SóProvas


ID
1405276
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Formiga (2008), uma das características que explicam as condutas antissociais e delitivas entre os jovens é a necessidade latente de viver experiências complexas e de novidades apenas pelo desejo de afrontar riscos físicos e sociais, com o objetivo de satisfazer necessidades pessoais, que é chamada, na literatura:

Alternativas
Comentários
  • Busca de Sensação

    Letra: B

  • A busca de sensações também foi revelada como sendo um construto relacionado às condutas antissociais e delitivas, existindo uma correlação positiva entre os dois. Quanto maior a pontuação na busca de sensação de intensidade e novidade, maior a frequência de condutas socialmente desviantes. Os jovens que pretendem viver experiências que envolvem riscos tendem a ter uma maior probabilidade de apresentar essas condutas antissociais e delitivas (Formiga, Aguiar & Omar, 2008; Formiga, Cavalcanti, Araújo, Lima & Santana, 2007).
    Segundo Formiga (2009), os jovens encontram-se em um estado de busca de sensações e novidade tornando-se mais propensos a transgredir normas sociais, daí a correlação direta existente entre a busca de sensações e as condutas antissociais e delitivas. De acordo com Luengo, Otero-López, Romero, Gómez-Fraguela, Tavares-Filho (1999) essas condutas podem ser resultado de uma forte necessidade de vivenciar sensações. Então, quando o jovem não encontra meios aceitáveis para satisfazer essa necessidade, acabam por satisfazê-la de uma forma inaceitável, podendo resultar em alguma conduta antissocial e delitiva.

    http://www.psicopedagogia.com.br/new1_artigo.asp?entrID=1515#.VwWrrZwrLIX

  • De acordo com Formiga (2008),

     

    "O construto busca de sensação teve seu estudo iniciado por Zuckerman (1971) e Zuckerman, Eysenck e Eysenck (1978), que a definia como uma necessidade de viver experiências complexas e de novidades apenas pelo desejo de afrontar riscos físicos e sociais, com o objetivo de satisfazer necessidades pessoais. Esse construto não é tido apenas como necessidade individual de experimentar situações de risco em termos da proposta por Zuckerman (1971), mas estaria inserido na socialização, que vem sendo avaliada enfaticamente, nos últimos anos, como condição sine quo non da construção da realidade social" (p. 673).

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: B