- ID
- 42655
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- BNDES
- Ano
- 2008
- Provas
- Disciplina
- Arquitetura
- Assuntos
Em "A História Crítica da Arquitetura Moderna", Frampton (2003) estuda o regionalismo crítico. Assinale a opção que NÃO expressa suas conclusões sobre o tema.
Em "A História Crítica da Arquitetura Moderna", Frampton (2003) estuda o regionalismo crítico. Assinale a opção que NÃO expressa suas conclusões sobre o tema.
Para uma compreensão da obra de Oscar Niemeyer do ponto de vista dos conceitos fundamentais sobre arquitetura, sociedade e cultura, são importantes:
I. A busca de uma identidade cultural-arquitetônica nacional.
II. A inclusão de um pensamento arquitetônico internacional.
III. O uso e incentivo dos avanços inerentes à estrutura de concreto armado.
IV. O estabelecimento de conceitos para uma visão científica da cidade, a serviço de uma sociedade mais consciente e responsável.
Está correto o que se afirma APENAS em
Lucio Costa, por meio de suas reflexões e formulações, definiu qual modernidade deveria ser abraçada pela arquitetura brasileira. Segundo a sua escolha, a arquitetura moderna do país deveria, necessariamente, passar pela
Os conceitos fundamentais e as principais características da arquitetura brasileira, desde a metade do século XX, decorrentes das condições históricas vigentes no país na época, são
I. predominância da arquitetura urbana;
II. importância fundamental dos edifícios públicos;
III. conflitos e tentativas de conciliação entre o apelo revolucionário e o apego à tradição, e, de outro lado, a sedução por tudo que é estrangeiro e o orgulho nacional.
É correto o que consta em
A respeito da Carta de Atenas (1933), que contém uma série de diretrizes voltadas ao ordenamento das cidades modernas, julgue o item abaixo.
De acordo com essa carta, as chaves do urbanismo estão nas funções habitar, trabalhar, estudar e descansar.
A Casa de Canoas, projeto de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro, provocou a crítica internacional no momento da sua conclusão. O suíço Max-Bill afirmou que "a forma livre só se justifica em situações excepcionais da arquitetura. A casa de Niemeyer é um mero capricho puramente decorativo e não é obra válida ou digna de qualquer interesse". Para o arquiteto alemão Walter Gropius, tratava-se de "uma casa muito bonita mas que não era multiplicável". Embora admitisse a liberdade do criador, o crítico italiano Ernest Rogers considerou a "orgíaca" retomada das formas da natureza uma "confusão romântica".
Acerca da teoria e da história da arquitetura e urbanismo, julgue o item a seguir.
Obras dos arquitetos Ricardo Bofill, Robert Venturi e Aldo Rossi podem ser associadas ao pós-modernismo de cunho historicista. Philip Johnson, um modernista da primeira hora, autor de emblemáticos projetos dessa tendência, como a Glass House e o Seagram Building, em parceria com Mies van der Rohe, aderiu, na década de 80, ao pós-modernismo.
Em 1956, Sigfried Giedion escreveu o prefácio do célebre livro "Arquitetura Moderna no Brasil", de Henrique Mindlin. Do ponto de vista dos conceitos fundamentais sobre arquitetura, sociedade e cultura, considere os seguintes pontos destacados pelo historiador e crítico suíço:
I. "A maior parte dos arquitetos brasileiros parece ser capaz de resolver os diversos problemas de um programa complexo com uma planta simples e concisa e cortes claros e inteligentes."
II. "O Brasil já tinha e mantém a tradição de realçar a superfície de suas fachadas, tão submetidas à pressão do clima tropical, por meio do tratamento estrutural das superfícies planas."
III. "A arquitetura brasileira elaborou uma linguagem auto-suficiente, como se fosse uma manifestação da teoria da linguagem, como algo submetido a leis estruturais imanentes e capazes de explicar sua própria evolução."
IV. "Conceitos como 'lugar', 'tipo', 'monumento' e 'forma urbana' foram tão influentes para a arquitetura contemporânea brasileira que se converteram em termos de referência corriqueiros."
É correto o que consta APENAS em
Julgue o item abaixo, acerca da racionalização das construções.
A proposta da planta livre de Le Corbusier incorporou os conceitos de padronização e modulação.
