SóProvas



Questões de Modernismo na História da Arquitetura e Urbanismo


ID
42655
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em "A História Crítica da Arquitetura Moderna", Frampton (2003) estuda o regionalismo crítico. Assinale a opção que NÃO expressa suas conclusões sobre o tema.

Alternativas
Comentários
  • Questão fácil de se resolver porque na assertiva a) quando é dito que "desconsidera todos os aspectos", há uma generalização, tendo em vista que o referido autor pode sim ter desconsiderado algum dos aspectos mencionados em suas obras.

  • Mais alguns pontos sobre o Regionalismo Crítico

    Época - anos 60

    Usa preceitos universais da arq. moderna + valores da tradição local

    Exemplos de arquitetos : Tadão Ando / Alvaro Siza / Rafael Moneo / Luis Barrágan / Zannine Caldas


ID
69484
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para uma compreensão da obra de Oscar Niemeyer do ponto de vista dos conceitos fundamentais sobre arquitetura, sociedade e cultura, são importantes:

I. A busca de uma identidade cultural-arquitetônica nacional.

II. A inclusão de um pensamento arquitetônico internacional.

III. O uso e incentivo dos avanços inerentes à estrutura de concreto armado.

IV. O estabelecimento de conceitos para uma visão científica da cidade, a serviço de uma sociedade mais consciente e responsável.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • A visão científica da cidade está mais relacionada com Lúcio Costa.


ID
69487
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Lucio Costa, por meio de suas reflexões e formulações, definiu qual modernidade deveria ser abraçada pela arquitetura brasileira. Segundo a sua escolha, a arquitetura moderna do país deveria, necessariamente, passar pela

Alternativas
Comentários
  • alternativa e

    "Mas a formulação de Lúcio Costa não era apenas universal ou apriorística; contemplava também o contingente, o circunstancial, o particular, a realidade local, e buscava simultaneamente responder à questão sobre o que poderia ser a arquitetura moderna (nomeadamente, a forma arquitetônica moderna) no Brasil contemporâneo. Nisso, precisamente, radicava uma diferença essencial com relação a todos aqueles que, no epicentro da modernidade, se perguntavam, com razão, sobre as condições de possibilidade da arte tradicional num mundo plenamente industrializado. Era sob este aspecto sobretudo que a “escolha” do modelo lecorbusieriano encontrava suas principais razões de ser: mais do que a simples conjugação de técnica e beleza descrita por Argan, tratava-se, antes de tudo, de um modelo que, sem embargo da importância dada à noção de “ordem” (ao ideal de beleza ou à beleza ideal), valorizava ao extremo a experiência mundana das formas sensíveis, das “coisas boas de olhar”..."

    Fonte: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/6999/6999_7.PDF 


ID
78247
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os conceitos fundamentais e as principais características da arquitetura brasileira, desde a metade do século XX, decorrentes das condições históricas vigentes no país na época, são

I. predominância da arquitetura urbana;

II. importância fundamental dos edifícios públicos;

III. conflitos e tentativas de conciliação entre o apelo revolucionário e o apego à tradição, e, de outro lado, a sedução por tudo que é estrangeiro e o orgulho nacional.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • gab. D.

    Discordo que a III esteja correta, especialmente em "a sedução por tudo que é estrangeiro", pois no início do séc. XX havia a busca pela arte que fosse genuinamente brasileira, por isso nosso modernismo é tão diferente do modernismo em outros países, aqui a arquitetura teve expressão própria. Ademais, o enunciado da questão não especifica qual metade do século se refere, a 1a ou 2a.

  • Na verdade ele fala "a partir da metade do século XX" o que nos coloca a partir de 1950. Os marcos ideológicos que definiram a escolha formal pelo modernismo na composição da nova capital nacional são calcados no modernismo que, mesmo tendo sido contaminado por características nacionais, foi conceitualmente um "estilo internacional", evoluído a partir dos conceitos de Le Corbusier. Assim está implícita a sedução por tudo que é estrangeiro, considerando também que posteriormente tivemos o governo militar que estimulou a aproximação com os EUA em função da guerra fria, ao mesmo tempo que estimulava-se o nacionalismo, "ame-o ou deixe-o". Um nítido contraponto.

  • Sedução por que é estrangeiro é forte demais.... Sedução por alguma arquitetura estrangeira até concordaria. Há sedução pela arquitetura nômade mongol, por edemplo?

ID
195940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito da Carta de Atenas (1933), que contém uma série de diretrizes voltadas ao ordenamento das cidades modernas, julgue o item abaixo.

De acordo com essa carta, as chaves do urbanismo estão nas funções habitar, trabalhar, estudar e descansar.

Alternativas
Comentários
  • Habitação
    Lazer
    Trabalho
    Circulação
  • Carta de Atenas foi um manifesto urbanístico resultante da do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (Atenas, 1933). O documento preconizava a organização da cidade a partir de quatro funções básicas: habitar, trabalhar, recrear e circular.

  • Gab. Errado

    mnemônico: C/Re/Ta HABITA (Creta é a maior ilha grega - fica fácil associar)

    C- Circular

    Re- recrear (lazer)

    T - trabalhar

    Habita


ID
195943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

      A Casa de Canoas, projeto de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro, provocou a crítica internacional no momento da sua conclusão. O suíço Max-Bill afirmou que "a forma livre só se justifica em situações excepcionais da arquitetura. A casa de Niemeyer é um mero capricho puramente decorativo e não é obra válida ou digna de qualquer interesse". Para o arquiteto alemão Walter Gropius, tratava-se de "uma casa muito bonita mas que não era multiplicável". Embora admitisse a liberdade do criador, o crítico italiano Ernest Rogers considerou a "orgíaca" retomada das formas da natureza uma "confusão romântica".


Com base no texto acima, julgue os item seguinte.

Ao subverter alguns princípios estabelecidos pelo racionalismo europeu, Niemeyer conseguiu a originalidade que o distinguiu no cenário nacional e internacional. Apostando na supremacia da plástica sobre as demais funções arquitetônicas, Niemeyer afirmou, em seu livro A Forma na Arquitetura (1978), que quando uma forma cria beleza ela tem uma função das mais importantes da arquitetura.

Alternativas
Comentários
  • “Quando a forma cria beleza, tem na beleza sua própria função.", Oscar Niemeyer


ID
195946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

      A Casa de Canoas, projeto de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro, provocou a crítica internacional no momento da sua conclusão. O suíço Max-Bill afirmou que "a forma livre só se justifica em situações excepcionais da arquitetura. A casa de Niemeyer é um mero capricho puramente decorativo e não é obra válida ou digna de qualquer interesse". Para o arquiteto alemão Walter Gropius, tratava-se de "uma casa muito bonita mas que não era multiplicável". Embora admitisse a liberdade do criador, o crítico italiano Ernest Rogers considerou a "orgíaca" retomada das formas da natureza uma "confusão romântica".


Com base no texto acima, julgue os item seguinte.


Com a realização da Casa de Canoas, Oscar Niemeyer rompeu com as diretrizes do movimento moderno, tornando-se assim um arquiteto tipicamente pós-modernista.

Alternativas
Comentários
  • Casa das Canoas, Estrada das Canoas. Projetada por Niemeyer em 1951 para sua moradia, é considerada um dos mais significativos exemplares da arquitetura moderna brasileira, sendo notoriamente reconhecida, por especialistas de história e crítica da arte, como síntese apurada e premonitória da arquitetura moderna de livre criação autoral que floresceu na Europa e nas Américas.

  • Sobre o pós-modernismo

    O  marca um desvio no curso da história, confirmando a disposição dos críticos em conceituar esse novo momento com base na negação do movimento anterior. O pós-modernismo surgiu na década de 1960 como uma antítese do moviemnto moderno. Ocupando-se de questionar a formalidade, a austeridade e a falta de variedade da arquitetura moderna, particularmente do estilo internacional de  e , o pós-modernismo defende uma arquitetura repleta de signos e símbolos que, por sua vez, comunicam valores culturais.


ID
195979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da teoria e da história da arquitetura e urbanismo, julgue o item a seguir.

Obras dos arquitetos Ricardo Bofill, Robert Venturi e Aldo Rossi podem ser associadas ao pós-modernismo de cunho historicista. Philip Johnson, um modernista da primeira hora, autor de emblemáticos projetos dessa tendência, como a Glass House e o Seagram Building, em parceria com Mies van der Rohe, aderiu, na década de 80, ao pós-modernismo. 

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Esse é o texto da questão:

    O plano barroco de Aarão Reis para Belo Horizonte (1897) baseia-se na integração da malha ortogonal, definida pelas ruas, com a malha diagonal, definida pelas avenidas. Inspirado nas intervenções na Paris de Haussmann (1853-1859) e em exemplos de novas cidades capitais como Washington (1791), projetada por L’Enfant, o projeto perseguia, antes de tudo, o espaço amplo, a localização privilegiada dos edifícios públicos, e a monumentalidade, usando recursos como os efeitos de visibilidade, ou seja, os edifícios de maior importância deveriam ser construídos no cruzamento de grandes avenidas.

    O plano piloto de Goiânia (1933), concebido pelo urbanista Attilio Corrêa Lima, representou, em termos de design, uma superposição de temporalidades, variando entre o neoclássico e os modelos progressista e culturalista do século XIX. Ao lado das tendências neoclássicas, o projeto de Goiânia possibilitou também a recuperação das garden cities, levando assim à criação de ambiências bucólicas que caracterizavam as unidades habitacionais. O plantio de árvores, aliado a uma arquitetura não monumental, principalmente dos prédios públicos, contribuiu para uma minimização de eficácia simbólica, reduzindo o efeito ótico do urbanismo de Versalhes (princípio classicista adotado inicialmente por Correia Lima).

  • Acho que voce comentou na questão errada, Andre Scal


ID
225307
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em 1956, Sigfried Giedion escreveu o prefácio do célebre livro "Arquitetura Moderna no Brasil", de Henrique Mindlin. Do ponto de vista dos conceitos fundamentais sobre arquitetura, sociedade e cultura, considere os seguintes pontos destacados pelo historiador e crítico suíço:

I. "A maior parte dos arquitetos brasileiros parece ser capaz de resolver os diversos problemas de um programa complexo com uma planta simples e concisa e cortes claros e inteligentes."
II. "O Brasil já tinha e mantém a tradição de realçar a superfície de suas fachadas, tão submetidas à pressão do clima tropical, por meio do tratamento estrutural das superfícies planas."
III. "A arquitetura brasileira elaborou uma linguagem auto-suficiente, como se fosse uma manifestação da teoria da linguagem, como algo submetido a leis estruturais imanentes e capazes de explicar sua própria evolução."
IV. "Conceitos como 'lugar', 'tipo', 'monumento' e 'forma urbana' foram tão influentes para a arquitetura contemporânea brasileira que se converteram em termos de referência corriqueiros."

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Cobrar prefácio é sacanagem.
    Porque não cobram dedicatória ou indice?
  • Absurdo. Questão desrespeitosa, baseada na sorte do chute, e não na capacidade do examinado.

  • "O Brasil já tinha e mantém a tradição de realçar a superfície de suas fachadas, tão submetidas à pressão do clima tropical, por meio do tratamento estrutural das superfícies planas."

    Tá certo isso aí? Faz nem sentido o quê está escrito...


ID
552280
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue o item abaixo, acerca da racionalização das construções.

A proposta da planta livre de Le Corbusier incorporou os conceitos de padronização e modulação.

Alternativas

ID
639196
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os edifícios judiciais, historicamente, apresentaram diferentes partidos e tipologias.
Considere:
1. Victor Dubrugas e Ramos de Azevedo (início do século XX, principalmente no estado de São Paulo).
2. Lúcio Costa, Afonso Reidy, Oscar Niemeyer, outros (meados do século XX, principalmente no Rio de Janeiro).
3. Le Corbusier, outros (início do século XX, Europa).
4. Raul Lino, outros (meados do século XX, Portugal).

I. A arte e arquitetura moderna expressam os ideais de socialização e de construção de um “Novo Mundo”.
II. Iniciativas modernas que atribuem caráter monumental em edifícios nacionais destacados.
III. Incorpora uma linguagem eclética, com utilização de elementos simbólicos derivados da arquitetura Greco-romana.
IV. Estilização tradicional, com elementos monumentalizantes de art-déco.
A correta correlação é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    Em São Paulo, o Estádio do Pacaembu, do Escritório Ramos de Azevedo (1940) exemplo Art DéCO

    FONTE:http://novaesferreira.com.br/arquitetura-e-decoracao/


  • Na verdade, segundo o QC, o gabarito é a Letra C.

     

    Bons Estudos! =)

     

  • Gabarito letra C. Segundo o QC! 

    1-III 

    2-II

    3-I

    4-IV


ID
721714
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Quando um importante arquiteto brasileiro faz menção aos princípios "da planta de dentro para fora, do ângulo reto, da máquina de habitar”, refere-se

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra C!


    O trecho do enunciado foi extraído do livro Forma na Arquitetura, de Oscar Niemeyer.

      "Foi o tempo da planta de dentro para fora, do ângulo reto, da máquina de habitar, da imposição dos sitemas construtivos, imitações funcionalistas que não me convenciam ao olhar as obras do passado tão cheias de invenção e lirismo. Não podia compreender como, na época do concreto armado que tudo oferecia, a arquitetura contemporânea permanecesse com um vocabulário frio e repetido, incapaz de exprimir aquele sistema em toda a sua grandeza e plenitude"
    O trecho traz uma reflexão sobre a situação da arquitetura naquele momento, relacionando o contexto nacional e o internacional da época.

ID
756199
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

     Dentro das superquadras, os blocos residenciais podem  dispor-se da maneira mais variada, obedecendo, porém, a dois  princípios gerais: gabarito máximo uniforme, talvez seis pavimentos  e pilotis, e separação do tráfego de veículos do trânsito de  pedestres, mormente o acesso à escola primária e às comodidades  existentes no interior de cada quadra.  

              Lucio Costa. Registro de uma vivência. São Paulo:  Editora UnB/Empresa das Artes, 1995 (com adaptações).


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os  múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o   seguinte  item .


No plano idealizado por Lucio Costa, as escolas primárias estariam localizadas nas unidades de vizinhança, a uma distância máxima de 800 metros das unidades residenciais.

Alternativas
Comentários
  • Desde seus primórdios, as UVs adotam como critério a conveniência em agrupar 3 a 4000 habitantes em torno da escola primária e do jardim da infância, posteriormente este dimensionamento consagrou-se como norma por fornecer condições de acessibilidade à faixa etária de menor mobilidadecorresponder ao ideal de população escolar.

    Lucio Costa preserva os benefícios desse princípio criando a figura da Superquadra (3000 a 4000 hab.), com isso libera as UVs do limite demográfico imposto, quadruplicando a população ao reunir quatro Superquadras (cada uma convenientemente equipada de escola e jardim de infância), ou seja, 12.000 habitantes. Esse novo dado tem uma implicação de maior importância: as UVs podem agora contar com equipamentos de maior porte reiterando sua vocação plurivicinal. Verificamos, por exemplo, que as normas de dimensionamento para os comércios locais recomendam em torno de 0,4m2 /hab.. Considerando uma população de 4.000 habitantes, necessitaríamos uma área inferior a 2.000 m2. Ora, as áreas destinadas ao comércio entrequadra em Brasília permitem a implantação de aproximadamente 5.400 m2 na Asa Sul e 6.160 m2 na Asa Norte. O exemplo do comércio se aplica aos outros equipamentos que, quando de maior porte, transcendem o caráter local e promovem o entrosamento dos setores vicinais. Cinemas, galerias, supermercados, igrejas, clubes ou mesmo uma pequena banca de jornal que, quando se distinguem pela qualidade de seus serviços, passam a ser procurados pelos moradores de outras quadras.

  • Segundo o relatório do Plano Piloto, cada QUADRA deveria ter uma escola primária. Como uma quadra tem aproximadamente 240 x 240 m, essa distância de 800 m não seria coerente.

  • Caros Alunos,

    Essa questão é excelente!

    O examinador quer saber se o candidato tem conhecimento de quem foi que idealizou as unidades de vizinhança.

    Não foi Lúcio Costa. Unidade de vizinhança é o nome dado ao conceito introduzido pelo arquiteto e urbanista, americano, Clarence Perry, em 1920. O seu modelo de cidade tinha como objetivo priorizar o pedestre, em que os deslocamentos nesses espaços (pequenos bairros) seriam realizados pelas pessoas em 5 minutos.

    "A unidade de vizinhança foi definida como um setor urbano que acomodava organicamente a população necessária para o funcionamento de uma escola primária, configurado de modo que nenhuma criança caminhasse além de meia milha até a escola – aproximadamente 800 metros –, de preferência sem ter que cruzar sequer uma via de tráfego importante (Mumford, 2000, p. 307-308). Além de (1) escola e (2) parque e área de lazer, a unidade de vizinhança deveria acolher (3) pequenas lojas para promover o comércio local necessário ao (4) ambiente residencial."

    O projeto do Plano Piloto realizado por Lúcio Costa teve influência do conceito de unidade de vizinhança.

    "Lúcio Costa, baseou-se na ideia de quadras auto-suficientes, que chamou de superquadras, para vencer o certame. Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), apenas as quadras 107, 108, 307 e 308 seguem à risca o plano de Costa. Conforme o projeto original do urbanista, quatro superquadras formariam uma unidade de vizinhança.

    Costa ainda projetou uma escola dentro de cada superquadra, fator também priorizado por Perry. A arborização da superquadra é uma das características principais, já que cada uma é cercada de 20 metros de faixa verde. A unidade em Brasília inclui prédios residenciais, comércio local, igreja, escola, posto de saúde, biblioteca, cinema, entre outros espaços de convivência."

    Fonte: https://www.thecityfixbrasil.org/2016/10/24/unidades-de-vizinhanca-uma-forma-sustentavel-de-promover-a-conectividade-nas-cidades/

    https://www.thecityfixbrasil.org/2016/10/24/unidades-de-vizinhanca-uma-forma-sustentavel-de-promover-a-conectividade-nas-cidades/

    Dica: Para saber mais sobre superquadras veja a cartilha do IPHAN:

    http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/cartilha_unidade_vizinhanc%CC%A7a_iphan_df.pdf

    Incorreta, portanto, a assertiva. Professora Arquiteta e Urbanista: Heloísa Samagaio Coutinho


ID
772033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O desenho barroco influenciou a proposta de Lucio Costa para o Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal, em 1967. O principal representante desse tipo de urbanismo é o Eixo Monumental, mais tarde definido, no Documento de Tombamento pela UNESCO, como escala gregária.

Alternativas
Comentários
  • DA ESCALA MONUMENTAL 
    Art. 3° - A escala monumental, concebida para conferir à cidade a marca de efetiva capital do 
    País, está configurado no Eixo Monumental, desde a Praça dos Três Poderes até a Praça do 
    Buriti.

    DA ESCALA RESIDENCIAL 
    Art. 4° - A escala residencial, proporcionando uma nova maneira de viver, própria de Brasília, 
    está configurada ao longo das alas Sul e Norte do Eixo Rodoviário Residencial.

