SóProvas


ID
140656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos chegam, em determinado órgão público instalado em Brasília, de forma variada. Uns são registrados e, em seguida, enviados ao destinatário, outros entram sem nenhum tipo de anotação. Além disso, há aqueles que, atualmente, entram no órgão por meio das tecnologias da informação (fax, correio eletrônico). Cada setor de trabalho organiza seus documentos de maneira independente, sem nenhum tipo de orientação e, depois, por falta de espaço físico ou devido ao final do ano civil, esses documentos são transferidos para outro lugar, conhecido, geralmente, como arquivo morto.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes, acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos administrativos no âmbito do setor público.

A divisão da documentação em classes, conforme os temas, caracteriza o método de arquivamento dígito-terminal.

Alternativas
Comentários
  • Método dígito-terminal caracteriza-se por ser do tipo indireto e é muito usado nas repartições públicas. A numeração dos documentos é sequencial e o acesso obedece um critério particular. Um exemplo ilustrando este método seria um funcionário tentando encontrar um processo de número 986749.Como será feito? Inicialmente o número é decomposto em três grupos que são lidos da direita para a esquerda. No caso mostrado teriamos: 49 -Grupo primário67-Grupo secundário98- Grupo terciárioInicialmente a pessoa procuraria as pastas terminada em 49,depois em 67 e por último nas pastas terminadas em 98.Quando a sequência de números possuir menos de 6 digitos serão acrescentados tantos zeros à esquerda quanto forem necessários.
  • A divisão da documentação em classes, conforme os temas, caracteriza o método de arquivamento IDEOGRÁFICO (POR ASSUNTO).

    São métodos de arquivamento:

    BÁSICOS:  ALFABÉTICO, GEOGRÁFICO, NUMÉRICO e IDEOGRÁFICO.

    PADRONIZADOS:  VARIADEX, AUTOMÁTICO, SOUNDEX, MNEMÔNICO E RÔNEO

  • Os métodos de arquivamento são divididos em duas grandes classes :

    Básicos e Padronizados

    Os básicos podem ser :

    Alfabético - principal elemento a ser considerado é o nome

    Geográfico - principal elemento a ser considerado é o local ou procedência

    Numérico - principal elemento a ser considerado é o número

    Ideográfico - principal elemento a ser considerado é o assunto , tema .

    Importante observar que os métodos numéricos podem ser : simples, cronológico e digito-terminal

    O numérico digital-terminal adota o número como principal elemento de identificação . Usado sobretudo quando há um volume grande de documentos, a fim de se reduzir erros no arquivamento, possibilitando, assim, uma recuperação mais ágil da informação .

  • No método dígito-terminal o número é o elemento principal de identificação. Usado sobretudo quando há um volume grande de documentos, a fim de se reduzir erros no arquivamento, possibilitando, assim, uma recuperação mais ágil da informação. Estes são divididos em três grupos, formando pares, e lidors da direita para esquerda.
    EXEMPLO:
    númerico-DÔSSIE 983.021 
    dígito-terminal- 98-30-21.

    21 é o grupo primário ou inicial (número da gaveta)
    30 é grupo secundário (número da guia)
    98- grupo terciário (número atribuído ao documento)

  • é método direto???
  • Não, é método indireto.
  • Método Ideográfico numérico-duplex:
    Classifica-se a documentação em classes correspondendo a assuntos.

  • Rodrigo, para saber se um método é direto ou não, basta analisar se é necessário atribuir uma legenda para que encontrar o documento.
    Um Método de Arquivamento que utiliza números precisará sem dúvidas de uma legenda, pois as pessoas não sabem de cor os códigos. Mas métodos que utilizam o NOME (Método alfabético) e que utilizam o LOCAL/PROCEDÊNCIA (Método Geográfico), por exemplo, não precisam de legendas, pois a eles não são atribuídos códigos (números, sequências aleatórias de letras ou cores), mas sim, nomes.
    Espero ter ajudado!
    Bons estudos galera!!!
  • NUMÉRICO - Duplex:

    A construção é a mesma do enciclopédico, colocando-se antes dos assuntos uma notação numérica. Os temas são divididos em classes e subclasses. Tem como vantagem a abertura ilimitada de classes. Ex: 1 Arquivo corrente; 1.1 Documentos usados com frequência; 1.2 Setorial.

    Bons estudos!
  • DIREITO INDIRETO E SEMIDIRETO

    direito: alfabético e geográfico

    indireto: numérico

    semidireto: alfanumérico

     

  • DÍGITO TERMINAL-necessário em locais com grande volume de informação,como o INSS,BANCOS e HOSPITAIS.

           --Os documentos são numerados sequencialmente,mas sua leitura aprenta um detalhe bem particular:os números são apresentados em três grupos de dois dígitos(cada um) e são lidos da direita para a esquerda(contrariando nossa leitura típica)formando pares.

    exp:231.209--arqiva-se:23.12.09

  • Método Duplex " nesse método a documentação é dividida em classes, conforme os assuntos, partindo-se do gênero para a espécie e desta para a minúcia"

  • digito-terminal são três pares númericos lidos da direito para a esquerda.