Os edifícios judiciais, historicamente, apresentaram diferentes partidos e tipologias.
Considere:
1. Victor Dubrugas e Ramos de Azevedo (início do século XX, principalmente no estado de São Paulo).
2. Lúcio Costa, Afonso Reidy, Oscar Niemeyer, outros (meados do século XX, principalmente no Rio de Janeiro).
3. Le Corbusier, outros (início do século XX, Europa).
4. Raul Lino, outros (meados do século XX, Portugal).
I. A arte e arquitetura moderna expressam os ideais de socialização e de construção de um “Novo Mundo”.
II. Iniciativas modernas que atribuem caráter monumental em edifícios nacionais destacados.
III. Incorpora uma linguagem eclética, com utilização de elementos simbólicos derivados da arquitetura Greco-romana.
IV. Estilização tradicional, com elementos monumentalizantes de art-déco.
A correta correlação é
Quando um importante arquiteto brasileiro faz menção aos princípios "da planta de dentro para fora, do ângulo reto, da máquina de habitar”, refere-se
Dentro das superquadras, os blocos residenciais podem dispor-se da maneira mais variada, obedecendo, porém, a dois princípios gerais: gabarito máximo uniforme, talvez seis pavimentos e pilotis, e separação do tráfego de veículos do trânsito de pedestres, mormente o acesso à escola primária e às comodidades existentes no interior de cada quadra.
Lucio Costa. Registro de uma vivência. São Paulo: Editora UnB/Empresa das Artes, 1995 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o seguinte item .
O desenho barroco influenciou a proposta de Lucio Costa para o Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal, em 1967. O principal representante desse tipo de urbanismo é o Eixo Monumental, mais tarde definido, no Documento de Tombamento pela UNESCO, como escala gregária.
Julgue os itens a seguir, referentes a programas complexos.
A construção do Conjunto Residencial Pedregulho, em 1947, projetou o arquiteto Affonso Eduardo Reidy internacionalmente e, ao mesmo tempo, evidenciou a sua desenvoltura na solução de programas complexos.
Bauhaus foi o resultado de sucessivas tentativas de reformular os processos de formação das artes aplicadas na Alemanha entre os anos de 1919 e 1933. A respeito dessa escola e da implicação de suas ações nas artes, assinale a opção correta.
As superquadras de Brasília, um dos símbolos do sistema habitacional do Plano Piloto projetado por Lúcio Costa, caracterizam-se pela predominância
O arquiteto e urbanista franco-suíço Le Corbusier é de tal modo importante no Movimento Moderno que seria incorreto não lhe reservar um papel de primeiro plano. É correto afirmar que o pensamento urbanístico de Le Corbusier
São nomes pioneiros do movimento moderno, associados respectivamente à Bauhaus e aos primeiros projetos modernistas executados na cidade de São Paulo, respectivamente:
Assinale a opção correta acerca dos fundamentos em arquitetura e urbanismo.
Acerca do edifício do Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro durante o primeiro mandato de Getúlio Vargas, julgue os próximos itens.
Em 1935, Lucio Costa foi vencedor do concurso para o anteprojeto do referido edifício.
Acerca do edifício do Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro durante o primeiro mandato de Getúlio Vargas, julgue os próximos itens.
Le Corbusier apresentou à equipe de arquitetos brasileiros três propostas de anteprojeto para o edifício.
Acerca do edifício do Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro durante o primeiro mandato de Getúlio Vargas, julgue os próximos itens.
As duas fachadas principais desse edifício receberam tratamentos diferenciados: a fachada ao norte foi dotada de grandes caixilhos e a fachada ao sul, de brise-soleil.
Acerca do edifício do Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro durante o primeiro mandato de Getúlio Vargas, julgue os próximos itens.
Apesar de Le Corbusier, em seu anteprojeto, ter disposto o corpo principal desse edifício predominantemente na horizontal, o projeto da equipe brasileira propunha um posicionamento mais verticalizado, em decorrência da disposição do corpo principal na largura do terreno.
Acerca do edifício do Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro durante o primeiro mandato de Getúlio Vargas, julgue os próximos itens.
Os pilotis do bloco principal desse edifício possuem dez metros de altura, característica que proporciona uma leveza peculiar ao conjunto da obra.
