-
Sobre a fundamentação da teoria através do marxismo Baptista, no livro Investigação em Serviço Social, destaca: o que particulariza a investigação dos profissionais que atuam nas relações sociais é o fato de terem em seu horizonte um tipo determinado de intervenção: a intervenção profissional...É no movimento da ação que vão sendo elaboradas as pesquisas que irão construir novos conhecimentos... O sentido de sua reflexão é o da realização de uma critica de superação dos conhecimentos já existentes, tendo como intencionalidade a sua apropriação em termos de prática, e o da construção de conhecimentos que apontem novos caminhos para a reflexão teórica e ofereçam novas condições para a intervenção profissional.
A partir dessa ótica, no serviço social, assumido como profissão interventiva, o conhecimento a ser construído pela investigação tem como horizonte não apenas a compreensão e explicação do real, mais a instrumentação de um tipo determinado de ação sobre o real.
-
Apesar da nossa recente tradição em pesquisa e do recorrente viés empirista e epistemologista que a caracteriza,
nota-se uma significativa expansão dela nos últimos anos e um também significativo
avanço na sua qualidade, a partir da adoção do referencial teórico-metodológico
extraído da tradição marxista. http://www.institutounipac.com.br/aulas/2011.
-
QCONCURSOS.COM.BR ESTÁ NOS LESANDO. POR ONDE ANDAS OS COMENTÁRIOS DOS PROFESSORES?
FIZ MAIS DE 20 QUESTÕES HOJE E SEM NENHUM COMENTÁRIO DOS PROFESSORES!!!
-
"Registra-se, também, que, na sua trajetória, o exercício sistemático da pesquisa científica expresso nas produções mais significativas da área e o seu reconhecimento pela comunidade acadêmica e profissional têm demonstrado a atualidade e fecundidade da tradição marxista na apreensão das transformações em curso. Disto deriva algo extremamente relevante que nem sempre se evidencia no debate da categoria: se não se separa referencial teórico-analítico de estratégias sociopolíticas e profissionais, a legitimidade da direção estratégica é inquestionável, posto que a recorrência da nossa e de outras categorias profissionais pelas análises macroscópicas e totalizadoras oriundas do referencial marxiano, é notável."
GUERRA, Yolanda. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissioanais