SóProvas


ID
140644
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos chegam, em determinado órgão público instalado em Brasília, de forma variada. Uns são registrados e, em seguida, enviados ao destinatário, outros entram sem nenhum tipo de anotação. Além disso, há aqueles que, atualmente, entram no órgão por meio das tecnologias da informação (fax, correio eletrônico). Cada setor de trabalho organiza seus documentos de maneira independente, sem nenhum tipo de orientação e, depois, por falta de espaço físico ou devido ao final do ano civil, esses documentos são transferidos para outro lugar, conhecido, geralmente, como arquivo morto.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes, acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos administrativos no âmbito do setor público.

Os documentos produzidos e(ou) recebidos por uma unidade ou setor de trabalho de um órgão público que deixaram de ser frequentemente consultados, mas que ainda podem ser solicitados, deverão ser transferidos ao arquivo intermediário.

Alternativas
Comentários
  • Os documentos originários de arquivos correntes e que são pouco consultados formam o chamado arquivo intermediário ou também conhecido como arquivo de segunda idade.A maioria desses documentos ainda apresentam valor primário e poderão servir para cumprir a função pela qual foram produzidos.
  • CERTOArquivo de segunda idade ou intermediário, constituído de documentos que deixaram de ser frequentemente consultados, mas cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los, para tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema novamente focalizado.Não há necessidade de serem conservados próximos aos escritórios. A permanência dos documentos nesses arquivos é transitória. São por isso também chamados de limbo ou purgatório. Cabe destacar que o termo arquivo morto, bastante utilizado na prática das instituições, não é aceito pela teoria arquivística, por se tratar de termo pejorativo que, de certa forma, desvaloriza a área arquivística.
  • certo, como diz a questao: "mas que ainda podem ser solicitados". Nesse caso devem ser TRANSFERIDOS ao intermediário.
    Os arquivos correntes podem ser transferidos ao intermediário ou recolhidos ao permanente, contudo como se trata de arquivos que ainda podem ser solicitados ou consultados devem aguardar seu destino final no arquivo intermediário.
  • Acho que deve ser o sono só pode, errando esse tipo de questão.
    Como pode ter confundido recolhimento com transferêcia, aff!
    GAB CERTO