SóProvas


ID
1409683
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Lei 8.662, de 7 de junho de 1993, que dispõe no seu artigo 5.º sobre as atribuições privativas do Assistente Social, estas constituem em: realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social. Acerca de alguns dos procedimentos e instrumentos utilizados pelo profissional do Serviço Social, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Perícia Social

2. Estudo Social

3. Parecer Social

4. Laudo Social

( ) É um processo metodológico específicodoServiçoSocial, que tem por finalidade co nhecer com profundidade, e de forma crítica, uma deter minada situação ou expres são da questão social, objeto daintervençãoprofissional.

( ) Pode ser considerada como um processo através do qual um especialista, no caso o Assistente Social, realiza um exame das situações sociais com a finalidade de emitir um parecer sobre elas.

( ) Documento resultante da Perícia Social, apresenta in formações mais significati vas e relevantes do estudo e da análise realizada.

( ) É uma opinião fundamenta da que o Assistente Social emite sobre a situação estu dada.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência numérica correta:

Alternativas
Comentários
  • 2-1-4-3

    2. ESTUDO SOCIAL é um processo metodológico especifico do serviço social, que tem por finalidade conhecer com profundidade e de forma critica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto de intervenção profissional- especialmente nos seus aspectos sócio-econômicos e culturais .

    1. PERICIA SOCIAL no âmbito do judiciário, diz respeito a uma avaliação, exames ou vistoria, solicitada ou determinada sempre que a situação exigir um parecer técnico ou cientifico de uma determinada área do conhecimento, que contribua para o juiz forma a sua convicção para a tomada de decisão  ... A pericia quando solicitada a um profissional de serviço social é chamada de pericia social, recebendo essa denominação por se trata de estudo e parecer cuja finalidade e subsidiar uma decisão via de regra judicial. Ela é realizada por meio do estudo social e implica na elaboração de um  laudo e emissão de um parecer.

    4 LAUDO SOCIAL o laudo social é utilizado no meio judiciário como mais um elemento de '' prova'', com finalidade de dar suporte á decisão judicial a partir de uma determinada área do conhecimento, no caso , o serviço social. Ele na maioria das vezes, contribuir para a formação de um juízo por parte do magistrado, isto é, para que ele tenha elementos que possibilitem o exercício da faculdade de julgar, a qual se traduz em avaliar, escolher, decidir .

    3 PARECER SOCIAL o parecer social diz respeito a esclarecimento e analises, com base em conhecimento especifico do serviço social, a um questão ou questões relacionadas a decisões a serem tomadas .

  • Dica: 

    "conhecer com profundidade" - Estudo Social

    "exame" "vistoria" - Perícia Social

    Documento resultante da Perícia Social, "elemento de prova" "menos detalahado" - Laudo Social

    "opinião fundamentada" do profissional - Parecer

    letra B

  • Com base em Eunice T. Fávero (O estudo social - fundamentos e particularidades de sua construção na Área Jurídica. In: O estudo social em perícia, laudos e pareceres técnicos: debates atuais no judiciário, no penitenciário e na previdência social. Orgs: CFESS. 11ª edição. São Paulo: Cortez, 2014), o estudo social se caracteriza por ser um processo metodológico no qual o Serviço Social por meio de seus conhecimentos específicos irá conhecer determinada realidade social e econômica e, provavelmente, uma expressão da questão social, a qual é o objeto de intervenção dessa profissão. Assim, através da compreensão detalhada e investigação aprofundada de uma situação específica, a partir de uma perspectiva crítica, o assistente social poderá contribuir com o juiz de modo a muni-lo de informações para subsidiar sua decisão.
    O estudo social possibilita a realização da perícia social, através da qual é possível emitir o parecer social e o laudo social. Normalmente, a perícia social é solicitada ao assistente social para auxiliar o juiz numa determinada decisão. O assistente social, dotado de suas competências teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas, realiza a perícia, podendo ser utilizados vários instrumentos e técnicas, como  entrevistas, visitas domiciliares e institucionais, pesquisas bibliográficas e documentais, dentre outros que ele julgar necessário para aprofundar seu conhecimento acerca da situação estudada.
    O laudo social, conforme apontado, é elaborado a partir da perícia social e vai apresentar ao juiz as informações mais importantes acerca do estudo realizado, como se fosse uma síntese composta pelas constatações mais relevantes da situação examinada.
    O parecer social é uma opinião fundamentada e conclusiva acerca daquilo que foi estudado, daquela realidade social. O parecer pode vir na estrutura do laudo social, como a sua conclusão ou vir a parte, quando é solicitado ao assistente social, que já acompanha determinado caso, resposta técnica a respeito de alguma questão. Nessa perspectiva, o parecer não visa definir qual a medida legal ou a decisão a ser tomada, cabendo o mérito da decisão ao magistrado, mas indicar qual a posição do profissional diante da situação analisada.
    Em suma: o estudo social é o mais amplo, profundo. A perícia realiza um exame, verifica. Por meio da perícia tem-se o laudo social, que possui as informações mais pertinentes e relevantes; e o parecer social, que é conclusivo e possui uma opinião e manifestação do profissional a respeito da situação analisada.

    RESPOSTA: B