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ID
1401586
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No concurso para a sede do Ministério de Educação e Saúde - MES, o júri selecionou, em 1935, três projetos para a segunda etapa do concurso, com a seguinte classificação, segundo seus pseudônimos: 1º Prêmio: Pax, de Archimedes Memória; 2o Prêmio: Minerva, de Rafael Galvão e Mário Fertin; 3o Prêmio: Alfa, de Gérson Pompeu Pinheiro.

Enumere cada projeto segundo sua classificação com suas respectivas características arquitetônicas:

( ) ortodoxia racionalista;
( ) Beaux-Arts, com características Art Déco;
( ) monumentalidade clássica com preceitos modernos. A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    1º Prêmio: Pax

    Vencedor: Archimedes Memória

    Estilo: Beaux-Arts com características Art Déco

    2º Prêmio: Minerva

    Vencedor: Rafael Galvão e Mário Fertin

    Estilo: monumentalidade clássica com preceitos modernos

    3º Prêmio: Alfa

    Vencedor:Gérson Pompeu Pinheiro

    Estilo: ortodoxia racionalista

    Os projetos premiados não correspondiam aos anseios do ministro Gustavo Capanema, de modo que os prêmios foram pagos porém Lúcio Costa é quem foi convidado para fazer um novo projeto. Além de Lúcio Costa faziam parte da equipe Carlos Leão, Affonso Reidy, Jorge Moreira, Ernani Vasconcellos e Oscar Niemeyer.

  • "A decisão, inicialmente marcada para 1º de outubro, foi adiada para 12 de dezembro, e o prêmio, numa solução de compromisso, coube a Archimedes Memória. O plano Memória era estilo marajoara, derivado dos índios da ilha de Marajó. Esse estilo desempenhara papel menor na revivescência indigenista da fase nacionalista brasileira, mas, na qualidade de diretor da Escola Nacional de Belas-Artes em 1935, Archimedes ainda empunhava a bandeira do nacionalismo na arte. Não se tratava dos pujantes mosaicos de Juan O'Gorman na biblioteca da Universidade do México, mas sim de uma sutil ornamentação geométrica nos capitéis das colunas de entrada. A decoração deu um ritmo staccato ao bloco neoclássico, de que definia os limites prescritos ao edifício. A planta térrea e a entrada inspirava-se no melhor da Escola de Belas-Artes. O plano simétrico criava uma força direcional com escadas no corredor centra e salas dispostas ao redor de pátios internos. A dupla Mário Fertin e Raphael Galvão, que obteve o segundo lugar, produziu um desenho inatacável, mais neoclássico que moderno. O terceiro colocado, Gerson Pinheiro, antigo chefe de Affonso Eduardo Reidy, defendia o funcionalismo racional e apresentou o desenho mais limpo dos três projetos vencedores, com planta aberta e estrutura de concreto armado sustentada por pilotis. (HARRIS, E.D. Le Corbusier Riscos Brasileiros. Nobel, 1987, p.62) 

  • Questão super útil pra atuação profissional no serviço público. :'/