    DA ESCALA GREGÁRIA 

    Art. 7° - A escala gregária com que foi concebido o centro de Brasília, em torno da intersecção 
    dos eixos monumental e rodoviário, fica configurada na Plataforma Rodoviária e nos setores de 
    Diversões , Comerciais, Bancários, Hoteleiros, MédicoHospitalares, de Autarquia e de Rádio e 
    Televisão Sul e Norte



    DA ESCALA BUCÓLICA 
    Art. 9° - A escala bucólica, que confere à Brasilia o caráter de cidade-parque, configurada em 
    todas as áreas livres, contíguas a terrenos atualmente edificados ou institucionalmente 
    previstos para edificação e destinadas à preservação paisagística e ao lazer. 
  • desenho barroco e 1967

    gabarito Errado

  • Tombamento= IPHAN


ID
772129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a programas complexos.


A construção do Conjunto Residencial Pedregulho, em 1947, projetou o arquiteto Affonso Eduardo Reidy internacionalmente e, ao mesmo tempo, evidenciou a sua desenvoltura na solução de programas complexos.

Alternativas
Comentários
  • Alguem sabe por que esta questão está errada?
  • Acho que um conjunto residencial nao é um programa complexo.
  • Também não sei o motivo da questão estar errada!

    Conjunto Habitacional Pedregulho
    Histórico

    O Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes, conhecido como Pedregulho, é projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy (1909 - 1964) a partir de 1947, para abrigar funcionários públicos do então Distrito Federal. Localizado no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro, o Pedregulho compõe a face social da arquitetura de Reidy. Um dos maiores nomes da arquitetura moderna brasileira, Reidy tem grande atuação como urbanista, participando de diversos projetos para a cidade do Rio de Janeiro. O Pedregulho, elogiado por Max Bill (1908 - 1995), em 1953, e por Le Corbusier (1887 - 1965) em sua passagem pelo Brasil, em 1962, marca um momento de reconhecimento internacional das obras arquitetônicas e urbanísticas de Reidy.

    O Conjunto Habitacional Pedregulho abriga blocos residenciais e áreas de serviços comuns: jardim-de-infância, maternal, berçário, escola primária, mercado, lavanderia, centro sanitário, quadras esportivas, ginásios, piscina, vestiários e centro comercial. Na concepção arquitetônica do complexo, com 328 unidades, cada obra é definida por um volume simples, integrado a um conjunto mais amplo, onde a forma indica a diferença de funções: o paralelepípedo destina-se aos prédios residenciais; o prisma trapezoidal aos edifícios públicos; e as abóbadas, às construções desportivas.

    Fonte:
    http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=marcos_texto&cd_verbete=4442
  • Tanto essa questão quanto a anterior estao certas!
  • "ao mesmo tempo, evidenciou a sua desenvoltura na solução de programas complexos." O erro está em negrito. Não foi isso que evidenciou sua desenvoltura na solução de programas complexos.

    Já tinha feito projetos como o Aterro do Flamengo 1909,

    edifício Gustavo Capanema 1938, 

    Museu de Arte moderna 1948

    conjunto do pedregulho veio só em 1951. 

    Gabarito ERRADO


ID
787963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Bauhaus foi o resultado de sucessivas tentativas de reformular os processos de formação das artes aplicadas na Alemanha entre os anos de 1919 e 1933. A respeito dessa escola e da implicação de suas ações nas artes, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • É considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, tendo sido fundador da Bauhaus, escola que foi um marco no design, arquitetura e arte moderna e diretor do curso de arquitetura da Universidade de Harvard. Gropius iniciou sua carreira na Alemanha, seu país natal, mas com a ascensão do nazismo na década de 1930, emigrou para os Estados Unidos e lá desenvolveu a maior parte de sua obra.

  • A partir de um projeto que intencionava a criação de uma escola que combinasse arquitetura, artesanato e uma academia de artes, o arquitetoWalter Gropius (1883-1969) fundou, na cidade independente de Weimar em Abril de 1919, o que viria uma das maiores influências e expressões do design Moderno

  • Wassily Kandinsky foi um professor de artes da primeira fase de bahaus


ID
787978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As superquadras de Brasília, um dos símbolos do sistema habitacional do Plano Piloto projetado por Lúcio Costa, caracterizam-se pela predominância

Alternativas
Comentários
  • As superquadras quadradas de superfície idêntica permitiram organizar um habitat coletivo adaptado à concepção geral, oferecendo aos beneficiários múltiplas vantagens: contexto arejado, onde os prédios ocupam uma pequena porção da superfície do solo,o resto sendo transformado em vastos jardins públicos para o uso permanente da população vizinha; completa tranquilidade dentro das quadras graças à exclusão da circulação de automóveis que não seja o transito puramente local, proximidade da rodovia evitando toda perda de tempo nos deslocamentos, disposição ao alcance imediato de todas as comodidades essenciais que permitem viver no próprio local se se quiser. (BRUAND, Yves, Arquitetura Contemporânea no Brasil, pág. 369)

    Acho essa questão confusa. Ficaria na dúvida entre as letras A e D.

  • Roberta, a letra A está invertida a afirmação porque a questão aborda sobre a característica predominante das superquadras

     

    A) de áreas construídas sobre espaços verdes.

    O certo seria:

    de espaços verdes sobre áreas construídas.


ID
825883
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O arquiteto e urbanista franco-suíço Le Corbusier é de tal modo importante no Movimento Moderno que seria incorreto não lhe reservar um papel de primeiro plano. É correto afirmar que o pensamento urbanístico de Le Corbusier

Alternativas
Comentários
  • Le Corbusier via a casa como uma "máquina de morar" e a cidade como uma "máquina de circular". Era uma concepção maquinista do ambiente urbano:

    " Le Corbusier concebe a pressa e a exigência de um carro como condições inelutáveis ao homem do nosso século: 'Cinquenta anos de maquinismo nos deram a tração automóvel: A velocidade aumentou na proporção de um para trinta. As fábricas entregam carros; cada qual quer ter seu carro para fazer as coisas depressa; pois é preciso fazer depressa' (Ibid., 118). Expressa exemplarmente a ênfase que confere ao tema da circulação ao afirmar sua idéia de um urbanismo que concebe a cidade para o automóvel: 'O automóvel matou a grande cidade. O automóvel deve salvar a grande cidade' (Apud., MARTINS, 1992, 88). A idéia de velocidade está na essência de sua visão maquinista de cidade. Equiparando a cidade à fábrica - a casa a uma “máquina de morar” e a rua a uma “máquina de circular” (LE CORBUSIER, 1992, 124) - pensa transpor para o ambiente urbano a aceleração que o maquinário moderno imprimiu ao mundo da produção. Dos quatro postulados do urbanismo definidos por Le Corbusier - descongestionar o centro, aumentar a densidade do centro, aumentar os meios de circulação e aumentar as superfícies arborizadas - os três primeiros dirigem-se diretamente para favorecer a aceleração do tráfego e das relações (LE CORBUSIER, 1992, 91).
    fonte: http://www.anpocs.org/portal/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=5367&Itemid=361 

  • Como logicamente o capital fez tudo menos arborizar... Le Corbusier e suas manias se mostraram insustentaveis!

     

  • Descongestionar e ao mesmo tempo adensar, utilizando é claro, meios de transporte dos Jetsons... quem sabe pedestres e veículos se locomovendo através de fibra ótica subterrânea.


ID
865744
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

São nomes pioneiros do movimento moderno, associados respectivamente à Bauhaus e aos primeiros projetos modernistas executados na cidade de São Paulo, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • e) Mies Van der Rohe e Gregori Warchavchik.

  •  

    Gregori Ilych Warchavchik foi um dos principais nomes da primeira geração de arquitetos modernistas do Brasil.Chegou ao Brasil em 1923. Naturalizado brasileiro entre 1927 e 1928, projetou e construiu para si aquela que foi considerada a primeira residência moderna do país.

     

    A casa, hoje pertencente ao Estado de São Paulo, foi tombada em 1980 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado e reconhecida como Patrimônio Histórico pelo IPHAN, tornando-se um parque. O tombamento se deu por intermédio de moradores da região que queriam impedir a implantação de um loteamento residencial, proposto por uma construtora, para o local.

    Apesar desse ser o primeiro exemplo de casa modernista no Brasil, existem quatro pontos básicos que contradizem ao manifesto modernista:
    1.Parecia tratar de uma construção em concreto armado, porém o edifício foi construído quase que inteiramente de tijolos, ocultados por um revestimento branco;
    2.As janelas horizontais de canto, sob o ponto de vista técnico, não se justificavam numa construção executada com materiais tradicionais, tendo elas acarretado complicados problemas de construção;
    3.A solução , que consistia em dar à ala direita da fachada o mesmo aspecto externo da ala esquerda, quando essa correspondia a varanda e não a um interior com ala oposta contradizia a afirmação feita por demais absolutos no manifesto de 1925: "a beleza de uma fachada deve resultar da racionalidade da planta e da disposição interna, assim como a forma de uma máquina é determinada pelo mecanismo, o que é sua alma;
    4.A cobertura do corpo principal não era um terraço, conforme se poderia supor, mas um telhado de telhas coloniais cuidadosamente escondido por uma platibanda.

    Deixa ao Brasil uma herança importantíssima, não só composta por artigos teóricos, como também por obras realizadas, que marcaram definitivamente uma nova fase no campo da arquitetura moderna brasileira.

     

     


ID
1080286
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a opção correta acerca dos fundamentos em arquitetura e urbanismo.

Alternativas
Comentários
  • Em 1933, na cidade de Atenas, Grécia, é realizado o IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), que resulta em um manifesto urbanístico que expressa o pensamento sobre o meio urbano na época. A Carta de Atenas (1), como é chamado este documento, trata as cidades sob o ponto de vista de arquitetos, que reunidos, buscam responder aos problemas urbanísticos causados pelo rápido crescimento das cidades. A Carta, de modo geral, analisa o estado atual e crítico das cidades, propondo aspectos que deveriam ser respeitados para a melhoria da estrutura urbana.

  • a) ERRADA. Filippo Brunelleschi foi um arquiteto e escultor renascentista. Na primeira fase de sua carreira de arquiteto, ele redescobriu os princípios da perspectiva linear. 


    b) ERRADA. Um dos mais importantes projetos urbanísticos de Lucio Costa foi o Plano Piloto de Brasília. O projeto de Chandigarh teve a participação de Le Corbusier a convite do governo indiano. 


    c) CORRETA. A Carta de Atenas resume a visão do "Urbanismo Racionalista", tendo como principais aspectos debatidos a necessidade de planejamento regional e infra-urbano, a implantação do zoneamento, através da separação de usos em zonas distintas. 


    d) ERRADA. Não existe essa relação da proporção áurea com a arquitetura hospitalar moderna. Essa proporção foi muito adotada na antiguidade, na Grécia, no Egito, na França e também por alguns modernistas; mas isso não é levado em conta para muitos arquitetos no dias atuais. 


    e) ERRADA. Vitrúvio foi um arquiteto romano e seus princípios inauguraram a base da Arquitetura Clássica. Foram eles: utilitas (utilidade), venustas (beleza) e firmitas (solidez). 



ID
1150681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca do edifício do Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro durante o primeiro mandato de Getúlio Vargas, julgue os próximos itens.

Em 1935, Lucio Costa foi vencedor do concurso para o anteprojeto do referido edifício.

Alternativas
Comentários
  • Os vencedores deste projeto foram Archimedes Memoria e Francisque Cuchet, porém o projeto não foi construído. Só depois Lucio Costa foi chamado para formular outro plano.


ID
1150684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca do edifício do Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro durante o primeiro mandato de Getúlio Vargas, julgue os próximos itens.

Le Corbusier apresentou à equipe de arquitetos brasileiros três propostas de anteprojeto para o edifício.

Alternativas
Comentários
  • Le Corbusier deu uma assessoria ao projeto a pedido de Lucio Costa. Encantado com a configuração da Baía de Guanabara, Corbusier propôs que o projeto fosse implantado junto ao mar, ao invés da localidade em que se encontrava (no centro do Rio de Janeiro), mas tal pedido foi negado. No entanto, a influência de seu pensamento no projeto final da equipe era nítida. 

    Fonte: wikipedia

  • Le Corbusier apresentou duas propostas:

    1ª → edifício em lâmina horizontal em um lote que não era o previsto.

    2ª → no lote previsto também como uma lâmina horizontal.

    Os projetos foram recusados. Foi feito um concurso de projeto, os ganhadores foram Archimedes Memória e Francisque Cuchet, com um projeto no estilo marajoara. O ministro Gustavo Capanema premia o projeto, mas contrata Lúcio Costa para desenvolver outro projeto.

    Lúcio Costa monta sua equipe com: Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Jorge Moreira, Ernani Vasconcellos e Oscar Niemeyer.

    A construção ocorreu entre 1936-1945 e foi entregue em 1947.

    GAB E


ID
1150687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca do edifício do Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro durante o primeiro mandato de Getúlio Vargas, julgue os próximos itens.

As duas fachadas principais desse edifício receberam tratamentos diferenciados: a fachada ao norte foi dotada de grandes caixilhos e a fachada ao sul, de brise-soleil.

Alternativas
Comentários
  • O edifício é considerado um marco na Arquitetura Moderna Brasileira. Foi um dos primeiros edifícios no mundo a fazer uso do recurso do brise-soleil a fim de evitar a incidência direta do sol em sua fachada norte. 

  • "A parede NORTE está coberta por brise-soleils, horizontais, móveis entre planos verticais fixos, o que constitui uma das características principais do prédio, e a SUL está formada por uma lâmina contínua de vidro simples"

    CORBELLA&YANNAS

    (In: Em busca de uma arquitetura sustentável para trópicos)


ID
1150690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca do edifício do Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro durante o primeiro mandato de Getúlio Vargas, julgue os próximos itens.

Apesar de Le Corbusier, em seu anteprojeto, ter disposto o corpo principal desse edifício predominantemente na horizontal, o projeto da equipe brasileira propunha um posicionamento mais verticalizado, em decorrência da disposição do corpo principal na largura do terreno.

Alternativas

ID
1150693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca do edifício do Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro durante o primeiro mandato de Getúlio Vargas, julgue os próximos itens.

Os pilotis do bloco principal desse edifício possuem dez metros de altura, característica que proporciona uma leveza peculiar ao conjunto da obra.

Alternativas
Comentários
  • verdade o linux tem versões pagas vi isso em uma aula do professor Araújo focus se eu nao estiver errado.


ID
1150696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca do edifício do Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro durante o primeiro mandato de Getúlio Vargas, julgue os próximos itens.

O edifício, que constitui marco na história da arquitetura brasileira, foi projetado em 1936 e concluído em 1940.

Alternativas
Comentários
  • Palhaçada cobrar ano! Mas enfim, de acordo com a wikipedia: a construção ocorreu entre 1936 e 1945 e o edifício foi entregue em 1947. 


ID
1150780
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que concerne ao conforto ambiental do espaço arquitetônico, julgue os itens seguintes.

A construção sobre pilotis, um dos cinco pontos da arquitetura modernista, proporcionou ganhos ao conforto térmico, uma vez que a elevação da construção do solo permite maior permeabilidade dos ventos, além do aumento da área de contato da envoltória da edificação com o ar externo.

Alternativas
Comentários
  • > Efeito de abertura sob as edificações = efeito pilotis

    >> Zonas de alta pressão (frio) = entrada difusa = fachada de barlavento

    >> Zonas de baixa pressão (calor) = saída localizada = sucção = fachada de sotavento

    >> Espaços abertos sob ... direcionam o fluxo do vento

    >>> Principalmente quando orientados face (90º) a direção do vento

    >> + altura dos pilotis = + efeito de sucção

    >> SE Saída < Entrada: efeito de jato localizado

    >> Edifícios c/ H ≥ 7pavs. têm efeito de sucção reduzido = secundariza

    >> Recomendado p/ áreas de alta densidade ocupacional

    >> Ideal a clima quente-úmido

    >> P/ estação de frio: necessária combinação c/ barreiras de proteção

    Fonte: vozes que me atordoam


ID
1188637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na obra De Architectura, o arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio (séc. I a.C.) destaca três elementos fundamentais da arquitetura: firmitas, utilitas e venustas. Com base nesses conceitos vitruvianos, julgue os itens a seguir.

Oscar Niemeyer, ao afirmar que “quando uma forma cria beleza, tem na beleza sua própria justificativa”, confere mais importância ao elemento venustas.

Alternativas
Comentários
  • Os princípios conceituais de Vitruvius: utilitas (utilidade), venustas (beleza) e firmitas (solidez), inauguraram a base da Arquitetura clássica. 

  • Profunda.


ID
1188640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

         [...] ser moderno é, conhecendo profundamente o passado, ser atual e prospectivo. Assim cabe distinguir moderno e modernista, a fim de evitar designações inadequadas. A arquitetura dita moderna, tanto aqui como alhures, resultou de um processo com raízes profundas, legítimas e, portanto, nada tem a ver com certas obras de feição afetada e equívoca, essas sim modernistas. Ao contrário do que ocorreu na maioria dos países, no Brasil foram justamente aqueles poucos que lutaram pela abertura para o mundo moderno, os que mergulharam no país à procura das suas raízes, da sua tradição [...], propugnando pela preservação do nosso passado válido.

                  Lucio Costa. Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995, p. 116 (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.


A diferença entre a arquitetura brasileira e a de outros países é que, na brasileira, os arquitetos comprometidos com a valorização e com a preservação do patrimônio histórico material não fizeram uma arquitetura moderna como a de alhures.

Alternativas
Comentários
  • Os brasileiros fizeram uma arquitetura moderna sim. Basta olharmos para as obras do nosso amado e eterno arquiteto Oscar Niemeyer.


ID
1188646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

         [...] ser moderno é, conhecendo profundamente o passado, ser atual e prospectivo. Assim cabe distinguir moderno e modernista, a fim de evitar designações inadequadas. A arquitetura dita moderna, tanto aqui como alhures, resultou de um processo com raízes profundas, legítimas e, portanto, nada tem a ver com certas obras de feição afetada e equívoca, essas sim modernistas. Ao contrário do que ocorreu na maioria dos países, no Brasil foram justamente aqueles poucos que lutaram pela abertura para o mundo moderno, os que mergulharam no país à procura das suas raízes, da sua tradição [...], propugnando pela preservação do nosso passado válido.

                  Lucio Costa. Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995, p. 116 (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.


Os arquitetos modernos, coerentes com o seu tempo, projetaram os olhos sobre o futuro, sem descartarem as lições do passado.

Alternativas
Comentários
  • Um movimento normalmente vem negando o outro, mas busca em outro passado um alento. Exemplos, o Renascimento negava o gótico, mas exaltava a arquitetura greco-romana. O modernismo negava o eclético, mas exaltava o renascimento e a arquitetura greco-romana (o próprio Le Corbusier fez viagens para estudar as ruínas).

    GAB C


ID
1234369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da história da arquitetura e do urbanismo, julgue os itens a seguir.

Os princípios da unidade de vizinhança, que compõem critério utilizado no urbanismo para divisão de grupos de prédios residenciais em áreas na cidade, foram elaborados pelo urbanista americano Clarence Perry e adotados pelo movimento modernista.

Alternativas
Comentários
  • Clarence Arthur Perry, arquiteto e urbanista, em 1929 projetou um plano para Nova Iorque utilizando um conceito de unidade de vizinhança, que pode ser considerado um dos mais importantes pelo seu princípio fundamental – o social.