Acerca do edifício do Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro durante o primeiro mandato de Getúlio Vargas, julgue os próximos itens.
O edifício, que constitui marco na história da arquitetura brasileira, foi projetado em 1936 e concluído em 1940.
No que concerne ao conforto ambiental do espaço arquitetônico, julgue os itens seguintes.
A construção sobre pilotis, um dos cinco pontos da arquitetura modernista, proporcionou ganhos ao conforto térmico, uma vez que a elevação da construção do solo permite maior permeabilidade dos ventos, além do aumento da área de contato da envoltória da edificação com o ar externo.
Na obra De Architectura, o arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio (séc. I a.C.) destaca três elementos fundamentais da arquitetura: firmitas, utilitas e venustas. Com base nesses conceitos vitruvianos, julgue os itens a seguir.
Oscar Niemeyer, ao afirmar que “quando uma forma cria beleza, tem na beleza sua própria justificativa”, confere mais importância ao elemento venustas.
[...] ser moderno é, conhecendo profundamente o passado, ser atual e prospectivo. Assim cabe distinguir moderno e modernista, a fim de evitar designações inadequadas. A arquitetura dita moderna, tanto aqui como alhures, resultou de um processo com raízes profundas, legítimas e, portanto, nada tem a ver com certas obras de feição afetada e equívoca, essas sim modernistas. Ao contrário do que ocorreu na maioria dos países, no Brasil foram justamente aqueles poucos que lutaram pela abertura para o mundo moderno, os que mergulharam no país à procura das suas raízes, da sua tradição [...], propugnando pela preservação do nosso passado válido.
Lucio Costa. Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995, p. 116 (com adaptações).
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
A diferença entre a arquitetura brasileira e a de outros países é que, na brasileira, os arquitetos comprometidos com a valorização e com a preservação do patrimônio histórico material não fizeram uma arquitetura moderna como a de alhures.
[...] ser moderno é, conhecendo profundamente o passado, ser atual e prospectivo. Assim cabe distinguir moderno e modernista, a fim de evitar designações inadequadas. A arquitetura dita moderna, tanto aqui como alhures, resultou de um processo com raízes profundas, legítimas e, portanto, nada tem a ver com certas obras de feição afetada e equívoca, essas sim modernistas. Ao contrário do que ocorreu na maioria dos países, no Brasil foram justamente aqueles poucos que lutaram pela abertura para o mundo moderno, os que mergulharam no país à procura das suas raízes, da sua tradição [...], propugnando pela preservação do nosso passado válido.
Lucio Costa. Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995, p. 116 (com adaptações).
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
Os arquitetos modernos, coerentes com o seu tempo, projetaram os olhos sobre o futuro, sem descartarem as lições do passado.
Acerca da história da arquitetura e do urbanismo, julgue os itens a seguir.
Os princípios da unidade de vizinhança, que compõem critério utilizado no urbanismo para divisão de grupos de prédios residenciais em áreas na cidade, foram elaborados pelo urbanista americano Clarence Perry e adotados pelo movimento modernista.
As primeiras edificações construídas na Cidade Universitária do Fundão guardam características dos preceitos assimilados pelo grupo carioca dos modernos e constituem parte do patrimônio arquitetônico da UFRJ. Esses preceitos, herança do arquiteto francês Le Corbusier, foram denominados e constituem-se de:
A arquitetura moderna ordenou princípios para propiciar uma racionalidade no projeto arquitetônico. Um desses princípios é a modulação que, além de auxiliar no ato de projetar, contribui para:
A introdução da arquitetura moderna no Brasil se deu dentro de um contexto de mudanças sociais, econômicas e tecnológicas, diferente daquele presenciado pelos arquitetos europeus. Assim, a técnica construtiva mais utilizada pelos arquitetos brasileiros para introduzir a arquitetura moderna no Brasil, foi:
No concurso para a sede do Ministério de Educação e Saúde - MES, o júri selecionou, em 1935, três projetos para a segunda etapa do concurso, com a seguinte classificação, segundo seus pseudônimos: 1º Prêmio: Pax, de Archimedes Memória; 2o Prêmio: Minerva, de Rafael Galvão e Mário Fertin; 3o Prêmio: Alfa, de Gérson Pompeu Pinheiro.
