Alternativas
a educação é bem básica. Aprender a ler, a escrever e a calcular para poder se inserir na sociedade moderna. A sociedade é, então, uma referência para a organização do ensino. A relação entre trabalho e educação ali é implícita, porque não estuda sobre o processo de produção em si, mas sim sobre o mundo em qual vive e sobre a função do trabalho.
a relação entre trabalho e educação é explícita, no sentido que o conhecimento é relacionado ao processo de trabalho. Os alunos aprendem como a ciência e seus princípios são aplicados ao processo produtivo. Não se quer formar técnicos especializados, mas politécnicos, sujeitos que dominam os fundamentos científicos das diferentes técnicas utilizadas na produção moderna.
a educação politécnica faz a união entre escola e trabalho, entre instrução intelectual e trabalho produtivo, pois ali os alunos aprendem (por meio de matérias como Física, Química, Desenho Técnico etc.) não saberes separados que não têm finalidade, mas sim conhecimentos e práticas sobre o mundo de trabalho no qual todos serão inseridos.
há uma formação integrada que expressa a unidade entre instrução e trabalho visando a formar homens capazes de produzir, mas também de serem dirigentes. Para isso, é necessário o conhecimento das leis da natureza como das humanidades e da ordem legal que regula a vida em sociedade, das normas de convívio.
a educação busca possibilitar os seguintes entendimentos: o da realidade humana enquanto constituída pelo trabalho; o de que todo trabalho humano envolve a concomitância do exercício dos membros, das mãos e do exercício mental, intelectual; o de que há uma separação natural entre trabalho manual e intelectual, cabendo ao aluno a opção entre que tipo de trabalho quer desenvolver.