SóProvas


ID
1410442
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação aos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), julgue o  item  seguinte.

A diferença entre o preço pago na aquisição de mercadorias a prazo e o preço que seria pago em uma aquisição de mercadorias à vista deve ser registrada como despesa de juros, e não integra o estoque de mercadorias.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    CPC 16 - Estoques

    18.  A entidade geralmente compra estoques com condição para pagamento a prazo. A negociação pode efetivamente conter um elemento de financiamento, como, por exemplo, uma diferença entre o preço de aquisição em condição normal de pagamento e o valor pago; essa diferença deve ser reconhecida como despesa de juros durante o período do financiamento

    bons estudos

  • Só faltou a questão dizer: durante o período de financiamento. Pois no momento da aquisição é juros a transcorrer. Errei por isso e já vi quesões CESPE que consideraram a afirmação errada justamente por causa disso, pois na hora do reconhecimento ainda não é despesa de juros.

  • Também errei a questão imaginando o fato no momento da compra, no qual a conta seria "juros a transcorrer" e a despesa com juros seria considerada apenas no momento que fosso incorrida.

  • ENCARGOS FINANCEIROS


    A entidade geralmente compra estoques com condição para pagamento a prazo. A negociação pode efetivamente conter um elemento de financiamento, como, por exemplo, uma diferença entre o preço de aquisição em condição normal de pagamento e o valor pago; essa diferença deve ser reconhecida como despesa de juros durante o período do financiamento.


    CPC 16.

    Gabarito: C

  • A RESPOSTA DESSA QUESTÃO CONTRADIZ A DA:

    Q489389

    Ano: 2015 Banca: CESPE  Órgão: MPU Prova: ANALISTA MPU

    Considerando que a mensuração, o registro e a evidenciação dos fatos contábeis refletem diretamente no patrimônio das empresas, julgue o item subsequente.

    Se uma empresa adquirir estoques a prazo em condições normais de crédito, o custo financeiro implícito será registrado como despesa financeira e não como custo de aquisição.

    GABARITO: ERRADO

    SE É NO MOMENTO DA AQUISIÇÃO A DIFERENÇA RELATIVA AO JUROS DEVE SER REGISTRADO EM

    D - JUROS À TRANSCORRER.

  • Não tem o que discutir. O gabarito aqui poderia ser qualquer um.

    Parte pra próxima.

    O importante é ter entendido o assunto.

  • Cespe sempre fazendo isso, acabei de errar uma que dizia exatamente o contrário disso, quando fui responder essa, usei como base a outra, errei.... É ridícula a humilhação dessa banca com os candidatos.

  • Bizu: certeza que o CESPE daria essa questão como errada atualmente.

    No momento da compra não há despesa, vai na conta juros passivos a transcorrer ( ret. passivo).

  • Concordo com o Apolonio Neto.

    Em questões mais recentes, a CESPE tem considerado que esse tipo de transação implica em Débito em Juros a Transcorrer (Retificadora do Passivo). Desse modo, a despesa com juros é reconhecida de acordo com o regime de competência.

    Para ficar mais claro, o lançamento deveria ser:

    D - Estoques (Ativo)

    D - Juros a Transcorrer (Ret. Passivo)

    C - Fornecedores (Passivo).

    Esse posicionamento eu tenho observado em questões mais recentes. São livres para segui-lo ou não.

    Gabarito da Banca: Certo.

    Gabarito condizente com a realidade: Errado (Acredito eu).

  • É uma questão incompleta, caberia recurso tranquilamente.

    Por exemplo, na empresa em que trabalho, o cliente comprando a vista ou a prazo de 30 dias o valor é o mesmo. Portanto a Cespe não pode afirmar que seria lançado como despesa de juros, ainda mais por ter deixado o tempo aberto. Pode-se interpretar lançamento no ato da compra ou lançamento no pagamento que são totalmente diferentes. No ato da compra entraria em Juros a Transcorrer e no pagamento ai sim seria lançado Despesa a resultado.

  • loteria, você não sabe se é despesa juros passivo ou receita, não da para saber o que a questão pede...

    pediu a diferença, mas a diferença pode ser o ganho por ter pago a vista ou prejuízo (juros a transcorrer) por ter sido a prazo....

    não da para saber

  • tu sabe o conteúdo mas as assertivas são tão rediculas só para sacanear mesmo

    você tem que dar sorte de pensar igual ao examinador

  • GAB. C

    Trata-se do ajuste ao valor presente.

    Lei 6.404/76

    Art. 184. No balanço, os elementos do passivo serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: 

    III-as obrigações, os encargos e os riscos classificados no passivo não circulante serão ajustados ao seu valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante. 

    No mais, o custo compreende o valor de aquisição, tributos (exceto os recuperáveis), transporte, seguro, menos as deduções (desconto incondicional e abatimento).

  • CERTO

    Se à vista eu pagaria 180 e a prazo eu pago 200 é porque houve um juros de 20 reais pelo pagamento a prazo.

  • Em nenhum momento a questão diz que ela quer o lançamento no momento da venda. Apenas perguntou se a diferença entre o valor de venda à vista e a prazo seria uma despesa de juros.

  • Acertei, mas sou sincero: duvidosa essa questão... Quem errou aqui foi pelo pensamento do reconhecimento inicial da conta retificadora. Esse é o ponto. O mais icônico foi a trapalhada de tirar a parte específica, que dá o norte para saber de qual momento estamos falando - reconhecimento ou durante o prazo do financiamento.

    "essa diferença deve ser reconhecida como despesa de juros durante o período do financiamento"

    Tiraram isso e ferraram, creio que propositalmente, a galera. Grande problema é que isso é o divisor de águas entre o certo e errado dessa questão.

    Dica: quando acertar esse tipo de questão, seja sincero e não vomite aqui que foi fácil, porque, na hora da prova, 101% de certeza que vai faltar c0lhões para você marcar.

    #pas

  • Gabarito: Certo.

    O examinador cobrou a literalidade do tópico 18 do CPC 16.

    "Uma diferença entre o preço de aquisição em condição normal de pagamento e o valor pago; essa diferença deve ser reconhecida como despesa de juros durante o período do financiamento."

    Link para consulta do CPC: http://static.cpc.aatb.com.br/Documentos/243_CPC_16_R1_rev%2013.pdf

    Bons estudos!

  • - CESPE 2015

    Se uma empresa adquirir estoques a prazo em condições normais de crédito, o custo financeiro implícito será registrado como despesa financeira e não como custo de aquisição.

    Gab: Errado

    Enfim, segue o baile...