SóProvas


ID
1402501
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao examinar um paciente internado na clínica médica com infecção respiratória aguda, o enfermeiro verificou que este apresentava “ventilação espontânea prejudicada”. om base na taxonomia da NANDA, corresponde a um fator relacionado a esse diagnóstico:

Alternativas
Comentários
  • letra E
    Para pacientes em VM, atribui-se entre os DE propostos pela North American Nursing Diagnosis Association (NANDA), ventilação espontânea prejudicada, definido como "reservas de energias diminuídas, resultando em uma incapacidade do indivíduo, de manter respiração adequada para a sustentação da vida". São características definidoras desse diagnóstico: agitação aumentada, apreensão, cooperação diminuída, dispneia, frequência cardíaca aumentada, pCO2 aumentada, pO2 diminuída, SaO2 diminuída, taxa metabólica aumentada, uso aumentado da musculatura acessória e volume corrente diminuído. Sendo os fatores relacionados, fadiga da musculatura respiratória e fatores metabólicos(5).

  • Segundo o NANDA o diagnóstico Ventilação Espontânea Prejudicada é definida como reservas de energia diminuídas, resultando em uma incapacidade do indivíduo de manter respiração adequada para a sustentação da vida. As características definidoras são: agitação aumentada, apreensão, cooperação diminuída, dispneia, frequência cardíaca aumentada, PCO2 aumentada, PO2 diminuída, SaO2 diminuída, taxa metabólica aumentada, uso da musculatura acessória e volume corrente diminuído. Os fatores relacionados são: - fadiga da musculatura respiratória - fatores metabólicos Resposta E Bibliografia NANDA. Diagnóstico de Enfermagem da Nanda: definições e classificações, 2009/2011, Artmed, Porto Alegre, 2010.