-
A equipe foi mais eficiente, fazendo mais com menos e o fundamental foi o trabalho em equipe e sua consequente divisão do trabalho.
-
Se reparar bem no texto é possível deduzir que a equipe não tinha nenhum líder, própriamente dito. Vejamos um trecho que serve para balizar a minha argumentação. "... Houve muita discussão no meu grupo, mas todos se mostraram dispostos a sugerir e aceitar sugestões de como fazer o trabalho." (linha 11).
-
QUESTÃO ERRADA
A questão está errada pois em nenhum momento idealizado a figura de um líder. O que é enfatizado é o trabalho em equipe de forma participativa e cooperativa.
-
Acredito que a questão está errado porque as duas equipes usaram metodologias diferentes, por isso não é possível afirmar que demonstrou superioridade, não era a mesma metodologia. Se fosse a mesma seria possível afirmar que uma equipe foi superior a outra. Além do mais não existe equipe sem liderança.
-
Po pessoal é fundamental afirmar isso. NÃO EXISTE EQUIPE SEM LIDERANÇA, É PRINCÍPIO BÁSICO.
-
Discordo veementemente de que não existe equipe sem líder e o erro da questão está justamente ao dizer que a liderança foi fundamental.
Existem pessoas que obrigatoriamente precisam de um líder, pois do contrário não conseguem agir. Existem pessoas que vão na onda e existem pessoas que sempre tomam a iniciativa.
Na minha turma da faculdade eu era o cara mais novo, na época, tinha 26 anos. A grande maioria dos colegas eram empresários bem sucedidos ou autônomos bem sucedidos ou no mínimo exerciam cargo de liderança em seus trabalhos. Quando tínhamos trabalho em equipe pelo menos metade dos integrantes de qualquer equipe eram pessoas de iniciativa, personalidade forte e grande conhecimento geral. Na maioria das vezes em que havia a figura de um líder, os trabalhos terminaram em briga. Normalmente funcionava bem melhor quando todos tinham o mesmo peso dentro da equipe.
-
Em momento algum, no texto, é falado sobre liderança. Com um pouco de interpretação de texto mata-se essa questão.
No mais, a meu ver, o trabalho da equipe que acabou primeiro foi superior(por ser mais eficiente) pela forma de divisão de trabalho que me lembrou o modelo de produção fordista. Enfim, o sucesso da equipe pode ser atribuido ao trabalho em equipe, mas principalmente ao modelo de divisão do trabalho utilizado.
-
Concordo com o colega: SEMPRE haverá liderança numa equipe, seja formal ou informal. No caso da questão, niguém foi formalmente designado para ser o líder daquele grupo, mas os membros exerceram a liderança compartilhada, ou seja, todos discutiram e se mostraram dispostos a aceitar sugestões de como fazer o trabalho. Alguns podem ter sido mais líderes do que outros, mas existiu sim a liderança nesse processo de divisão do trabalho. Existem vários conceitos de liderança, mas vou colocar o do Chiavenato:
"Liderança é como uma influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos"
-
Conforme Chiavenato: "... a equipe tem papéis compartilhados de liderança".
O que a questão dá a entender é que existe, em equipes, a figura de um forte e unico lider (existente apenas em grupos). Ou seja, foi dado uma afirmativa de grupos para equipes.
Bons estudos.
-
Pessoal...
Não adianta discutirmos pontos de vista sobre a ligação obrigatória de equipes com a figura de um Lider.
Temos de analisar o que a Banca diz sobre o assunto!
Na Q63630 retirada do Prova da DPU o Cespe considerou como falsa a alternativa e) da questão:
"e) Toda equipe de trabalho necessita de um líder porque o trabalho do líder é imprescindível para que os objetivos do grupo sejam alcançados". F
Sendo assim, ao meu ver, para o CESPE nem toda equipe necessita de um lider
-
Um presidente autoritário pode tomar decisões com propósitos coletivos e sem consultar seus assessores, o problema da CESPE é as generalizações, em admninstração e direito nada é absoluto, tudo é relativo.
Creio que a frase ficaria correta com o uso do pode / poderá etc.
A equipe que terminou primeiro conseguiu demonstrar sua superioridade perante os outros, pois demonstrou que a liderança pode ser fundamental para o alcance de propósitos coletivos.
-
A liderança existe, mas não está associada ao aspecto de superioridade.
Liderança é um processo de influência, nesse sentido, os líderes são indivíduos que , por suas ações, encorajam um grupo de pessoas rumo a uma meta comum ou compartilhada. O fato de alguém ser visto como líder formal em uma organização nem sempre quer dizer que ele exerça liderança.
Bons estudos!
-
Quando se fala em trabalho em grupo, não fala-se em superioridade. Mas sim, em resultados mais eficientes!
-
Quando se sobressai uma equipe sobre outra, pode-se dizer que esta foi eficaz e não superior.Não existe organização ou pessoas melhores ou piores, mas a ausência ou presença de habilidades e competências que geram um resultado que coincide ou não com a meta.E o desempenho resulta da coesão da equipe para alcançá-la.
-
A figura do líder não aparece em nenhum momento. Sendo assim, questão errada.
-
ERRADO.
Em nenhum momento foi enfatizada a figura do líder.
A equipe foi mais eficiente, fazendo mais com menos e o fundamental foi o trabalho em equipe e sua consequente divisão do trabalho.