SóProvas


ID
1400740
Banca
INSPER
Órgão
INSPER
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Tempo estável e ar seco na Cidade
01.08.14 16:19 – Sexta-feira

A sexta-feira (01) segue ensolarada na Capital paulista. A massa de ar seco inibe a formação de nuvens e colabora para a queda dos índices de umidade do ar. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE os termômetros marcam 27°C no Tucuruvi, na Zona Norte, e 25°C em São Mateus, na Leste. A umidade relativa do ar nesses locais é de 35% e 42%, respectivamente. Hoje, a média das máximas na Cidade chegou a 26,6°C, e o menor índice de umidade atingiu 34%.
Os aeroportos de Campo de Marte, na Zona Norte e Cumbica, no município de Guarulhos, reportam
26°C e umidade relativa do ar de 32%. Em Congonhas, na Zona Sul, 26°C e umidade de 30%.
O tempo permanece seco e estável nas próximas horas. A partir do início da noite, a temperatura entra em declínio e a umidade relativa do ar sobe gradualmente. Não há previsão de chuva. (...
)

Disponível em: http://www.cgesp.org/v3/noticias.jsp?id=16642. Acesso em 01.08.14.

Uma família que vive numa zona em que há riscos de deslizamento de terra, ao ler esse boletim no momento em que ele foi publicado, pode concluir que

Alternativas
Comentários
  • ¨Letra D // ¨¨O tempo permanece seco e estável nas próximas horas.¨¨ Com o que foi dito é possivel prever só o que for acontecer nas próximas horas e não afirmar coisas como "não é possível","não choverá", "não haverá deslizamentos" e "é impossível".

  • letra d. é difícil acontecer deslizamento, justamente pq a umidade relativa do ar está baixa, tem pouco vapor d agua, pouca chance de chover. e a chuva contribui para o movimento do material.

    como disse o igor, palavras como "impossível" ou afirmações explícitas devemos desconfiar.