SóProvas


ID
140872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de gestão de processos de negócio e gestão estratégica, julgue os itens subsequentes.

O BSC é composto de um sistema de medição de desempenho que contempla os indicadores financeiros como elementos suficientes para a gestão estratégica de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Iran, nada mais simples e objetivo que o wiki: http://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_scorecard. []'s
  • Pois é, pesquisando um pouco descobri que o BSC não contempla somente indicadores financeiros como elemento suficiente para a gestão estratégica. Os requisitos para definição desses indicadores tratam dos processos de um modelo da administração de serviços e busca da maximização dos resultados baseados em quatro perspectivas que refletem a visão e estratégia empresarial:

    • financeira;
    • clientes;
    • processos internos;
    • aprendizado e crescimento.

     

  • O BSC inclui, basicamente, dois tipos de medida:
    • MEDIDAS DE DESEMPENHO propriamente ditas, referentes ao passado e aos
    • DIRECIONADORES DE PERFORMANCE, que irão determinar os resultados das medidas de desempenho propriamente ditas no futuro.
     

  • Entre as novas técnicas gerenciais passiveis de utilização na administração pública está o BSC. O BSC pode ser entendido como um modelo de gestão estratégica, voltado para o futuro das organizações, que alinha missão, visão e estratégias a um conjunto equilibrado de indicadores financeiros e não financeiros. Segundo Kaplan e Norton, o BSC é um mecanismo para a implementação da estratégia, não para sua formulação. Alinhamento e foco são as palavras de ordem. Alinhamento com a missão, visão e objetivos; e foco na implementação de estratégias, na satisfação do cliente, na melhoria dos processos e no aprendizado e crescimento organizacional.

  • O ERRO da questão está em se afirmar que os elementos financeiros são suficientes.
    Cuidado, o indicador financeiro é NECESSÁRIO, mas nao suficiente!
    Logo, faz-se necessário, tambem, os outros componentes do BSC já citados por outros colegas.

  • A questão está errada, pois o Balanced Scorecard é um método de administração focado no equilíbrio organizacional e se baseia em quatro perspectivas e não só nos indicadores financeiros. Vejam a seguir as quatro perspectivas:

    A) Finanças - para analisar o negócio do ponto de vista financeiro, envolve os indicadores e medidas financeiros e contábeis bem como a lucratividades, retorno sobre investimentos e valor agregado ao patrimônio.
    B) Clientes - para analisar o negócio do ponto de vista dos clientes, inclui indicadores e medicas como satisfação, participação no mercado, tendências, retenção de clientes e aquisição de clientes potenciais, posicionamento no mercado.
    C) Processos internos - para analisar o negócio do ponto de vista interno da organização, inclui indicadores que garantam a qualidade intrínseca aos produtos e processos, a inovação, a logística e a otimização dos fluxos, assim como a qualidade das informações.
    D) Aprendizagem/crescimento organizacional - para analisar o negócio do ponto de vista daquilo que é básico par alcançar o futuro com sucesso, considera as pessoas em termos de capacidades, competências, motivação, empowerment, alinhamento e estrutura organizacional em termos de investimentos no seu futuro. Essa perspectiva garante a solidez e constitui o valor fundamental para as organizações de futuro.
  • Item errado.

    Outros indicadores são levados em conta na composição do BSC. Clique no mapa abaixo, que resume os principais indicadores desse instrumento estratégico.

     

     
  • O BALANCED SCORECARD (BSC) é uma ferramente de gestão estratégia organizacional utilizada para medir o desempenho organizacional mediante quatro perspectivas, quais sejam, FINANCEIRAS, PROCESSOS INTERNOS, CLIENTE E APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL.

    Juntamento com a missão, visão e metas estratégias organizacionais, o BSC reflete os objetivos de longo prazos, assim como de curto prazo, estabelecendo medidas financeiras e não financeiras, interna e externas de desempenho.