-
A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras.
O esforço de sermos concisos atende, basicamente, ao princípio da economia linguística, à mencionada fórmula de empregar o mínimo de palavras para informar o máximo. Não se deve de forma alguma entende-la como economia de pensamento, isto é, não se devem eliminar passagens substanciais do texto no afã de reduzi-lo em tamanho. Trata-se exclusivamente de cortar palavras inúteis, redundâncias, passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.
Fonte: Redação Oficial para Concursos, Paulo Paranhos, 2011, página 7
-
Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com
um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é
fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual
se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto.
-
Explicar rebuscamentos consta no Manual...?
-
Pensando em transmitir o máximo que se pode com o mínimo de palavras, concluí que é necessário sim um vocabulário qualificado, para saber quais palavras usar. Acho que a questão ficou meio confusa.
-
Tudo retirado do Manual de Redação da Presidência. A única alternativa que não está de acordo com o texto do Manual é a C:
"A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto. É nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de idéias." (grifo meu)
-
Lembre-se que o padrão culto nada tem contra a simplicidade de expressão, desde que não seja confundida com pobreza de expressão. De nenhuma forma o uso do padrão culto implica emprego de linguagem rebuscada, nem dos contorcionismos sintáticos e figuras de linguagem próprios da língua literária
-
marquei o item C por exclusão....mas ñ entendi.
-
O item b está opondo-se, confuso, indeciso, sem solução. E além mais no dicionário a para rebuscada significa: aprimorada e requintado.
-
E sobre a "D", alguém tem algo a dizer? Explicitar ou evitar rebuscamentos? O Manual prevê explicitá-los?
-
A redação oficial deve caracterizar-se por:
clareza e precisão;
objetividade;
concisão;
coesão e coerência;
impessoalidade;
formalidade e padronização; e
uso da norma padrão da língua portuguesa.
Manual de Redação Oficial
3.5
A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Sendo assim, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal.
3.6
Recomendações:
a língua culta é contra a pobreza de expressão e não contra a sua simplicidade;
o uso do padrão culto não significa empregar a língua de modo rebuscado ou utilizar figuras de linguagem próprias do estilo literário;