-
a) CORRETA
b) acumulação
c) não faz sentido para mim
d) organicidade
e) é justamente o contrário: preconiza que os documentos de origens distintas não podem se misturar.
-
A letra C é o princípio da custódia intacta ou santidade/ordem original, que diz que deve haver respeito à ordem dos papéis na primeira e segunda idade.
-
b)A acumulação progressiva, natural e orgânica diz respeito ao princípio da organicidade. ERRADO , CUMULATIVIDADE.
c)O princípio da organicidade preconiza o respeito à ordem dos documentos na primeira e segunda idades. ERRADO, PROVENIÊNCIA
d)O princípio da proveniência estabelece as relações dos documentos com o órgão, refletindo suas funções atividades e estrutura. ERRADO, ORGANICIDADE.
e)O princípio de respeito aos fundos permite a mescla de documentos de origens distintas. NÃO SE MISTURAM
GABARITO LETRA A.
-
Letra A.
b) A acumulação progressiva, natural e orgânica diz respeito ao princípio da organicidade. - PRINCÍPIO DA CUMULATIVIDADE.
c) O princípio da organicidade preconiza o respeito à ordem dos documentos na primeira e segunda idades. - QUALQUER IDADE, O IMPORTANTE É PRESERVAR A ORDEM ORIGINAL (DE ONDE VEIO O DOCUMENTO).
d) O princípio da proveniência estabelece as relações dos documentos com o órgão, refletindo suas funções, atividades e estrutura. - PRINCÍPIO DA ORGANICIDADE.
e) O princípio de respeito aos fundos permite a mescla de documentos de origens distintas. - NÃO, DEVE-SE MANTER A ORIGEM.
-
Gabarito A
PRINCÍPIOS ARQUIVÍSTICO:
§ Princípio da Proveniência (Princípio de Respeito aos Fundos): arquivos originários e individuais
§ Princípio da Cumulatividade: formação progressiva, natural e orgânica.
§ Princípio da Organicidade: espelham as funções e as atividades de uma entidade produtora;
§ Princípio da pertinência: classificado por assunto.
§ Autenticidade: manter sua integridade da forma que foi produzida.
-
Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.
Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
-
Gabarito: A
-
Resolução: vamos analisar letra por letra para que possamos retirar o máximo de conhecimento possível dessa linda questão, ok?
a) Os documentos de arquivo são produzidos com objetivos específicos, correto? Isso é o que mantêm a relação orgânica entre eles.
Eles são produzidos em um único original ou, no máximo, em um número limitado de cópias para que o seu fim seja atingido. Essas cópias não fazem com que os documentos deixem de ser únicos. Eles continuam a ser únicos, mas dentro do seu contexto de produção. Esse é a nossa resposta.
b) Esse conceito está lindinho, certo? Certo! Mas ele não faz referência à característica da organicidade e sim da acumulação. Então vamos organizar:
Acumulação: formação progressiva, natural e orgânica dos documentos de arquivo. Organicidade: relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora.
c) O princípio que preconiza a ordem dos documentos é o princípio da ordem original e
não a característica de organicidade. Vamos ver:
Princípio da ordem original: princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.
Organicidade: relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora.
c) Organicidade é a relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora.
d) A organicidade reflete as relações dos documentos com o órgão, refletindo suas funções atividades e estrutura.
e) O princípio de respeito aos fundos diz justamente que os documentos de um fundo não podem ser misturados aos de outro fundo.
Resposta: A
-
Complemento,
Eles são produzidos em um único original ou, no máximo, em um número limitado de cópias para que o seu fim seja atingido. Essas cópias não fazem com que os documentos deixem de ser únicos. Eles continuam a ser únicos, mas dentro do seu contexto de produção. Esse é a nossa resposta gabarito letra A.
A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!