    Perry foi o idealizador do conceito da unidade de vizinhança, entretanto, coube a Clarence Stein e Henry Wright a primeira efetivação da ideia no plano de Radburn, Nova Jersey, em 1929.

  • É isso mesmo Victor Campello.

  • PARTE 1/2

    CERTO

    A UNIDADE DE VIZINHANÇA, NA ORIGEM E DEPOIS

    Idealizada como um mecanismo de construção social e com uma noção sedutora de comunidade, a unidade de vizinhança de Clarence Perry configurava um setor urbano que acomodava organicamente a população necessária para o funcionamento de uma escola primária, configurado de modo que nenhuma criança caminhasse mais que meia milha até a escola, de preferência sem ter que cruzar sequer uma via de tráfego importante. Sua área devia ser extensa o suficiente para caracterizar baixa densidade populacional e para proporcionar aos seus residentes mais espaço livre, oportunidade de lazer e estabelecimentos escolar e comerciais em uma zona autossuficiente, na medida em que não devia ser necessário percorrer longas distâncias para satisfazer necessidades básicas.

    Este esquema, alimentado por antecedentes como o padrão residencial inglês, o ideário garden city, o zoneamento funcional, e o movimento community center32, devia apresentar tamanho apropriado, limites evidentes, espaços livres, centro comunitário, comércio local e sistema viário interno. Desse modo, a unidade de vizinhança devia ser contornada por vias arteriais para fazer fluir o tráfego e conter um sistema viário interno que desencorajasse o trânsito externo; cul-de-sacs foram empregados para assegurar a privacidade residencial. Internamente, as unidades residenciais deviam estar organizadas em torno de um sistema de espaços livres, parques e áreas de lazer, no qual a escola ocupava uma posição central no conjunto dos serviços institucionais (igreja, biblioteca e outras edificações necessárias para a vida cívica, cultural e religiosa da comunidade), enquanto os estabelecimentos comerciais estariam localizados em posições periféricas, preferencialmente nas esquinas conjuntas de diversas unidades de vizinhança.

    O que se concretizou em Radburn, a “cidade jardim da era do automóvel” onde os urbanistas Clarence Stein e Henry Wright materializaram exemplarmente o conceito de Perry, foi um arranjo formal hierárquico de quatro elementos: enclave, quadra, superquadra e unidade de vizinhança. O enclave foi constituído por um grupo de aproximadamente vinte casas dispostas em U ao longo de uma pequena via, usualmente sem saída, que dá acesso ao fundo das casas, enquanto suas frentes se voltam para a área verde comum. Três a oito destes enclaves foram aproximados para formar uma quadra e estas quadras foram arranjadas ao redor de um espaço livre, de modo a delimitar um parque. O conjunto de quadras e parque configuram o que Stein e Wright entenderam como superquadra, e de quatro a seis superquadras formaram a unidade de vizinhança.

  • PARTE 2/2

    No entanto, em Brasília, a eliminação da propriedade privada do solo urbano e a elevação da edificação multifamiliar reforçavam a ideia de cidade-parque e garantiam a continuidade dos espaços verdes livres, combinando o conceito anglo-saxônico da unidade de vizinhança com o uso de pilotis, o que lhe deu um sentido radicalmente inovador. Lucio Costa também formulou sua proposta de “área de vizinhança” e superquadras ortogonais seguindo a concepção da cidade funcional, atendendo a prescrição de edificações de alta densidade isoladas em amplas superfícies verdes, consagradas ao desenvolvimento das diversas atividades comuns que formavam o prolongamento da moradia.

    A exemplo da operação corbusierana, a superquadra de Brasília também verticalizou e densificou a cidade jardim, transformando-a numa verdant city. Embora aumentando em quase um terço a densidade populacional de Radburn, a unidade de vizinhança de Brasília insistiu no princípio de organização original que colocava dentro de uma distância caminhável todas as facilidades necessárias diariamente ao lar e à escola, e mantinha fora dessa área de pedestres as artérias do tráfego que conduzem pessoas e mercadorias que nada têm a ver com a vizinhança. O comércio local foi implantado no acesso à unidade, na borda de cada superquadra, originalmente voltado para o seu interior. Os edifícios residenciais em lâmina, padronizados, não apresentaram variações significativas e não combinaram diferentes tipos residenciais. Desse modo, Brasília levou a cabo a estratégia modernista da desfamiliarização ao propor uma forma urbana radicalmente nova e vincular inovação arquitetônica, mudança nas percepções individuais e transformação social. A cidade funcional, moderna e igualitária era a imagem do Brasil desenvolvido.

    FONTE:

    http : //

    anpur.org

    .br

    /

    wp-content/

    uploads/

    2018/09/5_79836

    .pdf

    PS: Tive que colocar o link fatorado porque o site não permite mais por link nos comentários. Às vezes, ainda consigo colocar o link integro na versão antiga do site, porém o funcionamento desta vive oscilando.


ID
1334869
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As primeiras edificações construídas na Cidade Universitária do Fundão guardam características dos preceitos assimilados pelo grupo carioca dos modernos e constituem parte do patrimônio arquitetônico da UFRJ. Esses preceitos, herança do arquiteto francês Le Corbusier, foram denominados e constituem-se de:

Alternativas
Comentários
  • os cinco pontos da arquitetura moderna, de acordo com le corbusier:


    Construção de Pilotis/Colunas: As colunas e pilotis, um antigo elemento da arquitetura clássica Grega, tornavam as construções mais abertas, arejadas e ao mesmo tempo grandiosas. Uma solução urbana muito interessante e elegante para ambientes com alta movimentação de pessoas.


    Terraços Jardim: Retomando a velha idéia Oriental dos jardins suspensos, Le Combursier afirmava que em metrópoles com cada vez menos espaço, os telhados poderiam ser aproveitados como espaços de lazer.


    Planta Livre de Estrutura: Planta livre de estrutura, em palavras mais simples, significa que deveriam existir poucas paredes internas, com menos paredes os espaços ficam mais dinâmicos, podendo ser dados vários usos ao mesmo prédio.


    Fachada Livre de Estrutura: A fachada dos prédios deveria ser simples e funcional, elementos de decoração e “firulas” deveriam ser abolidos.


    Janelas em Fita / Janelas Horizontais: As janelas deveriam sempre acompanhar toda a parede da fachada do edifício, aproveitando melhor a luz natural dentro dos ambientes.



ID
1334872
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A arquitetura moderna ordenou princípios para propiciar uma racionalidade no projeto arquitetônico. Um desses princípios é a modulação que, além de auxiliar no ato de projetar, contribui para:

Alternativas
Comentários
  • alternativa e

    o sistema de modulação se tornou sinônimo de padronização e industrialização construtiva. a construção por meio de módulos permitia uma maior produtividade dos responsáveis pela execução o que resultava na redução dos prazos de entrega da obra


ID
1334887
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A introdução da arquitetura moderna no Brasil se deu dentro de um contexto de mudanças sociais, econômicas e tecnológicas, diferente daquele presenciado pelos arquitetos europeus. Assim, a técnica construtiva mais utilizada pelos arquitetos brasileiros para introduzir a arquitetura moderna no Brasil, foi:

Alternativas
Comentários
  • alternativa e

    Na arquitetura moderna surgiu o conceito de concreto armado. O barateamento de antigos materiais tais como o ferro e o aço (agora produzidos de modo mais eficiente) fez com que surgisse o conceito do concreto armado (a inserção de uma estrutura ou armadura de metal por dentro do concreto), que permitiu a construção de prédios mais altos, mais baratos e a criação de curvas mais ousadas. E se tornou a técnica construtiva mais utilizada pelos arquitetos brasileiros.


ID
1401586
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No concurso para a sede do Ministério de Educação e Saúde - MES, o júri selecionou, em 1935, três projetos para a segunda etapa do concurso, com a seguinte classificação, segundo seus pseudônimos: 1º Prêmio: Pax, de Archimedes Memória; 2o Prêmio: Minerva, de Rafael Galvão e Mário Fertin; 3o Prêmio: Alfa, de Gérson Pompeu Pinheiro.

Enumere cada projeto segundo sua classificação com suas respectivas características arquitetônicas:

( ) ortodoxia racionalista;
( ) Beaux-Arts, com características Art Déco;
( ) monumentalidade clássica com preceitos modernos. A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    1º Prêmio: Pax

    Vencedor: Archimedes Memória

    Estilo: Beaux-Arts com características Art Déco

    2º Prêmio: Minerva

    Vencedor: Rafael Galvão e Mário Fertin

    Estilo: monumentalidade clássica com preceitos modernos

    3º Prêmio: Alfa

    Vencedor:Gérson Pompeu Pinheiro

    Estilo: ortodoxia racionalista

    Os projetos premiados não correspondiam aos anseios do ministro Gustavo Capanema, de modo que os prêmios foram pagos porém Lúcio Costa é quem foi convidado para fazer um novo projeto. Além de Lúcio Costa faziam parte da equipe Carlos Leão, Affonso Reidy, Jorge Moreira, Ernani Vasconcellos e Oscar Niemeyer.

  • "A decisão, inicialmente marcada para 1º de outubro, foi adiada para 12 de dezembro, e o prêmio, numa solução de compromisso, coube a Archimedes Memória. O plano Memória era estilo marajoara, derivado dos índios da ilha de Marajó. Esse estilo desempenhara papel menor na revivescência indigenista da fase nacionalista brasileira, mas, na qualidade de diretor da Escola Nacional de Belas-Artes em 1935, Archimedes ainda empunhava a bandeira do nacionalismo na arte. Não se tratava dos pujantes mosaicos de Juan O'Gorman na biblioteca da Universidade do México, mas sim de uma sutil ornamentação geométrica nos capitéis das colunas de entrada. A decoração deu um ritmo staccato ao bloco neoclássico, de que definia os limites prescritos ao edifício. A planta térrea e a entrada inspirava-se no melhor da Escola de Belas-Artes. O plano simétrico criava uma força direcional com escadas no corredor centra e salas dispostas ao redor de pátios internos. A dupla Mário Fertin e Raphael Galvão, que obteve o segundo lugar, produziu um desenho inatacável, mais neoclássico que moderno. O terceiro colocado, Gerson Pinheiro, antigo chefe de Affonso Eduardo Reidy, defendia o funcionalismo racional e apresentou o desenho mais limpo dos três projetos vencedores, com planta aberta e estrutura de concreto armado sustentada por pilotis. (HARRIS, E.D. Le Corbusier Riscos Brasileiros. Nobel, 1987, p.62) 

  • Questão super útil pra atuação profissional no serviço público. :'/


ID
1422835
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os conceitos de cidade dispersa e de cidade compacta são concepções polares que representam ideias imbricadas no paisagismo e na criação de espaços verde urbanos. De acordo com o conceito de cidade dispersa, deve-se viver de modo disperso, em pequenas comunidades junto à natureza. De acordo com o conceito de cidade compacta, deve-se viver compactamente, buscando integração maior com os habitantes da cidade e com os serviços nela presentes.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o próximo item.

A cidade jardim, um modelo de cidade concebido por Le Corbusier, consiste em uma comunidade autônoma cercada por um cinturão verde, sendo um meio-termo entre campo e cidade.

Alternativas
Comentários
  • EBEZENER HOWARD: A cidade jardim é um modelo de cidade concebido por Ebenezer Howard, no final do século XIX, consistindo em uma comunidade autônoma cercada por um cinturão verde num meio-termo entre campo e cidade. A ideia era aproveitar as vantagens do campo eliminando as desvantagens da grande cidade, mas nem sempre pode ser um sinônimo de ecocidade.


    LE CORBUSIER: Visão modernista das áreas habitacionais com a separação entre pedestres e veículos e a localização dos edifícios residenciais em grandes áreas verdes públicas. Plan Voisin - visão de Le Corbusier para Paris, seguindo os princípios e soluções concebidos em sua "Cidade Contemporânea", ou "Cidade para três milhões de habitantes". Nela é possível ver algumas de suas idéias sobre como deveria ser a cidade moderna: separação entre usos, altas densidades, grandes áreas livres, unidades de vizinhança, separação entre veículos e pedestres, etc.

  • O Erro consiste no Autor da teoria das Cidades Jardins, embora boa parte da questão faça sentido.

  • Cidade jardim → Ebenèzer Howard

    Unidade de vizinhança → Clarence Perry

    Cinco pontos da arquitetura, modulor e "A casa é uma máquina de morar" → Le Corbusier

    "Menos é mais" → Mies Van der Hore

    "O ornamento é um crime" → Adolf Loos

    "A forma segue a função" → Vitruvius e posteriormente Sullivan

    "O vermelho não é uma cor" → Bernard Tschumi.


ID
1643743
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da história da arquitetura, que possibilita aos arquitetos aumentarem o repertório de projeto e aprenderem mais sobre linguagem arquitetônica, julgue o seguinte item.

A famosa frase “Menos é mais” foi dita pelo modernista Le Corbusier em seu manifesto “Ornamento é crime”, segundo o qual a decoração da arquitetura eclética deveria dar espaço a uma arquitetura mais pura e racional.

Alternativas
Comentários
  • Esse pensamento foi expresso na frase de Mies Vas Der Rohe e nao de Le Corbusier.


  • Além do "less is more" ser de Mies Van Der Rohe; o manifesto "ornamento E (não "é") crime" é de ADOLF LOOS.

    LOOS: Foi precursor do Raumplan, o desenvolvimento da planta em diferentes cotas. Através das variações de altura das divisões, bem como das proporções adotadas e das mudanças de materiais, é estabelecida uma hierarquia entre os diversos espaços; criam-se zonas dentro da casa, definindo também graus de intimidade de cada divisão." 

    Em 1908, escreveu o ensaio/manifesto intitulado "Ornamento e Crime", no qual criticava o uso abusivo da ornamentação na arquitetura européia do final do século XIX. Loos acreditava que "quando uma cultura evolui, ela gradativamente abandona o uso do ornamento em objetos utilitários". Segundo alguns críticos,  "esta guerra contra o ornamento e a decoração esconde uma lacuna ideológica no modernismo: a falta de uma base cultural (...) O modernismo procurou deliberadamente destruir todos os vínculos e reminiscências da arquitetura histórica".


ID
1697812
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O movimento moderno na arquitetura e no urbanismo produziu cidades com funções segregadas. Como decorrência, as universidades foram concentradas em campi universitários. Este modelo passou a ser questionado quando a especialização dos espaços urbanos passou a ser criticado.

A partir do texto, analise as afirmativas a seguir.

I. Na década de 1970, em decorrência dessas críticas, foram projetadas na Europa, universidades abertas à cidade.

II. Uma outra solução que enfrenta as críticas da especialização dos espaços foi a construção de campi concentrados, particularmente os verticalizados.

III. A despeito das críticas do modelo modernista de cidades universitárias, no Brasil vários campi foram construídos nos últimos 15 anos, sejam de universidades públicas ou particulares.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

    Todas corretas


ID
1729345
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em 1955, Joaquim Cardozo escreveu o texto Arquitetura Brasileira: características mais recentes. Do ponto de vista dos conceitos fundamentais sobre arquitetura, sociedade e cultura, considere os seguintes pontos destacados pelo poeta, calculista e historiador pernambucano:

I. Observa-se o gradual desaparecimento do muro, coberto, abafado por elementos plásticos múltiplos e vários; e quando consegue se manter, associado aos elementos curvos empregados, como arcos e abóbodas, exprime-se por uma simetria de eixos.

II. Inaugura-se um novo ritmo na arquitetura moderna brasileira; uma tendência manifesta para as largas superfícies, verdadeiros panos de concreto, corpos de delgadas espessuras, sugerindo a leveza muito íntima e em muito semelhante aos invólucros de balões e dirigíveis.

III. Trata-se de exuberante exposição de averticalismo. A marquise, na entrada, inclina-se sobre a horizontal; o suporte dessa marquise é inclinado sobre a vertical; a torre sineira é limitada por um feixe de linhas retas aberto para o alto.

IV. Os pilotis dos primeiros tempos da arquitetura moderna transformaram-se em formas plásticas que à primeira vista dão a impressão de esculturas e que são, entretanto, funcionais, pois resultam das transições entre os espaços criados, entre os prismas estruturais que coordenam a estabilidade da construção.

Está correto o que consta APENAS em 

Alternativas
Comentários
  •  Joaquim Cardozo - Pioneiro da arquitetura moderna

  • Para quem não sabe, Joaquim Cardozo era o calculista que fazia os projetos estruturais para o Niemeyer... coisa simples.. kkkkk

    sobre as assertivas, só a primeira é falsa...

    Letra D


ID
1730551
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na primeira metade do século XX, a arquitetura brasileira apresentou profundas transformações no que concerne a estilos e conceitos. Este também foi o período de constituição do conjunto arquitetônico da Fundação Oswaldo Cruz, no bairro de Manguinhos no Rio de Janeiro/RJ, que hoje integra o Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos (NAHM), que reflete, em certa medida, essas transformações.
Assinale a afirmativa que apresenta os tipos de arquitetura presentes no NAHM. 

Alternativas
Comentários
  • "Entre 1904 e 1919 foram erguidas as primeiras edificações do campus, devidamente equipadas para as suas atividades, formando o conjunto eclético e o Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos (NAHM). Na década de 1940, novos edifícios foram erguidos para abrigar as atividades em expansão do Instituto, dando origem ao conjunto modernista. Esses dois conjuntos estão envolvidos por extensa área verde."


ID
1731076
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A obra que celebrizou o slogan "a forma segue a função", e conseguiu dar a mais cabal expressão deste slogan foi:

Alternativas
Comentários
  • Gab B

     

    a)Bauhaus, em Dessau, de Walter Gropius.

    ERRADO. " estilo das instalações de Dessau insinua a fase mais futurista de Gropius em 1914, mostrando também semelhanças com o estilo internacional.[...]Gropius estava interessado em incluir avanços estruturais e tecnológicos ao projetar a sede da escola revolucionária para alunos de arquitetura e design. [...] Na esperança de criar transparência, a parede enfatizou a natureza espacial "mecânica" e aberta da nova arquitetura."

    fonte: https://www.archdaily.com.br/br/805820/classicos-da-arquitetura-bauhaus-dessau-walter-gropius

     

    b) Guaranty Building, em Búfalo, de Louis Sullivan.

    GABARITO. Louis Sullivan é o proclamador dessa frase "a forma segue a função"

    "Embora seja conhecido pelo uso do ornamento, sua verdadeira inovação foi incorporar estilos ornamentais precedentes em novos edifícios em altura que surgiam no final do século XIX, utilizando o estes ornamentos para enfatizar a verticalidade de suas obras. É esse princípio que o levou a proclamar a famosa sentença "a forma segue a função", embora o próprio Sullivan desse os créditos dessa frase a Vitruvius."

    Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/626678/em-foco-louis-sullivan

     

    c) Pavilhão Alemão, em Barcelona, de Mies Van der Rohe.

    ERRADO. A palavra chave para sabermos se é Mies Van der Rohe é MINIMALISMO.

    "Para ele, o excesso era dispensável. Ludwig Mies Van der Rohe apreciava o mínimo, por isso o aroma minimalista é haurível em muitas de suas obras,"

    fonte: https://www.galeriadaarquitetura.com.br/Blog/post/o-essencial-de-ludwig-mies-van-der-rohe

     

    d)Fallingwater, em Mill Run, de Frank Lloyd Wright.

