SóProvas


ID
1409506
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na Política Nacional de Assistência Social (PNAS), os serviços, programas e projetos de assistência social são estruturados de acordo com modalidades de proteção afiançada. Acerca destas modalidades e serviços correspondentes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Política Nacional de Assistência Social (PNAS).
    Os Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade são aqueles que garantem proteção integral  -  moradia, alimentação, higienização e trabalho protegido para famílias e individuos que se encontram sem referência e, ou, em situação de ameaça, necessitando ser retirados de seu núcleo familiar e, ou , comunitário. pág. 38

  • Os Centros de informação e educação para o trabalho  voltado para jovens e adultos são serviços da Proteção Social Básica.

  • a) Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e, ou, fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).Os serviços de proteção social básica serão executados de forma direta nos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS e em outras unidades básicas e públicas de assistência social, bem como de forma indireta nas entidades e organizações de assistência social da área de abrangência dos CRAS;

     

    b) Gabarito;

     

    c)Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e, ou, fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras);

     

    d)São considerados serviços de média complexidade aqueles que oferecem atendimentos às famílias e indivíduos com seus direitos violados, mas cujos vínculos familiar e comunitário não foram rompidos. Neste sentido, requerem maior estruturação técnicooperacional e atenção especializada e mais individualizada, e, ou, de acompanhamento sistemático e monitorado, tais como: • Serviço de orientação e apoio sociofamiliar. • Plantão Social. • Abordagem de Rua. • Cuidado no Domicílio. • Serviço de Habilitação e Reabilitação na comunidade das pessoas com deficiência. • Medidas socioeducativas em meio-aberto (Prestação de Serviços à Comunidade – PSC e Liberdade Assistida – LA).

     

    Fonte: http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/PNAS2004.pdf

  • A Proteção Social Especial de Alta Complexidade visa garantir proteção integral a indivíduos e famílias em situação de risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados, por meio de serviços que garantam o acolhimento com privacidade, o fortalecimento dos vínculos familiares e/ou comunitário e o desenvolvimento da autonomia das pessoas atendidas.
    Segundo a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009) quatro tipos de serviços compõem a Proteção Social Especial de Alta Complexidade:

    Serviço de Acolhimento Institucional

    Serviço de Acolhimento em República

    Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora

    Serviço de Proteção em situações de Calamidades Públicas e de Emergências.

    Fonte: http://www.mds.gov.br/suas/guia_creas/alta-complexidade

  • 2.5. Assistência Social e as Proteções Afiançadas

     

    2.5.1. Proteção Social Básica A proteção social básica tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e, ou, fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).

    Prevê o desenvolvimento de serviços, programas e projetos locais de acolhimento, convivência e socialização de famílias e de indivíduos, conforme identificação da situação de vulnerabilidade apresentada. Deverão incluir as pessoas com deficiência e ser organizados em rede, de modo a inseri-las nas diversas ações ofertadas. Os benefícios, tanto de prestação continuada como os eventuais, compõem a proteção social básica, dada a natureza de sua realização. Os programas e projetos são executados pelas três instâncias de governo e devem ser articulados dentro do SUAS. Vale destacar o Programa de Atenção Integral à Família – PAIF que, pactuado e assumido pelas diferentes esferas de governo, surtiu efeitos concretos na sociedade brasileira.

    São considerados serviços de proteção básica de assistência social aqueles que potencializam a família como unidade de referência, fortalecendo seus vínculos internos e externos de solidariedade, através do protagonismo de seus membros e da oferta de um conjunto de serviços locais que visam a convivência, a socialização e o acolhimento, em famílias cujos vínculos familiar e comunitário não foram rompidos, bem como a promoção da integração ao mercado de trabalho, tais como:

    • Programa de Atenção Integral às Famílias.

    • Programa de inclusão produtiva e projetos de enfrentamento da pobreza.

    • Centros de Convivência para Idosos.

    • Serviços para crianças de 0 a 6 anos, que visem o fortalecimento dos vínculos familiares, o direito de brincar, ações de socialização e de sensibilização para a defesa dos direitos das crianças.

    • Serviços socioeducativos para crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de 6 a 24 anos, visando sua proteção, socialização e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

    • Programas de incentivo ao protagonismo juvenil, e de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

    • Centros de informação e de educação para o trabalho, voltados para jovens e adultos.

  • 2.5.2. Proteção Social Especial Além de privações e diferenciais de acesso a bens e serviços, a pobreza associada à desigualdade social e a perversa concentração de renda, revela-se numa dimensão mais complexa: a exclusão social. O termo exclusão social confunde-se, comumente, com desigualdade, miséria, indigência, pobreza (relativa ou absoluta), apartação social, dentre outras. Naturalmente existem diferenças e semelhanças entre alguns desses conceitos, embora não exista consenso entre os diversos autores que se dedicam ao tema. Entretanto, diferentemente de pobreza, miséria, desigualdade e indigência, que são situações, a exclusão social é um processo que pode levar ao acirramento da desigualdade e da pobreza e, enquanto tal, apresenta-se heterogênea no tempo e no espaço.

     

    Proteção Social Especial de Média Complexidade
    São considerados serviços de média complexidade aqueles que oferecem
    atendimentos às famílias e indivíduos com seus direitos violados, mas cujos vínculos familiar
    e comunitário não foram rompidos. Neste sentido, requerem maior estruturação técnicooperacional
    e atenção especializada e mais individualizada, e, ou, de acompanhamento
    sistemático e monitorado, tais como:
    • Serviço de orientação e apoio sociofamiliar.
    • Plantão Social.
    • Abordagem de Rua.
    • Cuidado no Domicílio.
    • Serviço de Habilitação e Reabilitação na comunidade das pessoas com
    deficiência.
    • Medidas socioeducativas em meio-aberto (Prestação de Serviços à Comunidade
    – PSC e Liberdade Assistida – LA).

     

    Proteção Social Especial de Alta Complexidade
    Os serviços de proteção social especial de alta complexidade são aqueles que
    garantem proteção integral – moradia, alimentação, higienização e trabalho protegido
    para famílias e indivíduos que se encontram sem referência e, ou, em situação de ameaça,
    necessitando ser retirados de seu núcleo familiar e, ou, comunitário. Tais como:
    • Atendimento Integral Institucional.
    • Casa Lar.
    • República.
    • Casa de Passagem.
    • Albergue.
    • Família Substituta.
    • Família Acolhedora.
    • Medidas socioeducativas restritivas e privativas de liberdade (semiliberdade,
    internação provisória e sentenciada).
    • Trabalho protegido.

  • Resumão de tudo pra fixar logo essa bagaça

    Proteção Social Básica - CRAS - Benefícios / Prevenir situações de vulnerabilidade / Fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários

    Proteção Social Especial - CREAS - Reconstrução dos vínculos familiares e comunitários / Violação de Direitos / Dois tipos:

    *De média complexidade - Vínculo Ñ foi rompido / Plantão social, Abordagem de rua, Cuidado no domicílio, medidas socioeducativas em meio aberto, etc

    *De alta complexidade - Situação de ameaça, necessitando ser retirados de seu núcleo familiar/ comunitário / Casa lar, família substituta ou acolhedora, medida socioeducativa restritiva, privadas de liberdade