Eu acertei pela lógica, mas depois fui procurar alguns textos, pois muito me interessa neste momento saber quais autores essa banca adota. Eu particularmente não conhecia a Battini.
Nunes afirma em sua dissertação de mestrado:
Como salienta Battini (2009), coloca-se como exigência da própria intervenção profissional do assistente social a atitude investigativa, pois ela aguça o espírito de descoberta, tornandose condição para ultrapassagem do aparente, evidenciando a essência dos fenômenos nos seus nexos e conexões. Imbricada na intervenção profissional, a referência teórico-metodológica baliza os caminhos para a construção do concreto pensado e subsidia decisões e estratégias no exercício profissional, contribuindo para a prática crítica. Destarte, a atitude investigativa é parte imprescindível do processo de trabalho do assistente social, e é a partir dela pode ser realizado o desvendamento dos fatos sociais, que são colocados de forma pontual e fragmentados no cotidiano do trabalho profissional.(p.54)
obs:o ideal seria ler o texto da própia Battini que se encontra no livro da Myrian Veras Baptista , mas infelizmente não tenho o livro. Mas achei um artigo dela na internet, quando afirma:
Do ponto de vista teórico-metodológico, sob o abrigo da teoria social crítica, torna-se fundamental imprimir a atitude investigativa no trabalho profissional cotidiano, como um dos significativos espaços geradores de condições transformadoras. A dimensão investigativa na prática dos sujeitos cria suporte para o conhecimento, que também produz condições para a capacidade de expressão e objetivação humanas. Essa dimensão é entendida como produto real e objetivo, pois considera o ato de conhecer, exercido sobre a matéria mediatizada ou imediata, destinado a criar novo objeto para nova ação, visando a transformação do real. O exercício permanente da pesquisa, impulsionado pela atitude investigativa, como expressão do inconformismo, da crítica reiterada à realidade, do questionamento rico e vivo sobre os fatos, cria possibilidades de novas explicações permitindo ir além do limite dado.(p.9)
Fontes:
1-https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/95619/288925.pdf?sequence=1
2-file:///C:/Users/user/Downloads/36-153-1-PB.pdf