    ERRADO. O ponto chave da Casa da Cascata, a Faliingwater, é Integração do edifício com a paisagem

     

    e) Ville Savoye, em Possy, de Le Corbusier.

    ERRADO. O foco da Villa Savoye é expor os 5 pontos da Arquitetura Moderna, idealizados por Le Corbusier

     

  • Se cair "procliticamente" em minha prova, aqui em 2021 eu te agradeço!!!


ID
1731088
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O arquiteto que considerava paradoxo a doutrina de Mies van der Rohe de que “menos é mais" porque, no seu entender, ela deplorava a complexidade e justificava a exclusão por fins expressivos e que, em contradição, afirmava que “mais não é menos" foi:

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, a famosa frase de Venturi foi: "Less is a bore" (Menos é um tédio/chatice) em oposição a "Less is more" (Menos é mais) de Mies. As duas máximas até rimam, daí vem a força da sátira. "Mais não é menos" seria "Less is not more" em inglês e ninguém jamais proferiu tal frase. Essa questão deveria ser anulada por imprecisão das informações.

  • Venturi, cujo livro de 1966 Complexidade e Contradição na Arquitetura' cunhou o termo "less is a bore" (em português algo como 'menos é uma chatice') - para contradizer a famosa frase de Mies van der Rohe "less is more" (menos é mais) - é possivelmente o mais influente dos teóricos que trabalhou buscando afastar a arquitetura do ethos modernista, no qual ela já havia se enraizado profundamente.

    (FGV dando uma bela forçada de barra na tradução do inglês)

    Fonte: Archdaily

    Gabarito:D

    @arquitetamanuprado


ID
1731094
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O evento realizado no Brasil que foi palco de conflito entre as duas tendências principais da arquitetura, a neocolonial e a moderna, foi:

Alternativas
Comentários
  • A Arquitetura Moderna encontra no chamado “Estilo Neocolonial“ seu mais relevante contraponto nesses anos. Nomes como os de José Mariano Filho, Ricardo Severo e Victor Dubugras promovem uma “redescoberta“ da herança colonial brasileira através dessa arquitetura de natureza acadêmica que, independentemente de suas qualidades, perfeitamente adequava-se aos anseios de representação da burguesia ascendente e aos discursos nacionalistas do país, que em 1922 celebrara seu centenário da Independência. Em 1930 ocorre no Rio o IV Congresso Pan-Americano de Arquitetos, no qual o antagonismo entre o Neo-Colonial e as tendências da Arquitetura Nova chega a seu auge.


ID
1777045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo à teoria da história da arquitetura.

Na França, berço da Revolução Industrial, a produção artesanal foi substituída pela industrialização a ponto de se conseguir chegar às peças de ferro com dimensões exigidas para ser construída a primeira ponte de ferro fundido sobre o rio Sena bem como para erguer a célebre Torre Eiffel e o Palácio de Cristal, consagrando-se definitivamente o uso da nova tecnologia francesa na grande exposição de Paris.

Alternativas
Comentários
  • o berço da revolução industrial foi a Grã-Bretanha

  • Como a colega Andrea falou o berço da Revolução Industrial foi a Grã-Bretanha e não a França. Outro erro é induzir o candidato a achar que a Torre Eiffel e o Palácio de Cristal são frutos do desenvolvimento tecnológico da França, quando na realidade são monumentos oriundos de duas grandes Exposições Universais:

    >> Palácio de Cristal: Exposição Universal de 1851, Londres, Inglaterra.

    http://arquitetandonanet.blogspot.com.br/2010/09/palacio-de-cristal-londres-inglaterra.html

    >> Torre EiffelExposição Universal de 1889, Paris, França.


ID
1777048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo à teoria da história da arquitetura.

Junto ao crescimento da industrialização, novos pensamentos surgiram: na Alemanha, que passou a disputar com a França e a Inglaterra o foco intelectual e criador de novas formas, edificações eram construídas com a pretensão de se criarem símbolos do espírito e da vontade da época. A famosa escola alemã, Bauhaus, surgiu com o slogan: “Arte e técnica, uma nova unidade", pois, desde sua origem, o diretor Walter Gropius tinha como meta a fundação de um estabelecimento de ensino que dotasse de conselhos artísticos a indústria em expansão. 

Alternativas
Comentários
  • A Escola Bauhaus Bauhaus é a inversão do termo HAUSBAU (construção da casa) para BAUHAUS (casa da construção). Por seu neologismo, Gropius fazia referência à Bauhütte, loja ou centro das corporações de construtores de catedrais na Idade Média. A Idade Média viu na catedral um templo de união entre vida e arte. A própria escola fundada por Gropius identificava-se com uma casa em forma de catedral ou farol, destinada, como as igrejas da Idade Média , a divulgar as boas novas. Uma entalhe em madeira intitulado "Catedral", de Lyonel Feininger (1871/1956) ilustra em 1919 o manisfesto de criação da Bauhaus. Ancorada nas idéias da Escola de Arts and Crafts (Artes e Ofícios) ,de Henry van de Velde, aberta em 1906 em Weimar , inspirada no movimento de mesmo nome surgido na Inglaterra no apogeu do Período Vitoriano, do Deutscher Werkbund , (grupo de artistas arquitetos e artesão cujo objetivo era aperfeiçoar o design dos produtos industrializados), bem como em outras correntes reformadoras, a Bauhaus atinge uma notoriedade que ultrapassa as fronteiras da Alemanha. "Arte e técnica, uma nova unidade",é a fórmula que resumia o programa de uma vasta exposição em 1923,"Staatliches Bauhaus" e contribui rapidamente a divulgar a Bauhaus. A Bauhaus foi dividida em dois setores: a Academia de Arte Pictórica e a Academia de Artes e Ofícios. O principal objetivo era o de acomodar as multidões em pouco espaço, promovendo moradia para os sobreviventes. Em 1932, nenhum outro país construiu mais habitações populares e sua maior parte erguida com o dinheiro de impostos. Os princípios Gropius e os seguidores da Escola Bauhaus desejavam alterar a face da sociedade, através de uma arquitetura que apelasse ao espírito e à inteligência e exaltasse a modernidade, despojada dos excessos da época Imperial,. Esta arquitetura era baseada em 3 princípios: 1. direcionamento da nova arquitetura para os trabalhadores 2. rejeição de todos os objetos e adereços burguesas e 3. retorno aos princípios clássicos da arquitetura ocidental. Cada estudante era treinado por 2 professores, um artista e um artesão. Como a grande maioria dos arquitetos aderiu aos princípios da Bauhaus, o resultado foi uma forma clássica de moradia social racional, com paredes brancas ( a cor era consirerada burguesa) e mobílias funcionais em aço, tecido com fibras, desenhos e texturas inovadores. Externamente, as construções eram brancas, cinzas, beges ou pretas, verdadeiras teorias construídas em forma de concreto, aço madeira, estuque, pedra e vidro, com seu telhado plano e fachada pura e a predominância da linha horizontal, excluindo-se as cornijas. Assim como a arquitetura, os objetos da vida cotidiana deveriam possuir uma qualidade material e atingir a harmonia da forma e da função sem detalhes decorativos supérfluos, inaugurando assim a era funcionalista. http://www.bauhaus.com.br/site/html/escola-bauhaus.php
  • ERRADO:  A intenção primária era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura, artesanato, e uma academia de artes, e isso acabou sendo a base de muitos conflitos internos e externos que se passaram ali. https://pt.wikipedia.org/wiki/Bauhaus

     

  • A escola surgiu sob a ideia da "grande construção" e representava a corrente da Nova Objetividade. Seu lema inicial era construir a "catedral do futuro" ou "catedral do socialismo". Inspirada nas construções das catedrais medievais, a Bauhaus procurava reunir artes e ofícios para atender à sociedade do futuro, pacífica e sem contradições.

    Gropius dirigiu a Bauhaus até 1928. Nos primeiros tempos, seus conceitos foram influenciados pela ideia da "obra de arte total" propagada pelo compositor Richard Wagner no século anterior, e pela superação dos estilos históricos na arte através da transformação da vida numa experiência estética, difundida pelo filósofo Friedrich Nietzsche. Em sua segunda fase, a Bauhaus logo sucumbiu aos interesses da indústria.

    Acusada de "bolchevismo" e "judaísmo" pelo governo conservador de Weimar, a escola mudou-se para a liberal Dessau em 1925, onde Gropius projetou sua famosa sede funcionalista. Em vez da "catedral do futuro", lema inicial da Bauhaus, a escola passou a defender a integração da arte com a técnica.

    Abandonado pelos sindicatos e trabalhadores e perseguido pelos conservadores, Gropius encontrou refúgio, e financiamento, nos industriais. A forma passou então a seguir a função. A política, no entanto, não deixou de marcar tanto o início quanto o fim da escola, fechada pelos nazistas em 1933, que consideravam o modernismo "coisa de comunista" 

    https://www.dw.com/pt-br/1883-nasce-o-arquiteto-walter-gropius-fundador-da-bauhaus/a-3518662


ID
1789909
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O júri do concurso para o projeto do Pavilhão do Brasil na Exposição Internacional de Nova York, em 1939, classificou os anteprojetos em função de dois critérios. Assinale a opção que indica os critérios priorizados.

Alternativas
Comentários
  • O pavilhão foi feito por Lúcio Costa e Niemeyer.

    https://www.archdaily.com.br/br/615845/classicos-da-arquitetura-pavilhao-de-nova-york-1939-lucio-costa-e-oscar-niemeyer

  • "No termo final de julgamento, o júri explicita a importância desse conceito na avaliação:

    "Passando a fixar o seu critério de julgamento quanto ao modo de interpretar a nacionalidade da arquitetura, resolveu o júri que a questão não se devia prender ao detalhe dos elementos arquitetônicos, fossem tradicionais ou indígenas, mas se devia ater a uma forma arquitetônica capaz de traduzir a expressão do ambiente brasileiro; e mais, que essa forma fosse de preferência atualista, tendo em vista que a Feira Mundial de New York tem, por princípio, estabelecer uma visão do 'Mundo do Amanhã'".

    Desse trecho destaca-se a separação do aspecto formal no sentido de composição estilística para o aspecto representativo, este sim possível de traduzir o Brasil em sua arquitetura. A adequação técnica ao evento (isto é, seu caráter arquitetônico provisório) também foi considerada no julgamento, assim como outros aspectos pedidos em edital, como circulação e insolação." (GALVEZ. M.F.R. DOIS PAVILHÕES EM EXPOSIÇÕES INTERNACIONAIS DO SÉCULO XX: IDEIAS DE UMA ARQUITETURA BRASILEIRA. PUC-RIO, 2013)


ID
1797946
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O momento de crise da modernidade ocorreu na virada para os anos 1980, no Brasil e no mundo. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. A crise da modernidade não foi acompanhada por sua dissolução e transformação radical, mas pela admissão de sua inerente pluralidade.

II. A condição pós-moderna se caracteriza mais pelo encerramento de um período e menos pelo momento de profunda reorientação.

III. A noção de modernidade reflexiva parece melhor caracterizar o processo interno da crise da modernidade arquitetônica.

Está correto o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • Se o condidato precisar saber disso para responder essa questão, o edital da prova tem que ser só de português.

  • A retomada do debate arquitetônico nesta passagem de década se debruça sobre a arquitetura produzida a partir da década de 1960, ou pós Brasília, com o intuito de se entender este período numa perspectiva histórica (BASTOS, 2003). Brasília é, assim, tomada como um marco evidente de inflexão social e política do pais na década de 60 e será marcada pelo golpe de 1964 e a ditadura militar que se estendera até a década de 80.

     “A constatação de que a crise da modernidade não foi acompanhada por sua dissolução e transformação radical, mas pela admissão de sua inerente pluralidade, parece indicar que a chamada “condição pós-moderna é o menos o encerramento de um período e mais um momento de profunda reflexão e reorientação.

    Neste sentido, pode ser frutífero explorar, para a sua caracterização, a noção de “modernidade reflexiva”, que parece melhor caracterizar esse processo interno da crise da modernidade arquitetônica, evitandose assim empregar, de maneira maniqueísta, a expressão ‘pós‐modernidade’. ” (BASTOS, ZEIN, 2015, p.195) 


ID
1797955
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No concurso para o Plano Piloto de Brasília, o desenho do arruamento proposto na maioria dos projetos dos concorrentes foi a solução em malha ortogonal. Uma das exceções foi a da cidade autossuficiente nuclear, que se multiplica em sequência, que foi apresentada pelos concorrentes:

Alternativas
Comentários
  •  

     

    A Brasília dos irmãos Roberto ocuparia toda a margem do Lago Paranoá, com o Parque Nacional na zona leste, onde iriam se concentrar os prédios dos três poderes, além da residência presidencial, entre outros equipamentos. “A cidade deveria ser construída entre sete e dez anos. Todas as unidades seriam interligadas por parques públicos”, relata Jeferson. Considerado um projeto para pessoas e não para máquinas, a ideia dos irmãos Roberto foi uma das poucas apresentadas no concurso que não seguiam os princípios do modernismo.

    https://www.casaemercado.com.br/bravo-perdedor/

  • O projeto de MM Roberto , terceiro classificado, mostrou uma pesquisa intensa de dados econômicos e sociais, considerada pelo júri como aspectos não primordiais. Sua proposta era fundamentada numa descentralização onde formas hexagonais se voltavam para edifícios centrais(núcleo), descartando a monumentalidade ,aspecto tão apreciado pelo júri. 

     

    Segundo a avaliação do júri, o plano apresentado foi criticado por poder ser elaborado para qualquer outra cidade, não somente para uma capital administrativa, além de separar os edifícios governamentais. 

     

    O projeto apresentado previa: 7 unidades urbanas de 72000 pessoas cada uma, aumentando para 10, ou no máximo, 14 unidades. Cada unidade tinha como centro um departamento governamental.

     

    Fonte: Costa, A.M. Impossíveis Brasílias.


ID
1797958
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Relacione os cinco preceitos da arquitetura moderna: 1. Planta Livre; 2. Terraço Jardim; 3. Pilotis; 4. Estrutura Independente; 5. Fachada Livre, com as definições correspondentes abaixo discriminadas:

( ) separação entre as funções portantes e as partes portadas;

( ) membrana que separa o interior do exterior, sem função portante obrigatória;

( ) ossatura autônoma, que tem contato com o solo somente em alguns pontos;

( ) cobertura de concreto armado, com superfícies horizontais,

( ) separações verticais, que não precisam ser superpostas a cada andar.

A sequência correta é: 

Alternativas
Comentários
  • O 5º preceito seria Estrutura independente OU Janela em fita?

    Planta livre não está diretamente relacionada a estrutura independente?


ID
1798021
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma das tendências formais que, a partir da década de 1990, se inicia para o paisagismo brasileiro é o Neomodernismo, que tem com uma de suas características:

Alternativas
Comentários
  • Neomodernismo: 

     

    > Consiste na continuidade e aperfeiçoamento das premissas de projeto modernista.

    > A concepção de projeto dá ênfase ao uso da vegetação tropical, usando formas geométricas livres na paginação de pisos e desenhos de canteiros e piscinas.

    > No uso da vegetação, predominam as paletas de cores que vão do verde intenso ao da policromia, explorando as nuances e tonalidades da vegetação nativa e aclimatada.

    > Os materiais utilizados continuam os mesmos, como o mosaico português, com o uso intenso das cores nos desenhos dos pavimentos.

  • Uso de topiarias e bordaduras é mais comum nos jardins clássicos / formais


ID
1896700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em arquitetura, a expressão de Stij

Alternativas
Comentários
  • De Stijl , holandês para “o estilo”, foi um grupo de pintores, arquitetos e designers holandeses que fundaram uma associação de artistas e um jornal com esse nome na cidade de Leida em 1917.

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/De_Stijl


ID
2084803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito da história da arquitetura brasileira, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A errada, a casa de Baile foi construída 

    B errada obras de Niemeyer

    C . A primeira casa modernista no brasil foi projetada em 1927 por Gregori Warchavchik 

    D foi construida no mesmo terreno

    E certo

     

     Eles foram precursores na arquitetura moderna no Brasil. O edifício da Associação Brasileira de Imprensa, por exemplo, é concluído antes do Ministério de Educação e Saúde, 

  • Pra quem não é assinante: Gabarito Letra E

  •  a) O conjunto da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer, previa cinco edifícios: cassino, clube, igreja, hotel e casa de bailes, a qual, no entanto, não foi construída. - errada, a casa de Baile foi construída

     

     b)  O arquiteto Oscar Niemeyer projetou com Lucio Costa as seguintes capelas: a do Palácio da Alvorada e a de Nossa Senhora de Fátima. - errada, obras de Niemeyer

     

     c) A primeira casa modernista do Brasil foi projetada por Lucio Costa e construída em São Paulo. - A primeira casa modernista no brasil foi projetada em 1927 por Gregori Warchavchik

     

     d) O segundo anteprojeto escolhido para o Ministério da Educação e Saúde no Rio de Janeiro previa a construção de um edifício longitudinal, o que implicou a troca do terreno destinado para esse fim quando da aprovação do primeiro anteprojeto. Errado, foi construida no mesmo terreno

     

     e) Do ponto de vista cronológico, a primeira grande obra da arquitetura moderna no Brasil é a sede da associação brasileira de imprensa, que foi projetada pelos irmãos Marcelo e Milton Roberto. - certo,  Eles foram precursores na arquitetura moderna no Brasil. O edifício da Associação Brasileira de Imprensa, por exemplo, é concluído antes do Ministério de Educação e Saúde

  • Complementando:

    > Movimento autônomo de arquitetura moderna: Recife, liderado por Luiz Nunes

    >> Precedeu a consolidação da Arquitetura Moderna no RJ

  • Para responder a essa questão, é necessário analisar os itens individualmente, portanto:


    A – Incorreta. Conjunto da Pampulha é um conjunto urbano formado pelos seguintes edifícios:


    1.      Edifícios e jardins do Cassino, atualmente Museu de Arte da Pampulha;

    2.      Casa do Baile, atualmente Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design;

    3.      Iate Golfe Clube, atualmente Iate Tênis Clube;

    4.      Igreja de São Francisco de Assis,

    5.    Residência de Juscelino Kubitschek, atualmente Casa Kubitschek


    Logo, esta alternativa está incorreta, pois a Casa do Baile foi construída.


    B – Incorreta. Ambos são projetos do Niemeyer, situados em Brasília.

    C – Incorreta. A primeira casa modernista brasileira foi projetada pelo arquiteto Gregori Warchavchik, em 1927, e construída em 1928, na Vila Mariana, em São Paulo.


    D – Incorreta. Em relação ao projeto do edifício do Ministério da Educação e Saúde no Rio de Janeiro, não houve troca do terreno, e sim, mudança de partido arquitetônico com relação, inicialmente, à disposição dos volumes dentro do terreno.


    E – Correta.  Os irmãos Marcelo e Milton Roberto, mais conhecidos como irmãos Roberto, foram arquitetos pioneiros no modernismo carioca e brasileiro e tinham tanto uma clientela pública como privada e, também, lançavam-se em concursos de arquitetura, obtendo um papel distinto de destaque em relação aos outros arquitetos contemporâneos cariocas. O Edifício-sede da Associação Brasileira de Imprensa (A.B.I.), teve seu projeto escolhido em um concurso público convocado pela própria A.B.I. em junho de 1936. O projeto vencedor foi de autoria dos irmãos Roberto. A execução da obra foi iniciada em 1936 e concluída em 1939.