Enumere cada projeto segundo sua classificação com suas respectivas características arquitetônicas:
( ) ortodoxia racionalista;
( ) Beaux-Arts, com características Art Déco;
( ) monumentalidade clássica com preceitos modernos. A sequência correta é:
Os conceitos de cidade dispersa e de cidade compacta são concepções polares que representam ideias imbricadas no paisagismo e na criação de espaços verde urbanos. De acordo com o conceito de cidade dispersa, deve-se viver de modo disperso, em pequenas comunidades junto à natureza. De acordo com o conceito de cidade compacta, deve-se viver compactamente, buscando integração maior com os habitantes da cidade e com os serviços nela presentes.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o próximo item.
A cidade jardim, um modelo de cidade concebido por Le Corbusier, consiste em uma comunidade autônoma cercada por um cinturão verde, sendo um meio-termo entre campo e cidade.
Acerca da história da arquitetura, que possibilita aos arquitetos aumentarem o repertório de projeto e aprenderem mais sobre linguagem arquitetônica, julgue o seguinte item.
A famosa frase “Menos é mais” foi dita pelo modernista
Le Corbusier em seu manifesto “Ornamento é crime”, segundo
o qual a decoração da arquitetura eclética deveria dar espaço
a uma arquitetura mais pura e racional.
O movimento moderno na arquitetura e no urbanismo produziu cidades com funções segregadas. Como decorrência, as universidades foram concentradas em campi universitários. Este modelo passou a ser questionado quando a especialização dos espaços urbanos passou a ser criticado.
A partir do texto, analise as afirmativas a seguir.
I. Na década de 1970, em decorrência dessas críticas, foram projetadas na Europa, universidades abertas à cidade.
II. Uma outra solução que enfrenta as críticas da especialização dos espaços foi a construção de campi concentrados, particularmente os verticalizados.
III. A despeito das críticas do modelo modernista de cidades universitárias, no Brasil vários campi foram construídos nos últimos 15 anos, sejam de universidades públicas ou particulares.
Assinale:
Em 1955, Joaquim Cardozo escreveu o texto Arquitetura Brasileira: características mais recentes. Do ponto de vista dos conceitos
fundamentais sobre arquitetura, sociedade e cultura, considere os seguintes pontos destacados pelo poeta, calculista e
historiador pernambucano:
I. Observa-se o gradual desaparecimento do muro, coberto, abafado por elementos plásticos múltiplos e vários; e quando
consegue se manter, associado aos elementos curvos empregados, como arcos e abóbodas, exprime-se por uma simetria
de eixos.
II. Inaugura-se um novo ritmo na arquitetura moderna brasileira; uma tendência manifesta para as largas superfícies, verdadeiros
panos de concreto, corpos de delgadas espessuras, sugerindo a leveza muito íntima e em muito semelhante aos
invólucros de balões e dirigíveis.
III. Trata-se de exuberante exposição de averticalismo. A marquise, na entrada, inclina-se sobre a horizontal; o suporte dessa
marquise é inclinado sobre a vertical; a torre sineira é limitada por um feixe de linhas retas aberto para o alto.
IV. Os pilotis dos primeiros tempos da arquitetura moderna transformaram-se em formas plásticas que à primeira vista dão a
impressão de esculturas e que são, entretanto, funcionais, pois resultam das transições entre os espaços criados, entre
os prismas estruturais que coordenam a estabilidade da construção.
Está correto o que consta APENAS em
A obra que celebrizou o slogan "a forma segue a função", e conseguiu dar a mais cabal expressão deste slogan foi:
O arquiteto que considerava paradoxo a doutrina de Mies van der Rohe de que “menos é mais" porque, no seu entender, ela deplorava a complexidade e justificava a exclusão por fins expressivos e que, em contradição, afirmava que “mais não é menos" foi:
O evento realizado no Brasil que foi palco de conflito entre as duas tendências principais da arquitetura, a neocolonial e a moderna, foi:
Julgue o seguinte item, relativo à teoria da história da arquitetura.
Na França, berço da Revolução Industrial, a produção
artesanal foi substituída pela industrialização a ponto de se
conseguir chegar às peças de ferro com dimensões exigidas
para ser construída a primeira ponte de ferro fundido sobre o
rio Sena bem como para erguer a célebre Torre Eiffel e o
Palácio de Cristal, consagrando-se definitivamente o uso da
nova tecnologia francesa na grande exposição de Paris.
