SóProvas


ID
1401154
Banca
CONTEMAX
Órgão
COREN-PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Sobre o Inquérito Policial, assinale a alternativa ERRADA:

Alternativas
Comentários
  • Letra B) CORRETA

    A questão pede a alternativa INCORRETA:
    Como bem explica Cezar Peluso sobre a sigilosidade: “processos que tenham sido decretados como sigilosos só podem tornar-se públicos em relação a acusados, defensores e à vítima” e a divulgação de “tais inconfidências, além de serem incompatíveis com os cuidados necessários à condução frutífera das investigações, trazem ainda danos gravíssimos à vida privada dos envolvidos, e sobretudo de terceiros meramente referidos, com seqüelas pessoais gravosas e irremissíveis” (Inq. nº. 2424).

  • "O sigilo que deve ser adotado no inquérito policial é aquele necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interessa da sociedade. Muitas vezes, a divulgação, via imprensa, das diligências que serão realizadas no curso de uma investigação, frustra seu objetivo primordial, que é a descoberta da autoria e da comprovação da materialidade" (Paulo Rangel, Direito, p. 92). 


    GABARITO: B

  • O inquérito policial é:

    * inquisitivo ou inquisitório;
    * informativo; 
    * discricionário para o delegado;
    * dispensável; 
    * sistemático;
    * unidirecional;
    * escrito; 
    * sigiloso;
    * indisponível;
    * linear;
    * sem julgamento do delegado.
  • a) Antes se fazia distinção entre provas proibidas, iliticas e ilegítimas - As provas proibídas seriam aquelas que ferem o ordenamento jurídico, sendo gênero que se extrai duas espécies: as provas ilícitas e as provas ilegítimas - Por sua vez, temos que as ilícitas seriam aquelas que violam o direito material, ex. provas mediante tortura e as ilegítimas, que seriam aquelas que violam direito processual, ex. inobservância de prazo para juntada de documentos ao processo.

    Atualmente com a nova redação dada pela Lei nº 11.690/2008 - são inadmissíveis as provas ilícitas“assim entendidas as obtidas em violação a normas constitucionais ou legais” - isto é, tanto as ilícitas como as ilegítimas, tanto as que violam o direito material, como o processual, estando assim no mesmo patamar ambos os tipos de provas proibídas.

     

    b) Provas derivadas das ilícitas podem ocorrer quando a) não evidenciado o nexo de causalidade entre umas e outras, ou B) quando as derivadas puderem ser obtidas por uma fonte independente das primeiras. Entre a provação da liberdade e a consideração de provas obtidas de forma ilícita em favor do acusado, a jurisprudência têm admitido essa circunstância em homengem ao princípio do pro reo e da busca pela verdade real. Assim mesmo que derivadas das ilícitas podem ser aplicadas, desde que, não haja nexo entre elas de causalidade, ou que poderiam ser obtidas independente daquelas.

     

    c) Conforme acima exposto, é possível a admissibilidade de provas proibídas em favor do réu, no entanto é excessão, pois a regra e a não admissibilidade de consideração de provas vedadas.

     

    d) Conforme exposto na alíne "b", quando não há nexo de causalidade, no sentiido de que a prova lícita obtida da ilícita guarde certa independência em relação aquela, são possíveis de serem admitidas no processo penal.

  • o IP é SIGILOSO e não público!

  • GABARITO - LETRA B

     

    Código de Processo Penal.

     

    Art. 20 - A autoridade assegurará no inquérito o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da sociedade.

     

    Logo o inquérito policial é sigiloso e não público.

     

    DISCIPLINA, DISCIPLINA, DISCIPLINA.

  • Requerer pode requerer o que quiser, até indiciar o papa. O delegado cumprir...
  • GABARITO B.

     

    O INQUÉRITO POLICIAL É SIGILOSO.

     

    AVANTE!!! " VOCÊ É O QUE VOCÊ PENSA, É O SR DO SEU DESTINO."

  • Não é por conta da prisão em flagrante que o inquerito deve findar em 10 dias e sim pelo fato do sujeito estar preso. A questão deixou margem para interpretação diversa, na minha humilde opinião.

  • GABARITO B

     

     

    Características do INQUÉRITO POLICIAL :

     

    1) Procedimento Administrativo;

    2) Sigiloso ( Porém mitigado pela Súmula 14 do STF);

    3) Oficiosidade ( decorre da legalidade);

    4) Oficialidade ( Somente órgão públicos realizam IP);

    5) Indisponibilidade ( Vedado delegado arquivar IP);

    6) Dispensável 

    6) Inquisitorial ( NÃO há contraditório e ampla defesa= SALVO: O ÚNICO INQUÉRITO QUE ADMITE O CONTRADITÓRIO É O INSTAURADO PELA POLICIA FEDERAL, A PEDIDO DO MINISTRO DA JUSTIÇA, OBJETIVANDO A EXPULSÃO DE ESTRANGEIRO. (LEI Nº. 6.815/80).

     

    Súmula Vinculante 14

    É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa.

     

     

    bons estudos

  • LETRA B INCORRETA

    Características do IP:

    DISPENSÁVEL: Pode propor ação sem o IP

    INSDISPONÍVEL: A autoridade policial NUNCA arquiva o inquérito

    ESCRITO: Todas as informações devem ser reduzidas a termo

    SIGILOSO: Em regra, exceto para o MP e o Juiz, que possuem acesso irrestrito, já o advogado possui acesso as provas já documentadas

    OFICIAL: policia judiciaria (PC e PF)