SóProvas


ID
140686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Acerca do tema noções de administração de materiais, julgue os itens subsequentes.

A movimentação interna de materiais, mesmo quando necessária, em nada contribui para a agregação de valores ao produto final, podendo, apenas, se realizada de modo eficaz, minimizar os custos que impactam no custo final.

Alternativas
Comentários
  • O manuseio ou a movimentação interna de produtos e materiais significa transportar pequenas quantidades de bens por distâncias relativamente pequenas, quando comparadas com as distâncias na movimentação de longo curso executadas pelas companhias transportadoras. É atividade executada em depósitos, fábricas, e lojas, assim como no transbordo entre tipos de transporte. Seu interesse concentra-se na movimentação rápida e de baixo custo das mercadorias (o transporte não agrega valor e é um item importante na redução de custos). Métodos e equipamentos de movimentação interna ineficientes podem acarretar altos custos para a empresa devido ao fato de que a atividade de manuseio deve ser repetida muitas vezes e envolve a segurança e integridade dos produtos.Além disso, a utilização adequada dos recursos contribui para o aumento da capacidade produtiva e oferece melhores condições de trabalho para os empregados da empresa.
  • O Manuseio ou Movimentação Interna significa transportar pequenas quantidades de bens por distâncias relativamente pequenas. É executada dentro de depósitos, fábricas e lojas, assim como no transbordo entre modais de transporte.

  • Segundo Marco Aurélio P. Dias:

    "Os custos de movimentação de materiais influenciam sobremaneira no produto, afetando diretamente o custo final. O acréscimo no custo do produto proporciona-lhe maior valor, mas, no caso da movimentação, esta não contribui em nada, podendo somente barateá-la com uma seleção adequada do método mais compatível à natureza e ao regime da produção. Se considerarmos a movimentação como problema separado dos demais, pode-se concluir, por exemplo, que a simples redução nos trajetos percorridos pelo material em suas diversas etapas, do estoque à expedição, constituiria a solução ideal. Quando se pensa em termos globais, porém, esta solução simplista pode acarretar ociosidade de homens e equipamentos em determinadas estações de trabalho, anulando por completo o objetivo, com reflexos negativos na linha de produção, ou seja, aumento dos custos e redução dos lucros". p. 206
  • O gabarito da questão é CERTO.


    De acordo com Reinaldo Moura (fonte: http://www.intelog.com.br), a movimentação interna de materiais, também conhecida como intralogística, não se resume unicamente aos equipamentos, pois assim como a estocagem, os controles e outros processos não agregam valor ao produto final, seja numa fábrica, centro de distribuição, terminal ou em qualquer outro lugar.

    Portanto, quanto menos quantidade de material houver no fluxo e quanto mais ágil e direto for esse processo, melhor será para a organização. Destaca-se que só as atividades que contribuem para a evolução do produto acabado é que irão agregar valor aos produtos, ou seja, apenas aquelas atividades em que o cliente final irá sentir e dar valor por elas.

    Conclui-se, portanto, que uma considerável redução das atividades desnecessárias em muito irá contribuir para a diminuição dos custos.

  • Se não contribui para agregação de valores ao produto final, como minimizam os custos? Me parece contraditório.

  • Roberto, esse tipo de movimentação não agrega valor ao produto final por que não faz parte do processo produtivo. Mas ainda sim o processo de movimentação demanda tempo e sabemos que tempo demanda dinheiro. Se gasta-se muito tempo com movimentação interna pode ser que se perca tempo em outras atividades tão ou mais importantes.

    Por isso uma movimentação interna eficaz pode acabar minimizando custos intermediários que venham a impactar o custo final.

     

  • Como disse a Erika, "o transporte não agrega valor e é um item importante na redução de custos"... ::)

  • O pessoal não tá entendendo muito bem a questão...

     

    PENSEM COMIGO:

    Voce reorganiza seu estoque, ou mesmo sua linha de produção de forma que não será mais necessário ALUGAR outro local para estocar os produtos ou alocar as maquinas, voce nao agregou valor final ao produto, mas em contra-partida minimizou os custos fixos que impactam o custo final!

     

    Questão CORRETÍSSIMA!

