SóProvas


ID
1406137
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Tuca é universitária e pretende tornar-se empreendedora. Ela está inaugurando uma loja para comercializar quinquilharias procedentes do exterior, utilizando, como capital inicial, numerário proveniente de doação do seu genitor, próspero economista que enriqueceu no mercado financeiro internacional. Como o aporte é vultoso diante da renda da empresária iniciante, é realizado um contrato de doação devidamente registrado. Ao receber o depósito, o gerente do Banco Bom S/A indaga da universitária a origem do mesmo, sendo informado da doação efetuada e sendo-lhe apresentado o documento pertinente.
Nesse caso, à luz da legislação pertinente, deve ocorrer a(o)

Alternativas
Comentários
  • A) crimes de lavagem de dinheiro são comunicados ao COAF

    B) se tivesse especificado quantias, poderia se pensar nessa alternativa


    C) o banco não tem a função de investigar o correntista

    D) Essa não tem nada haver

    E) CORRETA, uma vez que isso deve ser feito independente de qualquer outra coisa quando trata-se de lavagem de dinheiro.
    Foi a minha percepção da questão. Me corrijam se estiver errado.
  • Cadê os comentários do professor?

  • Prova Ridícula .

  • Galera não pode ser nem uma das outras respostas , pq não é atividade suspeita . 

    Pensou em lavagem de dinheiro pensou em COAF - Conselho de Controle de Atividades Financeiras .

    Mas não tem nada de errado na atividade . esta tudo dentro dos conformes.  Apenas Arquiva a domuntenação  para eventuais informações aos órgãos de controle.

  • Às alternativas:

    a) A comunicação ao Bacen deve ser feita apenas mediante suspeita da operação. Como há origem lícita do dinheiro, a comunicação é prescindível neste momento.

    b) Mesma ideia da anterior. Com essas informações, não há suspeita de lavagem.

    c) Documento não existente. Basta o documento da doação, no IR por exemplo.

    d) Incorreto e sem relação com o tema.

    e) Correto. A manutenção da documentação no banco é necessário para o caso de suspeitas ou ilicitudes verificades supervenientemente.

  • Fiquei entre C e E, li novamente o texto e cheguei a conclusão que não era letra C, pois já tinha sido apresentado uma documentação: ''sendo informado da doação efetuada e sendo-lhe apresentado o documento pertinente.''

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Prof.  Klaus Nery

    O gerente do banco tem o dever legal de ficar atento a possíveis fraudes e indícios de lavagem de dinheiro, e, quando estes aparecerem, comunicar os órgãos competentes.

    No caso em tela, a cliente tem a origem do capital declarada, e com comprovação de ter sido doado pelo seu pai. Logo, nesse primeiro momento, não há suspeitas maiores de nenhum crime. Então, não há o que reportar, cabendo ao gerente manter arquivados os documentos para se no futuro necessário for, poder consultá-los.

  • acima de 50.000 tem que comunicar a COAF

    sempre manter por no mínimo 10 anos a disposição do bacen