SóProvas


ID
140653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos chegam, em determinado órgão público instalado em Brasília, de forma variada. Uns são registrados e, em seguida, enviados ao destinatário, outros entram sem nenhum tipo de anotação. Além disso, há aqueles que, atualmente, entram no órgão por meio das tecnologias da informação (fax, correio eletrônico). Cada setor de trabalho organiza seus documentos de maneira independente, sem nenhum tipo de orientação e, depois, por falta de espaço físico ou devido ao final do ano civil, esses documentos são transferidos para outro lugar, conhecido, geralmente, como arquivo morto.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes, acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos administrativos no âmbito do setor público.

Os documentos arquivados nos diversos setores do órgão público podem ser ordenados de várias maneiras; entre elas, destacam-se as seguintes classificações: ostensiva, sigilosa, particular, oficial, interna e externa.

Alternativas
Comentários
  • Gente essa questão está errada,pois ao mencionar ostensiva e sigilosa: signi8fica dizer a classificação quanto a sua natureza e não ao seu arquivamento!!!!!ESPERO TER AJUDADO!!!
  • Segundo a minha apostila de Arquivologia, a classificação pode ser feita em relação à função à qual o documento se refere, à estrutura do órgão que o produziu ou ao assunto ao qual o documento versa.

  • Quanto à agência criadora, classificam-se em:

    1) público: docs originais de órgaos públicos.

    2) privado: docs de instituições, docs familiares e pessoais.

     

    Não existe a classificação particular.

  • Acredito que o elaborador fez uma misturada grande de informações em que misturou a natureza dos documentos: ostenciso, sigiloso, secreto, ultrasecreto, com terminologias diversas.

  • [...] ordenados de várias maneiras; quer dizer por diversos métodos, nos quais temos:

    Método Alfabético (Ordem alfabética), Método Numérico ( Cronológico ou Dígito-terminal),

    Método Geográfico ( Procedência)  e Método Ideográfico ( Por Assunto).

     

     

     

  • Os documentos comportam uma série de classificações. Sigiloso, ostensivo, ... são algumas dessas classificações. Contudo, a questão não trata disso quando menciona em ordenação (ver comentário dos colegas abaixo), por isso, a CESPE misturou dois assuntos, logo, não há como se ter uma classificação certa, pois seria como afirmar: Os horários das sessões de um filme são divididos entre comédia, romance, aventura...
  • Seria o caso de classificar quanto ao setor? se centralizado ou descentralizado?
  • Quanto ao acesso os arquivos podem ser classificados em:

    *Franqueados: Irrestrito, público pode consultar
    *Uso restrito: O público nao pode ter acesso (ex: arquivos de uma empresa)
    *Confidencial: Divulgaçao poderia acarretar danos ao Estado, a sociedade, visto que o número de pessoas que tem acesso a esse arquivo é limitado.


    Fonte: Prof Antonio Victor (apostila: Eu vou passar)
  • Wlademir

    Quanto ao setor. Os arquivos setoriais são descentralizados.
  • Pessoal, não existe a classificação em Interno e Externo...
    Outro detalhe que alguns apontaram como errado, mas eu não tenho certeza sobre se isso cabe não acertiva é a questão de a Classificação em Ostensivo e Sigiloso ser uma classificação de Documento e não de Arquivo, deve-se atentar a isso.

    Eu resolvi só pela consideração de que não existe classificação em Interno e Externo...
  • Os arquivos são classificados das seguintes formas:

    Entidades mantenedoras: público ou privada

    Natureza dos documentos : especial ou especializado

    Estágios de evolução: Corrente, intermediário e permanente

    Extensão de sua atuação : setorial ( descentralizado ) ou geral ( centralizado )

    Natureza do assunto: ostensivo ou sigiloso

    Que Jesus nos abençoe

    Espero ter ajudado

  • ARQUIVAMENTO: Conjunto de operações que visam ao acondicionamento (embalagem: Caixa, pasta) e ao armazenamento (mobiliário: estante, armário) de documentos. - Rotinas:
    1. Inspeção – Leitura do último despacho para verificar se o documento deve ser arquivado;
    2. Estudo – Verificar a existência de outros documentos que tratam do mesmo assunto;
    3. Classificação/Codificação – Escolha do critério/método de agrupamento dos documentos e inserção do código escolhido;
    4. Ordenação – Agrupar documentos de acordo com o código (onde cada código está atrelado a determinado assunto);
    5. Guarda (embalagem/mobiliário)

    • "ostensiva, sigilosa" - Classificação dos Documentos quanto à natureza do ASSUNTO
    • "particular, oficial" - Rotina de RECEBIMENTO (separação dos documentos) típica do PROTOCOLO (fase corrente)
    • "interna e externa"Rotina de MOVIMENTAÇÃO do documento típica do PROTOCOLO (fase corrente) - interna (distribuição) e externa (expedição).
  • Quando se fala em externo devemos associar ao "ofício" e quando for interno ao termo "memorando".

    Deus nos ajude!
  • Só lembrando que classificação quanto a natureza do assunto, os documentos podem ser ostensivos ou sigilosos( ultrassecreto, secreto e reservado), confidêncial que fazia parte dos sigilosos foi extinto conforme lei abaixo:

    Lei 12.527 de 2011. 
    Lei que regula o acesso a informações...

    Art. 24.  A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecretasecreta ou reservada
    § 1o  Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes: 
    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos; 
    II - secreta: 15 (quinze) anos; e 
    III - reservada: 5 (cinco) anos. 
  • Conforme pesquisa em apontamentos de aulas sobre o assunto, acredito que a assertiva não apresenta as formas de ordenação dos documentos ou, em outras palavras, os métodos de arquivamento. São estes:  Padronizados (Ex: Variadex) Básico (Alfabético, Geográfico, Numérico e Ideográfico) A questão mistura algumas classificações da arquivologia, quais sejam: classificação do documento quanto a natureza do assunto (ostensiva/sigilosa); classificação das correspondências quanto sua natureza (oficial/particular, interna/externa).
  • achei esta dica:http://www.grancursos.com.br/novo/portal/?/41/1006/

  • Creio que a questão misturou correspondências (internas/externas, oficial/particular recebida/expedida) com classificação quanto a natureza do documento (ostensivo, sigiloso)

    ERRADO

  • Junior nao podemos confundir natureza de documento com ntureza de assunto(ostensivo e sigiloso).
  • Natureza do documento (especie e espcializado)
  • Os documentos arquivados nos diversos setores do órgão público podem ser ordenados de várias maneiras; entre elas, destacam-se as seguintes classificações: ostensiva, sigilosa, particular, oficial, interna e externa.  (ERRADA)

     

    Não se arquiva, em órgão público, documentos particulares (estes, no recebimento, devem ser separados e entregues aos seus donos), nem externo, já que o mesmo não pertence ao órgão.

     

    Arquiva-se somente: os ostensivos, sigilosos (conforme sua classificação em reservado, secreto e ultrasecreto) oficial, obviamente, e interno.