Julgue o seguinte item, relativo à teoria da história da arquitetura.
Junto ao crescimento da industrialização, novos pensamentos
surgiram: na Alemanha, que passou a disputar com a França e
a Inglaterra o foco intelectual e criador de novas formas,
edificações eram construídas com a pretensão de se criarem
símbolos do espírito e da vontade da época. A famosa escola
alemã, Bauhaus, surgiu com o slogan: “Arte e técnica, uma
nova unidade", pois, desde sua origem, o diretor Walter
Gropius tinha como meta a fundação de um estabelecimento de
ensino que dotasse de conselhos artísticos a indústria em
expansão.
O júri do concurso para o projeto do Pavilhão do Brasil na Exposição Internacional de Nova York, em 1939, classificou os anteprojetos em função de dois critérios. Assinale a opção que indica os critérios priorizados.
O momento de crise da modernidade ocorreu na virada para os
anos 1980, no Brasil e no mundo. A esse respeito, analise as
afirmativas a seguir:
I. A crise da modernidade não foi acompanhada por sua
dissolução e transformação radical, mas pela admissão de sua
inerente pluralidade.
II. A condição pós-moderna se caracteriza mais pelo
encerramento de um período e menos pelo momento de
profunda reorientação.
III. A noção de modernidade reflexiva parece melhor caracterizar
o processo interno da crise da modernidade arquitetônica.
Está correto o que se afirma em:
No concurso para o Plano Piloto de Brasília, o desenho do arruamento proposto na maioria dos projetos dos concorrentes foi a solução em malha ortogonal. Uma das exceções foi a da cidade autossuficiente nuclear, que se multiplica em sequência, que foi apresentada pelos concorrentes:
Relacione os cinco preceitos da arquitetura moderna: 1. Planta
Livre; 2. Terraço Jardim; 3. Pilotis; 4. Estrutura Independente; 5.
Fachada Livre, com as definições correspondentes abaixo
discriminadas:
( ) separação entre as funções portantes e as partes portadas;
( ) membrana que separa o interior do exterior, sem função
portante obrigatória;
( ) ossatura autônoma, que tem contato com o solo somente
em alguns pontos;
( ) cobertura de concreto armado, com superfícies horizontais,
( ) separações verticais, que não precisam ser superpostas
a cada andar.
A sequência correta é:
Uma das tendências formais que, a partir da década de 1990, se inicia para o paisagismo brasileiro é o Neomodernismo, que tem com uma de suas características:
Em arquitetura, a expressão de Stij
A respeito da história da arquitetura brasileira, assinale a opção correta.
No que se refere a fluxogramas e a programas de necessidades complexas para projetos de arquitetura em edifícios, julgue o item subsecutivo.
As condições do lugar, a influência do entorno e a topografia
do terreno foram elementos pouco considerados nas
implantações arquitetônicas modernas como as de Oscar
Niemeyer, que exaltava o estilo da arquitetura internacional,
cujo pressuposto era de que máquinas de morar poderiam ser
implantadas da mesma forma em qualquer lugar.
Com relação à racionalização, à modulação e ao uso de pré-moldados em construções, julgue o item que se segue.
Lúcio Costa foi um dos mais importantes arquitetos que
contribuiu com o pensamento racionalista da fabricação de
pré-moldados no Brasil.
As situações descritas nas questões a seguir são hipotéticas.
Em suas alegações em favor do tombamento de um
bairro, uma associação de moradores sustenta que o
local abrigaria obras significativas de arquitetos modernistas
pioneiros, já falecidos, expoentes do Modernismo em
São Paulo que tiveram produção significativa nas décadas
de 1950 e 1960. Tais alegações corresponderiam à presença,
no bairro, dentre outras, de obras de
Acerca da historiografia da arquitetura brasileira, julgue o próximo item.
Antes da consolidação da arquitetura moderna no Rio de
Janeiro, desenvolveu-se, no Recife, um movimento autônomo
de arquitetura moderna sob a liderança do arquiteto Luiz
Nunes.
Com relação às tendências arquitetônicas organicista e racionalista do século XX, julgue o item a seguir.
