SóProvas


ID
1410409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Econômico
Assuntos

Com relação às práticas anticoncorrenciais no setor de saúde suplementar e ao papel da ANS nessas práticas, julgue o  item a seguir.

A ANS é, por excelência, um órgão de defesa do consumidor.

Alternativas
Comentários
  • A ANS é uma agência reguladora (autarquia em regime especial).
    Art. 1 da Lei 9.961/00 É criada a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, autarquia sob o regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro - RJ, prazo de duração indeterminado e atuação em todo o território nacional, como órgão de regulação, normatização, controle e fiscalização das atividades que garantam a assistência suplementar à saúde.


    Art. 3da Lei 9.961/00 A ANS terá por finalidade institucional promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regulando as operadoras setoriais, inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores, contribuindo para o desenvolvimento das ações de saúde no País.
  • "É importante, também, destacar que a ANS não é um órgão de defesa do consumidor, mas sim uma agência reguladora. No entanto, é evidente que a ANS tem que suprir o desequilíbrio nas relações comerciais do setor que desfavorece o usuário no mercado e o desequilíbrio histórico, fartamente demonstrado pelos abusos cometidos contra esses usuários ao longo do processo de expansão desse mercado. Assim, entenda que a ANS tem sim como um dos focos a defesa dos interesses dos usuários, mas não pode ser enquadrado com um órgão de defesa do consumidor (como é o PROCON, por exemplo). "

    Profs Heber Carvalho e Cyonil Borges - Estratégia Concursos