-
Método dígito-terminal caracteriza-se por ser do tipo indireto e é muito usado nas repartições públicas. A numeração dos documentos é sequencial e o acesso obedece um critério particular. Um exemplo ilustrando este método seria um funcionário tentando encontrar um processo de número 986749.Como será feito? Inicialmente o número é decomposto em três grupos que são lidos da direita para a esquerda. No caso mostrado teriamos: 49 -Grupo primário67-Grupo secundário98- Grupo terciárioInicialmente a pessoa procuraria as pastas terminada em 49,depois em 67 e por último nas pastas terminadas em 98.Quando a sequência de números possuir menos de 6 digitos serão acrescentados tantos zeros à esquerda quanto forem necessários.
-
A divisão da documentação em classes, conforme os temas, caracteriza o método de arquivamento IDEOGRÁFICO (POR ASSUNTO).
São métodos de arquivamento:
BÁSICOS: ALFABÉTICO, GEOGRÁFICO, NUMÉRICO e IDEOGRÁFICO.
PADRONIZADOS: VARIADEX, AUTOMÁTICO, SOUNDEX, MNEMÔNICO E RÔNEO
-
Os métodos de arquivamento são divididos em duas grandes classes :
Básicos e Padronizados
Os básicos podem ser :
Alfabético - principal elemento a ser considerado é o nome
Geográfico - principal elemento a ser considerado é o local ou procedência
Numérico - principal elemento a ser considerado é o número
Ideográfico - principal elemento a ser considerado é o assunto , tema .
Importante observar que os métodos numéricos podem ser : simples, cronológico e digito-terminal
O numérico digital-terminal adota o número como principal elemento de identificação . Usado sobretudo quando há um volume grande de documentos, a fim de se reduzir erros no arquivamento, possibilitando, assim, uma recuperação mais ágil da informação .
-
No método dígito-terminal o número é o elemento principal de identificação. Usado sobretudo quando há um volume grande de documentos, a fim de se reduzir erros no arquivamento, possibilitando, assim, uma recuperação mais ágil da informação. Estes são divididos em três grupos, formando pares, e lidors da direita para esquerda.
EXEMPLO:
númerico-DÔSSIE 983.021
dígito-terminal- 98-30-21.
21 é o grupo primário ou inicial (número da gaveta)
30 é grupo secundário (número da guia)
98- grupo terciário (número atribuído ao documento)
-
é método direto???
-
Não, é método indireto.
-
Método Ideográfico numérico-duplex:
Classifica-se a documentação em classes correspondendo a assuntos.
-
Rodrigo, para saber se um método é direto ou não, basta analisar se é necessário atribuir uma legenda para que encontrar o documento.
Um Método de Arquivamento que utiliza números precisará sem dúvidas de uma legenda, pois as pessoas não sabem de cor os códigos. Mas métodos que utilizam o NOME (Método alfabético) e que utilizam o LOCAL/PROCEDÊNCIA (Método Geográfico), por exemplo, não precisam de legendas, pois a eles não são atribuídos códigos (números, sequências aleatórias de letras ou cores), mas sim, nomes.
Espero ter ajudado!
Bons estudos galera!!!
-
NUMÉRICO - Duplex:
A construção é a mesma do enciclopédico, colocando-se antes dos assuntos uma notação numérica. Os temas são divididos em classes e subclasses. Tem como vantagem a abertura ilimitada de classes. Ex: 1 Arquivo corrente; 1.1 Documentos usados com frequência; 1.2 Setorial.
Bons estudos!
-
DIREITO INDIRETO E SEMIDIRETO
direito: alfabético e geográfico
indireto: numérico
semidireto: alfanumérico
-
DÍGITO TERMINAL-necessário em locais com grande volume de informação,como o INSS,BANCOS e HOSPITAIS.
--Os documentos são numerados sequencialmente,mas sua leitura aprenta um detalhe bem particular:os números são apresentados em três grupos de dois dígitos(cada um) e são lidos da direita para a esquerda(contrariando nossa leitura típica)formando pares.
exp:231.209--arqiva-se:23.12.09
-
Método Duplex " nesse método a documentação é dividida em classes, conforme os assuntos, partindo-se do gênero para a espécie e desta para a minúcia"
-
digito-terminal são três pares númericos lidos da direito para a esquerda.