    Gabarito do Professor: Letra E.





ID
2098591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere a fluxogramas e a programas de necessidades complexas para projetos de arquitetura em edifícios, julgue o item subsecutivo.

As condições do lugar, a influência do entorno e a topografia do terreno foram elementos pouco considerados nas implantações arquitetônicas modernas como as de Oscar Niemeyer, que exaltava o estilo da arquitetura internacional, cujo pressuposto era de que máquinas de morar poderiam ser implantadas da mesma forma em qualquer lugar.

Alternativas
Comentários
  • alguém comenta essa por favor?

  • As condições do lugar, a influência do entorno e a topografia do terreno foram elementos pouco considerados nas implantações arquitetônicas modernas como as de Oscar Niemeyer, que exaltava o estilo da arquitetura internacional, cujo pressuposto era de que máquinas de morar poderiam ser implantadas da mesma forma em qualquer lugar. Resposta: errado.

  • O erro da questão consiste em afirmar que a topografia e o entorno foram pouco considerados, tendo em vista que em muitas de suas obras,estes aspectos influenciaram o partido arquitetônico. Além disso, Niemeyer, se distanciava  da ideia de construir maquinas de morar que poderiam ser construidas em qualquer lugar, ele recebeu influências do estilo internacional, mas desenvolveu um um estilo peculiar,obras com identidade ( adotou as curvas por exemplo).

    Segundo Ouroussoff, Niemeyer "absorveu as influências do modernismo europeu" e transformou sua arquitetura "em orgulho nacional". Para o especialista, o arquiteto reinventou o modernismo com sua própria linguagem e identidade nacional". >>> https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2012/12/121017_niemeyer_ouroussoff_cv.shtml

     

     

  • O modernismo brasileiro destacou-se do estilo internacional justamente por considerar topografia, clima, tradições locais etc.


ID
2098603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação à racionalização, à modulação e ao uso de pré-moldados em construções, julgue o item que se segue.

Lúcio Costa foi um dos mais importantes arquitetos que contribuiu com o pensamento racionalista da fabricação de pré-moldados no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • O João Filgueiras Lima, o Lelé, ficou conhecido como o pai do pré-fabricado no Brasil e não Lucio Costa. 


ID
2197627
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Principal nome do paisagismo brasileiro no século XX, considerado o criador do paisagismo brasileiro, denominado paisagismo tropical, teve sua obra diretamente relacionada à arquitetura moderna brasileira, tendo trabalhado em parceria, em diversas obras, com arquitetos como Lucio Costa e Oscar Niemeyer. A quem o enunciado se refere?

Alternativas
Comentários
  • A) Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudónimo de Le Corbusier foi um arquitetourbanistaescultor e pintor de origem suíça e naturalizado francês em 1930. É considerado um dos mais importantes arquitectos do século XX. Conhecido por ter sido o criador da Unité d'Habitation, conceito sobre o qual começou a trabalhar na década de 1920.

    B) Gab

    C) Fernando Chacel foi um prestigiado paisagista brasileiro. Juntamente com Rosa Kliass, fundou a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap). Foi estagiário de Roberto Burle Marx, sendo considerado seu sucessor e, portanto, o mais importante paisagista brasileiro.

    D) Benedito Abbud é formado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. É pós-graduado e mestre pela FAU-USP. Em 1981 fundou sua própria empresa, que conta com aproximadamente 3500 projetos paisagísticos desenvolvidos em todo Brasil e em outros países como Argentina, Uruguai e Angola. Abbud foi presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap) durante os biênios de 1987-1988 e 1999-2000.

    E) Rosa Grena Kliass é uma arquiteta-paisagista brasileira, considerada uma das mais importantes na história do Paisagismo brasileiro moderno e contemporâneo. Entre suas obras mais significativas estão a reforma do Vale do Anhangabaú e o projeto paisagístico do Parque da Juventude, ambos na cidade de São Paulo.


ID
2250499
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As situações descritas nas questões a seguir são hipotéticas.

Em suas alegações em favor do tombamento de um bairro, uma associação de moradores sustenta que o local abrigaria obras significativas de arquitetos modernistas pioneiros, já falecidos, expoentes do Modernismo em São Paulo que tiveram produção significativa nas décadas de 1950 e 1960. Tais alegações corresponderiam à presença, no bairro, dentre outras, de obras de

Alternativas
Comentários
  • O enunciado menciona "já falecidos", então, a única alternativa possível é a B, visto que Paulo Mendes da Rocha e Carlos Bratke não se encaixam neste requisito na data da questão.

  • Assertiva: B


    Avaliando as alternativas:

    A) Erro está em Paulo Mendes da Rocha. Apesar de pertencer ao Modernismo, não é falecido.

    C) Carlos Bratke, diferente de seu pai (Osvaldo Bratke), não pertence ao Modernismo e sim ao Pós moderno. Além disso não era falecido à época (2016), faleceu em 2017.

    D) igual letra C

    E) igual letra A


ID
2313853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da historiografia da arquitetura brasileira, julgue o próximo item.


Antes da consolidação da arquitetura moderna no Rio de Janeiro, desenvolveu-se, no Recife, um movimento autônomo de arquitetura moderna sob a liderança do arquiteto Luiz Nunes.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Luiz Nunes realiza no Recife, entre 1934 e 1937, uma experiência única no cenário arquitetônico brasileiro. Encarnando a utopia reformadora original do movimento moderno, ele desenvolve com o governo do Estado de Pernambuco uma arquitetura motivada pelo desejo de transformação social e pelo compromisso com a criação de um novo mundo para um novo homem. Nesse sentido, sua atuação é política e extrapola os aspectos técnicos e estéticos da profissão.

     

    FONTE: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa351677/luiz-nunes


ID
2313856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação às tendências arquitetônicas organicista e racionalista do século XX, julgue o item a seguir.


É atribuída ao arquiteto alemão Mies Van der Rohe, defensor dos princípios da arquitetura racionalista, a máxima “A casa é uma máquina de morar”.

Alternativas
Comentários
  • A FRASE É DE LE CORBUSIER

  • A citação se refere à ideia de “máquina de morar” de Le Corbusier. Ele pensava que a casa deveria ser bonita e confortável, mas também lógica, funcional e eficiente (uma ‘máquina de morar’), perfeitamente apta para atender às necessidades dos ocupantes.

  • A máxima atribuída o arquiteto alemão Mies Van der Rohe é a de "menos é mais".

  • É atribuída ao arquiteto alemão Mies Van der Rohe, defensor dos princípios da arquitetura racionalista, a máxima “A casa é uma máquina de morar”. - ERRADO

     

    A máxima atribuída o arquiteto alemão Mies Van der Rohe é a de "menos é mais".​

     

    A citação se refere à ideia de “máquina de morar” de Le Corbusier. Ele pensava que a casa deveria ser bonita e confortável, mas também lógica funcional e eficiente (uma ‘máquina de morar’), perfeitamente apta para atender às necessidades dos ocupantes.

     

  • Vou aderir e adaptar essa máxima para a máquina de gabaritar xD


ID
2313859
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação às tendências arquitetônicas organicista e racionalista do século XX, julgue o item a seguir.


Os arquitetos filiados à corrente organicista defendiam que a aparência externa da edificação deveria ser resultante da organização dos espaços internos, ao passo que os da corrente racionalista defendiam que a forma geral do edifício deveria ser resultado da subdivisão de volumes simples, com base em uma ordenação geométrica facilmente identificável.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Comentário: 

    Do ponto de vista da estrutura, A ARQUITETURA RACIONALISTA e ORGÂNICA são diferentes nos seguintes aspectos: 

     

    #ARQUITETURA RACIONALISTA: 

    - Estrutura independente e formada de pilares e vigas modulados uniformemente segundo malha única. 

    - Estrutura concebida como um mecanismo segundo uma ordem absoluta e imutável 

    - Planimetria regular 

     

    #ARQUITETURA ORGÂNICA:

    - Variedade de soluções estruturais, com liberdade de orientação e diversidade de modulações 

    - Estrutura concebida como um organismo que cresce segundo leis próprias de harmonia com as próprias funções 

    - Planimetria irregular (ditada pelas necessidades humanas) 

     

    Qualquer erro, por favor, avisem-se. :)

     

    Fonte: http://principo.org/arquitetura-e-urbanismo-arquitetura-e-urbanismo-contemporneos.html?page=2 


ID
2318401
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Dentre os arquitetos cujo método de projeto alia preceitos universais da arquitetura moderna e valores da tradição local, o que os insere no contexto definido por Kenneth Frampton como Regionalismo Crítico, encontram-se:

Alternativas
Comentários
  •  

    "O Regionalismo crítico é diferente do regionalismo puro e simples, o qual tenta alcançar uma correspondência um-a-um dos elementos da arquitetura vernácula, de um modo consciente, mas  sem participar conscientemente do universal. Alvar Aalto, Jørn Utzon, Mario Botta, Charles Correa, Álvaro Siza, Rafael Moneo, Tadao Ando são arquitetos conhecidos que, de alguma forma, ou em algum momento se utilizaram do conceito em seus edifícios."

    https://coisasdaarquitetura.wordpress.com/2010/05/29/regionalismo-critico/


ID
2367571
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerada uma das mais antigas formas de ciência e arte, a arquitetura foi ao longo do século XX incorporando novos conceitos e técnicas que acabaram por transformá-la para sempre. Enquanto a arquitetura do século XIX vivia um momento de releitura de antigos movimentos, tentando recriar os clássicos (movimentos arquitetônicos Neogótico, Neoclássico, etc.), no século XX, ela mergulha em um profundo movimento renovador. As Praires Houses refletiam bem o estilo de vida da nova classe média americana dos anos 50, eram amplas, modernas e tinham muito espaço interno. Tal estrutura tinha um ponto em comum, tudo era muito bem planejado a fim de integrar de forma harmônica com o ambiente externo. Era o estilo de casa ideal para os novos e espaçosos subúrbios que surgiam ao redor das cidades, local para onde a classe média estava migrando. A arquitetura do estilo Praires foi idealizada por

Alternativas
Comentários
  • Diferentemente do que o nome pode sugerir, não se trata de casas rurais (Prairie Houses que dizer “casas da pradaria”) mas de casas urbanas nos subúrbios de diversas cidades nos estados de Wisconsin [Spring Green] e Illinois [Chicago]. O nome reflete a característica de sua implantação horizontal em grande área plana. Nos dez primeiros anos do século XX, Frank Lloyd Wright construiu mais de cem Prairie Houses.

    FONTE : https://coisasdaarquitetura.wordpress.com/2012/04/15/prairie-houses/

  • https://thaa2.wordpress.com/2009/07/24/frank-lloyd-wright-e-as-prairie-houses/

  • Um bom exemplo, projetado por Frank Lloyd Wright, é a casa cascata (Pensilvânia - USA)


ID
2367637
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os cinco pontos da Nova Arquitetura são o resultado das pesquisas realizadas nos anos iniciais da carreira do arquiteto Charles-Edouard Jeanneret conhecido pelo pseudônimo de Le Corbusier.
Considerando esses pontos da Nova Arquitetura, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Planta Livre de Estrutura: através de uma estrutura independente, permite a livre locação das paredes, já que estas precisam exercer a função estrutural. (As paredes da planta livre são somente de vedação sem função estrutural)

    b) Fachada Livre de Estrutura: resulta da independência da estrutura. Assim, a fachada pode ser projetada sem impedimentos. (Item correto)

    c) Pilotis: sistema de vigas que elevam o prédio do chão, permitindo o trânsito por debaixo do mesmo. (Sistema de pilares)

    d) Janelas em fita: consiste na total cobertura da fachada de um edifício com uma fita, propriamente dita, composta por janelas simultâneas, afetando diretamente a estrutura. (São janelas sem interrupção por pilares por causa da fachada livre)

  • Os cinco pontos da Nova Arquitetura:

    Planta Livre: através de uma estrutura independente permite a livre locação das paredes, já que estas não mais precisam exercer a função estrutural.

    Fachada Livre: resulta igualmente da independência da estrutura. Assim, a fachada pode ser projetada sem impedimentos.

    Pilotis: sistema de pilares que elevam o prédio do chão, permitindo o trânsito por debaixo do mesmo.

    Terraço Jardim: "recupera" o solo ocupado pelo prédio, "transferindo-o" para cima do prédio na forma de um jardim.

    Janelas em fita: possibilitadas pela fachada livre, permitem uma relação desimpedida com a paisagem.


ID
2370949
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O cobogó ou elemento vazado foi amplamente empregado pelos arquitetos modernos brasileiros em seus projetos, com o objetivo, sobretudo, de propiciar a ventilação natural cruzada entre os compartimentos.
Na cidade do Rio de Janeiro, um dos exemplares arquitetônicos modernos, em que o cobogó foi empregado na fachada com tal objetivo, é o edifício:

Alternativas
Comentários
  • Pedregulho - Affonso Eduardo Reidy . Rio de Janeiro, RJ . 1947

    A solução estrutural permitiu a utilização, sem interrupção, dos cobogós na parte posterior do bloco, um dos detalhes construtivos que garantiu o efeito lúdico ao projeto. E, ainda, a permeabilidade visual no piso intermediário, por onde se dá o acesso ao bloco, interrompida apenas em uma área destinada ao serviço social e ao comércio local, cujo fechamento de madeira pintada de vermelho mereceu um dos mais belos desenhos elaborados por Reidy.

    Fonte: http://www.au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/235/historia-em-detalhe-299896-1.aspx


ID
2516002
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O desenho urbano da cidade tradicional através do parcelamento e a divisão cadastral separa o solo privado do solo público, composto pela superposição de três conjuntos: as vias, os lotes e as edificações. Na urbanística moderna, houve a supressão de um dos termos dessa relação e o tecido urbano restringe-se a uma confrontação entre o sistema viário e as edificações, dada a ausência de propriedade do solo e, consequentemente, de parcelamento fundiário e de alinhamentos que estabeleçam o limite do domínio público. É o edifício sozinho que se relaciona com a via, devendo ser proibido o alinhamento das habitações ao longo das vias de comunicação.


Marque a alternativa correta, que apresenta o nome de uma cidade tradicional e uma cidade moderna, respectivamente, com as características morfológicas acima mencionadas.

Alternativas
Comentários
  • Letra A-CORRETA

    Natividade: http://www.natividade.rj.gov.br/a-cidade/dados-gerais.html

    Brasília: https://thecnosystem.com.br/wp-content/uploads/2018/04/brasilia-2.jpg

     

  • alguem me explica essa questão, por favor!

  • Uma cidade TRADICIONAL e uma CIDADE MODERNA, como as referências da colega mostram, Natividade é claramente uma cidade tradicional.

    Brasília foi projetada com todas as premissas modernistas e da carta de atenas, edificios em pilotis etc.

  • Porque não Olinda e Palmas?

  • Poderia ser também Ouro Preto e Goiânia,

    Goiânia uma cidade jovem com Traçados semelhantes ao exposto no enunciado. Já Ouro Preto tradicional

  • Aí a pessoa vai fazer um concurso no Tocantins e tem que conhecer uma pequena cidade do Rio de Janeiro para acertar.

    A vida do concurseiro é difícil meus amigos!

    #confienoprocesso


ID
2516023
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Articulando-se como forma de garantir a acessibilidade à todas as partes das cidades e direcionando suas formas para atribuir-lhes uma determinada característica física que denote o conceito projetual, o sistema viário conforma a morfologia urbana das cidades e lhes caracteriza os aspectos plásticos. Com base na afirmativa anterior, marque a alternativa correta que corresponde ao movimento ou período que fez uso excessivo da hierarquização viária como ferramenta de urbanismo.

Alternativas
Comentários
  • GAB D

     

    a) URBANÍSTICA FORMAL

    A urbanistica formal filtra e integra diversos contributos de outras áreas disciplinares que possam evoluir a cidade onde integra as experiências do movimento moderno.Ideias como a unidade de vizinha e os principios funcionalistas na organização distributiva das actividades e equipamentos, tal como o zooning e as regras de urbanismo, higiene e salubridade."

    Fonte: http://arquitecturaurbanismo-usaz.blogspot.com.br/2015/05/a-urbanistica-formal.html

     

    b) URBANISMO DA RENASCENÇA

    “... a arquitetura da Renascença realiza seu ideal de proporção e de regularidade em alguns edifícios isolados, e não está em condições de fundar ou transformar uma cidade inteira. Os literatos e os pintores descrevem ou pintam a nova cidade que não se pode construir, e que permanece, justamente, um objetivo teórico, a cidade ideal.” BENEVOLO (2011)

     

    c) NOVO URBANISMO

    'O Novo Urbanismo é um movimento voltado para o desenho urbano que defende o projeto de vizinhanças para pedestres com funções mistas de habitação e trabalho. Surgiu nos Estados Unidos no início dos anos 1980 e continua atuante em  muitos projetos de desenho e planejamento urbano."

    Fonte:https://coisasdaarquitetura.wordpress.com/2010/07/18/novo-urbanismo/

     

    d) URBANÍSTICA MODERNA - GABARITO - Aqui começa a ter plano diretor, conceitos de Jan Gehl, Le Corbusier...

     

    e) IDADE MÉDIA -  ainda era o "caminho das mulas"

     

     

  • *Urbanística Formal: http://pu-4.blogspot.com/2013/10/composicao-urbana.html

    *Urbanismo da Renascença: https://pt.slideshare.net/liladonato/urbanismo-medieval-e-renascentista-breves-abordagens

    *Novo Urbanismo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Novo_urbanismo

    *Urbanística Moderna: http://teorizandoaarquitetura.blogspot.com/2012/04/aula-07-origem-da-urbanistica-moderna-e.html- CORRETA

    *Idade Média: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/arquitetura-medieval.htm

    Importante:

    *Hierarquização Viária: http://qualidadeurbana.blogspot.com/2007/04/hierarquia-viria.html

     


ID
2606218
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A apoteose da frase ”quase nada” do arquiteto Mies van der Rohe, expressa no projeto para a residência Farnsworh (1945/51) em Illinois, foi caracterizada pelo emprego de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    A famosa Casa de Vidro de Mies van der Rohe é um dos ícones arquitetônicos do século 20. 

    “Aqui, uma casa de um só volume de 23X9 metros foi comprimida, por assim dizer, entre as lajes do piso e da cobertura e erguida 1,5 metros acima do solo, sobre colunas de viga I externas, separadas por uma distância de 6,7 metros entre si. A caixa resultante ficava encerrada em um envoltório de vidro, a apoteose da frase de Mies beinahe nichts, ‘quase nada’” (2).

  • Olá Cecília Menezes

    Qual a bibliografia? Obrigada por seu comentário.

  • Larrisa Leite, a bibliogradia é FRAMPTON, Kenneth. História crítica da arquitetura moderna. São Paulo, Martins Fontes, 2000, p. 285

  • A casa de um pavimento consiste em oito pilares de aço de perfil I que suportam as estruturas da coberta e do piso; é simultaneamente estrutural e expressivo. Entre os pilares aparecem grande panos de vidros de piso a teto, rodeando toda a casa, abrindo os ambientes à paisagem circundante. São eles que trazem a beleza da natureza para dentro da casa.

