SóProvas


ID
1402945
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Usuário de 44 anos compareceu ao Serviço Social do programa de tuberculose devido à reincidência de abandono do tratamento.
Em atendimento social, o usuário justificou que o último abandono se deu em razão de ter saído do Município quando faltava um mês para terminar o tratamento. Relatou ainda que já fez uso de cocaína, mas não se considera dependente, pois seu consumo é esporádico (fins de semana). Foi-lhe oferecido encaminhamento para o Caps-AD, mas ele recusou.
Atualmente o usuário possui vínculo empregatício como auxiliar de serviços gerais em uma empresa de paisagismo que presta serviços para a Prefeitura, mas se encontra em situação de rua, pois o emprego é recente e não tem como comprovar rendimentos para alugar um quarto. Disse que a família não o ajudaria, pois os laços já foram rompidos há muito tempo.
Uma vez que se encontra em situação de vulnerabilidade, o assistente social encaminha o usuário para instituição socioassistencial de média complexidade, e solicita o seu abrigamento, de modo que obtenha condições mínimas para continuar o tratamento para a tuberculose.
Além do encaminhamento supracitado, o assistente social:

Alternativas
Comentários
  • Letra E - O respeito a autonomia do usuário consta em nossas ações, mesmo que estas sejam contrárias aos nossos desejos e princípios ,

    procedeu corretamente, pois apresentou e discutiu as possibilidades da situação e indicou os serviços disponíveis, respeitando a autonomia do usuário em suas decisões.

  • Questão Dada !! fácil ...

  • Gabarito E

    O usuário tem sua autonomia e que deve ser respeitada.

  • Gente, ele deveria ser encaminhado a uma Instituição socioassistencial de alta complexidade, uma vez que ele está sem referência familiar (vínculo familiar e comunitário rompido)... ele iria para um albergue. O enunciado da questão misturou os serviços de alta e media complexidade.

  • Essa questão é pra confundir, pois tuberculose é uma doença de notificação compulsória, marquei D

  • Acertei a questão por eliminação, mas discordo da questão já que não apresenta a alternativa de notificação compulsória em relação ao tratamento para tuberculose.

  • A questão erra mesmo no enunciado, acolhimento é ALTA e não MÉDIA complexidade

    O que é Serviço de Alta Complexidade?

    É considerado de Proteção Social Especial (PSE) de Alta Complexidade (AC) aquele que oferecem atendimento às famílias e indivíduos que se encontram em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos, necessitando de ACOLHIMENTO provisório, fora de seu núcleo familiar de origem.

  • quem encaminha o usuário morador de rua para acolhimento é a média complexidade Centro POP.

  • Notificação compulsória não tem nada a ver com o empregador, e sim com o preenchimento da SINAN que deve ser encaminhada aos serviços responsáveis pela informação e/ou vigilância epidemiológica das Secretarias Municipais.

  • Letra E

    O enunciado está errado - Alta complexidade.

    A alternativa apresenta a conduta correta do assistente social, de manter sigilo absoluto e respeito à decisão do usuário.

     

  • Questão perfeita. Ótimo estudo de caso. No entanto, possui erros: o encaminhamento devia ter sido realizado para serviço socioassistencial de alta complexidade. (achei até que era pegadinha). Mas, tirando isso, o estudo foi bom.