-
O livro Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres, Selma Marques Magalhães aborda a diferença entre instrumentos e técnicas que compõem o instrumental.
Instrumento = meio para se alcançar uma finalidade; instrumento não é um fim em si mesmo, mas um meio para se alcançar a finalidade pretendida
Técnica= habilidade no uso do instrumento
-
A instrumentalidade no serviço social engloba três esferas: a teórica-metodológica, a técnica-operativa e a ética-política. Todas estão relacionadas entre si na prática profissional. A primeira faz menção aos conceitos e conhecimentos que irão permitir ao assistente social compreender a realidade. A técnica-operativa refere-se aos instrumentos que possibilitarão o profissional intervir nessa realidade. Já o ético-político é o que estabelece o que o assistente social pretende alcançar com sua ação, ou seja, tem relação com a escolha do projeto profissional.
Em outras palavras o teórico -metodológico faz o assistente social compreender, o técnico-operativo intervir e o ético-político os seus objetivos.
-
Letra D - instrumentos alcance de uma finalidade
-
Só lembrando que segundo Guerra (2007) esse seria o conceito de INSTRUMENTALIDADE.
-
INSTRUMENTOS: podem efetivamente objetivar suas finalidades em resultados profissionais propriamente ditos. (YOLANDA GUERRA)
-
Instrumentalidade se constroi dentro das relações sociais no confronto entre relações objetivas e subjetivas. Se constitui no modo de ser de uma profissão. Logo, a instrumentalidade é a capacidade que a profissão vai adquirindo na medida que concretiza objetivos. (GUERRA)
-
Thaís, instrumentalidade é diferente de instrumentos!