    Gabarito: A

    Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/01-40344/classicos-da-arquitetura-casa-farnsworth-mies-van-der-rohe


ID
2636527
Banca
UECE-CEV
Órgão
DETRAN-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em 1932, foi projetada a cidade de Broadacre, cujo conceito central era a descentralização e baixa densidade para tentar minimizar e “diluir” ao máximo o impacto da cidade na paisagem natural. Essa cidade era uma malha de estradas que se estendia indefinidamente e dividia a região em quadrados de um acre (cerca de 4.000 m²), daí no nome do projeto, em que cada um desses acres seria destinado a uma família. Dentro de cada acre poderiam coexistir plantações, indústrias, serviços e casas, fazendo de cada acre uma unidade autônoma. Desta forma, propunha a descentralização, que foi idealizada pelo arquiteto como sendo não só urbana mas também política. Essa cidade foi projetada por

Alternativas
Comentários
  • GAB A

     

    "Broadacre City é um conceito proposto por Frank Lloyd Wright nas últimas décadas de sua vida"

     

    FONTE: https://coisasdaarquitetura.wordpress.com/2010/11/24/broadacre-a-utopia-de-wright/


ID
2652931
Banca
FUNDATEC
Órgão
AL-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O modelo de arquitetura e urbanismo conhecido como Modernista assume, em um primeiro momento, os princípios da Carta de Atenas (1933) como fruto do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM) e, em um segundo momento (pós Segunda Guerra Mundial), uma proposta de difusão tecnológica e de paradigma estético. Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos princípios e características da arquitetura e urbanismo no movimento moderno.

Alternativas
Comentários
  • Em 1933, na cidade de Atenas, Grécia, é realizado o IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), que resulta em um manifesto urbanístico que expressa o pensamento sobre o meio urbano na época. A Carta de Atenas, como é chamado este documento, trata as cidades sob o ponto de vista de arquitetos, que reunidos, buscam responder aos problemas urbanísticos causados pelo rápido crescimento das cidades. A Carta, de modo geral, analisa o estado atual e crítico das cidades, propondo aspectos que deveriam ser respeitados para a melhoria da estrutura urbana. Com considerações sobre as habitações, o lazer, o trabalho, a circulação e o patrimônio histórico das cidades, a Carta prega, entre outros pontos, a separação das áreas residenciais, de lazer e de trabalho, através da setorização das áreas e de um planejamento do uso do solo.

    A estrutura independente e a ausência de ornamento é que são características da arquitetura moderna.​

    Bons estudos!


ID
2652934
Banca
FUNDATEC
Órgão
AL-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A arquitetura modernista no Brasil assumiu uma importância internacional, destacando-se seja pela sua forte expressão formal seja pela distinção em relação à paisagem de entorno dos edifícios. Dentre os arquitetos modernistas brasileiros que se destacam, encontra-se Affonso Eduardo Reidy. Qual obra NÃO teve participação desse arquiteto em seu projeto?

Alternativas
Comentários
  • Hospital Sul América. Rio de Janeiro, 1952-59. Oscar Niemeyer e Hélio Uchoa.

  • a) Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. - 1948

    https://catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2012/11/mam-rj.jpg

     

    b) Hospital Sul-América. -  Niemeyer e Hélio Uchoa - 1952

    https://farm4.staticflickr.com/3255/3192885884_a910ce87f0_z.jpg?zz=1

     

    c) Edifícios e Equipamentos do Parque do Flamengo. - 1965

    https://images.adsttc.com/media/images/5619/af39/e58e/ce94/b800/02f8/large_jpg/redy-parque-flamengo.jpg?1444523828

     

    d) Conjunto Residencial Pedregulho. - 1948

    http://au17.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/235/imagens/i400382.jpg

     

    e) Colégio Experimental Paraguai-Brasil.

    https://c1.staticflickr.com/1/605/20978349990_9156cb860e_b.jpg

  • https://www.escritoriodearte.com/artista/affonso-eduardo-reidy

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Affonso_Eduardo_Reidy


ID
2666179
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Referindo-se à arquitetura da América Latina no período compreendido entre a segunda metade do século XX até os primeiros anos do século XXI, Benevolo (Op. Cit.) confirma as seguintes afirmações, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A primeira passagem do arquiteto pelo Brasil foi em 1929, visitando as capitais, Rio de Janeiro e São Paulo. A viagem teve início em Buenos Aires, Argentina, e percorreu outras cidades da América do Sul. O contato com o mercado e com profissionais estrangeiros se deu a partir da vontade do franco-suíço em focar projetos de paisagismo e urbanismo. Projetos residenciais, como a Villa Savoye, já o tornava reconhecido por arquitetos em todo o mundo e, para expandir os horizontes, o arquiteto se voltou para projetos de construção e reconstrução de cidades.

    As diversas publicações do arquiteto tiveram contribuição imensa para o campo teórico e são peças notáveis até hoje.

    Os 5 pontos da Nova Arquitetura são princípios fundamentais para compreender as obras do arquiteto. Em 1926, na revista L’Esprit Nouveau, Le Corbusier publicou a forma final da teoria, composta pelos pontos: planta livre, fachada livre, pilotis, terraço jardim e janelas em fita.

    Planta livre diz respeito à livre movimentação e possibilidade das paredes, que seguindo as técnicas construtivas do arquiteto, deixam de exercer função estrutural.

    Fachada livre, também devido à independência da estrutura, é um espaço sem impedimentos que pode ser projetado com vários arranjos.

    Pilotis é formado pelo sistema de pilares sem impedimentos que permite a livre circulação no espaço térreo das construções, melhor visibilidade e sensação de segurança.

    O terraço-jardim é uma das formas de utilizar a cobertura, muitas vezes pouco aproveitada nos edifícios, além de reintegrar o espaço verde que foi perdido pela construção.

    Janelas em fita são, talvez, a característica mais marcante, possibilitadas pela variedade de arranjos da estrutura. Podem seguir a orientação solar para melhor iluminação e aproveitamento da vista e da paisagem.

    O livro já citado, “Vers une Architecture” (“Por uma arquitetura”), conta com outras publicações de grande importância para o campo. Entre eles, ensaios escritos por Corbu expondo teorias da ação da arquitetura, a visão do arquiteto sobre o modernismo e críticas à arquitetura da época, por exemplo.

    Bons estudos!


ID
2755915
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O edifício para o Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro, durante a gestão do Ministro Capanema, tornou-se símbolo da modernidade do Estado.

Uma das características arquitetônicas desse edifício, incorporada da cartilha corbusiana é:

Alternativas
Comentários
  • O terraço possui áreas verdes assinadas por Burle Marx

  • Le Corbusier é famoso por usar em suas obras pilotis, terraços verdes, pavimentos com plantas livres e o concreto na estrutura (não em paredes)
  • O conceito de Le Corbusier é terraço jardim, o que não é equivalente a terraço pavimentado.

    Gabarito letra D

    Instagram @dicasdearq

  • Gabarito D

    A fachada sul ficou totalmente envidraçada, surgindo a primeira curtain wall das Américas. Para proteção da fachada norte, foi proposto um sistema de brise-soleil horizontais basculantes, idéia original que nunca tinha sido aplicada nesta escala.

    Fonte: docomomo.org.br

  • O Edifício do Ministério da Saúde (MES) do Rio de Janeiro, atual Edifício Gustavo Capanema, foi um marco da arquitetura moderna brasileira. Edifício público de grande porte, projetado por Lucio Costa e uma equipe de arquitetos, dentre eles Oscar Niemeyer, e projetado em 1936 com características do modernismo arquitetônico, materializando os Cinco Pontos da Arquitetura Moderna, do arquiteto franco-suíço Le Corbusier, expressos na Carta de Atenas (1933). Os cinco elementos do programa arquitetônico corbusiano são: pilotis, planta livre, terraço-jardim, fachada livre e as janelas em fita, desenvolvendo formas simples e geométricas. Os panos de vidro caracterizam-se em fachadas envidraçadas (ou curtain wall), orientada para o lado com menor incidência solar, como ilustra a imagem a seguir.





    O palácio de destacou, também, por ter incorporado ao seu caráter monumental moderno, as inovações tecnológicas dos seus materiais e instalações, além dos conceitos bioclimáticos na arquitetura como os brises-soleil nas fachadas e os terraços jardins. Esses elementos tiveram influência direta e foram aplicados na produção da arquitetura moderna brasileira, principalmente após a construção do MES.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Fonte imagem: Fonte imagem: http://portal.iphan.gov.br

  • A) parede estrutural - fachada livre

    B) planta compartimentada - planta livre

    C) embasamento direto no solo - pilotis

    D) pano de Vidro -

    E) terraço pavimentado - terraço jardim


ID
2762434
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O conjunto residencial − com seu respectivo autor − que atendia às demandas técnicas e funcionais preconizadas pelo CIAM e representou a conjugação de forma e função, preconizada pelos modernistas é o

Alternativas
Comentários
  • A de São Bartolomeu, de autoria de Francisco Bolonha.

    B de Heliópolis Gleba G, de autoria de Attílio Correia Lima.

    Arquitetos:Biselli + Katchborian Arquitetos

    Ano: 2011

    Área construída: 31329 m²

    Tipo de projeto: Habitação de interesse social

    Operação projetual:Intervenção

    Status:Projeto

    Materialidade: Tijolo e Vidro

    Estrutura: Concreto

    Localização: São Paulo, Brasil

    Implantação no terreno: Isolado

    C da Gávea, de autoria de Affonso Eduardo Reidy.

    D da Várzea do Carmo, de autoria de Rino Levi.

    ARQUITETOS: Attilio Corrêa Lima, Alberto de Mello Flores, Hélio Uchôa e José Theódulo da Silva

    ANO: 1942

    ÁREA DO TERRENO: 185.000 m²

    ÁREA CONSTRUÍDA:

    Nº DE PAVIMENTOS: 4

    USO: Habitacional

    LOCAL: Cambuci - São Paulo - SP - Brasil

    ESTRUTURA: Concreto

    E do Jardim Celeste, de autoria de Lúcio Costa.

  • LETRA C

    Conjunto residencial da Gávea também conhecido como Conjunto residencial Marquês de São Vicente, Conjunto residencial prefeito Mendes de Moraes, Pedregulho e Minhocão da Gávea.

    OBS: Esse projeto aparece no documentário Reidy, A construção da utopia.


ID
2764174
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A forma final de uma edificação sempre é resultante de um processo complexo de tomada de decisões no qual muitos fatores têm seu papel. A forma deve adequar-se suficientemente bem ao uso previsto. No entanto, outros fatores, como o contexto e as características do local, o tempo de construção, as condições sociais, a moda e as restrições jurídicas e econômicas têm forte influência. Além disso, a edificação deve cumprir mais do que as funções exigidas pelo uso; há funções climatológicas, culturais e econômicas. Tudo isso aumenta a complexidade da relação entre forma e função.


Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) O arquiteto alemão Adolf Loos (1870-1933) considerou o uso da arquitetura pura como um critério importante e em formas simples adequadas ao uso prático. Em Ornament und Verbrechen [ornamento e delito], escrito em 1908, ele rejeitou com veemência o uso de ornamentação com propósitos puramente decorativos.

( ) O edifício Seagram (1954-1958), em Nova York, de autoria do arquiteto Mies van der Rohe, foi considerado a suprema expressão do estilo internacional. O projeto baseia-se na produção industrial de elementos pré-fabricados em concreto armado.

( ) Em 1959, a revista Forum, editada por Aldo van Eyck, Herman Hertzberger, Jaap Bakema e Joop Hardy, publicou a “história de outra ideia” (Van Eyck, 1959). O chamado grupo Forum criticava a grandeza de escala e a monotonia das edificações do pós-guerra e a separação de funções exigida pelo CIAM (Congresso Internacional da Arquitetura Moderna).

( ) Um movimento recente que deu muita atenção à função da forma foi o pós-modernismo. O nome deriva da teoria literária e foi aplicado pela primeira vez ao campo de arquitetura por Charles Jencks (1977), em meados da década de 1970.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( ) O arquiteto alemão Adolf Loos (1870-1933) considerou o uso da arquitetura pura como um critério importante e em formas simples adequadas ao uso prático. Em Ornament und Verbrechen [ornamento e delito], escrito em 1908, ele rejeitou com veemência o uso de ornamentação com propósitos puramente decorativos.

    Considerada Falsa, acredito que seja pelo "puramente decorativos" já que ele condenava qualquer tipo de ornamentação.

    ( )O edifício Seagram (1954-1958), em Nova York, de autoria do arquiteto Mies van der Rohe, foi considerado a suprema expressão do estilo internacional. O projeto baseia-se na produção industrial de elementos pré-fabricados em concreto armado.

    Falsa. Estrutras de aço e não pré-fabricado em concreto


ID
2784712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Arquitetura é, antes de mais nada, construção; mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e com determinada intenção. [...] A intenção plástica é precisamente o que distingue a arquitetura da simples construção.

Lúcio Costa. Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995, p. 246 (com adaptações).

É razoável pensar que as criações do homem se realizam em função de seu corpo, e aí está o princípio a que chamamos utilidade, ou tendo em vista sua alma, e aí está o que ele persegue sob o nome de beleza. Mas, por outro lado, aquele que constrói ou cria, atento ao resto do mundo e ao movimento da natureza, deve reconhecer um terceiro princípio: este o obriga a tentar comunicar às suas obras a resistência que ele quer que elas oponham ao seu destino de perecer. Procura então a solidez ou a duração.

Paul Valéry. Eupalinos ou o arquiteto. São Paulo: Editora 34, p. 137-9 (com adaptações).

Considerando os textos precedentes, julgue o item a seguir.

Os dois textos apresentados abordam aspectos que remetem à tríade enunciada pelo arquiteto romano Marcus Vitruvius: utilitas, venustas e firmitas.

Alternativas
Comentários
  • A Tríade vitruviana foi apresentada por Vitrúvio como os três elementos fundamentais da arquitetura: a firmitas (que se refere à estabilidade, ao carácter construtivo da arquitectura), a utilitas (que originalmente se refere à comodidade e ao longo da história foi associada à função e ao utilitarismo) e a venustas (associada à beleza e à apreciação estética).


    Desta forma, e segundo este ponto de vista, uma construção passa a ser chamada de arquitetura quando, além de ser firme e bem estruturada (firmitas), possuir uma função (utilitas) e for, principalmente, bela (venestas). Há que se notar que Vitrúvio contextualizava o conceito de beleza segundo os conceitos clássicos. Portanto, a venustas foi, ao longo da história, um dos elementos mais polêmicos das várias definições da arquitetura.

  • A edificação como sistema arquitetônico inserido em um contexto, ou ambiente, exige interação constante com o meio. A tríade vitruviana é composta por três pontos propostos por Marcus Vitruvius Pollio, autor de um conjunto de 10 livros De Architectura (século I a.C.). Os três pontos fundamentais da tríade vitruviana são: utilitas (utilizade), venustas (beleza) e firmitas (estabilidade). Estes elementos materializados na arquitetura referem-se à suas características estruturais, funcionais e estéticas. Esta última, baseada em conceitos clássicos.
    Gabarito: Item Certo.

ID
2784715
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

    Além de outras fontes de inspiração, o projeto do Plano Piloto de Brasília sofreu influências dos princípios da Carta de Atenas (1933), que, resultante das reflexões do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), definiu quatro funções-chave para o espaço urbano: habitar, trabalhar, divertir-se e circular. O documento propõe ainda a separação radical, nas áreas congestionadas, entre o caminho dos pedestres e o dos veículos mecânicos.

Tendo como referência as informações apresentadas no texto precedente, julgue o item a seguir.

As quatro escalas do Plano Piloto de Brasília — habitacional, gregária, bucólica e monumental —, por suas características singulares que propiciam diferentes interações humanas, correspondem às quatro funções-chave propostas na Carta de Atenas.

Alternativas
Comentários
  • Escala do Plano Piloto de Brasília: Habitacional, gregária, bucólica e monumental.

    Funções-chaves na Carta de Atenas: Viver, trabalhar, recrear e circular.

    gab: E

  • Não é escala habitacional, é residencial a palavra usada por Lúcio Costa em seu relatório.

  • ERRADO

    Não existe escala habitacional, sendo o correto escala residencial.

    A concepção urbana de Brasília se traduz em quatro escalas distintas: a monumental, a residencial, a gregária e a bucólica.

    A presença da escala monumental — "não no sentido da ostentação, mas no sentido da expressão palpável, por assim dizer, consciente daquilo que vale e significa" — conferiu à cidade nascente, desde seus primórdios, a marca inelutável de efetiva capital do país.

    A escala residencial, com a proposta inovadora da Superquadra, a serenidade urbana assegurada pelo gabarito uniforme de seis pavimentos, o chão livre e accessível a todos através do uso generalizado dos pilotis e o franco predomínio do verde, trouxe consigo o embrião de uma nova maneira de viver, própria de Brasília e inteiramente diversa da das demais cidades brasileiras.

    A escala gregária, prevista para o centro da cidade — até hoje ainda em grande parte desocupado — teve a intenção de criar um espaço urbano mais densamente utilizado e propício ao encontro.

    As extensas áreas livres, a serem densamente arborizadas ou guardando a cobertura vegetal nativa, diretamente contígua a áreas edificadas, marcam a presença da escala bucólica

    FONTE: BRASÍLIA REVISITADA, 1985/87 

  • O Plano Piloto foi dividido em quatro escalas - monumental, residencial, gregária e bucólica (mnemônico: MO/RE BU/GRE) -, cortado por dois eixos que se cruzam. Ruas e esquinas foram substituídas por pistas ou eixos, de onde sobressaem os trevos e as passagens de nível, eliminando-se os cruzamentos e separando-se a circulação de pedestre da de veículos. 

    Escala Monumental - Configura-se ao longo do eixo homônimo e é onde se concentram as principais atividades administrativas federais e locais, confere à cidade o caráter de capital. A Praça dos Três Poderes contém em cada um de seus vértices, simbolizando o equilíbrio entre eles, os poderes fundamentais da República: o Palácio do Planalto, sede do poder executivo; o Supremo Tribunal Federal, sede do poder judiciário; e o Congresso Nacional, sede do poder legislativo, todos projetos por Niemeyer. Ele também projetou a Esplanada dos Ministérios, o Palácio Itamaraty, a Catedral, o Teatro Nacional e o Museu Nacional da República. Lucio Costa assinou a Torre de Televisão e a Plataforma da Rodoviária.

    Escala Residencial - Tem como espinha dorsal o Eixo Rodoviário, ao longo do qual estão localizadas as Unidades de Vizinhança, com superquadras que reinventam a forma de morar, já que além dos blocos de pilotis, há áreas destinadas a escolas, clubes, bibliotecas, igrejas e outros equipamentos urbanos.

    Escala Gregária - Localizada no cruzamento dos dois eixos, confunde-se com o centro da cidade, onde se situam os setores bancário, hoteleiro, comercial e de diversões.

    Escala Bucólica - Permeando as outras três e se tornando mais presente na orla do Lago Paranoá, é formada pelas áreas livres e arborizadas, conferindo a Brasília o caráter de cidade-parque.

    ~~~~~~

    "É o jogo das três escalas que vai caracterizar e dar sentido a Brasília. A escala residencial ou cotidiana; a dita escala monumental, em que o homem adquire dimensão coletiva, a expressão urbanística desse novo conceito de nobreza. Finalmente, a escala gregária, onde as dimensões e o espaço são deliberadamente reduzidos e concentrados a fim de criar clima propício ao agrupamento. Poderemos ainda acrescentar mais uma quarta escala, a escala bucólica das áreas abertas destinadas a fins de semana lacustres ou campestres.”