É atribuída ao arquiteto alemão Mies Van der Rohe, defensor
dos princípios da arquitetura racionalista, a máxima “A casa é
uma máquina de morar”.
Com relação às tendências arquitetônicas organicista e racionalista do século XX, julgue o item a seguir.
Os arquitetos filiados à corrente organicista defendiam que
a aparência externa da edificação deveria ser resultante da
organização dos espaços internos, ao passo que os da corrente
racionalista defendiam que a forma geral do edifício deveria
ser resultado da subdivisão de volumes simples, com base em
uma ordenação geométrica facilmente identificável.
O desenho urbano da cidade tradicional através do parcelamento e a divisão cadastral separa o solo privado do solo público, composto pela superposição de três conjuntos: as vias, os lotes e as edificações. Na urbanística moderna, houve a supressão de um dos termos dessa relação e o tecido urbano restringe-se a uma confrontação entre o sistema viário e as edificações, dada a ausência de propriedade do solo e, consequentemente, de parcelamento fundiário e de alinhamentos que estabeleçam o limite do domínio público. É o edifício sozinho que se relaciona com a via, devendo ser proibido o alinhamento das habitações ao longo das vias de comunicação.
Marque a alternativa correta, que apresenta o nome de uma cidade tradicional e uma cidade moderna, respectivamente, com as características morfológicas acima mencionadas.
A forma final de uma edificação sempre é resultante de um processo complexo de tomada de decisões no qual muitos fatores têm seu papel. A forma deve adequar-se suficientemente bem ao uso previsto. No entanto, outros fatores, como o contexto e as características do local, o tempo de construção, as condições sociais, a moda e as restrições jurídicas e econômicas têm forte influência. Além disso, a edificação deve cumprir mais do que as funções exigidas pelo uso; há funções climatológicas, culturais e econômicas. Tudo isso aumenta a complexidade da relação entre forma e função.
Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) O arquiteto alemão Adolf Loos (1870-1933) considerou o uso da arquitetura pura como um critério importante e em formas simples adequadas ao uso prático. Em Ornament und Verbrechen [ornamento e delito], escrito em 1908, ele rejeitou com veemência o uso de ornamentação com propósitos puramente decorativos.
( ) O edifício Seagram (1954-1958), em Nova York, de autoria do arquiteto Mies van der Rohe, foi considerado a suprema expressão do estilo internacional. O projeto baseia-se na produção industrial de elementos pré-fabricados em concreto armado.
( ) Em 1959, a revista Forum, editada por Aldo van Eyck, Herman Hertzberger, Jaap Bakema e Joop Hardy, publicou a “história de outra ideia” (Van Eyck, 1959). O chamado grupo Forum criticava a grandeza de escala e a monotonia das edificações do pós-guerra e a separação de funções exigida pelo CIAM (Congresso Internacional da Arquitetura Moderna).
( ) Um movimento recente que deu muita atenção à função da forma foi o pós-modernismo. O nome deriva da teoria literária e foi aplicado pela primeira vez ao campo de arquitetura por Charles Jencks (1977), em meados da década de 1970.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Tendo como referência as informações apresentadas no texto precedente, julgue o item a seguir.
Com relação à circulação viária, o projeto urbanístico de
Brasília não seguiu fielmente os ditames da Carta de Atenas:
embora haja uma hierarquização das vias e dos caminhos
para pedestres, não há no Plano Piloto uma separação radical
entre estes e os veículos, pois Lúcio Costa considerou que o
automóvel não seria mais um inimigo inconciliável do
homem.
A respeito do paisagismo no Brasil colonial e de aspectos econômicos decorrentes da implantação de jardins tropicais e parques no Brasil desse período histórico, julgue o item subsequente.
Durante a história moderna, a explosão verde ocorreu de
forma ordenada e com base em princípios estéticos, artísticos
e técnicos que contribuíram para o surgimento de praças e
parques com uma arborização urbana bem estruturada e
desenvolvida, que se manteve até o início da estruturação das
redes elétricas e de água e esgoto.
Acerca da atuação de Burle Marx no paisagismo brasileiro, julgue o item seguinte.
