-
Pessoal, eu fui na letra B por eliminação.
http://www.agilemodeling.com/essays/fdd.htm
2015
As características listadas a seguir referem-se, preferencialmente, a qual modelo de desenvolvimento?
• Resultados úteis a cada duas semanas ou menos.
• Blocos pequenos de funcionalidade valorizada pelo cliente, chamados "Features".
• Planejamento detalhado e guia para medição.
• Rastreabilidade e relatórios com maior precisão.
• Monitoramento detalhado, com resumos para clientes e gerentes, em termos de negócio.
• Fornece uma forma de saber, dentro dos primeiros 10% de um projeto, se o plano e a estimativa são sólidos.
a) SCRUM.
b) XP.
c) FDD.
d) DAS.
e) DSDM.
-
A) o XP é uma metodologia adequada para equipes PEQUENAS E MÉDIAS que desenvolvem software baseado em requisitos precisos e que se modificam raramente. Entre suas características estão reuniões diárias e feedback constante.
D) No XP, a responsabilidade do código é de todos.
-
c) a MDA é uma abordagem em que modelos abrangentes são criados antes que o
código-fonte está escrito, de forma a validar os modelos ágeis que
guiam os esforços de desenvolvimento
d) na programação em pares a implementação do código é feita em dupla, de forma a procurarem
identificar erros sintáticos e semânticos, pensando em como melhorar o
código que está sendo implementado.
-
Programação extrema (do inglês eXtreme Programming), ou simplesmente XP, é uma metodologia ágil para equipes pequenas e médias e que irão desenvolver software
com requisitos vagos e em constante mudança. Para isso, adota a
estratégia de constante acompanhamento e realização de vários pequenos
ajustes durante o desenvolvimento de software.
-
Otimo artigo e bem didatico sobre as metodologias XP e Scrum
http://www.desenvolvimentoagil.com.br/xp/
-
Agile Model Driven Development (AMDD): é a versão ágil do Model Driven Development (MDD). MDD é uma abordagem de desenvolvimento de software onde modelos abrangentes são criados antes que o código fonte seja escrito.
Um exemplo de MDD é o padrão OMG MDA (Object Management Group’s Model Driven Architecture. Com o MDD uma abordagem serial normalmente é utilizada, sendo que ele é bastante popular. A diferença para o AMDD é que, ao invés de criar modelos abrangentes antes da escrita do código fonte, se criam modelos ágeis que são suficientemente bons para guiarem os esforços de desenvolvimento.
-
Pode atuar bem em conjunto com o Scrum, pois quando o Scrum atuar com foco no gerenciamento do projeto, o FDD pode atuar no processo de desenvolvimento.
Alguém explica ? Scrum com foco no gerenciamento do projeto e FDD no processo de desenvolvimento? Não seria o contrário, uma vez que, segundo Pressman, o FDD coloca mais ênfase em diretrizes e técnicas de gestão de projeto do que muitos outros métodos ágeis? Ao contrário do Scrum que preconiza time de desenvolvimento auto-organizados, reduzindo a necessidade de gerenciamento de projeto?
Pressman, Engenharia de software, 6a edição, pág. 72.
-
Caro Rodrigo Concurseiro,
Sua observação é bem interessante. E caso não a fizesse não atentaria para essas observações do Pressman. Por isso, te agradeço.
No entanto, nobre colega, particularmente, não vejo nenhum problema na assertiva apresentada pelo examinador. Vamos a ela:
"o FDD busca o desenvolvimento por funcionalidade". Ok. Quanto a isso não há discussão.
"Pode atuar bem em conjunto com o Scrum, pois quando o Scrum atuar com foco no gerenciamento do projeto, o FDD pode atuar no processo de desenvolvimento". O que é dito aqui trata de um cenário hipotético. Caso se queira utilizar o Scrum conjuntamente com o FDD, pode-se utilizar os papéis do Scrum, suas cerimônias time-boxed e seus artefatos para orientar um projeto de desenvolvimento de software ágil dirigido a funcionalidades. Nesse caso, uma Sprint, por exemplo, pode ser composta a partir de um backlog de produto orientado por funcionalidades. Nesse caso, o processo de desenvolvimento adotado será o FDD (1. Desenvolver um modelo geral (que pode ser a visão geral inicial preconizada pelo Scrum), 2. construir uma lista de funcionalidades (que pode ser o nosso Backlog do Produto), 3. planejar por funcionalidades (que pode se dar a partir da reunião de planejamento da Sprint), 4. projetar por funcionalidades (quando o Scrum Master juntamente com o Scrum Team projeta como executará a Sprint) e 5. desenvolver por funcionalidade (execução da Sprint propriamente dita)). Assim, teríamos, por exemplo, o Scrum "aterrisado" em um processo de desenvolvimento de um projeto ágil totalmente orientado por funcionalidades como processo de desenvolvimento.
Nada disso tira o poder de auto-organização da equipe de desenvolvimento Scrum e a "ênfase às diretrizes e técnicas de gerenciamento de projeto" do FDD. Contudo, certamente, nesse contexto apresentado, ou seja, nessa combinação de modelos de processos ágeis, tais características, tanto a do Scrum quanto a do FDD, são menos importantes.
Um abraço!