  • A Carta de Atenas (1933), documento originário do IV CIAM, trata sobre as práticas urbanísticas decorrentes do rápido crescimento das cidades, propondo aspectos para a melhoria dos centros urbanos contemporâneos. As cidades deveriam ser organizadas de acordo com quatro funções -chave básicas: Habitar, Trabalhar, Circular e Recrear, autônomas entre si. Tal concepção de cidade baseada nestes princípios formais e funcionais foi aplicada na cidade de Brasília, inaugurada em 1960.

    O Plano Piloto da cidade de Brasília concebida por Lucio Costa foi dividido em quatro escalas, sendo elas: Monumental, Residencial, Gregária e Bucólica. Tais escalas são cortadas por dois eixos principais que se cruzam (Eixo Monumental, de leste a oeste, e Eixo Rodoviário, de norte a sul), organizando e separando a circulação de veículos da circulação de pedestres. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
2784718
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

    Além de outras fontes de inspiração, o projeto do Plano Piloto de Brasília sofreu influências dos princípios da Carta de Atenas (1933), que, resultante das reflexões do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), definiu quatro funções-chave para o espaço urbano: habitar, trabalhar, divertir-se e circular. O documento propõe ainda a separação radical, nas áreas congestionadas, entre o caminho dos pedestres e o dos veículos mecânicos.

Tendo como referência as informações apresentadas no texto precedente, julgue o item a seguir.


Com relação à circulação viária, o projeto urbanístico de Brasília não seguiu fielmente os ditames da Carta de Atenas: embora haja uma hierarquização das vias e dos caminhos para pedestres, não há no Plano Piloto uma separação radical entre estes e os veículos, pois Lúcio Costa considerou que o automóvel não seria mais um inimigo inconciliável do homem.

Alternativas
Comentários
  • http://brasiliaconcreta.com.br/wp-content/uploads/2015/03/dscn9041.jpg → "não há uma separação radical"

    AHAM

  • CORRETA

    No relatório do Plano Piloto de Brasília, Lúcio Costa descreve como planejou Brasília. Vejamos como nasceu, se definiu e resolveu a presente solução:

    Fixada assim a rede geral do tráfego automóvel, estabeleceram-se, tanto nos setores centrais como nos residenciais, tramas autônomas para o trânsito local dos pedestres a fim de garantir-lhes o uso livre do chão, sem contudo levar tal separação a extremos sistemáticos e anti-naturais pois não se deve esquecer que o automóvel, hoje em dia, deixou de ser o inimigo inconciliável do homem, domesticou-se, já faz, por assim dizer, parte da família. Ele só se “desumaniza”, readquirindo vis-à-vis do pedestre feição ameaçadora e hostil quando incorporado à massa anônima do tráfego. Há então que separá-los, mas sem perder de vista que em determinadas condições e para comodidade recíproca, a coexistência se impõe.

    Fonte: Moema Machado, prova comentada Estratégia Concursos


ID
2787628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito do paisagismo no Brasil colonial e de aspectos econômicos decorrentes da implantação de jardins tropicais e parques no Brasil desse período histórico, julgue o item subsequente.


Durante a história moderna, a explosão verde ocorreu de forma ordenada e com base em princípios estéticos, artísticos e técnicos que contribuíram para o surgimento de praças e parques com uma arborização urbana bem estruturada e desenvolvida, que se manteve até o início da estruturação das redes elétricas e de água e esgoto.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil colonial, na maioria das residências, a construção ocupava totalmente o terreno e não havia um estilo ou tendência paisagística marcante. As plantas utilizadas eram as medicinais, para alimentação e aromáticas; nos mosteiros e conventos, eram cultivadas plantas para ornamentação das igrejas e, ainda, plantavam-se aleatoriamente árvores visando amenizar o calor tropical.

    Disciplina de Floricultura e Paisagismo Prof. Claudia Fabrino Machado Mattiuz 10/11

  • Essa foi pra descontrair, só pode...


ID
2787637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da atuação de Burle Marx no paisagismo brasileiro, julgue o item seguinte.


Uma característica marcante nas obras de Burle Marx é a integral comunhão entre arquitetura e paisagismo: ele partia de princípios artísticos clássicos, mas os transformava em traçados totalmente abstratos.

Alternativas
Comentários
  • O arquiteto-paisagista Burle Marx, expoente da arquitetura moderna brasileira, mantinha o valor de que o jardim, preferencialmente composto por plantas nativas, é um artifício que deve reintegrar o homem e a arquitetura à sua paisagem natural. Em seus projetos, o jardim valoriza-se pelo contraste com a forma geométrica arquitetônica, como uma moldura vegetal para os edifícios modernos. 

    De acordo com Guerra (2002), o conhecimento dos princípios formais da abstração pictórica e a sólida compreensão dos valores defendidos pelas vanguardas, aos quais Burle Marx teve acesso ainda na década de 20, o habilitaram a manipular e a codificar de forma apropriada os elementos naturais orgânicos e inorgânicos, transcendendo a situação original da natureza intocada e obtendo uma paisagem transformada onde homem e natureza se reencontram. Assim, o 'jardim de Burle Marx não se subordina à natureza, à arquitetura, ao lugar, à tradição, mas sua identidade existe em equilíbrio com eles'". 

    Gabarito do Professor: CERTO.

    FONTE: GUERRA, Abilio. Lúcio Costa, Gregori Warchavchik e Roberto Burle Marx: síntese entre arquitetura e natureza tropical. Revista USP, São Paulo, n. 53, p.18-31, 2002.

  • Discordo , o jardim do Ministério da Educação tem o constraste entre as formas retangulares e seu paisagismo de formas orgânicas. O que ocorria era uma tendência modernista de fazer integrção entre paisagismo e arquitetura , mas O Burle Marx não seguia , então não vejo total integração

    O bruno Zevi mesmo pontua isso :

    "A intervenção de Burle Marx aí se desdobra em dois sentidos: colocando uma luxuriante vegetação junto a um ângulo ou a uma parede nua do edifício, ou quebrando a regularidade retangular de um terraço com um desenho ondulado multicolorido. (...) O resultado costuma ser excelente, sempre interessante e genial, mas deixa alguma perplexidade, justamente por se basear num processo “corretivo” da arquitetura" (ZEVI apud DOURADO, 2009, p.170). 


ID
2787640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da atuação de Burle Marx no paisagismo brasileiro, julgue o item seguinte.


Nas obras de Burle Marx, a definição do projeto a ser idealizado não considerava a arquitetura presente nas construções.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Burle Marx, a definição do projeto a ser idealizado considerava a arquitetura presente nas construções.


ID
2787667
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Sítio Roberto Burle Marx (SRBM) reúne obras do paisagista brasileiro Roberto Burle Marx, reconhecido mundialmente pela beleza de seus jardins e pela tropicalidade de seus projetos. No que se refere ao SRBM, julgue o item a seguir.


Além das coleções vivas, o SRBM abriga, ainda, importantes coleções de arte sacra, pinturas, cerâmicas, conchas, mobiliário, objetos de decoração e esculturas.

Alternativas
Comentários
  • Burle Marx residiu no Sítio a partir de 1973. Após sua morte, a residência transformou-se no Museu-Casa de Burle Marx em agosto de 1999. Além dos ambientes originais e objetos de uso pessoal, o Museu-Casa exibe objetos de arte e artesanato, “objetos de emoções poéticas”, como os chamava, adquiridos durante toda a sua vida. O acervo possui mais de 3.000 itens, incluindo obras do próprio Roberto. Além de paisagista, ele era pintor, desenhista, designer, escultor e cantor. Integram a coleção imagens sacras barrocas em madeira policromada, cerâmicas primitivas pré-colombianas, arte popular - como carracas, esculturas em madeira e cerâmica e do Vale do Jequitinhonha (MG), cristais, vidros decorativos, entre outros

  • CERTO

    O acervo do Museu-Casa possui 3.125 peças, incluindo obras do próprio Burle Marx, entre elas, pinturas, desenhos, tapeçarias, vidros decorativos, murais em azulejos e tecidos. Também fazem parte do acervo coleções de vidros decorativos diversos, imagens barrocas em madeira, cerâmica pré-colombiana e cerâmica primitiva oriunda do Vale do Jequitinhonha – MG.


ID
2794501
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os CIAMs, Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, passaram por três etapas de desenvolvimento.


Considerando-se a sequência cronológica destas etapas, suas ênfases predominantes foram, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • A) doutrina / planejamento urbano / idealismo liberal.

  • Os CIAMs, segundo Kenneth Frampton, passaram por três etapas distintas de desenvolvimento. Os CIAMs I a III, dominada pelos arquitetos de língua alemã (suíços e alemães), de tendência socialista, trata do início do movimento com preocupações sociais e técnicas (racionalização da construção). Os CIAMs IV a VII, com domínio da língua francesa, representado pela figura de Le Corbusier, dá ênfase nas discussões para uma doutrina funcionalista urbana, a Carta de Atenas. Os CIAMs VIII a X, com o domínio da língua inglesa (ingleses e holandeses), trata da emergência do Team X, crítica e dissolução do movimento de ordem funcional, de defesa da introdução de dimensões normativas e de eficiência nos métodos de produção. (FRAMPTON, 2008, p. 328)
  • A criação dos CIAM pode ser considerada como o marco inicial do período “acadêmico” do Movimento Moderno, sucedendo o período de vanguarda, ou período heroico.

    Entre a declaração de La Sarraz de 1928 (1º CIAM) e a ultima conferência, realizada em Dubrovnik 1956, os CIAM passaram por 3 etapas de desenvolvimento, de acordo com Frampton.

    - A primeira fase, que foi de 1928 a 1933, foi dominada pelos arquitetos da Neue Sachlichkeit (Nova Objetividade) de língua alemã, que tinham quase todos tendências socialistas.  Esses Congressos voltaram-se num primeiro momento (Frankfurt, 1929) para os problemas dos padrões mínimos de vida digna para uma habitação, e em seguida (Bruxelas, 1930), para as questões da altura ideal da edificação e dos espaços entre os blocos.

    - A segunda fase, de 1933 a 47, foi dominada pela personalidade de Le Corbusier, que deliberadamente alterou a ênfase até então predominante, fazendo-a incidir doravante sobre o planejamento urbano. O CIAM IV, de 1933, foi sem sombra de dúvida o congresso mais abrangente do ponto de vista urbanístico, em virtude de sua análise comparativa de 34 cidades europeias, propiciando a elaboração da Carta de Atenas (Frampton).

    - A terceira fase, de 1947 a 56, de acordo com Frampton foi dominada pelo idealismo liberal que triunfou completamente sobre o materialismo do período anterior. Vai recusar o racionalismo da ‘cidade funcional’ e introduzir os conceitos de lugar, de pertencimento etc.

  • Os CIAM (Congrés Internationaux d'Architecture Moderne), Congressos Internacionais de arquitetura moderna, foram encontros que aconteceram entre os anos de 1928 e 1956, período de difusão da arquitetura internacional. Os CIAMS são classificados, de acordo com Frampton, em três etapas distintas.

    A primeira etapa abrange os três primeiros CIAMs (1928, 1929, 1930) em que a ideologia socialista e radical de arquitetos alemães e holandeses é predominante. Os principais temas abordados nestes três primeiros congressos envolviam estudos do urbanismo e zoneamentos, política de uso do solo, habitação mínima, divisão racional do solo e métodos construtivos racionais.

    A segunda etapa engloba os CIAMs IV, V e VI e é marcada pela presença do influente Le Corbusier. O IV CIAM deu origem à Carta de Atenas e os princípios da “cidade funcional", definidos por quatro funções predominantes na cidade industrial: o trabalho, a residência, o descanso e a circulação, juntamente à temática do patrimônio histórico das cidades.

    A terceira etapa caracteriza-se como um período conflituoso. Segundo Montaner, a partir do VII Congresso, realizado em Bérgamo (Itália), entra-se na terceira etapa dos CIAM, marcada por uma lenta aparição de conflitos, pela massificação da assistência com a presença de numerosos estudantes e o definitivo predomínio dos arquitetos de ideologia liberal. A nova geração de arquitetos propunha que a arquitetura refletisse a diversidade dos modelos sociais e culturais e de identidade da vida das pessoas na complexa vida urbana.

    Gabarito do Professor: Letra A. 

    Fonte: MONTANER, Josep Maria. Depois do Movimento Moderno: arquitetura da segunda metade do século XX. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.


ID
2794504
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um dos pioneiros da arquitetura moderna no Brasil, apontado como “traidor” pelo grande promotor da arquitetura neocolonial, José Mariano Filho, por ter abandonado este estilo em detrimento do outro, foi o arquiteto

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA D

  • Lúcio Costa seguia uma linha neocolonial, veja o projeto Park Hotel dele. Posteriormente ele se torna mais modernista, consolidado com o projeto de Brasília.

  • babados da arquitetura

  • GABARITO D

    Comentário: José Mariano Filho foi diretor da Escola de Belas-Artes no Rio de Janeiro, onde lecionou para diversos arquitetos o estilo no qual defendia com tanto fervor: o Neocolonial. Entretanto, em 1930-1931 houve uma tentativa de reforma estrutural na academia no qual o jovem arquiteto Lúcio Costa, que se aventurava a compreender a arquitetura "moderna" (estilo internacional de Le Corbusier), se tornou diretor tentando implantar esse estilo em Belas-Artes juntamente com o até então estilo neocolonial. Assim, trouxe vários professores adeptos a lecionar para os alunos, inclusive Gregori Warchavchik, precursor do estilo moderno em São Paulo. Tal fato fez com que crescesse uma rivalidade entre José Mariano Filho e Lúcio Costa, fazendo com que o antigo diretor conseguisse a demissão de Lúcio Costa, fato que fez muitos estudantes protestarem e se sensibilizarem a causa de Lúcio Costa, apoiando-o.

  • O percurso profissional do arquiteto e urbanista Lucio Costa foi um reflexo dos acontecimentos na cultura brasileira ao longo do século XX, enquanto o arquiteto definia seus pressupostos teóricos, estilos e partidos projetuais, passando pelo ecletismo, neocolonialismo até chegar a nova linguagem moderna nacional. No período do movimento neocolonial brasileiro, onde a arquitetura assumia características de nacionalismo e regionalismo, por volta dos anos de 1930, segundo Carlucci (2005), “Dr. José Mariano Filho, médico entusiasta das artes e da literatura, anfitrião de portentosos sarais em seu Solar Monjope no Rio de Janeiro, do qual Lúcio Costa era usual frequentador. Mais tarde, após 1930, será exatamente José Mariano um dos maiores opositores à “nova arquitetura" tendo como alvo principal Lucio Costa, por ele traidor da “causa" neocolonial".

    Mais do que um estilo, o neocolonialismo foi um movimento cultural e artístico de representatividade das ideias nacionais e tradicionais. Como José Mariano era defensor e patrocinador deste estilo, a oposição de Lucio Costa à ele, em períodos de maior amadurecimento profissional, defendendo o movimento moderno nas décadas de 30 e 40 e difundindo as ideias de Le Corbusier, foi criado o cenário de divergências entre eles, como mencionado no enunciado da questão.


    Gabarito da professora: Alternativa D.

    FONTE: CARLUCCI, Marcelo. As casas de Lucio Costa. Dissertação de Mestrado (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo). Escola de Engenharia de São Carlos, São Carlos, 2005.

ID
2794507
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O projeto definitivo para o Ministério da Educação e Saúde foi elaborado pela equipe brasileira liderada por Lucio Costa, sob inspiração dos ideais corbusianos.


Assinale a opção que apresenta uma característica arquitetônica desse projeto, que se identifica com as ideias de Le Corbusier.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA E

  • 5 pontos da "Nova Arquitetura", de Le Corbusier:


    1- Pilotis, liberando o edifício do solo e tornando público o uso deste espaço antes ocupado, permitindo inclusive a circulação de automóveis;

    2- Terraço jardim, transformando as coberturas em terraços habitáveis, em contraposição aos telhados inclinados das construções tradicionais;

    3- Planta livre, resultado direto da independência entre estruturas e vedações, possibilitando maior diversidade dos espaços internos, bem como mais flexibilidade na sua articulação;

    4- Fachada livre, também permitida pela separação entre estrutura e vedação, possibilitando a máxima abertura das paredes externas em vidro, em contraposição às maciças alvenarias que outrora recebiam todos os esforços estruturais dos edifícios; e

    5- A janela em fita, ou fenêtre en longueur, também conseqüência da independência entre estrutura e vedações, se trata de aberturas longilíneas que cortam toda a extensão do edifício, permitindo iluminação mais uniforme e vistas panorâmicas do exterior.


    Fonte: Site Vitruvius - Texto: Villa Savoye: Arquitetura e Manifesto. Por Carlos Alberto Maciel.


    No projeto citado na questão, feito por Lúcio Costa, é possível identificar todos os 5 pontos da arquitetura de Le Corbusier: pilotis, terraço jardim, planta livre, fachada livre e janela em fita. A letra E diz sobre a utilização da planta livre, na qual as alvenarias internas são independentes da estrutura, permitindo uma maior possibilidade de divisões internas e, consequentemente, uma melhor ventilação.

  • a) A implantação da construção colada numa das divisas do terreno.

    Comentário: Errado. O projeto final, ao contrário das outras propostas para o M.E.S., não apresenta a construção alinhada na divisa, o edifício é centralizado no terreno liberando o térreo com a utilização de pilotis.

    b) O desenvolvimento horizontal do edifício principal.

    Comentário: Errado. A proposta final não horizontalizou a edificação, muito pelo contrário, a verticalizou, monumentalizando a arquitetura moderna na então capital federal. Le Corbusier inclusive propôs alterar o terreno em que seria construído o edifício e horizontalizá-lo, entretanto a equipe de arquitetos liderados por Lúcio Costa não aprovou a proposta ferindo o ego de Le Corbusier, que decidiu largar a equipe. Assim, os brasileiros retomaram o primeiro estudo feito com Le Corbusier e propuseram uma nova configuração do prédio no antigo terreno.

    c) A criação de pátio interno de pequenas proporções cercado pelo embasamento do edifício.

    Comentário: Errado. A implantação do edifício configura um H virtual, onde a permeabilidade das duas praças geradas se dá pelo piloti. Não existe a configuração de um pátio interno.

    d) A localização das salas de trabalho voltadas para a mesma fachada, com melhor orientação.

    Comentário: Errado. Existem salas de trabalho de ambos os lados da edificação com um corredor central. Assim, para resolver o problema de insolação de uma das fachadas optou-se pela utilização dos brise-soleil móvel e na outra fachada predominou o pano envidraçado.

    e) A supressão de paredes, substituídas por divisões à meia altura, o que permite ventilação constante.

    Comentário: Correto! Representa a característica da planta livre, presente nos 5 pontos da arquitetura moderna previstos por Le Corbusier.


ID
2794513
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em sua “Memória Descritiva do Plano Piloto” para Brasília, o arquiteto Lucio Costa escreveu que a solução apresentada “nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse”.


