SóProvas


ID
1408099
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Denomina-se ..................................................................... a procura das melhores práticas por parte das empresas, que conduzem ao desempenho superior, por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante, denomina-se:

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. PALUDO (2013):

    O glossário do GesPública define benchmarking como “um processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas (processos), em relação aos concorrentes mais competitivos, ou às empresas reconhecidas como líderes”.

    A precursora na utilização dessa técnica foi a empresa Xerox, em 1979. O benchmarking é um processo contínuo para avaliar serviços, produtos e práticas da organização, comparando-os com seus concorrentes mais fortes ou empresas que são reconhecidas como líderes empresariais na sua área de atuação.

    Procura-se identificar o “melhor do melhor”, os fatores-chaves que influenciam a produtividade e a qualidade dessas empresas, com a finalidade de aprimorar os produtos e serviços da organização.

  • Benchmarking consiste no processo de busca das melhores práticas numa determinada indústria e que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e através do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar a forma como realiza a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking e as cargas usadas são chamadas de benchmarks.

  • A resposta é a letra "B".

     

    Benchmarking é um processo contínuo e sistemático para avaliar produtos, serviços e processos de trabalho de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de melhoria organizacional.

    PDCA é a sigla em inglês das palavras: Plan, Do, Check e Act que traduzidas significam: planejamento, execução, verificação e ação. O ciclo também é conhecido como ciclo de Shewhart, da qualidade ou de Deming. O principal objetivo desse ciclo é favorecer a utilização de uma metodologia que ajude a diagnosticar, analisar e resolver problemas organizacionais.

     

    GQT (Gestão da Qualidade Total) é um modelo que estimula a criatividade em todos os níveis da organização e que possibilita uma sistemática de acompanhamento e ações corretivas nos processos operacionais, através da busca pela qualidade dos serviços prestados e excelência na gestão.

     

    Replacement é um processo que tem por base a gestão da carreira por meio da identificação dessa e de suas possíveis trilhas (cargos), contribuindo para a transição profissional entre trilhas.

     

    Outsourcing ou terceirização é uma técnica que visa à redução de custo e ao aumento da qualidade. A ideia principal é a eliminação de burocracias internas com as atividades-meio.

  • LETRA B CORRETA

    benchmarking.

    É um processo de investigação em que uma empresa determina, de forma sistemática, quão competitivos são seus processos frente aos dos concorrentes, através da comparação com outras empresas, integrantes do mesmo ambiente em que ela está incluída.

    Este processo deve ser contínuo, visando sempre a comparação entre produtos/serviços e práticas empresarias, preferencialmente de empresas líderes do seu mercado. É utilizado para identificar as melhores práticas e, posteriormente, adequá-las à realidade da empresa.

    É uma das formas mais rápidas, baratas e úteis de se obter inspiração para melhorar a qualidade em serviços.

    A técnica que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, que façam algo de maneira particularmente bem-feita 

  • Questão exige do candidato conhecimento sobre o Benchmarking.

    Benchmarking se refere à busca por empresas ou organizações (sejam competidores ou não) que tenham práticas superiores, em busca de um desempenho melhor da empresa. Ou seja, é uma análise dos processos alheios e depois uma adaptação destes processos na própria empresa.

    O enunciado carrega a conceituação correta de Benchmarking. Logo, a alternativa correta é a letra “B”.

    Vejamos as demais alternativas:

    A - menciona o denominado Ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo da Melhoria Contínua, consiste numa ferramenta utilizada em processos de trabalho, apresentando, como etapas finais, ações avaliativas e corretivas.

    C - remete a Gestão pela Qualidade Total (GQT), que se refere a uma estratégia da administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais. Logo, deve ser forjado e deflagrado no âmbito do planejamento estratégico (topo da organização).

    D - cita o Replacement, que diz respeito ao processo que ocorre quando um profissional busca nova alocação no contexto corporativo.

    E - menciona o Outsourcing, responsável pela transferência das atividades — conhecidas como atividades meio — para uma empresa terceirizada, com foco na parceria entre essas empresas.

    GABARITO: B

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó / (Daft, 2005) / (Sobral & Peci, 2008) / (Junior, Cierco, Rocha, Mota, & Leusin, 2008) 

    A questão trata do conceito do Benchmarking. O Benchmarking é uma procura por empresas ou organizações (sejam competidores ou não) que tenham práticas superiores, em busca de um desempenho melhor da empresa. Ou seja, é uma análise dos processos alheios e depois uma adaptação destes processos na própria empresa.

    ===

    O Benchmarking pode ser classificado em três categorias: 

    ➢  Benchmarking interno – Análise e comparação dos processos e atividades de órgãos ou filiais diferentes.  É  comum  que  empresas  grandes  tenham  setores  que  executam  tarefas  e atividades semelhantes. Por exemplo: comparação entre o tempo de entrega da filial de São Paulo e o da filial de Brasília. 

    ➢  Benchmarking competitivo – Análise e comparação do desempenho de empresas que atuam no mesmo segmento, sejam concorrentes diretas ou não. Desta forma, busca-se igualar ou melhorar  o  desempenho  de  um  concorrente.  Poderia  ser  o  caso  de  uma  montadora  de automóveis analisando o processo de pintura de um concorrente. 

    ➢  Benchmarking  genérico  –  Análise  e  comparação  de  processos  de  qualquer  organização independentemente de ser do mesmo ramo ou não, de ser concorrente ou não. Desta forma, um supermercado poderia copiar o processo de entrega de uma drogaria, por exemplo.