SóProvas


ID
1404247
Banca
FUNCAB
Órgão
INCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quando o planejador é um agente externo ao sistema e não existem conflitos, trata-se da formulação do planejamento:

Alternativas
Comentários
  • 1) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO = O SUJEITO que planeja está INSERIDO na realidade que planeja, coexistindo com outros atores sociais que de algum modo também planejam. NÃO HÁ MONOPÓLIO na elaboração do planejamento,mas há coexistência de vários planos. Horizonte de planejamento = LONGO PRAZO (2 a 5 anos). ALTAMENTE agregado - GRAU DE INCERTEZA muito alto.


    2) PLANEJAMENTO NORMATIVO= O SUJEITO que planeja ESTA SOBRE e FORA da realidade planejada. O SUJEITO que planeja tem o MONOPÓLIO do plano.


  • Excelente comentário Aline Cardoso, pena que não tem a fonte, é Djalma de Oliveira?

  • GABARITO: D

     

    Planejamento Normativo: Tem em seu panorama que o plano deve ser determinado por meios para se conquistar o controle do que possa interferir positivamente o negativamente nos objetivos pretendidos e resultados esperados. Parte do pressuposto de uma realidade estática onde é possível executar as ações e mudanças planejadas baseia-se em modelos já formalizados e definidos, desconsiderando ou procura anular os fatores externos (sociais, político e culturais) que possam influenciar na intenção de mudança da situação existente para a situação desejada, no entanto, preocupa-se em explicar a realidade com foco nas mudanças econômicas, privilegiando cálculos técnicos e controle do sistema onde ocorre o planejamento.

     

    Planejamento Estratégico: Concretizou-se a partir de concepções de administração estratégica que propõe modelos de organização da produção, destinado a produzir decisões que definem os caminhos fundamentais e ações que guiem a organização escolar, por isso, preocupa-se com a interação entre a organização e o ambiente, pois como é orientado para resultados, somente por meio dessa interação é possível analisar sistematicamente os fatores positivos e negativos, com forte visão de futuro almejando o aumento da competitividade entre as empresas e acúmulo de recursos. Nesse tipo de planejamento as decisões são unificadas, há restrição quanto aos campos de atuação e participação de todo os níveis nas ações desenvolvidas, enfatizando o conteúdo, a orientação e os resultados da organização proposto no plano resultante a fim de conquistar os objetivos planejados.

     

    - Larisse Santiago

     

    Bons estudos.