaborador, se ele não possui as competênicas para o cargo estas serão desenvolvidas por meio de capacitação entre outros e se ele possui além das competências exigidas para o cargo ele será motivado a mudança de cargo ou função. Por isso a carreira de longo prazo na organização, pois assim ele poderá passar pelo processo de desenvolvimento de suas competências.

  • Marina,

    "pessoas certas para os cargos oferecidos" diz respeito aos tradicionais modelos de seleção na gestão de pessoas. É dada ênfase aos conhecimentos técnicos e a capacidade operacional que um profissional deva ter como requisito mínimo para ocupar um cargo.
  • Pessoal, usarei as palavras de um companheiro de estudo nosso conforme a q52057

    Comentado por Rayza

     As noções estruturantes do modelo das competências no mundo do trabalho são a flexibilidade, a transferibilidade, a polivalência e a empregabilidade.  Para o capital, a gestão por competências implica em dispor de trabalhadores flexíveis para lidar com as mudanças no processo produtivo, enfrentar  imprevistos (incidentes/eventos)e passíveis de serem transferidos de uma função a outra dentro da empresa requerendo-se, para tanto, a polivalência e a constante atualização de suas competências, o que lhes dá a medida correta de sua "empregabilidade".

     Assim, ele não se deve prender ao cargo e sim a competência necessária. Pois há possibilidade de mudança de cargo. 

  • Pessoal, a letra A está errada porque não é esse o objetivo da seleção de pessoas, e sim, de selecionar as pessoas mais adequadas para o cargo oferecido de longo prazo para a organização.

    É um "pecado" em dizer que a seleção de pessoas é selecionar as pessoas certas. 
  • Se o trabalho for temporário a letra C cai por terra. 

  • Complementando...

    Além da pessoa ser a "correta" para o cargo em sí, deve existir um alinhamento organizacional. Ou seja, além de ter compatibilidade com o cargo, a pessoa quer trabalhar nessa organização? 

  • Quando vires "seleção por competências", lembre-se de continuidade, algo a longo prazo.

     

    A seleção por competência preza pelo profissional que possa desenvolver o seu potencial continuamente, que possibilite o seu desenvolvimento dentro da carreira da pessoa na organização.