Uma característica marcante nas obras de Burle Marx é a
integral comunhão entre arquitetura e paisagismo: ele partia
de princípios artísticos clássicos, mas os transformava em
traçados totalmente abstratos.
Acerca da atuação de Burle Marx no paisagismo brasileiro, julgue o item seguinte.
Nas obras de Burle Marx, a definição do projeto a ser
idealizado não considerava a arquitetura presente nas
construções.
O Sítio Roberto Burle Marx (SRBM) reúne obras do paisagista brasileiro Roberto Burle Marx, reconhecido mundialmente pela beleza de seus jardins e pela tropicalidade de seus projetos. No que se refere ao SRBM, julgue o item a seguir.
Além das coleções vivas, o SRBM abriga, ainda, importantes
coleções de arte sacra, pinturas, cerâmicas, conchas,
mobiliário, objetos de decoração e esculturas.
Os CIAMs, Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, passaram por três etapas de desenvolvimento.
Considerando-se a sequência cronológica destas etapas, suas ênfases predominantes foram, respectivamente:
O projeto definitivo para o Ministério da Educação e Saúde foi elaborado pela equipe brasileira liderada por Lucio Costa, sob inspiração dos ideais corbusianos.
Assinale a opção que apresenta uma característica arquitetônica desse projeto, que se identifica com as ideias de Le Corbusier.
Em sua “Memória Descritiva do Plano Piloto” para Brasília, o arquiteto Lucio Costa escreveu que a solução apresentada “nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse”.
Este gesto foi representado, graficamente, na forma de
Brasília foi planejada conforme os conceitos do
urbanismo moderno, sobretudo naquilo que se refere à Carta de
Atenas de 1933. Devido a sua importância, a cidade foi
reconhecida como patrimônio cultural em três instâncias: local,
nacional e mundial.
Considerando as características de Brasília e os instrumentos de proteção do patrimônio cultural, julgue o item que segue.
A fim de garantir as características do Plano Piloto de Brasília, foram tombadas as quatro escalas que caracterizam o projeto original— monumental, residencial, gregária e bucólica.
“Então eu senti esse movimento, essa vida intensa dos verdadeiros brasilienses, essa massa que vive fora e converge para a rodoviária. Ali é a casa deles, é o lugar onde eles se sentem a vontade [...] Isso tudo é muito diferente do que eu tinha imaginado para esse centro urbano, como uma coisa mais requintada, meio cosmopolita. Mas não é. Quem tomou conta dele foram esses brasileiros verdadeiros que construíram a cidade e estão ali legitimamente [...]” Lucio Costa (1991). O excerto de Lucio Costa sobre Brasília faz referência a qual realidade?
“O Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, conquistou, neste domingo (17), o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, dado pela Unesco.
É um reconhecimento importantíssimo tanto do ponto de vista da arquitetura nacional, quanto da arquitetura internacional. A Pampulha é um exemplo da criatividade humana e do intercâmbio de ideias entre Brasil e Europa, diz Andrey Schlee, diretor de patrimônio material do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).”
(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/07/1792609-conjunto-da-pampulha-e-declarado-patrimonio-mundial-dahumanidade.shtml.)
O arquiteto responsável pelo projeto desse conjunto arquitetônico, encomendado pelo então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, foi:
Considerada uma das mais antigas formas de ciência e arte, a arquitetura foi ao longo do século XX incorporando novos conceitos e técnicas que acabaram por transformá-la para sempre. Enquanto a arquitetura do século XIX vivia um momento de releitura de antigos movimentos, tentando recriar os clássicos (movimentos arquitetônicos Neogótico, Neoclássico, etc.), no século XX, ela mergulha em um profundo
O Palácio do Planalto, muitas vezes mencionado em notícias relacionadas ao cenário político brasileiro, é a sede do Poder Executivo Federal, local onde está o Gabinete Presidencial do Brasil. O projeto arquitetônico do Palácio do Planalto é de autoria do arquiteto:
O planejamento da paisagem tornou-se matéria fundamental no processo de projeto dos espaços construídos, pois, além de proporcionar a melhoria da qualidade cênica dos espaços abertos, contribui para o controle bioclimático local. Nesse sentido, o paisagismo tem-se tornado um campo disciplinar profícuo para os profissionais da arquitetura e do urbanismo. Acerca desse tema, julgue o item subseqüente.