Este gesto foi representado, graficamente, na forma de

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA C

  • Trecho referente a questão, retirado da "Memória Descritiva do Plano Piloto", escrito por Lúcio Costa:

    "Dito isto, vejamos como nasceu, se definiu e resolveu a presente solução:

    1 – Nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse: dois eixos cruzando-se em ângulo reto, ou seja, o próprio sinal da cruz."

    O memorial continua com 23 pontos explicativos sobre o traçado de Brasília.


ID
2815948
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A adoção de pilotis libera o solo de obstáculos, tornando-o desimpedido e transponível − espaço de conciliação de diversos domínios. O Código de Obras e Edificações do Distrito Federal − COE, Lei n° 6.138/2018, define “pilotis” como pavimento livre situado no nível do solo que sustenta o edifício por meio de pilares, permitindo maior integração entre os espaços público e privativo. Segundo o COE, os pilotis de habitações multifamiliares em projeções localizadas no Conjunto Urbanístico de Brasília − CUB,

Alternativas
Comentários
  • Art. 149- Os pilotis de habitações multifamiliares em projeções localizadas no Conjunto Urbanístico de Brasília -

    CUB não podem ser cercados, salvo nos trechos onde a diferença de nível entre a soleira do edifício e o

    logradouro público seja maior ou igual a 60 centímetros.

    Parágrafo único. O elemento de proteção deve apresentar, no mínimo, 75% de permeabilidade ou transparência

    visual e ter altura máxima de 110 centímetros, garantida a acessibilidade e a circulação de pedestres.


ID
2820229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Entre os projetos de Lucio Costa, inclui-se

Alternativas
Comentários
  •  A Torre de TV foi inaugurada em 1967 para receber as antenas de emissoras de rádio e televisão. O ponto turístico é um dos principais monumentos de Brasília e foi projetada pelo criador da cidade, o arquiteto e urbanista Lucio Costa, tendo como inspiração a Torre Eiffel de Paris. Fazem parte da estrutura o mezanino e o mirante, abertos a visitação turística.

     

    Fonte: http://www.turismo.df.gov.br/torre-de-tv/

  • a) Casa da Cascata na Pensilvânia -  Frank Lloyd

    b) Palácio do Congresso Nacional - Oscar Niemeyer

    c) Unidade de Habitação em Marselha - Le Corbusier

    d) Torre de TV - Lúcio Costa

    e) Edifício Marques do Herval - MMM Roberto


ID
2829718
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O arquiteto Oscar Niemeyer deixou sua marca em prédios da capital cearense e em um monumento no município de Crateús, no Sertão Central do estado. Apesar das obras no Ceará, ele não conheceu o estado, porque não gostava de viajar de avião. A edificação projetada por Niemeyer na capital cearense foi

Alternativas
Comentários
  • A convite do empresário Adolf Bloch, Oscar Niemeyer projetou o prédio da extinta TV Manchete em Fortaleza. Em 1984, o prédio localizado na Avenida Antônio Sales, no Bairro Dionísio Torres, foi inaugurado. Atualmente, continua com as características do projeto de Niemeyer e é sede da emissora da RedeTV.

  • a) Palácio da Abolição - Arq. Sérgio Bernardes

    b) prédio da extinta Tv Manchete (atual sede da RedeTv) - Oscar Niemeyer

    c) Esplanada Praia Hotel (demolido) - Arq. Paulo Casé

    d) sede da diretoria geral do DNOCS - Arq. Marcílio Luna


ID
2984458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Brasília foi planejada conforme os conceitos do urbanismo moderno, sobretudo naquilo que se refere à Carta de Atenas de 1933. Devido a sua importância, a cidade foi reconhecida como patrimônio cultural em três instâncias: local, nacional e mundial.

Considerando as características de Brasília e os instrumentos de proteção do patrimônio cultural, julgue o item que segue.


A fim de garantir as características do Plano Piloto de Brasília, foram tombadas as quatro escalas que caracterizam o projeto original— monumental, residencial, gregária e bucólica.

Alternativas
Comentários

  •  O Decreto n° 10.829/1987 regulamenta o art. 38 da Lei n° 3.751, de 13 de abril de 1960, no que se refere à preservação da concepção urbanística de Brasília e desse mesmo decreto, “entende-se por Plano Piloto de Brasília a concepção urbana da cidade, conforme definida na planta em escala l /20.000 e no Memorial Descritivo e respectivas ilustrações que constituem o projeto de autoria do Arquiteto Lúcio Costa, escolhido como vencedor pelo júri internacional do concurso para a construção da nova Capital do Brasil". 

    Em seus artigos 1° e 2°, dispõe sobre as questões das escalas que caracterizam o projeto original de Brasília:

    "Artigo 1°, Parágrafo 2°: A área abrangida pelo tombamento é delimitada a leste pela orla do Lago Paranoá, a oeste pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento – EPIA, ao sul pelo Córrego Vicente Pires e ao norte pelo Córrego Bananal.

    Artigo 2° - A manutenção do Plano Piloto de Brasília será assegurada pela preservação das características essenciais de quatro escalas distintas em que se traduz a concepção urbana da cidade: a monumental, a residencial, a gregária e a bucólica."

    A área tombada inclui o Plano Piloto e outros bairros além dele, como definido no art. 1° do Decreto. Portanto, o item está errado. 

    Gabarito: Errado.
  • Gab. Errado

    complementando...

    Plano Piloto foi dividido em quatro escalas - Monumental, Residencial, Gregária e Bucólica -, cortado por dois eixos que se cruzam. Ruas e esquinas foram substituídas por pistas ou eixos, de onde sobressaem os trevos e as passagens de nível, eliminando-se os cruzamentos e separando-se a circulação de pedestre da de veículos. 

    Escala Monumental - Configura-se ao longo do eixo homônimo e é onde se concentram as principais atividades administrativas federais e locais, confere à cidade o caráter de capital. A Praça dos Três Poderes contém em cada um de seus vértices, simbolizando o equilíbrio entre eles, os poderes fundamentais da República: o Palácio do Planalto, sede do poder executivo; o Supremo Tribunal Federal, sede do poder judiciário; e o Congresso Nacional, sede do poder legislativo, todos projetos por Niemeyer. Ele também projetou a Esplanada dos Ministérios, o Palácio Itamaraty, a Catedral, o Teatro Nacional e o Museu Nacional da República. Lucio Costa assinou a Torre de Televisão e a Plataforma da Rodoviária.

    Escala Residencial - Tem como espinha dorsal o Eixo Rodoviário, ao longo do qual estão localizadas as Unidades de Vizinhança, com superquadras que reinventam a forma de morar, já que além dos blocos de pilotis, há áreas destinadas a escolas, clubes, bibliotecas, igrejas e outros equipamentos urbanos.

    Escala Gregária - Localizada no cruzamento dos dois eixos, confunde-se com o centro da cidade, onde se situam os setores bancário, hoteleiro, comercial e de diversões.

    Escala Bucólica - Permeando as outras três e se tornando mais presente na orla do Lago Paranoá, é formada pelas áreas livres e arborizadas, conferindo a Brasília o caráter de cidade-parque.

  • O CONJUNTO que é tombado


ID
3002593
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Plano Piloto de Brasília, no Planalto Central, foi elaborado por:

Alternativas

ID
3263224
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

“Então eu senti esse movimento, essa vida intensa dos verdadeiros brasilienses, essa massa que vive fora e converge para a rodoviária. Ali é a casa deles, é o lugar onde eles se sentem a vontade [...] Isso tudo é muito diferente do que eu tinha imaginado para esse centro urbano, como uma coisa mais requintada, meio cosmopolita. Mas não é. Quem tomou conta dele foram esses brasileiros verdadeiros que construíram a cidade e estão ali legitimamente [...]” Lucio Costa (1991). O excerto de Lucio Costa sobre Brasília faz referência a qual realidade?

Alternativas
Comentários
  • E) Ao surgimento de núcleos periféricos ao plano piloto ocupados pela população impossibilitada de adquirir um imóvel no plano piloto.

  • Letra E

    Motivo pelo qual surgirnam as chamdas Cidades Satéletes....


ID
3295135
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

“O Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, conquistou, neste domingo (17), o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, dado pela Unesco.

É um reconhecimento importantíssimo tanto do ponto de vista da arquitetura nacional, quanto da arquitetura internacional. A Pampulha é um exemplo da criatividade humana e do intercâmbio de ideias entre Brasil e Europa, diz Andrey Schlee, diretor de patrimônio material do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).”

(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/07/1792609-conjunto-da-pampulha-e-declarado-patrimonio-mundial-dahumanidade.shtml.)


O arquiteto responsável pelo projeto desse conjunto arquitetônico, encomendado pelo então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, foi:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    O conjunto arquitetônico da Pampulha foi um projeto elaborado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a convite do prefeito Juscelino Kubitschek que visava a modernização arquitetônica de Belo Horizonte. Construído nos primeiros anos da década de 40 e inaugurado em 1943.

    O Conjunto arquitetônico e paisagístico da Pampulha foi tombado em 1984 e inscrito no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, no Livro do Tombo de Belas Artes, no Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos e no Livro do Tombo das Artes Aplicadas.


ID
3302353
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Lucio Costa é um dos principais representantes da Arquitetura brasileira e teve seu nome consagrado com o projeto de Brasília na década de 1950. No entanto, no âmbito residencial, ele tem diversas obras referencias da arquitetura residencial brasileira, um bom exemplo é a Residência Barão de Saavedra na cidade de Petrópolis, RJ. Nessa edificação, é possível identificar características dessa fase da obra de Lucio Costa. Sobre o tema, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O desenho da edificação demonstra a busca do arquiteto em atualizar ao contexto do modernismo o uso dos materiais tradicionais.
( ) A edificação é um exemplo da releitura que Lúcio Costa faz do estilo colonial brasileiro com a utilização de telhas tipo capa/canal, de janelas com treliças tipo muxarabi e de assoalhos de madeira.
( ) O formato em L da residência delimita o seu relacionamento com o entorno imediato e cria privacidade aos moradores, sendo a face voltada para a rua tomada em grande parte por zonas de circulação.
( ) A releitura do estilo colonial feita nessa residência pode ser vista em outras obras do arquiteto, como o Hotel São Clemente de Nova Friburgo, o Museu de Missões, ou, ainda, Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    A releitura do estilo colonial feita nessa residência pode ser vista em outras obras do arquiteto, como:

    o Hotel São Clemente de Nova Friburgo (correto)

    o Museu de Missões (correto)

    ou, ainda, Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. (incorreto) Preceitos racionais da arquitetura corbusiana: a adoção de formas simples e geométricas, o térreo com pilotis, os terraços-jardim, a fachada envidraçada, as aberturas horizontais, a integração dos espaços interno e externo, o aproveitamento da ventilação e luz naturais por meio do uso de lâminas móveis e o trabalho com volumes puros, a partir do cruzamento de um corpo horizontal e de um vertical.

    Fonte: enciclopedia.itaucultural.org.br

  • LETRA E

    Residência Barão de Saavedra:

    http://www.casasbrasileiras.arq.br/csasaavedra.html

  • Lembrando que o Palácio Gustavo Capanema tbm é conhecido como Ministérios da educação e Saúde.

    Esse projeto recebeu consultoria do Le Corbusier e quem participou foi:

    Oscar N.

    Afonso Eduardo Reidy

    Lucio Costa

    Carlos Leão

    Ernani Vasconcelos

    Jorge Machado


ID
3322813
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em seu livro História crítica da arquitetura moderna, Frampton (2015) afirma que Oscar Niemeyer atingiu o apogeu em 1942, quando criou sua primeira obra-prima, o Cassino da Pampulha. Mais adiante, diz que o arquiteto brasileiro rompeu com a funcionalidade informal na qual suas formas fluidas haviam se baseado, concentrando-se na criação da forma pura. Frampton define uma obra que simboliza o marco dessa ruptura.

Segundo o autor, essa obra é a(o)

Alternativas
Comentários
  • Museu de Arte Moderna, em Caracas, Venezuela.

    Niemeyer investiga na simplificação máxima da forma pura e única capaz de garantir á sua obra um valor eterno na dimensão do tempo.

    https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/13.151/4465

  • a) Casa em Canoas, no Rio de Janeiro (Brasil), foi projetada por Niemeyer entre 1950 e 1953.

    b) Sede da Editora Mondadori, em Milão (Itália), foi projetada entre 1968 e concluída em 1975.

    c) Museu de Arte Moderna, em Caracas (Venezuela), foi projetado em 1973.

    d) Pavilhão Brasileiro na Exposição Mundial de Nova York, (EUA) foi projetado em 1939.


ID
3354142
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com Benevolo (2007), existe um primeiro modelo de urbanização moderno, concebido por volta da metade do século XIX, mas ainda amplamente operante nos séculos XX e XXI, seja na Europa ou no resto do mundo.
São características desse modelo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • https://issuu.com/estacaoliberdade/docs/a_arquitetura_no_novo_milenio

  • não gostei

  • A resposta esta no link que a colega Ana Paula postou, págs.. 19 e 20


ID
3558355
Banca
AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Principal nome do paisagismo brasileiro no século XX, considerado o criador do paisagismo brasileiro, denominado paisagismo tropical, teve sua obra diretamente relacionada à arquitetura moderna brasileira, tendo trabalhado em parceria, em diversas obras, com arquitetos como Lucio Costa e Oscar Niemeyer. A quem o enunciado se refere? 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Rosa Grena Kliass é uma arquiteta-paisagista brasileira, considerada uma das mais importantes na história do Paisagismo brasileiro moderno e contemporâneo. Entre suas obras mais significativas estão a reforma do Vale do Anhangabaú, o projeto paisagístico do Parque da Juventude (onde ficava o Carandiru) e a concepção de 44 praças espalhadas por vários bairros, como a Benedito Calixto, em Pinheiros, e a do Pôr do Sol, no Alto de Pinheiros em São Paulo.


ID
3565477
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cruzeiro do Sul - RS
Ano
2019
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Há cinco pontos para uma nova arquitetura, preconizados por Le Corbusier. Sobre estes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os “cinco pontos da nova arquitetura”, segundo Le Corbusier são:

    1. Pilotis, liberando o edifício do solo e tornando público o uso deste espaço antes ocupado, permitindo inclusive a circulação de automóveis;

    2. Terraço jardim, transformando as coberturas em terraços habitáveis, em contraposição aos telhados inclinados das construções tradicionais;

    3. Planta livre, resultado direto da independência entre estruturas e vedações, possibilitando maior diversidade dos espaços internos, bem como mais flexibilidade na sua articulação;

    4. Fachada livre, também permitida pela separação entre estrutura e vedação, possibilitando a máxima abertura das paredes externas em vidro, em contraposição às maciças alvenarias que outrora recebiam todos os esforços estruturais dos edifícios; e

    5. A janela em fita, ou fenêtre en longueur, também consequência da independência entre estrutura e vedações, se trata de aberturas longilíneas que cortam toda a extensão do edifício, permitindo iluminação mais uniforme e vistas panorâmicas do exterior.

    Referência: MACIEL, Carlos Alberto. Villa Savoye: arquitetura e manifesto. Arquitextos, São Paulo, ano 02, n. 024.07, Vitruvius, maio 2002 <https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/02.024/785>.


ID
3567748
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2016
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerada uma das mais antigas formas de ciência e arte, a arquitetura foi ao longo do século XX incorporando novos conceitos e técnicas que acabaram por transformá-la para sempre. Enquanto a arquitetura do século XIX vivia um momento de releitura de antigos movimentos, tentando recriar os clássicos (movimentos arquitetônicos Neogótico, Neoclássico, etc.), no século XX, ela mergulha em um profundo

movimento renovador. As Praires Houses refletiam bem o estilo de vida da nova classe média americana dos anos 50, eram amplas, 
modernas e tinham muito espaço interno. Tal estrutura tinha um ponto em comum, tudo era muito bem planejado a fim de integrar de forma harmônica com o ambiente externo. Era o estilo de casa ideal para os novos e espaçosos subúrbios que surgiam ao redor das cidades, local para onde a classe média estava migrando. A arquitetura do estilo Praires foi idealizada por

Alternativas
Comentários
  • Foi em seu Oak Park Studio durante a primeira década do século XX que Frank Lloyd Wright foi o pioneiro de uma nova abordagem ousada para a arquitetura doméstica, o estilo Prairie. Inspirado pela paisagem ampla e plana do meio-oeste dos Estados Unidos, o estilo Prairie foi o primeiro estilo arquitetônico exclusivamente americano do que foi chamado de "Século Americano".

    Fonte: https://flwright-org.translate.goog/researchexplore/prairiestyle?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=nui,sc

    Gabarito: Letra B

    @arquitetamanuprado


ID
3638887
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2017
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Palácio do Planalto, muitas vezes mencionado em notícias relacionadas ao cenário político brasileiro, é a sede do Poder Executivo Federal, local onde está o Gabinete Presidencial do Brasil. O projeto arquitetônico do Palácio do Planalto é de autoria do arquiteto: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer com projeto estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo, é a sede do poder executivo do Governo Federal brasileiro. Localizado na Praça dos Três Poderes em Brasília, o Palácio do Planalto faz parte do projeto do Plano Piloto e foi um dos primeiros edifícios construídos na capital.


ID
3673432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2004
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O planejamento da paisagem tornou-se matéria fundamental no processo de projeto dos espaços construídos, pois, além de proporcionar a melhoria da qualidade cênica dos espaços abertos, contribui para o controle bioclimático local. Nesse sentido, o paisagismo tem-se tornado um campo disciplinar profícuo para os profissionais da arquitetura e do urbanismo. Acerca desse tema, julgue o item subseqüente.


Lúcio Costa propôs que cada perímetro das superquadras de Brasília fosse densamente arborizado por uma única espécie arbórea, de forma que se possibilitasse a identificação da quadra pela espécie plantada. Essa proposta pode ser considerada correta, do ponto de vista do paisagismo, pois permite o controle fitossanitário das espécies e assegura um embelezamento único de cada espaço arborizado. 

Alternativas

ID
3697291
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cruzeiro do Sul - RS
Ano
2019
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O modernismo na arquitetura paisagística brasileira rompe com o modo de projetar do ecletismo. Quanto aos elementos pertencentes ao modernismo, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Sei não, hein.... as praças modernas contavam com espaços para lazer esportivo sim!!

    Pra mim, a errada é a A

  • Eu acho que o gabarito correto seria a B.

    A arquitetura paisagística se torna, então, funcionalista, com a determinação de áreas equipadas especialmente para o lazer, recreativo ou esportivo, nacionalista com o abandono do uso de vegetação, anódina e com ênfase na tropicalidade do país: simples, com a “proibição” do uso de elementos decorativos do passado – pitorescos e temáticos – sendo execradas as cenarizações, as topiárias e qualquer lembrança do Ecletismo recente: geométrica – com o uso e abuso das formas geométricas livres, inspiradas nas temáticas da pintura da época, no qual Burle Marx foi o mestre inspirador nacional – e colorida – com a introdução do uso intenso de pisos multicores.

    Fonte: http:// fau.usp.br/depprojeto/gdpa/paisagens/artigos/2003SilvioM-Burle.pdf

    Bordaduras: Cercadura de plantas num canteiro de flores ou num terreno.

    "bordaduras", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021,  [consultado em 24-06-2021].

    Nos jardins de Burle Marx ele usava esse artifício

  • Para mim o gabarito está errado, concordo com a Suelen, letra B seria a resposta correta.