SóProvas


ID
1404700
Banca
CONSULTEC
Órgão
TJ-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O Art. 37, caput, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, assim está redigido:

A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: [...]

Sobre tal dispositivo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Administração pública em sentido formal, orgânico, subjetivo: é o conjunto de órgãos, pessoas jurídicas e agentes que o nosso ordenamento jurídico identifica como administração pública, não importa a atividade que exerçam. O Brasil adota o critério este critério.  A acepção formal não leva em consideração a atividade que é desenvolvida, é considerada administração pública aquilo que o nosso direito assim considera (e ponto). A administração pública é integrada pela administração direta (União, Estado, DF e Municípios) e pela administração indireta (autarquia, fundação pública, empresa pública, sociedade de economia mista)

    Administração pública em sentido material, objetivo ou funcional: adota como referência a atividade que é realizada (exatamente o contrário da acepção formal) não considerando obrigatoriamente quem a exerça. Administração pública em sentido material pode ser, por exemplo, a polícia administrativa, serviço público).  Nós não adotamos essa posição. 


  • No Distrito Federal e nos Municípios NÃO há poder JUDICIÁRIO. GAB LETRA A