SóProvas


ID
140659
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos chegam, em determinado órgão público instalado em Brasília, de forma variada. Uns são registrados e, em seguida, enviados ao destinatário, outros entram sem nenhum tipo de anotação. Além disso, há aqueles que, atualmente, entram no órgão por meio das tecnologias da informação (fax, correio eletrônico). Cada setor de trabalho organiza seus documentos de maneira independente, sem nenhum tipo de orientação e, depois, por falta de espaço físico ou devido ao final do ano civil, esses documentos são transferidos para outro lugar, conhecido, geralmente, como arquivo morto.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes, acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos administrativos no âmbito do setor público.

O método de arquivamento por assunto depende da interpretação dos documentos e de um amplo conhecimento das atividades organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    A aplicação do método por assunto não é de fácil execução, depende da correta interpretação dos documentos sob análise, além de amplo conhecimento das atividade institucionais. É o métido mais aconselhado nos casos de grandes volumes de documentos e variedades de assuntos.

     

    Fonte: http://www.scribd.com/doc/14343700/Tecnica-de-Arquivo

  • Só complementando, este método também é conhecido como Ideográfico.

  • Método ideográfico Enciclopédico (ou por assunto) "ordenado por temas"

         FINANCEIRO

            Investimento em ações

            Pagamento de impostos   

          MANUTENÇÃO      

            Conserto de elevadores

            Manutenção peredial

          MARKETING

             Anúncio

             Propaganda

  • Marilena:

    Métodos por assunto: Quase toda organização dispõe de certo número de documentos que devem, com vantagem, ser arquivados por assunto - os referentes à administração interna e suas atividades-fim.

    Dependendo do volume de documentos a serem guardados por assunto, pode-se escolher métodos mais ou menos complexos, capazes de atender às necessidades.

    O método de arquivamento por assunto não é, porém, de fácil aplicação, pois depende de interpretação dos documentos sob análise, além de amplo conhecimento das atividades institucionais. No entanto, é o mais aconselhado nos casos de grandes massas documentais e variedade de assuntos.

    Fonte: Livro Arquivo: teoria e prática (ed 3, pág 77)