SóProvas


ID
1409338
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na elaboração do estudo social é fundamental que o assistente social estabeleça as mediações com a totalidade social e a realidade social na qual o sujeito esta inserido. Logo, se constituem chaves do conhecimento para a construção do estudo social os eixos de:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Eunice T. Fávero (O estudo social - fundamentos e particularidades de sua construção na Área Judiciária. In: O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos: debates atuais no judiciário, no penitenciário e na previdência social. Org.: CFESS, 11ª edição - São Paulo: Cortez, 2014), na elaboração do estudo social, no qual o assistente social dotado de suas competências profissionais vai examinar determinada situação e/ou expressão da questão social, é fundamental que este profissional, por meio de referencial crítico, analise a realidade social em sua totalidade, realizando as conexões com as particularidades que atingem o sujeito em questão. Deste modo, para a autora há elementos chaves ou categorias fundamentais que contribuem para a elaboração do estudo social, permitindo uma abordagem bastante próxima da realidade dos sujeitos, sendo elas: trabalho, cidade/território, políticas sociais, família e cultura. Conforme a autora, a consideração desses elementos amplificam as possibilidades de construir um saber verdadeiro, total e crítico acerca da realidade social, realizando as necessárias ligações com a totalidade, o que pressupõe que devem ser consideradas as especificidades regionais e o contexto nacional e mundial, bem como os aspectos políticos, econômicos e sociais.


    RESPOSTA: A
  • ESTUDOS SOCIAIS É UM PROCESSO METODOLÓGICO ESPECÍFICO DO SERVIÇO SOCIAL, QUE TEM POR FINALIDADE CONHECER COM PROFUNDIDADE, E DE FORMA CRÍTICA, UMA DETERMINADA SITUAÇÃO OU EXPRESSÃO DA QUESTÃO SOCIAL OBJETO DA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL – ESPECIALMENTE NOS SEUS ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS, FAMILIARES E CULTURAIS.

     

     

  • A = Deste modo, para a autora há elementos chaves ou categorias fundamentais que contribuem para a elaboração do estudo social, permitindo uma abordagem bastante próxima da realidade dos sujeitos, sendo elas: trabalho, cidade/território, políticas sociais, família e cultura. Conforme a autora, a consideração desses elementos amplificam as possibilidades de construir um saber verdadeiro, total e crítico acerca da realidade social, realizando as necessárias ligações com a totalidade, o que pressupõe que devem ser consideradas as especificidades regionais e o contexto nacional e mundial, bem como os aspectos políticos, econômicos e sociais. Eunice T. Fávero ,2014.

  • Elementos chaves ou categorias fundamentais que contribuem para a elaboração do estudo social, permitindo uma abordagem bastante próxima da realidade dos sujeitos, sendo elas: trabalho, cidade/território, políticas sociais, família e cultura.

     

    Conforme a autora, a consideração desses elementos amplificam as possibilidades de construir um saber verdadeiro, total e crítico acerca da realidade social, realizando as necessárias ligações com a totalidade, o que pressupõe que devem ser consideradas as especificidades regionais e o contexto nacional e mundial, bem como os aspectos políticos, econômicos e sociais.

     

    FÁVERO ,2014.