  • Agregar valor não significa tornar o produto mais caro. O transporte desnecessário do produto dentro de um armazém, por exemplo, não agrega valor ao produto, e sim CUSTOS, ou seja, o que se gasta no transporte desnecessário do produto vai encarecer o produto, sem agregar valor nenhum.
  • Segundo o prof. Márcio Michelli:

    Movimentação e transporte geram custos, mas somente o transporte agrega valor.
  • CUSTOS DA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS

    Os custos de movimentação de materiais constituem geralmente uma parcela significativa do custo total de fabricação. Isso significa que eles influenciam o custo final do produto ou serviço sem contribuir em nada para a sua melhoria. Tanto o armazenamento de materiais como seu transporte não agregam valor ao produto ou serviço. São males necessários. Daí a necessidade de se tentar constantemente baratear o custo do produto ou serviço por meio de uma seleção rigorosa dos meios adequados ao sistema de produção utilizado pela empresa. Se a movimentação fosse tratada como um problema separado dos demais, poderíamos concluir que a simples redução ou eliminação dos trajetos percorridos pelo material em suas etapas do processo produtivo seria a melhor solução. Contudo, essa solução simplista poderia trazer ociosidade de pessoal e equipamentos em diversos locais, anulando o objetivo e aumentando os custos de produção. Administração de materiais. Chiavenato. 3ª tiragem


  • Segundo o Profº Wendell Leo, não é por que faço uma movimentação interna nos materiais, que o preço do produto final será alterado. O que alteraria em um pão caso movesse alguma máquina, algum móvel...
    GAB CERTO

  • Eficiência é que está relacionada aos custos e não a eficácia. Acredito que esta questão deveria ter o gabarito alterado ou ser anulada. A primeira parte toda está correta, mas este final deixou a desejar.

  • Imagem vcs um deposito de lubrificantes com um monte de caixas empilhadas em cima da outra.Nesse situação o produto final final, que é as caixas de lubrificantes,caso o chefe de deposito ache conveniente mudar de lugar,essa ação em nada agregara valor ao produto final,No entanto,como diz a questão,a movimentação pode ser eficaz,no que diz respeito a forma de armazenagem para diminuir custo de armazenamento.Porque?Ora,uma caixa de lubrificante em um local distante da área de operação,pode gerar custo de transporte,um caixa empilhada numa fileira de dez caixas,pode gerar sobrecarga em cima de outras caixas e estourar os lubrificantes,a movimentação para diminuir o empilhamento,causará uma diminuição no custo de de armazenamento,mas não agrega valor ao produto final.Portanto,correta,Tipica questão de interpretação. 

  • A movimentação interna não agrega valor ao material.
  • R: Certo.

     

    Segundo Ballou (1993), o manuseio ou a movimentação interna de produtos e materiais significa transportar pequenas quantidades de bens por distâncias relativamente pequenas, quando comparadas com as distâncias na movimentação de longo curso executadas pelas companhias transportadoras.

    É atividade executada em depósitos, fábricas, e lojas, assim como no transbordo entre tipos de transporte. Seu interesse concentra-se na movimentação rápida e de baixo custo das mercadorias (o transporte não agrega valor e é um item importante na redução de custos). Métodos e equipamentos de movimentação interna ineficientes podem acarretar altos custos para a empresa devido ao fato de que a atividade de manuseio deve ser repetida muitas vezes e envolve a segurança e integridade dos produtos.

  • A redação da questão induz sim o candidato ao erro. Porém, podemos pensar o seguinte: Se eu movimentar/organizar os materiais, eles não agregarão valor ao produto final. Uma questão de obviedade. Logo, podemos afirmar que ''se realizada de modo eficaz, minimizar os custos que impactam no custo final''.

    CERTA

  • Item certo.

    A movimentação de materiais consiste na preparação, colocação e posicionamento de materiais, a fim de facilitar sua movimentação e estocagem. Todas as atividades que se relacionam com o produto, com exceção das operações de processamento e inspeção, são da movimentação de materiais.

    Ballou (1995) destaca que os custos de movimentação de materiais influem sobremaneira no produto, afetando diretamente o custo final. O acréscimo no custo do produto proporciona-lhe maior valor mas, no caso da movimentação, esta não contribui em nada, podendo-se somente barateá-la com uma seleção adequada do método mais compatível à natureza e ao regime da produção.

  • Quem sabe como funciona, por exemplo, uma distribuidora, sabe que há um custo em usar uma empilhadeira no lugar de mão de obra manual. Mas é isso, cespeprudência.

  • Certo

    Pode-se dizer que a movimentação interna é um processo de suporte da organização, logo: não agrega valor diretamente ao produto final. A agregação de valor se dá pelos processos primários da organização e não pelos processos secundários, como abordado pela questão.