SóProvas


ID
1401682
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Os serviços de manutenção nas empresas podem ser organizados de diferentes maneiras, no que se refere especialmente à subordinação, sendo comumente caracterizado como centralizado, descentralizado e misto. Quanto à forma centralizada, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Na minha opinião esta questão é polêmica, pois na centralizada se perde mais tempo com deslocamento da equipe e falta de especialização, porem perde menos tempo com equipamento parado por falta de mão de obra. Tem que ser feito uma analise melhor pra afirmar que a eficiência global é maior. 

    Mas como é a alternativa "menos" errada, fico com a D.

  • De certa forma a eficiência global é realmente maior, pois há como fazer comparativos e através destes melhorar os resultados, coisa que na descentralizada é mais difícil por possuir vários gerentes por unidade fabril.

    https://pt.scribd.com/doc/67835996/Organizacao-da-manutencao-centralizada-descentralizado
  • Gab D.

    Coloquem o gabarito glr

  • Mas galera quando o modelo é centralizado existem hierarquias nos setores e cada setor é responsável por uma área da manutenção, o que na minha opinião afasta a possibilidade de polivalência, estou errado?

  • Ismaley, você está confundindo as coisas, esse conceito é da manutenção descentralizada o qual cada área tem uma equipe de manutenção. No caso da centralizada, você centraliza numa única equipe que atuará em toda a planta. Para o caso de plantas grandes, a desvantagem é no atendimento imediato e aumento no custo com transporte por exemplo. Mas esse tipo de organização da manutenção tende a reduzir custos com ferramentas e pessoas, pois a equipe será reduzida. O aumento da eficiência global se dá pelo fato dos profissionais atuarem em todo campo de equipamentos da produção, desenvolvendo uma visão sistemática maior do processo. Infelizmente, nesse caso para que os profissionais conheçam bem os equipamentos é necessário um pouco mais de tempo em relação a descentralizada.

    Rômulo, o gabarito aparece na própria questão, basta respondê-la e o site já indica se errou ou acertou.

  • Ótima explicação Danilo, e você Ismaley Fontes volte para a administração por que vc não entende nada de engenharia.kkkk 

  • Pablo, o Ismaley está certo em tentar sanar suas dúvidas. O site existe para isso.

  • A manutenção centralizada apresenta as seguintes vantagens:

    Maior eficiência global;

    Menor efetivo necessário;

    Menor qtd de equipamentos e ferramental;

    Maior polivalência;

    Supervisão enxuta

    Gabarito: letra d

  • O próprio nome sugere: a manutenção é centralizada em torno de uma equipe.

    Vantagens:

    o A eficiência global é maior do que na descentralizada, pela maior flexibilidade na alocação da mão-de-obra em vários locais da planta, os quais acabam desenvolvendo maiores habilidades.

    o O efetivo de manutenção tende a ser bem menor.

    o A utilização de equipamentos e instrumentos é maior e normalmente podem ser adquiridos em menor número.

    o A estrutura de manutenção é muito mais enxuta.

    Desvantagens:

    o A supervisão dos serviços costuma ser mais difícil, pela necessidade de deslocamentos a várias frentes de serviço, por vezes distantes umas das outras.

    o O desenvolvimento de especialistas que entendam os equipamentos com a profundidade necessária demanda mais tempo do que na descentralizada.

    o Maiores custos com facilidades como transporte em plantas que ocupam maiores áreas.

    o Favorece a aplicação da polivalência.

    http://www.dee.ufrn.br/~joao/manut/07%20-%20Cap%EDtulo%205.pdf