SóProvas


ID
1403425
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação aos coeficientes de empuxo de terra relacionados a um muro de arrimo, analise as afirmativas abaixo, considerando V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

( ) Para o seu cálculo, considera-se o solo granular, homogêneo, isotrópico, não saturado e de superfície horizontal.
( ) O coeficiente de empuxo ativo é calculado quando o solo se expande contra o muro, o que provoca o movimento do muro no sentido da expansão do solo.
( ) O coeficiente de empuxo passivo é calculado quando o muro desloca-se contra o solo, provocando a compressão do solo.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o porquê de a banca ter considerado a primeira premissa como verdadeira, que inclui SOLO GRANULAR como uma consideração para o cálculo do empuxo. E no caso do cálculo de empuxo de um muro de arrimo que suporta um solo argiloso?
     

  • Carlos Henrique.

    Confere este material: http://www.dcc.ufpr.br/mediawiki/images/5/50/Empuxo.pdf

  • Damião, meu caro, obrigado. Vi o material que você recomendou. Não sei se você vai concordar comigo, mas achei a questão mal formulada, sobretudo a primeira premissa. Ela induz o candidato à análise de um caso especial dos empuxos de terra, que é o empuxo de solos não coesivos (granulares). Em toda a bibliografia¹ que consultei, nada, senão o material que você compartilhou, dá suporte a esse requisito (o solo ser granular) para a consideração do cálculo do empuxo. Talvez isso se justifique por uma questão histórica, já que primeiramente Coulomb e Rankine desenvolveram os seus estudos para o caso de solos não coesivos... Não queria ser polêmico, mas acho que numa prova de Perito, por exemplo, esse detalhe faria toda a diferença para validar a premissa. Enfim, vamos para a próxima rsrs.

    Consultei:
    CAPUTO. Mecânica dos solos, 7a ed, v2.
    GERSCOVICH et al. Contenções - Teoria e aplicações em obras.
    HACHICH et al. Fundações - Teoria e prática, 2ed.
    MOLITERNO. Caderno de muros de arrimo, 2ed.

  • Acredito que a banca falou em solo granular querendo dizer solo não coesivo. NA PRÁTICA se calcula o empuxo sem coesão visto que o mesmo é maior ( fica de margem de segurança). Porém na teoria fica duvidosa a assertiva pois podemos calcular também para argilas, por exemplo.